Cenários da produção docente nas licenciaturas: desafios para uma universidade pública no Sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.3982

Palavras-chave:

Ensino Superior, Formação de pesquisadores, Licenciatura, Produtividade Científica

Resumo

Este texto objetiva mapear, em uma instituição pública do sul do Brasil, o cenário da produção docente no que tange à escolha dos veículos utilizados para socializar resultados de pesquisa, com ênfase nos professores dos cursos de Licenciatura. Caracteriza-se como um estudo descritivo de dados extraídos da produção declarada por 400 docentes em um período de três anos (2016-2018). Identificaram-se os níveis de ensino predominantemente investigados (principalmente a Educação Básica), área do conhecimento com maior produção (Ciências da Natureza) e enfoques orientativos (Metodologias de Ensino e Formação de Professores – Inicial e Continuada). Também foi constatado que a maioria dos artigos foram publicados em Língua Portuguesa, bem como o padrão quantitativo dominante por docente foi de 1 a 5 produções durante o período trienal analisado. Como prognóstico, indica-se a necessidade de serem pensados mecanismos para a formação continuada dos docentes universitários não apenas no âmbito do ensino, mas também da pesquisa.

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Biografia do Autor

Valesca Brasil Irala, Universidade Federal do Pampa

Professora Associada 2 na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Doutora em Letras (Linguística Aplicada), pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e fez seus estudos de Pós-doutorado na Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, na Universidad de la República (Uruguai). Atualmente atua no curso de graduação em Letras (Línguas Adicionais - Inglês e Espanhol) e no Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE), no campus Bagé. Atualmente integra duas redes internacionais, a Assessment in Higher Education (AHE) Network e a Red Internacional de Evaluación Formativa y Compartida en Educación Superior (REFYCES). É líder do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (GAMA/registrado no Diretório de Grupos do CNPq), que apresenta uma perspectiva inter e transdisciplinar.

Anderson Luis Jeske Bihain, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Matemática - Licenciatura pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2008), mestrado em Modelagem Matemática (Conceito CAPES 4) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2011) e doutorado em Modelagem Computacional (Conceito CAPES 6) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professor adjunto A da Universidade Federal do Pampa. Membro do Grupo de Pesquisa GAMA (Aprendizagens, Metodologias e Avaliação), registrado do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e coordenador do curso de Matemática (Licenciatura) da UNIPAMPA. 

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Publicado

2021-02-25

Como Citar

IRALA, V. B.; BIHAIN, A. L. J. Cenários da produção docente nas licenciaturas: desafios para uma universidade pública no Sul do Brasil. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 2, p. e3982, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i2.3982. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3982. Acesso em: 26 dez. 2024.