Educação e Empoderamento Feminino: estratégias pedagógicas de grupos de humanização do parto e nascimento em Belém do Pará
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4159Palavras-chave:
Educação não-formal, Mulheres, Parto Humanizado, CorpoResumo
Objetivando identificar a forma de organização e atuação dos grupos de humanização do parto e nascimento na região metropolitana de Belém do Pará, o estudo tem como hipótese a predominância de uma pedagogia crítica na maneira de condução de suas atividades. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa que demonstrou a heterogeneidade desses grupos, destacando que há em comum o protagonismo feminino na difusão, defesa e promoção de outras formas de parir e a crítica à imposição da cesariana. Os grupos estudados e com maior visibilidade foram: Ishtar Belém e Projeto TransformaDor. Eles convergem em relação à metodologia de ação: palestras, rodas de conversas, cine debates, panfletagem e produção de conteúdos digitais em redes sociais, além da atuação em favor do empoderamento feminino na cena do parto. Identificamos, assim, processos educativos não-formais pautados em estratégias da educação popular, valorizando o diálogo e a experiência dessas mulheres.
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