Foco e Escopo

A revista Educação & Formação, vinculada aos Programas de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, tem periodicidade quadrimestral e publica artigos originais na área de Educação.

Publica artigos inéditos oriundos de resultados de pesquisa acadêmica, revisões sistemáticas de literatura, resenhas e documentos fora de catálogos.

Objetiva a difusão, o intercâmbio e os debates no campo educacional, prioritariamente, nos temas “Educação” e “Formação de professores”.

Educação & Formação é editada em português, em versão on line, e recebe submissões, em fluxo contínuo, nos idiomas português, inglês, espanhol e francês.

A revista exige o grau mínimo de doutor para autores interessados na submissão de artigos. No caso de autoria coletiva, pelo menos um dos autores deve possuir tal titulação.

OBS: A Revista Educação & Formação não publica artigo de um(a) mesmo(a) autor(a) com intervalo menor que um ano.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos recebidos serão apreciados inicialmente pela Comissão Editorial, que realiza uma triagem inicial averiguando adequção às normas e ao foco e escopo. Os que estiverem de acordo com as normas e foco da revista Educação & Formação serão encaminhados aos membros do Conselho Editorial Científico ou para pesquisadores doutores de diferentes instituições de ensino e pesquisa,  pareceristas ad hoc, em função da competência no tema/assunto do artigo avaliado, garantindo-se o processo de avaliação duplo cego.

Após o processo de avaliação, os autores serão notificados. Os artigos aprovados incondicionalmente serão diretamente enviados para publicação. Caso o texto dependa de modificações, as alterações propostas serão enviadas aos autores, que decidirão se concordam em empreendê-las, de acordo com as sugestões dos pareceristas ad hoc, no prazo definido pelo editor. As modificações introduzidas no texto deverão ser grifadas para efeito de verificação pelo editor.

Como a avaliação dos textos submetidos será realizada às cegas quanto à identidade dos autores, é de responsabilidade destes evitar que haja elementos capazes de identificá-los em qualquer parte do texto. A revista Educação & Formação não se responsabiliza por procedimentos dos autores que não respeitem esta norma. Para garantir o anonimato durante o processo editorial, sugere-se que o nome do autor seja removido das propriedades do arquivo (a partir da ferramenta “Propriedades do documento”, opção do menu “Arquivo” do MS Word ou da ferramenta “Preferências do documento”, opção “remover informações pessoais ao salvar o arquivo) e em qualquer outra parte do manuscrito enviado.

O recrutamento de avaliadores é realizado pela Comissão Editorial, considerando a expertise dos pesquisadores nas temáticas relacionadas à educação.

A avaliação dos manuscritos levará em consideração os seguintes critérios: originalidade, consistência teórica e metodológica, relevância para a área e atendimento às normas da revista.

O tempo para avaliação das submissões será de até 1 ano.

Periodicidade

Educação & Formação possui periodicidade quadrimestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que a disponibilização gratuita do conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

Política de Privacidade

Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos.

A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação.

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Por critérios de ética em pesquisa, todos os artigos serão submetidos ao programa antiplágio Copyspider: http://www.copyspider.com.br

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

Histórico do periódico

O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE) completou 10 anos de funcionamento em 2014, logrando nesse período sua constituição como programa completo – com curso de Mestrado e de Doutorado (conceito CAPES 4). O contínuo crescimento e a visibilidade do Programa tem acumulado demandas por um veículo de divulgação de estudos e pesquisas na área, elemento evidenciador também da sua capacidade de articulação com diferentes IES e pesquisadores do campo. Com este propósito o Colegiado do PPGE/UECE autorizou a criação da revista Educação & Formação, em parceria com o Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino da FAFIDAM/FECLESC - UECE.A proposta da revista e de seu regimento foram aprovados em reunião de colegiado.

Fomento

A Revista Educação & Formação é financiada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, que preza pela disseminação gratuita do conhecimento oferecendo acessso livre aos leitores e nenhum custo aos autores.

Todos os artigos passam por avaliação, normalização, diagramação e revisão do português sem custo para os autores.

APCs (Taxa de processamento de artigos) e Taxa de submissão 

Educação & Formação não cobra aos autores qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação.

Política contra plágio e más-condutas

A Educação & Formação procede em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos. Sugerimos que os autores:

1. Visitem o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa;

2. Busquem assegurar que os artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações sejam referenciadas de maneira explícita; na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados; todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores.