Informação para Autores
Apresentação dos trabalhos
ATENÇÃO!!! Após seu cadastro, clique no seu login localizado no canto superior à direita da tela. Em seguida, selecione PERFIL e preencha os campos URL (endereço do seu Lattes); Minicurrículo (de 3 a 5 linhas) e, principalmente, crie ou associe seu ORCID.
A responsabilidade pelo conteúdo do manuscrito é do(s) autor(es), ou seja, a Educação & Formação não se responsabiliza pelos dados, opiniões e conteúdos.
O tempo para avaliação das submissões será no máximo de até 6 (seis) meses. Esse intervalo vai variar a depender da disponilbilidade e agilidade dos pareceristas.
Ao enviar o artigo para a revista, o autor compromete-se a não encaminhá-lo para outro(s) veículo(s) de publicação pelo prazo de seis meses, a contar da data do envio, tempo destinado a avaliação do artigo.
As propostas devem ser submetidas via internet, pelo endereço: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/index
Antes do envio do artigo, deve-se conferir se todos os autores estão cadastrados na plataforma da revista com seus respectivos metadados inseridos. Importa esclarecer que é obrigatório o preenchimento dos seguintes campos: nome completo, e-mail, país, URL do LATTES (em caso de brasileiros), ORCID, afiliação institucional e minicurrículo.
Clique no link para ver as orientações de preenchimento do CADASTRO ou baixe o tutorial.
ATENÇÃO!!! Clique no MODELO DE FORMATAÇÃO (TEMPLATE) para selecionar o formato desejado, baixar o arquivo e editá-lo.
Os artigos devem ser encaminhados em arquivo Word for Windows, versão 6.0 ou superior, com extensão (.doc), em fonte Arial, tamanho 12, em folha de formato A4, com espaçamento 1,5 entre linhas, margens superior, inferior e laterais de 2,5 cm. Os artigos devem ter a extensão mínima de 15 e máxima de 20 páginas, salvo exepcionalidades devidamente justificadas. Deve-se considerar que, após a digramação, os textos podem aumentar o número de páginas.
No texto não deve conter qualquer identificação do autor e coautores. Esses dados, assim como vínculo institucional, formação e e-mail compõem os metadados, que devem ser preenchidos total e corretamente no momento do cadastro do autor para a continuidade do processo de submissão do artigo.
Os artigos poderão possuir no máximo três autores(as), salvo excepcionalidades justificadas, sendo pelo menos um com título de doutor(a). É estritamente necessário informar as contribuições de cada autor no ato da submissão, opção "comentários ao editor". Adota-se o sistema de especificação CRediT (https://credit.niso.org/), que considera 14 diferentes papéis de autoria ou contribuições: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização. O Guia SciELO de Uso da Especificação CRediT detalha a aplicação de cada contribuição.
Não publicamos artigos puramente teóricos (revisão bibliográfica) ou relatos de experiência, os artigos de revisão devem ser de natureza: revisão sistemática de literatura, estado da questão ou estado da arte.
OBS: A Revista Educação & Formação não publica artigo de um(a) mesmo(a) autor(a) com intervalo menor que um ano, ou seja, os autores só poderão submeter artigos após um ano da última publicação. Para autores vinculados à UECE, esse intervalo é maior, ou seja, só poderão submeter artigos após três anos da última publicação. No entanto, solicita-se que os autores indiquem onde os dados de pesquisa podem ser localizados e acessados (disponibilização dos dados em repositórios de acesso aberto).
Os artigos devem conter preferencialmente introdução, metodologia bem definida, resultados, discussão e considerações finais.
O título deve vir em português, inglês e espanhol, com caixa baixa, centralizado, negrito e letra inicial em maiúscula. Ele deve possuir um máximo de 15 palavras.
Os resumos devem ter no mínimo 100 e no máximo 150 palavras, vir em três idiomas - português, inglês e espanhol - acompanhados de palavras-chave (no mínimo três e no máximo cinco). A fonte será Arial, tamanho 11, com espaçamento entre linhas simples.
OBS: As palavras-chave devem constar no Thesaurus Brasileiro da Educação:
http://pergamum.inep.gov.br/pergamum/biblioteca/pesquisa_thesauro.php?resolution2=1024_1
As referências devem seguir as normas da ABNT e inseridas tanto no sistema da revista, durante a submissão do artigo, quanto no arquivo do Word ou em outro editor de texto. Recomenda-se a utilização de referencial teórico atualizado, pelo menos 50% das referências devem ser dos últimos 5 (cinco) anos.
