https://revistas.uece.br/index.php/redufor/issue/feedEduc. Form.2024-11-08T10:21:39-03:00Lia Machado Fiuza Fialholia.fialho@uece.brOpen Journal Systems<p><span style="vertical-align: inherit;">A revista </span><strong><span style="vertical-align: inherit;">Educação & Formação </span></strong><span style="vertical-align: inherit;"> é vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará e foi criada em janeiro de 2016, para publicar artigos originais e inéditos oriundos de resultados de pesquisa acadêmica na área de Educação. Possui a missão de promover o intercâmbio e os debates no campo educacional nacional e internacional na área da <strong>Educação</strong>, com foco no campo de formação de alunos e professores em contextos de educação formal. O público-alvo a que se destina a Revista Educação & Formação são pesquisadores da área da educação, professores da educação básica e superior, pós-graduandos e demais profissionais interessados nos referidos temas. </span></p> <p><span style="vertical-align: inherit;">Qualis Capes 2017-2020: A3 Educação<br />Prefixo DOI: 10.25053<br />e-ISSN: 2448-3583</span></p>https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12344Uma análise sobre a percepção de professoras iniciantes acerca da participação em um programa de indução2024-06-18T15:23:31-03:00Jéssica Francine Ferreira da Silva Alarconjessicaferreira@estudante.ufscar.brBrenda Karla Reis de Carvalhobrendacarvalho@estudante.ufscar.brAline Massako Murakami Tibaalinemmt@estudante.ufscar.brAline Maria de Medeiros Rodrigues Realialinereali@ufscar.br<p>Objetivou-se analisar a percepção de professoras iniciantes acerca da participação em um programa de mentoria buscando entender quais os desdobramentos para a atividade docente. Foram analisadas 18 respostas abertas de um questionário misto. Na organização e análise dos dados, elaboraram-se as seguintes categorias: expectativas iniciais sobre o programa de mentoria; percepções acerca do Programa Híbrido de Mentoria para a atuação docente; processos reflexivos. De modo geral, as análises revelaram que o programa se configurou como um cenário propício para a promoção do desenvolvimento profissional das professoras iniciantes. As percepções das iniciantes sugerem que a participação dialogada e formativa, construída de forma colaborativa com as mentoras, promoveu, aos poucos, autonomia para pensarem nas suas práticas pedagógicas, refletirem mais criticamente sobre sua atuação, construírem conhecimentos específicos sobre a profissão, além de exercitarem seu autoconhecimento, sugerindo seu reconhecimento e pertencimento na profissão.</p>2024-06-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Jéssica Francine Ferreira da Silva, Brenda Karla Reis de Carvalho, Aline Massako Murakami Tiba, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Realihttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12597Saber de experiência feito de estudantes da Educação de Jovens e Adultos: conhecer para valorizar2024-09-13T09:15:26-03:00Daiane Ferreira Ferreiradaiane.ferreira13@outlook.comElaine Corrêa Pereiraelainecorrea@furg.br<p>O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de doutoramento realizada no âmbito de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire (EMEJA). Nos diálogos trilhados com as professoras dessa escola andarilha, objetivamos investigar se a formação continuada contribuiu para a reflexão da prática dessas educadoras. O levantamento dos dados deu-se por meio de perguntas fechadas a partir de um questionário. Partindo das respostas, empregou-se a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo para a análise dos dados, gerando um Discurso Coletivizado (DC) denominado “Conhecimentos e experiências dos sujeitos: ensino e aprendizagens”. A partir das análises, observamos que as professoras possuem uma compreensão sobre a importância da valorização dos saberes socialmente construídos pelos estudantes; que os saberes prévios precisam estar incorporados ao fazer pedagógico, na condição de uma educação libertadora e não bancária; e, ainda é possível compreender que o olhar atento e cuidadoso também dialoga com a formação continuada, respeitando as especificidades da EJA.