O perfil docente no ensino superior privado e o desempenho no Enade
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4194Palavras-chave:
Docência, Enade, Instituições de ensino superiorResumo
O artigo apresenta um estudo descritivo sobre algumas características da docência no ensino superior, que estão relacionadas ao desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), dos estudantes de instituições privadas. Utilizando dados do Enade (2016 e 2017) e microdados dos docentes e IES (2016 e 2017) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), verificou-se o impacto de diversas variáveis na média do Enade por instituição. Foi aplicada uma regressão linear múltipla, a partir da qual se encontrou que os fatores positivos mais significantes estão relacionados ao grau de escolaridade da docência. Os resultados indicaram também que o regime de trabalho em tempo integral não foi um fator positivo para o desempenho no Enade.
Downloads
Referências
BRITO, T, F. Corpo docente: fatores determinantes do desempenho discente no Enade. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração) – Pós-Graduação em Administração, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-21032016-115045/pt-br.php. Acesso em: 20 jun. 2019.
FERREIRA, M. A. Determinantes do desempenho discente no Enade em cursos de Ciências Contábeis. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Pós- -Graduação em Ciências Contábeis, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12620. Acesso em: 28 jun. 2019.
GLEWWE, P. W. et al. School resources and educational outcomes in developing countries: a review of the literature from 1990 to 2010. National Bureau of Economic Research, Cambridge, p. 1-71, 2011. Disponível em: https://www.nber.org/papers/w17554.pdf. Acesso em: 20 set. 2019.
INEP. Censo da educação superior. 2016a. Disponível em: http://download.inep.gov.br/microdados/microdados_censo_superior_2016.zip. Acesso em: 14 fev. 2019.
INEP. Censo da educação superior. 2017a. Disponível em: http://download.inep.gov.br/microdados/microdados_educacao_superior_2017.zip. Acesso em: 14 fev. 2019.
INEP. Conceito Enade. 2018. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/indicadores-de-qualidade-da-educacao-superior/conceito-enade. Acesso em: 28 jan. 2019.
INEP. Enade: Resultados. 2016b. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/indicadores/legislacao/2017/resultado_enade2016_portal_06_09_2017.xlsx. Acesso em 30 jan.2019.
INEP. Enade: Resultados. 2017b. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/indicadores/legislacao/2018/resultados_conceito_enade_2017.xlsx. Acesso em: 12 fev. 2019.
MIRANDA, G. J. Relações entre as qualificações do professor e o desempenho discente nos cursos de graduação em Contabilidade no Brasil. 2011. Tese (Doutorado em Contabilidade) – Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-16032012-190355/pt-br.php. Acesso em: 20 jun. 2019.
MIRANDA, G. J. et al. Determinantes do desempenho acadêmico na área de negócios. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 7, n. 20, p. 175-209, 2015.
PIL, F. K.; LEANA, C. Applying organizational research to public school reform: The effects of teacher human and social on student performance. Academy of Management Journal, v. 52, n. 6, p. 1101-1124, 2009. Disponível em: http://www.pitt.edu/~fritspil/pil%20and%20leana%20amj.pdf. Acesso em: 20 jun. 2019.
SOUZA, C. A.; MOURA, V. F. A IES faz diferença? Análise dos determinantes de desempenho acadêmico dos cursos de Administração das instituições públicas no Enade 2012. FTT Journal of Engineering and Business, p. 17-35, 2017. Disponível em: journal.ftt.com.br/seer/index.php/FTT/article/view/60. Acesso em: 30 jun. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Daniel Schneiker
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.