“Ensinar as creanças é o sacerdócio que conduz ao bem”: educação, docência e escola no jornal O Educador (1921-1922)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.1485

Palavras-chave:

Docência, Escola, Educação

Resumo

Sob a perspectiva da nova história cultural, objetivou-se analisar as concepções de educação, escola e docência veiculadas pelo Jornal o Educador (1921-1922), tomando-se como fonte: um relatório do diretor geral da instrução pública, dois artigos e dois textos informativos. Após análise, depreendeu-se que a escola das primeiras décadas do século XX foi considerada o primeiro espaço de formação do cidadão, ganhando ares de “templo da esperança e da fé”, cuja missão era propagar conhecimentos úteis à vida social e moldar a personalidade moral do educando à prática dos deveres. Neste contexto, o professor primário seria um missionário que, exercendo um ministério sagrado com afeição e dedicação, formava, além do intelecto, a alma e o coração dos seus alunos, tornando-os aptos a servirem à pátria, à família e à sociedade. Sendo assim, o foco da educação era  preparar o educando para caminhar ativamente e disciplinadamente rumo ao futuro de uma sociedade melhor.

 

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Biografia do Autor

Maria Lúcia da Silva Nunes, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Pedagogia (1984) e em Letras (1991) pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Letras (1996) pela mesma universidade, e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Atualmente é professora Associado III e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB. 

Charliton José dos Santos Machado, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação. Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Pesquisador CNPq – Nível 1D.

Débia Suênia da Silva Sousa, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande. Vice-Diretora Centro de Formação de Professores - Campus de Cajazeiras.

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

NUNES, M. L. da S.; MACHADO, C. J. dos S.; SOUSA, D. S. da S. “Ensinar as creanças é o sacerdócio que conduz ao bem”: educação, docência e escola no jornal O Educador (1921-1922). Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 1, p. e1485, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.1485. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1485. Acesso em: 24 abr. 2024.