</p>2024-09-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Daiane Ferreira Ferreira, Elaine Corrêa Pereirahttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12713Movimento Profissão Docente (PD): concepções sobre a formação inicial de professores2024-08-13T14:47:25-03:00Tatiane Aparecida Martinitatiane.martini@gmail.comMárcia de Souza Hoboldmhobold@gmail.com<p class="western"><span style="font-family: Calibri, serif;"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;">Este artigo objetiva identificar as concepções do Movimento Profissão Docente (PD) acerca da formação inicial de professores/as, a partir da seguinte problemática: quais são as concepções do Movimento Profissão Docente (PD) acerca da formação inicial de professores/as? Quanto aos aspectos metodológicos, empregamos uma metodologia de abordagem qualitativa, com procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental, de caráter descritivo, analítico e interpretativo. A fim de caracterizar o Movimento, inicialmente buscamos informações nos canais oficiais do PD. Dessa forma, verificamos como ele se configurou, as instituições “parceiras” e a sua vasta produção documental. Assim, elencamos para análise o documento: “</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;">O professor que queremos: fatores de qualidade na formação inicial docente” (PDa). Quanto aos resultados, </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;">identificamos o embasamento </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;">conceitual e ideológico atrelado à pedagogia </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;">das habilidades e competências e a intencionalidade de controle sob a formação inicial docente por parte dos aparelhos privados de hegemonia burgueses.</span></span></span></span></p>2024-08-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Tatiane Aparecida Martini, Márcia de Souza Hoboldhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13292A eficácia dos mapas mentais colaborativos na aprendizagem e ensino de tecnologias aplicadas à Matemática2024-10-08T15:49:05-03:00Leandro Blassleandroblass@unipampa.edu.brAngélica Cristina Rhodenangelica.rhoden@acad.ufsm.br<p>Este artigo investiga a eficácia dos mapas mentais colaborativos como ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina de Tecnologias Aplicadas ao Ensino da Matemática II. A pesquisa, realizada com estudantes de licenciatura em Matemática, utiliza uma metodologia mista, combinando análises qualitativas e quantitativas. A geração de dados foi realizada por meio de um questionário e observações do professor. Os resultados encontrados destacam que os mapas mentais colaborativos melhoram a organização, a retenção de informações e a motivação dos estudantes. Além disso, promovem a aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento de habilidades críticas, como criatividade e pensamento crítico. Apesar dos desafios relacionados à clareza e à organização, a ferramenta se mostra eficaz no ensino e na aprendizagem, oferecendo uma abordagem inovadora para o ensino superior. Conclui-se que os mapas mentais colaborativos não só tornaram eficazes o ensino e a aprendizagem, mas também promoveram um ambiente de ensino mais interativo e colaborativo.</p>2024-11-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Leandro Blass, Angélica Cristina Rhodenhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11961Ser menino e ser menina em uma turma de crianças de multi-idade no contexto da Educação Infantil: diálogos sobre identidade de gênero2024-05-20T11:05:35-03:00Angelita Maria Machadoangelita.machado@acad.ufsm.brSueli Salvasueli.salva@ufsm.br<p>Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado defendida em 2023 que teve o objetivo de compreender as significações construídas pelas crianças acerca dos modos de ser menino e ser menina existentes entre personagens em algumas histórias de literatura infantil que adotam uma perspectiva contra-hegemônica acerca de gênero. O estudo teve como metodologia a pesquisa qualitativo-etnográfica com crianças e construcionista social. Para a fundamentação teórica, foram utilizados autores como Candido (2011); Corsaro (2005); Fernandes (2016); Machado (2018, 2021, 2023); Vianna e Finco (2009). Foi possível identificar através deste estudo que as identidades de gênero ainda estão presentes em nossa sociedade como forma de diferenciar e controlar os corpos de meninos e meninas nas escolas de Educação Infantil.