As notas devem ser usadas, somente quando estritamente necessário para algum esclarecimento, no fim do texto. Seus textos devem ser sucintos, corpo 10, alinhados à esquerda com espaçamento simples. Elas devem ser apresentadas em algarismos arábicos, com numeração única e consecutiva para todo o artigo.
No caso de pesquisas envolvendo seres humanos, que seja encaminhado, em documento suplementar, os Termos de Consentimento Livre e Esclarecidos – TCLE, correspondentes aos sujeitos da pesquisa ou o parecer de aprovação do comitê de ética. Em conformidade com as boas práticas da ciência aberta, informamos que é necessário mencionar qausiquer conflito de interesses existentes, bem como inserir o referenciamento e a disponibilização dos dados utilizados e gerados pela pesquisa, código de programa de processamentos de dados e outros materiais subjacentes ao texto para efeitos de avaliação, reuso e reprodutibilidade.
OBS: A Revista Educação & Formação incentiva e permite a publicação dos dados de pesquisa (opcional aos autores) - entrevistas, documentos escritos, planos de aula, fontes imagéticas, etc. Esses dados são publicados em sua forma original, tal como encaminhado pelos autores, e recebem DOI exclusivo, o que permite a sua reutilização com a devida citação/referencia ao/s autor/es que produziu/ram tais dados.
Propostas de Dossiê/Número temático
A Revista Educação & Formação recebe proposta de dossiê, compostos de 5 (cinco) a 8 (oito) artigos que respeitem as normas supracitadas e se adequem as seguintes orientações:
- Todos os artigos devem possuir estreita relação com o título/temática proposta;
- O dossiê deve apresentar representação de autores de diversas regiões, sendo considerado um máximo de 2 (dois) textos de uma mesma instituição;
- A proposta deve incluir um mínimo de 2 (dois) artigos internacionais.
Ilustrações
As tabelas, quadros e gráficos devem ser inseridas no corpo do texto com títulos e legendas em acordo com a ABNT. As figuras devem ser evitadas.
Citações
As citações no texto devem utilizar o sistema autor-data e seguir as normas da ABNT para esse sistema.
Em citações diretas ou literais o nome do autor fora de parênteses tem apenas a inicial maiúscula e dentro de parênteses, todas as letras maiúsculas (AUTOR, data, página). Para citações até três linhas, usam-se aspas, sem itálico. Citações com mais de três linhas, são recuadas 4 cm da margem esquerda, fonte menor, espaçamento simples, sem aspas e sem itálico.
Em citações indiretas, se o nome do autor estiver inserido no texto, usa-se apenas a inicial maiúscula com a data entre parênteses. Caso o nome do autor venha entre parênteses, todas as letras em maiúscula e a data, sem a necessidade de colocar a página.
As menções de autores no texto subordinar-se-ão as Normas Técnicas da ABNT ─ NBR 10520, agosto 2002. Exemplos:
Fialho (2019, p. 15); (FIALHO, 2019) e (FIALHO, 2019, p. 21).
- As referências no final do texto precisam obedecer às Normas Técnicas da ABNT, NBR 10520, agosto 2002.
- Não utilizar travessão (______), ao contrário, repetir o nome do autor, quando houver mais de uma referência do mesmo. Exemplos:
Livro
FIALHO, Lia Machado Fiuza; LOPES, Tânia Maria Rodrigues (Org.) . Docência e formação: percursos e narrativas. 1. ed. Fortaleza: EdUECE, 2017. v. 1. 198p.
Periódico
VASCONCELOS, José Gerardo; FIALHO, Lia Machado Fiuza; LOPES, Tânia Maria Rodrigues. Educação e liberdade em Rousseau. Educação & Formação, v. 3, n. 8 mai/ago, p. 210-223, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/278/206 Acesso em: 02 jan. 2020.
Tese e dissertação
MOTA, Maria Danielle Araújo. Laboratórios de Ciências/Biologia nas escola públicas do estado do Ceará (1997-2017): realizações e desafios. Tese (Doutorado em Educação) ─ Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45994 Acesso em 06 de jan. 2020.
COSTA, Maria Aparecida Alves da. Maria Cinobelina Alves: docência na Escola Normal (1981-1988). Dissertação (Mestrado em Educação) ─ Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: http://www.uece.br/ppge/noticias/dissertacoes/ Acesso em 06 de jan. 2020.
