Foco e Escopo

A revista Educação & Formação, vinculada aos Programas de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, tem periodicidade quadrimestral e publica artigos originais nacionais e internacionais na área de Educação. A partir de 2020 adota publicação bilingue.

Publica artigos inéditos oriundos de resultados de pesquisa acadêmica, revisões sistemáticas de literatura, resenhas e documentos fora de catálogos.

Objetiva a difusão, o intercâmbio e os debates no campo educacional nacional e internacional, prioritariamente, nos temas “Educação” e “Formação de professores”, considerando que o público-alvo a que se destina a Revista Educação & Formação são pesquisadores da área da educação, professores da educação básica e superior, pós-graduandos e demais profissionais interessados nos referidos temas.

Educação & Formação é editada em português, em versão on line, e recebe submissões, em fluxo contínuo, nos idiomas português, inglês, espanhol e francês.

A revista exige o grau mínimo de doutor para autores interessados na submissão de artigos. No caso de autoria coletiva, pelo menos um dos autores deve possuir tal titulação.

OBS: A Revista Educação & Formação não publica artigo de um(a) mesmo(a) autor(a) com intervalo menor que um ano.

Processo e critérios de Avaliação pelos Pares dos Artigos e Arbitragem

Os artigos recebidos serão apreciados inicialmente pela Comissão Editorial, que realiza uma triagem inicial averiguando adequção às normas e ao foco e escopo. Os textos que estiverem de acordo com as normas e foco da revista Educação & Formação serão encaminhados  para pesquisadores doutores de diferentes instituições de ensino e pesquisa preferencialmente vinculados a programas de Pós-Graduação em Educação,  pareceristas ad hoc, em função da competência no tema/assunto do artigo avaliado, garantindo-se o processo de avaliação duplo cego. Nessa ocasião, o parecerista, que será impreterivelmente de instituição diferente do(s) autor(s) da submissão, vai declarar a inexistência de conflito de interesse e a disponibilidade ou não para realizar a avaliação; no caso de declínio outro avalidor é adicionado para o exercício da tarefa avaliativa.

Para o aceite final do artigo será necessário dupla aprovação, logo, no caso de desacordo no duplo cego, encaminha-se a submissão a um terceiro avalidor ad hoc para o devido desempate.  

Após essa fase do processo de avaliação, os autores serão notificados com o recebimento de todos os pareceres ad hoc emitidos. Os artigos aprovados sem ressalvas serão diretamente enviados para o Conselho Editorial Científico, que poderá solicitar ajustes para qualificar a conteúdo da publicação ou encaminhar para editoração sem observaçãoes. Caso o texto dependa de modificações, as alterações propostas serão enviadas aos autores, que decidirão se concordam em empreendê-las para dar continuidade ao processo de avaliação ou não, de acordo com as sugestões dos pareceristas ad hoc, no prazo definido pelo editor. No caso de discordância nas recomendações obrigatórias o artigo é arquivado, no caso de aceite das recomendaçãoes, as modificações introduzidas no texto deverão ser grifadas para efeito de verificação pelo editor, que realiza a conferencia do atendimento ou não das alterações solicitadas, decidindo de maneira final pela publicação ou não do artigo.

Concluída a avaliação, o artigo passa pela correção do português e normalização quanto às normas da ABNT por profissional habilitado competente  vinculado à Revista Educação & Formação, sem custo aos autores. Em seguida, estes recebem o feedback no que concerne as correções linguísticas e à normalização para a devida validação. Como a publicação na Educação & Formação é bilingue, a Revista Educação & formação indica um profissional para realizar a tradução dos artigos, no entanto, o(s) autor(s) podem optar por realizar tal serviço com outro profissional, desde que este seja formado em Letras/Inglês e assine o termo de responsabilidade legal pela tradução idiomática.

Importa salientar que como a avaliação dos textos submetidos será realizada às cegas quanto à identidade dos autores, é de responsabilidade destes evitar que haja elementos capazes de identificá-los em qualquer parte do texto. A revista Educação & Formação não avalia artigos de autores que desespeitem a norma de aônimato. Para garantir o anonimato durante o processo editorial, sugere-se que o nome do autor seja removido das propriedades do arquivo (a partir da ferramenta “Propriedades do documento”, opção do menu “Arquivo” do MS Word ou da ferramenta “Preferências do documento”, opção “remover informações pessoais ao salvar o arquivo) e em qualquer outra parte do manuscrito enviado.