</p>2024-05-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Angelita Maria Machado, Sueli Salvahttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12528Demandas e principais desafios da educação especial e inclusiva face aos compromissos da agenda 2030 em Angola2024-05-29T10:34:50-03:00António Antónioantoniotonny1988@hotmail.comGeovana Mendonca Lunardi Mendesgeovana.mendes@udesc.br<p>A garantia do direito à educação de qualidade a todos, incluindo o público-alvo da Educação Especial, é um dos compromissos presentes na Agenda 2030 sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Daí que este estudo objetiva analisar os desafios atuais da Política Nacional de Educação Especial Orientada para a Inclusão Escolar em face dos compromissos da Agenda 2030. Foi realizado um estudo qualitativo do tipo documental que enfatizou as legislações sobre o Sistema Educativo, Planos Nacionais de Desenvolvimento e relatórios do Ministério da Educação, ao passo que, para os internacionais, junto da Agenda 2030, foram consideradas declarações e relatórios das agências especializadas da Organização das Nações Unidas, através da análise temática latente. Os resultados indicam que Angola tem avançado bem no quesito dos marcos normativos sob influência das organizações multilaterais, porém os avanços registrados pouco se refletem nos resultados esperados no contexto da prática.</p>2024-05-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 António António, Geovana Mendonca Lunardi Mendeshttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12695Avaliação da fluência em leitura: análise e discussão para a escola atual2024-06-05T10:39:51-03:00Fábia Cristina Mortean de Medeirosfabia.cristina2@hotmail.comAdemir Henrique Manfréademirmanfre@yahoo.com.brElsa Midori Shimazakielsa@unoeste.br<p>O presente estudo objetivou 1. refletir sobre a avaliação de fluência em leitura dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, 2. descrever como a Avaliação Diagnóstica da Fluência em Leitura é organizada e 3. analisar os resultados de participação e desempenho da avaliação na rede pública pertencente à Diretoria de ensino de Presidente Prudente, São Paulo, no ano de 2023. Ancorou-se o estudo na Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky (2001, 2007, 2017), por sua contribuição para o desenvolvimento humano. A pesquisa é de natureza quantiqualitativa, de técnicas bibliográfica e documental, e contou como categorias principais de análise: a) avaliação, b) processo de alfabetização e c) fluência leitora. Contemplou o período de 2008 a 2023. As conclusões apontaram que a avaliação da fluência pouco considera a relação das múltiplas competências que a tarefa de ler contempla, direcionando-se para a decodificação e compreensão linguística.</p>2024-06-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Fábia Cristina Mortean de Medeiros, Ademir Henrique Manfré, Elsa Midori Shimazakihttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13257Educação Popular, Economia Solidária e Reforma Psiquiátrica: interfaces de um programa de extensão universitária2024-10-25T09:22:22-03:00Jaison Hinkeljhinkel@furb.brCláudia Sombrio Fronzacfronza@furb.brNeiva de Assisneiva.assis@ufsc.br<p>Neste artigo, apresentamos uma pesquisa que investigou estratégias de educação popular desenvolvidas por um programa de extensão universitária em parceria com duas associações compostas por usuários e profissionais de serviços de saúde mental. A partir de pesquisa documental, analisamos relatórios de extensão no período entre 2019 e 2022. Construímos três categorias: atuação em rede e organização do trabalho; atividades de formação e produção; ações de compartilhamento e divulgação. Consideramos que a interface entre Educação Popular, Economia Solidária e Reforma Psiquiátrica pode fortalecer o paradigma da reabilitação psicossocial. Os benefícios advindos das ações analisadas contribuem para: promover o protagonismo de usuários e profissionais de serviços de saúde mental; ampliar a visibilidade das associações de usuários de serviços de saúde mental; gerar acesso gratuito a bens culturais; promover