O perfil docente no ensino superior privado e o desempenho no Enade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4194

Palavras-chave:

Docência, Enade, Instituições de ensino superior

Resumo

O artigo apresenta um estudo descritivo sobre algumas características da docência no ensino superior, que estão relacionadas ao desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), dos estudantes de instituições privadas. Utilizando dados do Enade (2016 e 2017) e microdados dos docentes e IES (2016 e 2017) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), verificou-se o impacto de diversas variáveis na média do Enade por instituição. Foi aplicada uma regressão linear múltipla, a partir da qual se encontrou que os fatores positivos mais significantes estão relacionados ao grau de escolaridade da docência. Os resultados indicaram também que o regime de trabalho em tempo integral não foi um fator positivo para o desempenho no Enade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestre e doutora em Educação. Professora dos cursos de Pedagogia e Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e doutorado) da PUCPR.

Daniel Schneiker, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Engenheiro elétrico. Mestre em Administração pela PUCPR. Tem experiência na área de Machine Learning, Métodos e modelos matemáticos/econométricos e estatísticos.

Referências

BRITO, T, F. Corpo docente: fatores determinantes do desempenho discente no Enade. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração) – Pós-Graduação em Administração, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-21032016-115045/pt-br.php. Acesso em: 20 jun. 2019.

FERREIRA, M. A. Determinantes do desempenho discente no Enade em cursos de Ciências Contábeis. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Pós- -Graduação em Ciências Contábeis, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12620. Acesso em: 28 jun. 2019.

GLEWWE, P. W. et al. School resources and educational outcomes in developing countries: a review of the literature from 1990 to 2010. National Bureau of Economic Research, Cambridge, p. 1-71, 2011. Disponível em: https://www.nber.org/papers/w17554.pdf. Acesso em: 20 set. 2019.

INEP. Censo da educação superior. 2016a. Disponível em: http://download.inep.gov.br/microdados/microdados_censo_superior_2016.zip. Acesso em: 14 fev. 2019.

INEP. Censo da educação superior. 2017a. Disponível em: http://download.inep.gov.br/microdados/microdados_educacao_superior_2017.zip. Acesso em: 14 fev. 2019.

INEP. Conceito Enade. 2018. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/indicadores-de-qualidade-da-educacao-superior/conceito-enade. Acesso em: 28 jan. 2019.

INEP. Enade: Resultados. 2016b. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/indicadores/legislacao/2017/resultado_enade2016_portal_06_09_2017.xlsx. Acesso em 30 jan.2019.

INEP. Enade: Resultados. 2017b. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/indicadores/legislacao/2018/resultados_conceito_enade_2017.xlsx. Acesso em: 12 fev. 2019.

MIRANDA, G. J. Relações entre as qualificações do professor e o desempenho discente nos cursos de graduação em Contabilidade no Brasil. 2011. Tese (Doutorado em Contabilidade) – Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-16032012-190355/pt-br.php. Acesso em: 20 jun. 2019.

MIRANDA, G. J. et al. Determinantes do desempenho acadêmico na área de negócios. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 7, n. 20, p. 175-209, 2015.

PIL, F. K.; LEANA, C. Applying organizational research to public school reform: The effects of teacher human and social on student performance. Academy of Management Journal, v. 52, n. 6, p. 1101-1124, 2009. Disponível em: http://www.pitt.edu/~fritspil/pil%20and%20leana%20amj.pdf. Acesso em: 20 jun. 2019.

SOUZA, C. A.; MOURA, V. F. A IES faz diferença? Análise dos determinantes de desempenho acadêmico dos cursos de Administração das instituições públicas no Enade 2012. FTT Journal of Engineering and Business, p. 17-35, 2017. Disponível em: journal.ftt.com.br/seer/index.php/FTT/article/view/60. Acesso em: 30 jun. 2019.

Publicado

2021-03-11

Como Citar

VIEIRA, A. M. D. P.; SCHNEIKER, D. O perfil docente no ensino superior privado e o desempenho no Enade. Educação & Formação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e4194, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i2.4194. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4194. Acesso em: 12 maio. 2021.