Cenários da produção docente nas licenciaturas: desafios para uma universidade pública no Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.3982Palavras-chave:
Ensino Superior, Formação de pesquisadores, Licenciatura, Produtividade CientíficaResumo
Este texto objetiva mapear, em uma instituição pública do sul do Brasil, o cenário da produção docente no que tange à escolha dos veículos utilizados para socializar resultados de pesquisa, com ênfase nos professores dos cursos de Licenciatura. Caracteriza-se como um estudo descritivo de dados extraídos da produção declarada por 400 docentes em um período de três anos (2016-2018). Identificaram-se os níveis de ensino predominantemente investigados (principalmente a Educação Básica), área do conhecimento com maior produção (Ciências da Natureza) e enfoques orientativos (Metodologias de Ensino e Formação de Professores – Inicial e Continuada). Também foi constatado que a maioria dos artigos foram publicados em Língua Portuguesa, bem como o padrão quantitativo dominante por docente foi de 1 a 5 produções durante o período trienal analisado. Como prognóstico, indica-se a necessidade de serem pensados mecanismos para a formação continuada dos docentes universitários não apenas no âmbito do ensino, mas também da pesquisa.
Downloads
Referências
ARRUDA, A. L. B. Políticas da Educação Superior no Brasil: expansão e democratização, um debate contemporâneo. Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 3, n. 2, p. 501-510, 2011.
BARBA, M. L. P.; CASTILLO, J. P. G.; MASSARANI, L. Public engagement in Science: mapping out and understanding the practice of Science communication in Latin America. Anais da Academia Brasileira de Ciências, Rio de Janeiro, v. 91, n. 91, p. 1-16, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0001-3765201920171000. Acesso em: 15 jul. 2020.
BIHAIN, A. Relatório gerado por scriptLattes V8.11. 2019. Disponível em: https://andersonbihain.github.io/forum_licenciaturas/. Acesso em: 3 fev. 2020.
CUÑO BONITO, J. La universidad latinoamericana en la encrucijada: amenazas, desafíos y soluciones. Revista de Historia de la Educación Latinoamericana, Tunja, v. 18, n. 26, p. 241-277, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.19053/01227238.4374. Acesso em: 15 jul. 2020.
DIAS, A. M.; THERRIEN, J.; FARIAS, I. M. S. As áreas da educação e de ensino na Capes: identidade, tensões e diálogos. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 10, n. 1, p. 34-57, 2017.
DORNELLES, C.; IRALA, V. B. Olhares para um mestrado profissional no Sul do Brasil. In: SILVA, W. R.; BEDRAN, P.; BARBOSA, S. A. (org.). Formação de professores de língua na pós-graduação. Campinas: Pontes, 2019. p. 155-187.
FERREIRA, E. et al. Digital Object Identifier (DOI): o que é, para que serve, como se usa? AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento, Curitiba, v. 4, n. 1, p. 5-9, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v4i1.42369. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/42369. Acesso em: 15 jul. 2020.
GENTIL, V. K. Expansão, interiorização e democratização do acesso à educação superior pública: o caso da Unipampa. 2017. 287 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica, Porto Alegre, 2017.
GEVEHR, D.; FETTER, S.; KARPINSKI, R. Produção do conhecimento na universidade: reflexões e incumbências em torno do trabalho de conclusão de curso. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 131-147, 2019. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i10.851. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/851. Acesso em: 24 jan. 2021.
HOFF, D.; MARTIN, A. S.; SOPEÑA, M. Universidades e desenvolvimento regional: impactos quantitativos da Unipampa em Sant´Ana do Livramento. Redes, Santa Cruz, v. 16, n. 3, p. 157-183, 2011.
LAZCANO-PEÑA, D.; VIEDMA, G. C.; ALCAINO, T. V. Comunicación de la ciencia desde la mirada de los investigadores universitarios: entre el indicador y la vocación. Formación Universitaria, La Serena, v. 12, n. 6, p. 27-40, 2019. DOI: 10.4067/S0718-50062019000600027. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-50062019000600027. Acesso em: 15 jul. 2020.
LINDEMANN, R. H.; LUCCHESE, M. M. Ensino de Ciências na região da Campanha: reflexões iniciais de um processo de formação acadêmico-profissional de professores de Ciências. In: MARRANGHELLO, G. F.; LINDEMANN, R. H. (org.). Ensino de Ciências na região da Campanha: contribuições na formação acadêmico-profissional de professores de Química e Física. São Leopoldo: Oikos, 2015. p. 97-106.
LOPES DA SILVA, M.; MAIA FILHO, O.; RABELO, J. As condições de trabalho do professor universitário substituto na contemporaneidade: explorando a realidade de uma universidade pública. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 1, p. 215-234, 2019. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i13.1002. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1002. Acesso em: 24 jan. 2021.
MARCHIORO, D. F. Z. et al. A Unipampa no contexto atual da educação superior. Avaliação, Sorocaba, v. 12, n. 4, p. 703-717, 2007.
MARCOVITCH, J. Monitoramento das métricas de desempenho acadêmico. In: MARCOVITCH, J. (org.). Repensar a universidade: desempenho acadêmico e comparações internacionais. São Paulo: Com-Arte, 2018. p. 95-110.
MENA-CHALCO, J. P.; CESAR-JR., R. M. ScriptLattes: an open-source knowledge extraction system from de Lattes platform. Journal of the Brazilian Computer Society, Porto Alegre, v. 15, n. 4, p. 31-39, 2009.
MONTEMAYOR-BORSINGER, A. Nueva taxionomía para elementos temáticos: aplicación al análisis de evolución autoral em artículos de investigación. Signo & Seña, Buenos Aires, n. 14, p. 215-231, 2005.
MUELLER, S. P. M. O periódico científico. In: CAMPELLO, A.; CENDÓN, V.; KREMER, E. (org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000. p. 73-96.
RAMOS, C. R.; SILVA, J. A. A emergência da área de ensino de Ciências e Matemática da Capes enquanto comunidade científica: um estudo documental. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 363-380, 2014.
SÁNCHEZ, P. G.; URIBE, L. M. I.; YEBRA, J. M. Los indicadores de calidad y su relación con la ética en la producción académica. Estudio de casos comparados. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, Guadalajara, v. 7, n. 13, p. 1-23, 2016.
SANTOS, S. Rankings internacionais de universidades: comparações e desempenho por áreas. In: MARCOVITCH, J. (org.). Repensar a universidade: desempenho acadêmico e comparações internacionais. São Paulo: Com-Arte, 2018. p. 63-94.
SOARES, L. V.; COLARES, M. L. I. S. Avaliação educacional ou política de resultados?. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. 1-24, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2951. Acesso em: 12 set. 2020.
TONETTO, L. M.; BRUST-RENCK, P. G.; STEIN, L. M. Perspectivas metodológicas na pesquisa sobre o comportamento do consumido. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, DF, v. 34, n. 1, p. 180-195, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932014000100013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98932014000100013&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 15 jul. 2020.
UNIPAMPA. Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023. Bagé: Unipampa, 2019. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/proplan/files/2019/09/pdi-2019-2023-publicacao.pdf. Acesso em: 10 jun. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Valesca Brasil Irala, Anderson Jeske Bihain
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.