Desenvolvimento da Pedagogia como disciplina e seu impacto no Ensino Superior na França

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v6i3.5324

Palavras-chave:

Ensino superior, História da Educação, Pedagogia, Pedagogia e Educação

Resumo

A pedagogia constitui uma disciplina que se desenvolveu de forma diferente na Europa. Em relação ao desacordo europeu sobre a Pedagogia e suas implicações, é evidente que a História da Educação desempenha um papel indiscutível e relevante. Este artigo estuda a evolução histórica da Pedagogia como disciplina acadêmica na França por meio de uma análise histórica e educacional rigorosa da origem e do desenvolvimento da Pedagogia científica. Os resultados mostram que na França coexistem duas tendências educacionais claramente diferenciadas: a formação de professores, ministrada em écoles normales e baseada em conteúdos práticos; e, Pedagogia, que estava vinculada ao estudo teórico e às universidades. Isso coaduvada à fragmentação da disciplina pedagógica e da estrutura institucional francesa. Em conclusão, apesar de ter impulsionado a ciência da Pedagogia na Europa no século XVII, sua influência e presença no Ensino Superior não teve sucesso até tempos recentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alicia Sianes-Bautista, Universidade de Jaén

Docente do Departamento de Pedagogia (Universidade de Jaén) e Tutora do Departamento de História da Educação e Educação Comparada (UNED). Doutorado Internacional em Educação (UNED). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação Comparada em Sevilha (GIECSE, HUM-486). Interesses de pesquisa: pedagogia; ensino superior; educação comparada e internacional; gênero.

Referências

BIESTA, G. Disciplines and theory in the academic study of education: a comparative analysis of the Anglo-American and Continental construction of the field. Pedagogy Culture and Society Culture & Society, v. 19, n. 2, p. 175-192, 2011. DOI https://doi.org/10.1080/14681366.2011.582255.

BLANCKAERT, C. et al. La discipline en perspective. Le système des sciences à l’heure du s`´ecialisme (XIX-XXe siècle). In: BOUTIER, J.; PASSERON, J. C.; REVEL, J. (ed.). Qu’est-ce qu’une discipline?. Paris: EHESS, 1999. p. 117-150.

BOFFO, S.; DUBOIS, P. The weakness of University Legislative Bodies: the cases of France and Italy. International Review of Administrative Sciences, n. 71, p. 35-54, 2005. DOI https://doi.org/10.1177/0020852305051682.

CAPANO, G.; REGINI, M. Governance reforms and organizational dilemmas in European Universities. Comparative Education Review, v. 58, n. 1, p. 73-103, 2014. DOI https://doi.org/10.1086/672949.

CHIANG, H.-H. Research and teaching revisited: a pre-Humboldtian or post-Humboldtian phenomenon? The cases of France and the UK. European Journal of Education, v. 47, n. 1, p. 139-152, 2012. DOI http://dx.doi.org/10.1111/j.1465-3435.2011.01513.x.

CLARK, B. The modern integration of research activities with teaching and learning. Journal of Higher Education, v. 68, n. 3, p. 241-255, 1997. DOI https://doi.org/10.2307/2960040.

CORNU, B. Teacher education in France: universitisation and professionalisation – from IUFMs to ESPEs. Education Inquiry, v. 6, n. 3, p. 289-307, 2015. Disponible en: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.3402/edui.v6.28649. Accedido el: 22 ene. 2020.

CRUZ NEYRA, L. L.; TOLEDO ESPINOZA, E. S.; MENDONZA RAMÍREZ, A. J. Quality of educational service at the Faculty of Social Sciences and Humanities of a Public University. Educação & Formação, Fortaleza, v. 6, n. 3, e5293, 2021. Disponible en: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/5293/4583. Accedido el: 5 jul. 2021.

DE BOER, H. et al. Structural reforms in European Higher Education: concluding reflections. In: DE BOER, H. et al. (ed.). Policy analysis of structural reforms in Higher Education: processes and outcomes. Cham: Springer International, 2017. p. 269-287.

