Educação ambiental e cidadania em ambiente prisional

resultados de um estudo com reclusos em Portugal.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v6i3.4180

Palavras-chave:

Educação a Distância, Cidadania e Educação, Educação Ambiental, Educação na Prisão, Dinâmica de Grupo

Resumo

Inspirado no Conselho da Europa que defende que a população carcerária tenha acesso a programas de educação e formação, integrado no modelo pedagógico adaptado por Moreira (2017) e testado por Dias-Trindade e Moreira (2019) em estabelecimentos prisionais portugueses e procurando dar resposta à necessidade de atender uma população habitualmente excluída e crescente, este estudo apresenta os resultados de um projeto que explorou, através de um ambiente híbrido de aprendizagem, a relação entre ambiente e cidadania entre os reclusos de um Estabelecimento Prisional na região do Porto (Portugal), no início de 2020. Os resultados, de teor qualitativo, permitiram definir alguns balizadores de imagens mentais e posicionamentos pessoais, fundamentados em metodologias anteriormente testadas por Doménech e colegas (2011) e Moreira e Dias-Trindade (2020). Conclui-se que dinâmicas complementares, desenvolvidas nestes ambientes de aprendizagem podem contribuir tanto na aquisição de conhecimentos, como de competências cidadãs associadas à relação Homem-Natureza.

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Biografia do Autor

Jesus Manuel Delgado-Mendez, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduado em Engenharia Agronômica na UFSM-RS/ Brasil (1975), com Mestrado em Política e Planejamento de Recursos em Cornell University-NY/USA (1981), Doutoramento em Conservação Florestal na ESALQ-USP/Brasil (2008) e Pós-Doutorado em Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na Universidade de Coimbra/ Universidade Aberta/ Portugal (2020).

Sara Dias-Trindade, Universidade de Coimbra

Doutora em História - Didática da História e pós-doutora em Tecnologias da Educação e da Comunicação pela Universidade de Coimbra. É docente no Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Investigadora no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20-UC) da Universidade de Coimbra, integrando, atualmente, a equipa de coordenação do referido Centro. É também investigadora colaboradora na Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) da Universidade Aberta de Portugal.

Jose Antonio Moreira, Universidade Aberta de Portugal

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra e pós-doutor em Tecnologias Educacionais e da Comunicação também pela Universidade de Coimbra. É professor no Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED) da Universidade Aberta (UAb). Atualmente é diretor da Delegação Regional do Porto da UAb e coordenador da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem (UMCLA) da mesma universidade. É coordenador científico da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO), investigador integrado no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra e investigador colaborador no Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@d) da UAb.

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Publicado

2021-06-28

Como Citar

DELGADO-MENDEZ, J. M.; DIAS-TRINDADE, S.; MOREIRA, J. A. Educação ambiental e cidadania em ambiente prisional: resultados de um estudo com reclusos em Portugal. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 3, p. e4180, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i3.4180. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4180. Acesso em: 24 nov. 2024.