https://revistas.uece.br/index.php/redufor/issue/feedEduc. Form.2025-04-22T11:24:38-03:00Lia Machado Fiuza Fialholia.fialho@uece.brOpen Journal Systems<p><span style="vertical-align: inherit;">A revista </span><strong><span style="vertical-align: inherit;">Educação & Formação </span></strong><span style="vertical-align: inherit;"> é vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará e foi criada em janeiro de 2016, para publicar artigos originais oriundos de resultados de pesquisa acadêmica na área de Educação. Possui a missão de promover o intercâmbio e os debates no campo educacional nacional e internacional na área da <strong>Educação</strong>, com foco no campo de formação de alunos e professores em contextos de educação formal. O público-alvo a que se destina a Revista Educação & Formação são pesquisadores da área da educação, professores da educação básica e superior, pós-graduandos e demais profissionais interessados nos referidos temas. </span></p> <p><span style="vertical-align: inherit;">Qualis Capes 2017-2020: A3 Educação<br />Prefixo DOI: 10.25053<br />e-ISSN: 2448-3583</span></p>https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13865Desenvolvimento profissional de professores da Educação Infantil: metapesquisa no campo da formação docente2025-02-19T11:07:35-03:00Nayara Macedo de Lima Jardimnayara.jardim@ufv.brRegina Magna Bonifácio de Araújoregina.araujo@ufop.edu.br<p>A pesquisa qualitativa apresentada, identificada como metapesquisa, analisou o desenvolvimento profissional dos professores da Educação Infantil no Brasil, utilizando teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Observou-se uma predominância de estudos qualitativos, com variados métodos de coleta de dados, e uma subexploração da região norte. A pesquisa destacou a influência da formação inicial e continuada, os desafios do início da docência e as condições de trabalho, além de identificar uma lacuna na definição do desenvolvimento profissional docente, sugerindo a necessidade de maior atenção às discussões conceituais. Metapesquisas como esta contribuem para o enriquecimento do debate sobre o desenvolvimento profissional docente, sublinhando a importância da reflexão teórica e dos debates na formulação de novos conceitos e categorias.</p>2025-02-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Nayara Macedo de Lima Jardim, Regina Magna Bonifácio de Araújohttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14187Desafios da Educação Integral na Amazônia Paraense: o papel da formação de gestores2025-01-24T15:46:32-03:00Eriane Oliveira Sousaerianeoliver@gmail.comMaria Lília Imbiriba Sousa Colaresliliacolaress@gmail.comLeandro Sartorileandrosartorigoncalves@yahoo.com.br<p>O presente artigo explora a educação em tempo integral, com foco nos aspectos imateriais e na atuação dos gestores na Região Metropolitana de Santarém (RMS/PA). O objetivo central é analisar a educação em tempo integral, considerando aspectos relacionados ao trabalho dos gestores, a circulação de informações estratégicas e o desenvolvimento de práticas pedagógicas que valorizem o conhecimento e a comunicação como elementos essenciais para garantir essa modalidade de ensino. A partir de uma análise bibliográfica e documental, o estudo aborda a importância estratégica de elementos voltados as condições imateriais de trabalho da gestão da escola para consolidar um projeto de educação para a transformação estrutural da sociedade. Conclui-se que a educação em tempo integral evidencia a necessidade de uma gestão educacional que promova e desenvolva ações coletivas nas escolas, fundamentadas em políticas públicas e legislação específica.</p>2025-01-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Eriane Oliveira Sousa, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Leandro Sartorihttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13942 Trilhas de uma pesquisa sobre formação docente e a escola campesina2024-10-21T19:13:08-03:00Angela Olaria Dauzacherangeladauzacker@gmail.comMariana Esteves de Oliveiramariana.esteves@ufms.br<p>O presente artigo compreende uma apresentação de nossa pesquisa – seus espaços e metodologias, e uma revisão de literatura sobre seu tema, que intersecciona a formação docente a realidade das escolas campesinas, no caso, em Três Lagoas, no mato Grosso do Sul, com recorte para a Emec Antônio Camargo Correa. Assim, esta teve como objeto de estudo a formação de professores que atuam na Educação do Campo no município de Três Lagoas-MS. A pesquisa concluiu que Diante o que foi exposto nessa análise, as obras selecionadas nesse “Estado do Conhecimento” pela plataforma BDTD, proporcionou um aprofundamento teórico e reflexivo diante a importância da formação de qualidade de professores e profissionais da educação, logo, interligada ao poder público, pois diante da realidade das Escolas do Campo, as condições pedagógicas ainda se encontram em defasagem.</p>2025-04-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Angela Olaria Dauzacher, Mariana Esteves de Oliveirahttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13783A urgência de modernizar e inovar no ensino técnico profissional em Moçambique: contributos para a reflexão2025-04-22T11:24:38-03:00Paulo Jorge Henriquesepccon@gmail.comBruno Ferreira Gonçalvesbruno.goncalves@ipb.pt<p>Uma das grandes preocupações atuais do governo moçambicano está relacionada com a qualidade do ensino técnico profissional mensurável na qualidade dos seus graduados. Dentro desta perspetiva, foi elaborado este estudo de caso qualitativo que objetiva discutir a urgência de modernizar e inovar no ensino técnico profissional em Moçambique. Os dados foram obtidos, através da entrevista estruturada e do inquérito por questionário aplicados a 32 sujeitos (gestores, professores e estudantes) e foram analisados com auxílio da técnica de análise categorial de conteúdo. Os resultados indicam a necessidade urgente de modernização e inovação do ensino técnico profissional em Moçambique, caraterizada por uso intensivo de recursos digitais no processo de ensino aprendizagem e formação permanente dos envolvidos, de modo a garantir o melhor uso e manutenção desses recursos. Assim, apesar de existirem algumas tecnologias nessas instituições, ainda vários aspetos se consubstanciam em desafios a ultrapassar para que a integração seja efetiva e relevante</p>2025-04-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Paulo Jorge Henriques, Bruno Ferreira Gonçalveshttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14005A temática História e Cultura Indígena em programas de ensino dos campi do IFTO, conforme a Lei nº 11.645/20082025-04-22T11:24:36-03:00Francisco Welton Silva Riosfrancisco.rios@mail.uft.edu.brGustavo Cunha de Araújogustavocaraujo@yahoo.com.br<p>A História e Cultura Indígena, com seus aspectos caracterizantes de modos de vida e tradições culturais, constituem uma temática que precisa ser inclusa e estar em evidência nos estudos nos currículos escolares. Tem-se como objetivo analisar a inclusão e menção da temática História e Cultura Indígena em programas de ensino de unidades curriculares dos <em>campi</em> do Instituto Federal de Tocantins, conforme a Lei nº 11.645/2008. A pesquisa se caracterizou pela abordagem qualitativa, do tipo aplicada e natureza documental. Projetos pedagógicos de curso, planos de ensino e diários de classe do Instituto Federal de Tocantins foram analisados. Dentre alguns resultados, os dados revelaram que, nos Planos de Ensino, em menos da metade das unidades curriculares nas turmas dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do <em>campus</em> Gurupi e na maioria das unidades curriculares nas turmas dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do <em>campus </em>Avançado Formoso do Araguaia, não foram identificadas menções a essa temática em nenhum desses documentos; dentre os quais também não há evidências da realização de estudos acerca de conteúdos que abordassem a cultura de povos indígenas do Tocantins.</p>2025-04-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Francisco Welton Silva Rios, Gustavo Cunha de Araújo