a qualificação profissional de estudantes, professores e profissionais; fortalecer a relação da universidade com a comunidade e transformar o imaginário social referente à loucura. </p>2024-10-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Jaison Hinkel, Cláudia Sombrio Fronza, Neiva de Assishttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13866O papel da realidade virtual na melhoria da qualidade da formação profissional dos professores de ciências naturais2024-11-04T20:44:37-03:00Iryna Truskavetskairyyna222@gmail.comOlena KyryienkoZablen7@ukr.netLesia BuslenkoLesybuslenko3@gmail.comBorys HrudyninB74.hrudynin@nubip.edu.uaOksana HurskaGurskaoksana84@gmail.com<p>O uso de tecnologias da informação, em particular a realidade virtual (RV), está se tornando uma questão atual no treinamento profissional de professores de ciências naturais. O estudo visa avaliar a eficácia de um programa de desenvolvimento profissional que utiliza a realidade virtual como uma ferramenta educacional para melhorar a qualidade do treinamento para professores de ciências naturais. Os resultados obtidos atestam o impacto positivo do uso da RV em vários aspectos do treinamento profissional de professores. O estudo descobriu que a atitude em relação à tecnologia melhorou significativamente após a introdução da RV (de 65% para 72%). A porcentagem de respostas positivas sobre a viabilidade do uso de tecnologias STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) na educação aumentou em 25%. O feedback dos alunos enfatiza a importância de integrar novas tecnologias na educação STEM. Pesquisas futuras devem examinar as necessidades de treinamento de professores STEM em diferentes contextos educacionais, explorar estratégias eficazes de integração de tecnologia e avaliar seu impacto nos resultados dos alunos.</p>2024-10-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Iryna Truskavetska, Olena Kyryienko, Lesia Buslenko, Borys Hrudynin, Oksana Hurskahttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12391O tema de pesquisa como elemento de análise sobre pesquisa em educação na região Nordeste 2024-06-26T15:10:20-03:00Alexandre Augusto e Souzaaugustoesouza@gmail.comTânia Cristina da Conceição Gregóriotaniaccgregorio@gmail.comAline de Carvalho Mouralicacmoura@hotmail.com<p>Tomando a pesquisa em Educação como objeto de análise, tem-se debruçado sobre a preocupação com os elementos da pesquisa científica, dentre eles, o tema de pesquisa. Nesse sentido, elencam-se como problemática as temáticas referentes à pesquisa em Educação apresentadas aos Programas de Pós-Graduação em Educação, na região Nordeste. A partir do problema proposto, o objetivo é verificar os temas abordados em teses defendidas na área da Educação, no intuito de identificar a produção de conhecimento na área nos últimos anos. Metodologicamente, a empiria nesta pesquisa consiste nos resumos das teses defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação nas universidades públicas da região Nordeste em 2020, 2021 e 2022. Trata-se de uma pesquisa exploratório- -bibliográfica e descritivo-sistemática em sua análise, que apresenta resultados que destacam a existência de um conjunto consistente de temas abordados e, ao mesmo tempo, a presença de tantos outros temas externos à área da Educação.</p>2024-06-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Alexandre Augusto e Souza, Tânia Cristina da Conceição Gregório, Aline de Carvalho Mourahttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12619Professores readaptados em escolas públicas: adoecimento e perspectivas de retorno à sala de aula2024-07-23T10:17:48-03:00Patrícia Irene Santospatriciareflexao@gmail.comLaêda Bezerra Machadolaeda01@gmail.com<p>Este artigo tem como objetivo caracterizar os professores de educação básica pública de Recife e outros municípios da região metropolitana em readaptação funcional, indicando as patologias que mais os acometem, bem como suas perspectivas de retorno à sala de aula. A pesquisa se ampara em estudos sobre adoecimento e mal-estar docente. Realizou-se um levantamento junto a 31 profissionais, que responderam a um questionário misto. As respostas foram organizadas e analisadas com o suporte do <em>software</em> Atlas.ti. Os resultados revelaram que o adoecimento docente é uma realidade e implica readaptação funcional. As patologias que mais afastam os docentes da sala de aula são de ordem emocional. A maior parte desses profissionais não tem expectativa de retorno à sala de aula devido às suas condições limitadas de saúde articuladas ao processo de desvalorização profissional. Os achados sugerem que a qualidade do trabalho docente exige investimentos em condições laborais, reconhecimento e valorização.