Hábitos de leitura e competência lexical de futuros professores de inglês na Educação Primária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.3504

Palavras-chave:

Leitura, Vocabulário, Formação Inicial do Professor, Línguas Estrangeiras Modernas

Resumo

Objetiva-se refletir sobre a competência linguística e o desenvolvimento de hábitos de leitura no ensino superior, focando especificamente a análise da competência lexical de futuros professores primários de inglês e seus usos de leitura nessa língua estrangeira. Participaram da pesquisa 34 alunos do Itinerário de Intensificação de Inglês do Ensino Fundamental da Faculdade de Educação da Universidade de Extremadura. Esses alunos preencheram um questionário para determinar a extensão de seu vocabulário receptivo e um teste simples no qual relataram seus hábitos de leitura. A maioria dos alunos ainda não adquiriu o conhecimento do léxico das 3.000 palavras mais frequentes e também não estabeleceu um hábito de leitura em uma língua estrangeira. Por fim, na análise de correlação realizada, não foi observada relação entre frequência de leitura e tamanho do vocabulário.

 

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Biografia do Autor

Guadalupe de la Maya Retamar, Universidad de Extremadura

Guadalupe de Maya Retamar é professora do Departamento de Didática das Ciências Sociais, Idiomas e Literaturas da Universidade da Extremadura. Leciona na licenciatura em Educação Básica e no mestrado em educação bilíngue no ensino fundamental e médio. Suas principais linhas de pesquisa concentram-se na formação de professores de línguas estrangeiras, aquisição de vocabulário e aprendizado de terceiros idiomas e idiomas adicionais. 

Magdalena López-Pérez, Universidad de Extremadura

Professora Contratada PhD no Departamento de Didática das Ciências Sociais, Idiomas e Literaturas da Universidade da Extremadura. Ele ensina nos licenciaturas de educação infantil e básica e no mestrado em educação bilíngue no ensino fundamental e médio. Suas principais linhas de pesquisa concentram-se, por um lado, na análise de metodologias e estratégias para ensinar e aprender a língua estrangeira (inglês), focando em como as emoções podem afetar o referido processo e, por outro, em a aplicação de recursos de TIC para aprender a língua inglesa e para a educação bilíngue, a partir de uma abordagem prática e interdisciplinar. 

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Publicado

2021-01-04

Como Citar

DE LA MAYA RETAMAR, G.; LÓPEZ-PÉREZ, M. Hábitos de leitura e competência lexical de futuros professores de inglês na Educação Primária. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 1, p. e3504, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.3504. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3504. Acesso em: 30 dez. 2024.