OBS: O sistema de arbitragem é realizado pela Comissão Editorial que recruta professores-doutores vinculados aos cursos de pós-graduação para comporem o quadro de pareceristas da revista Educação & Formação, considerando a expertise dos pesquisadores nas temáticas relacionadas à educação. Para isso, é necessário que os candidatos preencham o formulário disponível no link: https://drive.google.com/open?id=1YVEFAh8y4_CbvrGRMoUQqku69oVb17bn . Após a declaração de interesse a comissão editorial decide com base no estudo do currículo do candidato, em reunião ordinária, a inclusão ou não no banco de dados de parecerista da Revista Educação & Formação. Pareceristas que descumprem prazos ou não emitem pareceres de qualidede podem ser desativados.

A avaliação dos manuscritos, pelos pareceristas, levará em consideração os seguintes critérios: originalidade, consistência teórica e metodológica, coerencia e coesão linguística cosoante a norma culta, relevância para a área da Educação e atendimento às normas da revista.

O tempo para avaliação das submissões será de até 6 (seis) meses.

Processo de Avaliação pelos Pares dos Dossiês

As propostas de dossiês são previamente avaliadas em reunião ordinária pela comissão editorial. Mediante constatação da adequação às normas e aprovação prévia pela comissão editorial, que avalia a pertinência da proposta, os artigos serão avaliados individualmente consonte o processo de avaliação por pares descrito no tópico anterior.

Periodicidade

Educação & Formação possui periodicidade quadrimestral (jan-abr; mai-ago; set-dez).

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que a disponibilização gratuita do conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

Política de Privacidade

Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos.

A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de republicação dos artigos após três anos da sua veiculação.

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Por critérios de ética em pesquisa, todos os artigos serão submetidos ao programa antiplágio Copyspider: http://www.copyspider.com.br

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

Política de Preservação Digital

 

Os arquivos dos artigos da Revista Educação & Formação são preservados mediante armazenamento no servidor da Universidade Estadual do Ceará, além da preservação em HD externo no Programa de Pós-Graduação em Educação. Ademais, os arquivos são preservados no Crossref mediante DOI e no OJS. Além disso, os arquivos são preservados pela REDE BRASILEIRA DE SERVIÇOS DE PRESERVAÇÃO DIGITAL - CARINIANA.

Protocolo de interoperabilidade

A Revista Educação & Formação está hospedada na plataforma OJS/PKP e utiliza o protocolo de interoperabilidade Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting - OAI-PMH, disponível no link: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/oai 

Histórico do periódico

O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE) completou 10 anos de funcionamento em 2014, logrando nesse período sua constituição como programa completo – com curso de Mestrado e de Doutorado (conceito CAPES 4). O contínuo crescimento e a visibilidade do Programa tem acumulado demandas por um veículo de divulgação de estudos e pesquisas na área, elemento evidenciador também da sua capacidade de articulação com diferentes IES e pesquisadores do campo. Com este propósito o Colegiado do PPGE/UECE autorizou a criação da revista Educação & Formação, em parceria com o Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino da FAFIDAM/FECLESC - UECE.A proposta da revista e de seu regimento foram aprovados em reunião de colegiado.

Fomento

A Revista Educação & Formação é financiada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, que preza pela disseminação gratuita do conhecimento oferecendo acesso livre aos leitores e nenhum custo aos autores.

Todos os artigos passam por avaliação, normalização, diagramação e revisão do português sem custo para os autores.

APCs (Taxa de processamento de artigos) e Taxa de submissão 

Educação & Formação não cobra aos autores qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação. No entanto, solicita-se aos autores a tradução ao inglês dos artigos aprovados, por profissionais competentes da área, condição para publicação.

Política contra plágio e más-condutas

A Educação & Formação procede em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos. Sugerimos que os autores:

1. Visitem o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa;

2. Busquem assegurar que os artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações sejam referenciadas de maneira explícita; na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados; todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores.

Indicadores biométricos

Google Scholar: https://scholar.google.com.br/citations?user=Sw1uAN4AAAAJ&hl=pt-BR

Harzing Publish of Perish: https://harzing.com/resources/journal-quality-list

 

 

 

 

 

A revista Educação & Formação é vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Criada em janeiro de 2016, tem periodicidade quadrimestral e publica artigos originais e inéditos, oriundos de pesquisas científicas, na área de Educação.

Qualis Capes 2013-2016: B2 Educação

Qualis Capes 2016-2019: B1 Educação

Prefixo DOI: 10.25053

ISSN: 2448-3583