</p>2024-07-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Patrícia Irene Santos, Laêda Bezerra Machadohttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12802Metodologia da pesquisa científica no curso de Pedagogia: reflexões sobre a formação de professores/as pesquisadores/as2024-07-24T13:30:05-03:00Fátima Moraes Garciafatimogar@gmail.comSillas Oliveira Santossillasosantos@gmail.comMaricelia Almeida dos Santos Trindadeceliapiata2003@yahoo.com.br<p>Este artigo trata do processo de formação do estudante do curso de Pedagogia em metodologia da pesquisa científica, refletindo sobre o ser professor pesquisador. Por meio da abordagem qualitativa e da pesquisa de campo exploratória e descritiva, o estudo tratou de dados referentes a 13 semestres do curso no período de 2015 a 2022. Os resultados evidenciaram a necessidade de engajamento do coletivo docente na articulação de conteúdos entre as disciplinas do currículo de Pedagogia, no sentido de formar o professor pesquisador para além da articulação entre teoria e prática, abrangendo níveis de maior criticidade e de relevância social pela experiência de uma cultura acadêmica emancipatória.</p>2024-07-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Fátima Moraes Garcia, Sillas Oliveira Santos, Maricelia Almeida dos Santos Trindadehttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13479A formação docente como estratégia para prevenir o tecnoestresse e a violação de limites trabalho-família em professores da educação básica2024-09-19T08:19:28-03:00Gabriela Demboskigabydemboski@gmail.comRaquel Corrêa da Silva da Silvaprofraquelcsilva@gmail.comCarlos Costacarlos.costa1@gmail.com<p>O uso crescente de tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional tem gerado o <em>tecnoestresse</em> (também conhecido como estresse tecnológico – um estado psicológico negativo causado pelo uso excessivo ou inadequado de tecnologias de informação e comunicação), que afeta a saúde mental dos professores. Este estudo examinou a relação entre <em>tecnoestresse</em> e conflito trabalho-família em 455 professores da educação básica, levando em consideração as características dos setores público e privado. Os resultados indicam que os professores de escolas públicas apresentaram níveis mais elevados de <em>tecnoestresse</em>, enquanto os professores de escolas privadas apresentaram níveis mais altos de inibição a esse estresse tecnológico. As descobertas deste estudo podem ser úteis para os gestores escolares na implementação de estratégias como políticas de flexibilidade, suporte de automonitoramento digital e treinamento sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação, a fim de mitigar os efeitos do <em>tecnoestresse</em>. No entanto, pesquisas futuras com delineamentos longitudinais são necessárias para aprofundar a compreensão dessa relação.</p>2024-11-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Gabriela Demboski, Raquel Corrêa da Silva da Silva, Carlos Costahttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12096As práticas pedagógicas para o ensino de ciências na educação do campo: uma revisão de literatura2024-02-05T14:07:08-03:00Maricleide Pereira de Lima Mendesmaricleide.mendes@ufrb.edu.brIago Lima Cerqueiraiagolimabio@gmail.com<p>Este estudo aborda a concepção de práticas educativas para o Ensino de Ciências na Educação do Campo. O objetivo central foi realizar uma revisão de literatura em periódicos nacionais sobre a concepção de práticas pedagógicas voltadas para o ensino de Ciências na Educação do Campo. Fundamentado em autores como: Arroyo (2006), Caldart (2012), Freire (1997, 2011), Souza (2012), Augusto e Mendes (2022), a pesquisa qualitativa exploratória baseou-se na análise de seis artigos (2 na Scielo e 4 na Revista Brasileira de Educação do Campo) publicados entre 2018 e 2023. A Educação do Campo, com suas especificidades e desafios, destaca-se pela necessidade de contextualização e interdisciplinaridade no ensino de Ciências. A conclusão aponta para existência de desafios a serem superados e a importância incontestável da continuidade de pesquisas na área, ressaltando a complexidade da modalidade educacional e a necessidade de abordagens específicas para promover uma educação de qualidade no campo.