FLOUD, J. L'Évolution pedagogique en France. Journal for the Scientific Study of Religion, v. 4, n. 2, p. 250-252, 1965. DOI https://doi.org/10.2307/1384145.

FRANCIA. Arrêté du 16 janvier 1976 relatives au deuxieme cycle des etudes universitaires. Disponible en: https://www.legifrance.gouv.fr/jorf/id/jorftext000000637518. Accedido el: 9 nov. 2020.

FRANCIA. Arrêté du 27 février 1973 relatif au diplôme d’études universitaires générales. Disponible em: https://www.legifrance.gouv.fr/jorf/id/jorftexT000000308946. Accedido el: 9 nov. 2020.

FRANCIA. Arrêté du 30 mars 1992 relatif aux études de troisième cycle. Disponible en: https://www.legifrance.gouv.fr/loda/id/jorftext000000722909. Accedido el: 9 nov. 2020.

FRANCIA. Arrêté du 9 avril 1997 relatif au diplôme d'études universitaires générales, à la licence et à la maîtrise. Disponible en: https://www.legifrance.gouv.fr/loda/id/legitext000005623249/. Accedido el: 9 nov. 2020.

FRANCIA. Arrêté du 9 avril 1997 relatif au diplôme d'études universitaires générales, à la licence et à la maîtrise. Disponible en: https://www.education.gouv.fr/decret-portant-organisation-de-l-universite-17-mars-1808-3683. Accedido el: 9 nov. 2020.

FRANCIA. Décret du 17 mars 1808 fixe le fonctionnement de l'Université. Disponible en: https://www.education.gouv.fr/decret-portant-organisation-de-l-universite-17-mars-1808-3683. Accedido el: 9 nov. 2020.

FRANCIA. Décret nº 95-2607 du 25 décembre 1995, fixant le cadre général du régime des études et les conditions d'obtention des diplômes nationaux d'études supérieures spécialisées (DESS). Disponible en: http://www.ensi.rnu.tn/fr/images/1995.pdf. Accedido el: 9 nov. 2020.

FRANCIA. Institut universitaire professionnalisé (I.U.P.). Ministère de l’enseignement superieur, de la recherche et de l’innovation, 2010. Disponible en: https://www.enseignementsup-recherche.gouv.fr/cid20191/institut-universitaire-professionnalise-i.u.p.html#:~:text=Cr%C3%A9%C3%A9s%20en%201992%20pour%20r%C3%A9pondre,ing%C3%A9nieur%20ou%20de%20cadre%20sup%C3%A9rieur. Accedido el: 9 nov. 2020.

FRANCIA. Loi nº 68-978 du 12 novembre 1968 d'orientation de l'enseignement supérieur. Disponible en: https://www.legifrance.gouv.fr/loda/id/jorftext000000693185/. Accedido el: 9 nov. 2020.

FRANCIA. Loi nº 71-575 du 16 juillet 1971 portant organisation de la formation professionnelle continue dans le cadre de l'éducation permanente. Disponible en: https://www.legifrance.gouv.fr/loda/article_lc/legiarti000006451205/. Accedido el: 9 nov. 2020.

FRANCIA. Loi nº 84-52 du 26 janvier 1984 sur l'enseignement supérieur. Disponible en: https://www.legifrance.gouv.fr/loda/id/jorftext000000692733/. Accedido el: 9 nov. 2020.

FRANCIA. Loi nº 89-486 du 10 juillet 1989 d'orientation sur l'education. Disponible en: https://www.legifrance.gouv.fr/loda/id/legitext000006069117/. Accedido el: 9 nov. 2020.

FRANCIA. Loi nº 92-678 du 20 juillet 1992 relative à la validation d'acquis professionnels pour la délivrance de diplômes et portant diverses dispositions relatives à l'éducation nationale. Disponible en: https://www.legifrance.gouv.fr/loda/id/jorftext000000722434. Accedido el: 9 nov. 2020.

FRØLICH, N. et al. Einheit von Forschung und Lehre: implications for state funding of universities. Higher Education Policy, n. 23, p. 195-211, 2003. DOI https://doi.org/10.1057/hep.2010.2.

