A Percepção de professoras cursistas do Parfor sobre as contribuições do Parfor à prática pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v6i3.4646

Palavras-chave:

Formação de Professores, Qualificação para o Magistério, Docência

Resumo

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) visa oferecer aos professores acesso ao Ensino Superior gratuito e de qualidade. Objetivou-se analisar a percepção de professoras cursistas de Pedagogia do Parfor da URCA convidadas para refletir na e sobre a sua ação docente à luz da epistemologia da prática. Os dados foram coletados a partir de uma experiência de sala de aula em que o docente do Parfor solicitou que as professoras cursistas do Parfor respondessem um questionário com perguntas sobre a formação delas para docência. O questionário foi respondido por 13 professoras e, posteriormente, houve reflexões durante as aulas. Os resultados sugeriram distância entre a formação inicial e demandas de sala de aula e diferentes motivações para o ingresso na docência. Concluiu-se que é preciso discutir sobre as realidades profissionais e sociais para que ocorra aproximação com a epistemologia da prática.

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Biografia do Autor

Paulo Pedro Schuetz, Universidade Regional do Cariri

Mestre em Educação, Universidade Regional do Cariri, Crato, professor no departamento de Educação.

Gabriel Vitor Acioly Gomes, Universidade São Francisco

Mestre em Educação, Universidade São Francisco (USF), Campinas, doutorando no Programa de Pós-graduação em Psicologia da USF, Laboratório de Estudos e Práticas em Avaliação Psicológica (Leapsi) da Universidade Estadual do Ceará.

Lucila Moraes Cardoso, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Psicologia, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UECE e colaboradora no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), lucila.cardoso@uece.br, Laboratório de Estudos e Práticas em Avaliação Psicológica (Leapsi) da UECE.

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Publicado

2021-06-28

Como Citar

SCHUETZ, P. P.; GOMES, G. V. A.; CARDOSO, L. M. A Percepção de professoras cursistas do Parfor sobre as contribuições do Parfor à prática pedagógica. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 3, p. e4646, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i3.4646. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4646. Acesso em: 24 nov. 2024.