</p> <p> </p>2024-01-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Maricleide Pereira de Lima Mendes, Iago Lima Cerqueirahttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12576Estado do conhecimento sobre os desafios dos professores alfabetizadores em tempos de pandemia 2024-07-01T10:51:43-03:00Luana Thais Nuneslutnunes84@gmail.comAirton Zancanaroairton.zancanaro@ifc.edu.br<p>Este artigo tem o objetivo de discutir sobre os desafios dos professores alfabetizadores durante o período de pandemia, quando da suspensão das aulas presenciais. Reconhecendo a alfabetização como uma importante etapa para a aprendizagem e com o intuito de buscar estudos na literatura, foram realizadas pesquisas em bases de dados científicas para compor o estado do conhecimento. A partir dos relatos encontrados na literatura, foram identificados os desafios, possibilitando categorizá-los por áreas para uma melhor compreensão, sendo essas: Tecnologia, Avaliação, Cultura, Social, Saúde, Econômica e Ambiente Educacional. Os resultados apresentados revelam uma notável falta de investimentos e ações oriundos do poder público, fazendo com que cada local se organizasse de maneira diferente. Constatou-se que os professores alfabetizadores não estavam preparados para dar continuidade às aulas de maneira remota, tendo que se adaptar sem prévia preparação e poucos recursos. Espera-se contribuir com estudos futuros, fornecendo uma base de conhecimento sobre os desafios enfrentados pelos professores de alfabetização durante a pandemia.</p> <p> </p>2024-06-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Luana Thais Nunes Diniz Alves, Airton Zancanarohttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12711Relação pedagógica no ambiente universitário: representações sociais captadas 2024-08-06T10:01:26-03:00Gabriella Alves Ferreiragabriella.alvesfer@hotmail.comMaria Núbia Barboa Bonfimmarianubiabonfim@gmail.com<p>O estudo faz parte de uma pesquisa maior e objetiva captar representações sociais da relação pedagógica emergidas do convívio universitário de alunos concluintes e de seus professores em um curso de licenciatura em Pedagogia de uma instituição pública federal do Nordeste brasileiro. Apresenta como objeto a relação pedagógica e problematiza até que ponto essa relação repercute na formação discente/docente. O aporte teórico assenta-se nos estudos clássicos sobre relação pedagógica (Postic, 1990), no convívio universitário (Freire, 2019a) e nas ideias <em>moscovicianas</em> sobre a Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 1976). Possui caráter qualitativo. Apresenta informações coletadas utilizando: questionário de perfil, técnicas de complementação de frases (Ferreira; Rese; Nogueira, 2014) e análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados apontam que o convívio no âmbito universitário e representações sociais emanadas desse meio geram crescimento acadêmico, atitudes democráticas na relação pedagógica, estando as representações ancoradas em ideias que encaminham para a gênese de situações vividas que podem explicar posições e comportamentos atuais.</p>2024-07-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Gabriella Alves Ferreira, Maria Núbia Barboa Bonfimhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13259Relações conceituais em Freire, Piaget e Vygotsky utilizadas no ensino e aprendizagem da Matemática e na formação de professores2024-11-08T10:21:39-03:00Marcos Sérgio Carvalho Rebouçasmarcossergio10@hotmail.comMarcos Antônio de Oliveiramarcos.oliveira@ifrn.edu.brDiogo Pereira Bezerradiogo.bezerra@ifrn.edu.br<p>Este estudo busca identificar e descrever quais principais conceitos e perspectivas em Freire, Piaget e Vygotsky são utilizados no processo de ensino e aprendizagem da Matemática e na formação de professores. Para isso fez-se uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, do tipo estado da arte. Os dados obtidos advieram da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e tiveram sua busca pautada em descritores previamente definidos. Da análise destes, constatou-se que os conceitos de Freire são bastante utilizados na educação de jovens e adultos; os de Piaget, na Educação Infantil e anos iniciais; os de Vygotsky abarcam, predominantemente, da Educação Infantil ao Ensino Superior; e que todos os conceitos são largamente adotados na formação de professores. Dentre as contribuições destes autores, os pressupostos vinculados à problematização, mediação, contextualização, jogos e fazeres ativos são comuns quando se buscam caminhos para o ensino de Matemática. Por fim, constatou-se que, para além das divergências no pensamento, os autores se complementam na construção de uma visão interacionista da aprendizagem.</p>2024-10-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Marcos Sérgio Carvalho Rebouças, Marcos Antônio de Oliveira, Diogo Pereira Bezerrahttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14212Coordenadoras pedagógicas iniciantes: a formação e os desafios da função no Maranhão2024-10-09T18:03:24-03:00Camila Castro Dinizcamilacastrodiniz018@gmail.comLélia Cristina Silveira de Moraeslelia.silveira@ufma.br<p>Este artigo busca analisar a formação e os desafios existentes na mudança da função de professora para a de coordenadora pedagógica, no Maranhão. Tomamos como referência algumas constatações extraídas de uma pesquisa de Mestrado<a href="#_ftn1" name="_ftnref1">[1]</a>, de natureza qualitativa e exploratória, pautada no método histórico-dialético, concluída no ano de 2018. O aporte teórico teve a contribuição de: Lima (2017); Melo (2015), entre outros. Os achados desse estudo, que recorreu a entrevistas semiestruturadas realizada com três coordenadoras pedagógicas, de Rosário e Santa Inês, no Maranhão, apontam que, quando iniciantes, além de questões burocráticas e emergenciais estas coordenadoras enfrentaram outros desafios, como: ausência de formação específica, falta de autonomia e relacionamento interpessoal. Concluímos que mais políticas de apoio e de valorização devem ser construídas para que a identidade e prática destes profissionais sejam consolidadas nas escolas</p> <p><a href="#_ftnref1" name="_ftn1">[1]</a> Mestrado em Educação, do Programa de Pós- Graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão (PPGE- UFMA).</p>2024-11-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Camila Castro Diniz, Lélia Cristina Silveira de Moraeshttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12416Análise da produção científica da região norte e nordeste acerca da educação integral e em tempo integral no Ensino Médio (2020-2022)2024-06-19T16:08:47-03:00Kaila Pricila da Silva Mourakailapricila@gmail.comMaria Lília Imbiriba Sousa Colaresliliacolaress@gmail.comLedyane Lopes Barbosaledyane.ufopa@gmail.com<p>O presente estudo de revisão sistemática objetiva compreender o que as revistas científicas do Norte e Nordeste do Brasil estão veiculando sobre a Educação Integral no Ensino Médio em Tempo Integral de 2020 a 2022. Para o procedimento de coleta de dados, utilizou-se como fonte documental a produção científica veiculada em periódicos vinculados ao Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação do Norte e Nordeste, indexadas no Educ@ e no Web of Science. Os resultados obtidos permitem identificar, a partir das contribuições científicas sobre a Reforma do Ensino Médio, o debate em torno da privatização e precarização da educação pública, representando parte da agenda neoliberal, a qual intensifica as disparidades sociais e educacionais no país. As questões discutidas formam análise crítica que descreve a tendência em direção a uma educação cada vez mais instrumental, utilitarista e mercadológica em detrimento da formação integral e <em>omnilateral</em> dos jovens para atender às demandas da economia capitalista.