FURLONG, J.; WHITTY, G. Knowledge traditions in the study of education. In: FURLONG, J.; WHITTY, G. (ed.). Knowledge and the study of Education: an international exploration. Oxford: Symposium, 2017. p. 13-57.

GARCÍA GARRIDO, J. L. Sistemas educativos de hoy. 5. ed. Madrid: Académicas, 2013.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Disciplinarisation et disciplination consubstantiellement liées. Deux exemples prototypiques sous la loupe: les sciences de l’éducation et les didactiques des disciplines. In: ENGLER, B. (ed.). Disziplin-discipline. Fribourg: Academic, 2014. p. 27-46.

HORDERN, J. Berstein’s sociology of Knowledge and Education(al) Studies. In: FURLONG, J.; WHITTY, G. (ed.). Knowledge and the study of Education: an international exploration. Oxford: Symposium, 2017. p. 191-210.

JUDGE, H. American Graduate Schools of Education: a view from abroad. New York: Ford, 1982.

KRAUSS, G. Forschung im unitarischen Staat. Abhängigkeit und Autonomie der staatlich finanzierten Forschung in Frankreich. Campus, 1996. Disponible en: https://www.econstor.eu/bitstream/10419/209615/1/mpifg-bd-26.pdf. Accedido el: 17 sept. 2020.

LAOT, F. F.; ROGERS, R. Les sciences de l’éducation: émergence d’un champ de recherche dans l’après-guerre. Rennes: PUR, 2015.

LEISYTE, L.; ENDERS, J.; DE BOER, H. The balance between teaching and research in Dutch and English universities in the context of university governance reforms. Higher Education, v. 58, n. 5, p. 619-635, 2009. DOI https://doi.org/10.1007/s10734-009-9213-1.

LÉNA, P. J. Science education in France: 'La main à la pâte. In: Working Group 19-21 November 2001, Scripta Varia 104. The Challenges for Science. Education for the Twenty-First Century Pontifical Academy of Sciences. Vatican City: Pontificia Academia Scientiarum, 2002. p. 104-117. Disponible en: http://www.casinapioiv.va/content/dam/accademia/pdf/sv104/sv104-lena.pdf. Accedido el: 12 ene. 2021.

LUENGO NAVAS, J. La Educación como objeto de conocimiento. El concepto de Educación. In: DEL POZO ANDRÉS, M. M. et al. (org.). Teorías e instituciones contemporáneas de educación. Madrid: Biblioteca Nueva, 2002. p. 30-47.

MALET, R. De l'Etat-nation à l'espace-monde. Les conditions historiques du renouveau de l'éducation comparée. Carrefours de l'éducation, n. 19, p. 165-188, 2005. Disponible en: https://www.cairn.info/revue-carrefours-de-l-education-2005-1-page-165.htm. Accedido el: 4 oct. 2020.

MALET, R. From science to sciences de l’Éducation in France: past and present in the construction of a discipline. In: FURLONG, J.; WHITTY, G. (ed.). Knowledge and the study of Education: an international exploration. Oxford: Symposium, 2017. p. 61-73.

MALET, R.; GARNIER, B. Conclusion. In: MALET, R.; GARNIER, B. (ed.). Education, Mondialisation et Citoyenneté Enjeux démocratiques et pratiques culturelles. Bibliothèques d'études comparatives. Berne: Peter Lang, 2020. p. 255-265.

MCLEAN, M. Britain and a single Market Europe. London: Kogan Page, 1990.

MEZZAROBA, C.; CARRIQUIRIBORDE, N. Teoría y práctica: cuestiones imprescindibles a la práctica educativa. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, e2807, 2020. Disponible en: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2807. Accedido el: 5 jul. 2021

MIALARET, G. Le nouvel esprit scientifique et les sciences de l'éducation. Paris: PUF, 2010.

MIGNOT-GÉRARD, S.; MUSSELIN, C. More leadership for French universities, but also more divergences between the presidents and the deans. In: DEWATRIPONT, M.; THYS-CLÉMENT, F.; WILKIN, L. (ed.). European universities: change and convergence. Brussels: Universite´ de Bruxelles, 2002. p. 123-146.

