Diferença sexual como uma questão de ética: Alteridades da Carne em Irigaray e Merleau-Ponty
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.5204Palavras-chave:
Diferença sexual, Ética, Alteridade, Irigaray, Merleau-PontyResumo
O presente artigo realiza um cruzamento entre a abordagem da filósofa feminista Luce Irigaray, fazendo referência principalmente a sua obra An Ethics of Sexual Difference e do filósofo Merleau-Ponty, evidenciando, especialmente, o capítulo “The Intertwining– the Chiasm,” do livro The Visible and the Invisible. A primeira autora citada tem uma espécie de relação de ambivalência e de auto subordinação na forma com que se coloca frente aos textos de filósofos masculinos, atribuindo a eles poder. Incorporando para seu próprio texto a tradição filosófica. Irigaray envolve-se com Merleau-Ponty por um “entrelaçamento”, o que vai caracterizar as relações de carne. Vale salientar que este artigo é unificado pelo propósito da elaboração do que Irigaray chama de relação ética entre os sexos. Para ela tal relação consiste na pergunta “Quem é você?”. O vasto debate envolvendo ética, diferença sexual e alteridades da carne vai sendo tecido sob a análise dos dois grandes filósofos citados.
Downloads
Referências
HEIDEGGER, M. Being and Time. New York: Harper & Row, 1962.
IRIGARAY, L. An Ethics of Sexual Difference. Ithaca: Cornell University, 1993.
MERLEAU-PONTY, M. The Visible and the Invisible. Evanston: Northwestern University, 1968.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Judith Butler
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.