Monografia
OLIVEIRA, Antonio Elinaldo Alves de. A importância pelo ensino de educação à distância pela utilização da plataforma Moodle. Fortaleza, 2018. Monografia (Especialização em Educação à distância: fundamentos e ferramentas) - Universidade Estadual do Ceará, 2018.
Trabalho apresentado em congresso
MENDES, Marcia Cristiane Ferreira; COSTA, Maria Aparecida Alves da; FIALHO, Lia Machado Fiuza; BRANDENBURG, Cristina. Iolanda dos Santos Mendonça: la participación de las mujeres en los movimientos indígenas (1970-2000). In: VIII Encuentro Internacional de Historia Oral Y Memorias, 2019, Bogotá. Anais do VIII Encuentro Internacional de Historia Oral Y Memorias. Bogotá, 2019. p. 1-12. Disponível em https://www.historiaoral.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=103 Acesso em 06 de jan. 2020.
Entrevista
LÚCIO. Entrevista. Fortaleza, 17 maio. 2015.
Artigo ou matéria de Jornal
OLIVEIRA, Sara. Como os jovens setem os livros e a cidade. O Povo, Fortaleza, 16 de Agosto de 2019. Seção O Povo Educação. Disponível em: https://digital.opovo.com.br/opovoeducacao/. Acesso em: 06 de jan. 2020.
Documentos eclesiásticos
FREGUESIA DA GLORIOSA Sant'Ana do Seridó. Termo de matrimônio de Ana Joaquina do Sacramento e Francisco Correia d'Avila. Vila Nova do Príncipe, 1812. In: MEDEIROS FILHO, Olavo de. Velhas famílias do Seridó. Brasília: Centro Gráfico do Senado Federal, 1981.
FREGUESIA DA GLORIOSA Sant'Ana do Seridó. Assento de óbito de Caetano Barbosa de Araújo. Vila Nova do Príncipe, 1842. In: MEDEIROS FILHO, Olavo de. Velhas famílias do Seridó. Brasília: Centro Gráfico do Senado Federal, 1981.
Testamento
SILVA, Caetano de Souza. Testamento. Caicó/Freguesia da Gloriosa Senhora Sant'Ana, 1890. (Documento manuscrito de 22 de julho de 1890, sob a guarda do Laboratório de Documentação Histórica do Centro de Ensino Superior do Seridó/LABORDOC − Caicó).
Testamentos e autos de contas
NASCIMENTO, Joaquina Maria do. Testamento e autos de contas. Vila do Príncipe /Freguesia da Gloriosa Senhora Sant'Ana, 1850. (Documento manuscrito de 20 de agosto de 1850, sob a guarda do Laboratório de Documentação Histórica do Centro de Ensino Superior do Seridó/LABORDOC - Caicó).
Legislação educacional, Constituição, mensagem governamental
BRASIL. Decreto nº 19.444, de 01 de dezembro de 1930. Dispõe sobre os serviços que ficam a cargo do Ministério da Educação e Saúde Pública, e dá outras providências.
BRASIL. Constituição dos Estados Unidos do Brasil (10 de novembro de 1937).
BRASIL. Decreto-Lei nº 4.958, de 14 de novembro de 1942. Institui o Fundo Nacional do Ensino Primário e dispõe sobre o Convênio Nacional de Ensino Primário.
BRASIL. Mensagem apresentada ao Congresso Nacional pelo Presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira na abertura da sessão legislativa de 1957. A educação nas mensagens presidenciais. Brasília: MEC/INEP, 1987. (v. 2, 1890-1986).
Como citar dados de pesquisa
MAUA, Francisca Clotilde de Andrade; BATISTA, Andreza Pereira; FARIAS, Maria Giovanna Guedes; FARIAS, Gabriela Belmont de. Dados de pesquisa [Conjunto de dados], 2022. Zenodo. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.6055282.
Como citar preprint
MENDEZ, Jesus Manuel Delgado; TRINDADE, Sara Dias; MOREIRA, Jose Antonio. Educação ambiental e cidadania em ambiente prisional: resultados de um estudo com reclusos em Portugal (preprint submentido para: Educação & Formação), 2021. EmeRI - Emerging Research Information. DOI: 10.25053/preprint.2021.002.
Como citar parecer
SILVA, Fabrício de Oliveira. Relatório de revisão por pares para: o estágio de docência no processo de construção da identidade de pós-graduandos. Educ. Form. 2022, Zenodo. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.6468946.