MOREU CALVO, Á.; VILANOU TORRANO, C. La historia de la Pedagogía en la Universidad de Barcelona: programa de la asignatura, correspondiente al curso 1958-59, que impartía Joaquín Carreras Artau. Historia de la Educación, Salamanca, v. 30, p. 287-306, 2009. Disponible en: https://revistas.usal.es/index.php/0212-0267/article/view/9146. Accedido el: 4 ene. 2021.

OSGOOD, S. M. Higher Education in France today. A balance sheet. The Journal of Higher Education, v. 37, n. 2, p. 68-75, 1966. DOI https://doi.org/10.2307/1979342.

OTERO URTAZA, E. La irrupción de la Pedagogía en la universidad española: Manuel Bartolomé Cossío en la Cátedra de Pedagogía Superior. Revista de Educación, n. 332, p. 249-263, 2003. Disponible en: http://www.educacionyfp.gob.es/dam/jcr:eeefddab-df18-4fe0-a6b9-aeedcd62003f/re3321411443-pdf.pdf. Accedido el: 16 dec. 2020.

PEPIN, B. Curriculum, cultural traditions and pedagogy: understanding the work of teachers in England, France and Germany. European Conference for Educational Research, 1998, University of Ljubljana. Education-Line. Disponible en: http://www.leeds.ac.uk/educol/documents/000000872.htm. Accedido el: 10 ene. 2021.

PERUCCA, B. François Bayrou lance les «Etats généraux de l'Université». Les Echos, 23 nov. 1995. Seção Educação. Disponible en: https://www.lesechos.fr/1995/11/francois-bayrou-lance-les-etats-generaux-de-luniversite-871530. Accedido el: 6 ene. 2021.

PROST, A. Education, société et politiques. Paris: Seuil, 1997.

QUECEDO LECANDA, R.; CASTAÑO GARRIDO, C. Introducción a la metodología de investigación cualitativa. Revista de Psicodidáctica, n. 14, p. 5-40, 2013. Disponible en: https://ojs.ehu.eus/index.php/psicodidactica/article/view/142. Accedido el: 30 ene. 2021.

RAJSKI, A. History of ideas of education – problem of continuity. In: ZORIĆ, V. (ed.). History of Education as a scientific pedagogical discipline and a teaching subject – past, present and perspectives. Podgorica: University of Montenegro, 2019. p. 23. Disponible en: https://www.researchgate.net/publication/334598387_history_of_education_as_a_scientific_pedagogical_discipline_and_a_teaching_subject_-_past_present_and_perspectives. Accedido el: 2 jul. 2021.

RUÍZ BERRIO, J. El método histórico en la investigación histórica de la educación. Revista Española de Pedagogía, Madrid, n. 134, p. 449-475, 1976. Disponible en: https://revistadepedagogia.org/xxxiv/no-134/el-metodo-historico-en-la-investigacion-historica-de-la-educacion/101400050957/. Accedido el: 10 ene. 2021.

SÁNCHEZ LISSEN, E.; SÁNCHEZ FRANCO, M. Una mirada a la trayectoria histórica de la formación de maestros en España durante los siglos XIX y XX. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 18-49, 2019. Disponible en: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/894/1080. Accedido el: 5 jul. 2021.

SCHIMANK, U.; WINNES, M. Beyond Humboldt? The relationship between teaching and research in European university systems. Science and Public Policy, v. 27, n. 6, p. 397-408, 2000. DOI https://doi.org/10.3152/147154300781781733. Accedido el: 3 ene. 2021.

SOËTARD, M. Penser la Pédagogie: une théorie de l'action. Paris: L'Harmattan, 2011.

Publicado

2021-07-26

Como Citar

SIANES-BAUTISTA, A. Desenvolvimento da Pedagogia como disciplina e seu impacto no Ensino Superior na França. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 3, p. e5324, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i3.5324. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/5324. Acesso em: 21 nov. 2024.