</p>2024-05-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Kaila Pricila da Silva Moura, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Ledyane Lopes Barbosahttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12636Percepções dos estudantes da Universidade da Extremadura sobre as mudanças nos sistemas de avaliação durante o confinamento da Covid-192024-05-22T15:18:07-03:00Triana Arias AbelairaTariasa@unex.esJuan Ángel Contreras Vasjaconvas@unex.esVioleta Hidalgo Izquierdovhidalgo@unex.es<p>Os sistemas de avaliação aplicados na universidade são um dos temas que mais discussões, alterações e polêmicas causaram durante o confinamento. A pandemia provocada pela Covid-19 constituiu um desafio para o ensino universitário, tendo os docentes de adaptar a forma de avaliar com as ferramentas tecnológicas disponíveis para a realização dos testes de avaliação e monitorização. Através de uma análise de metodologia mista das respostas dadas por 456 estudantes de diferentes graus da Universidade da Extremadura a um questionário validado por esta equipe de investigação, o objetivo é estudar a percepção dos estudantes sobre as mudanças nos sistemas de avaliação durante o confinamento devido à Covid-19. Os resultados não permitem afirmar que tenha havido mudanças nos sistemas de avaliação e que estas tenham conduzido a uma melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes.</p>2024-05-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Triana Arias Abelaira, Juan Ángel Contreras Vas, Violeta Hidalgo Izquierdohttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12851Influência dos métodos de ensino individualizados na melhoria da flexibilidade profissional dos futuros professores do ensino primário2024-07-31T08:18:31-03:00Nataliya Lupaklupaknatasha@elr.tnpu.edu.uaLiubov Kramarenkolubov1911@ukr.netOksana Shkvyroksanamatviichuk@outlook.comNataliia Kazakovanatvik12kt@ukr.netInna Yashchukyas.chukipm@gmail.com<p>O estudo tem como objetivo determinar a eficácia de métodos de ensino individualizados para o desenvolvimento da flexibilidade profissional de futuros professores do ensino primário. Os autores desenvolveram mecanismos de aprendizagem individualizados que proporcionam o desenvolvimento da competência linguística, bem como da competência matemática, interdisciplinar e inovadora. Determinou-se que o impacto mais significativo no desenvolvimento da flexibilidade profissional, na opinião de professores e alunos, foi feito pela competência linguística e interdisciplinar, o que contribuiu para a clareza de seus pensamentos. Os resultados do estudo mostraram o alcance de um alto nível de assimilação de informações por futuros professores após a formação (0,74). Verificou-se que os mecanismos de aprendizagem individualizados contribuíram para a formação da individualização do desenvolvimento (23%) e do pensamento criativo (22%) em primeiro lugar. O significado prático do trabalho é encontrar mecanismos eficazes para formar flexibilidade profissional para futuros professores do ensino fundamental.</p>2024-07-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Oksana Shkvyr, Nataliya Lupak, Liubov Kramarenko, Nataliia Kazakova, Inna Yashchukhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13715Garantia do acesso à educação às crianças camponesas: o ensino Infantil multisseriado em Altamira, Pará2024-09-13T12:19:27-03:00Ronaldo dos Santos Leonelronaldo.dsleonel@aluno.uepa.brAndréia de Oliveira Castroandreiaprincesa8@gmail.comKlebson Daniel Sodré do Rosárioklebson.rosario@uepa.br<p>A legislação brasileira, representada pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases (Lei no 9.394/1996), assegura o direito das crianças à educação. No entanto, na região amazônica do Pará, devido à vasta extensão territorial, é comum a prática de ensino em classes multisseriadas, unindo a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, o que contraria a Resolução Nº 2, de 28 de abril de 2008. Por isso, este estudo tem como objetivo principal destacar como a Educação Infantil é organizada em salas multisseriadas na cidade de Altamira, Pará. Essa pesquisa qualitativa e descritiva analisou dados obtidos na Secretaria Municipal de Educação de Altamira, revelando que a maioria das escolas na região oferece Educação Infantil de forma multisseriada, com 17 instituições que combinam essa etapa com o Ensino Fundamental I. </p>2024-11-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ronaldo dos Santos Leonel, Andréia de Oliveira Castro Andréia , Klebson Daniel Sodré do Rosário