Diferença sexual como uma questão de ética: Alteridades da Carne em Irigaray e Merleau-Ponty

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.5204

Palavras-chave:

Diferença sexual, Ética, Alteridade, Irigaray, Merleau-Ponty

Resumo

O presente artigo realiza um cruzamento entre a abordagem da filósofa feminista Luce Irigaray, fazendo referência principalmente a sua obra An Ethics of Sexual Difference e do filósofo Merleau-Ponty, evidenciando, especialmente, o capítulo “The Intertwining– the Chiasm,” do livro The Visible and the Invisible.  A primeira autora citada tem uma espécie de relação de ambivalência e de auto subordinação na forma com que se coloca frente aos textos de filósofos masculinos, atribuindo a eles poder. Incorporando para seu próprio texto a tradição filosófica. Irigaray envolve-se com Merleau-Ponty por um “entrelaçamento”, o que vai caracterizar as relações de carne. Vale salientar que este artigo é unificado pelo propósito da elaboração do que Irigaray chama de relação ética entre os sexos. Para ela tal relação consiste na pergunta “Quem é você?”. O vasto debate envolvendo ética, diferença sexual e alteridades da carne vai sendo tecido sob a análise dos dois grandes filósofos citados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Judith Butler, University of California

Filósofa estadunidense, professora do Departamento de Retórica e Literatura Comparada da Universidade da Califórnia em Berkeley.

Referências

HEIDEGGER, M. Being and Time. New York: Harper & Row, 1962.

IRIGARAY, L. An Ethics of Sexual Difference. Ithaca: Cornell University, 1993.

MERLEAU-PONTY, M. The Visible and the Invisible. Evanston: Northwestern University, 1968.

Publicado

2021-03-29

Como Citar

BUTLER, J. Diferença sexual como uma questão de ética: Alteridades da Carne em Irigaray e Merleau-Ponty. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 2, p. e5204, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i2.5204. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/5204. Acesso em: 19 abr. 2024.