O Curso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica/UFRGS

Temáticas de Pesquisa Privilegiadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v6i3.5192

Palavras-chave:

Formação de Professores, Informática e Educação, Produção Científica

Resumo

O objetivo desta investigação está em compreender os contornos da produção bibliográfica do curso de especialização lato sensu em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGIE/UFRGS), a partir da identificação das temáticas de pesquisa privilegiadas nas produções bibliográficas desenvolvidas em suas primeiras edições (2010 e 2014). Na produção dos dados nos utilizamos dos princípios de Estado do Conhecimento com foco na pesquisa de caráter histórico-bibliográfico, exploratório-investigativo, inventariante e descritivo. No processo analítico utilizamos a Análise Textual Discursiva. Destacamos como resultados a complexidade existente na produção do conhecimento pela natureza interdisciplinar do campo de estudo onde se insere a Informática na Educação. Como temáticas de pesquisa privilegiadas emergem as problemáticas das práticas pedagógicas, da formação docente e da gestão educacional tendo como elemento de efetivação dos estudos o exercício profissional.

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Biografia do Autor

Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professor da Rede Pública de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Licenciado em Ciências da Natureza: Biologia e Química pelo Instituto Federal, de Educação, Ciência e Tecnologia - Porto Alegre (2015); Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2018); Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos com pesquisas centradas majoritariamente nas temáticas: Qualidade da Educação, Contextos Emergentes, Educação Superior e Políticas Públicas para Educação.

Raquel Salcedo Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Departamento Interdisciplinar, do Câmpus Litoral Norte. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, PGIE/UFRGS. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia EaD, PEAD-CLN-UFRGS. Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2017) e em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017).

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Publicado

2021-08-02

Como Citar

FONTOURA, J. S. D. de Ávila; GOMES, R. S. O Curso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica/UFRGS: Temáticas de Pesquisa Privilegiadas. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 3, p. e5192, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i3.5192. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/5192. Acesso em: 19 nov. 2024.