https://revistas.uece.br/index.php/redufor/issue/feed Educ. Form. 2025-12-03T15:38:56-03:00 Lia Machado Fiuza Fialho lia.fialho@uece.br Open Journal Systems <p><span style="vertical-align: inherit;">A revista </span><strong><span style="vertical-align: inherit;">Educação &amp; Formação </span></strong><span style="vertical-align: inherit;">é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará e foi criada em janeiro de 2016, para publicar artigos originais oriundos de resultados de pesquisa acadêmica na área de Educação. Possui a missão de promover o intercâmbio e os debates no campo educacional nacional e internacional na área da <strong>Educação</strong>, com foco no campo de formação de alunos e professores em contextos de educação formal. O público-alvo a que se destina a Revista Educação &amp; Formação são pesquisadores da área da educação, professores da educação básica e superior, pós-graduandos e demais profissionais interessados nos referidos temas. </span></p> <p><span style="vertical-align: inherit;">Qualis Capes 2017-2020: A3 Educação<br />Prefixo DOI: 10.25053<br />e-ISSN: 2448-3583</span></p> <p><span style="vertical-align: inherit;">Programa de Pós-Graduação em Educação - </span><a href="https://www.uece.br/ppge/"><span style="vertical-align: inherit;">https://www.uece.br/ppge/</span></a></p> https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14668 Uma vivência pedagógica com diário de leituras (DL) na formação do leitor nos anos finais do ensino fundamental a partir de gêneros textuais/literários étnico-raciais 2025-08-18T16:54:39-03:00 Ericles Souza Alves souzaericles97@hotmail.com Fabíola Mônica da Silva Gonçalves fmsgoncalves@servidor.uepb.edu.br <p>A prática da leitura é essencial para formar leitores críticos e reflexivos, além da decodificação. Este artigo investiga a influência do diário de leituras na formação de leitores seletivos e críticos, explorando sua capacidade de ampliar o repertório cultural e fomentar o pensamento reflexivo. A pesquisa destaca o diário de leituras como ferramenta pedagógica relevante no ensino fundamental, incentivando os alunos a registrarem reflexões e textos lidos. Adotando uma abordagem exploratória, o estudo identifica o diário de leituras como gênero discursivo dialógico (Machado, 2005) que favorece experiências interpretativas e engajamento simbólico com os textos (Marcuschi, 2008). Os resultados demonstram que o diário de leituras promove uma leitura significativa, conectada às vivências dos estudantes, contribuindo para a formação de leitores críticos e reflexivos, capazes de criar interpretações próprias e aprofundar sua relação com o texto.</p> 2025-07-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Ericles Souza Alves, Fabíola Mônica da Silva Gonçalves https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14963 Caracterização das estratégias de gerenciamento do tempo e da procrastinação acadêmica de estudantes de licenciatura 2025-10-30T15:21:03-03:00 Gabriela Vieira gabriela.vieira@uel.br Natália Moraes Góes natalia.goes@unesp.br <p>O objetivo da pesquisa foi conhecer os comportamentos de gerenciamento do tempo e de procrastinação acadêmica de licenciandos e analisá-los em relação às variáveis sociodemográficas e de vida acadêmica. Participaram do estudo 238 estudantes de uma universidade pública, os quais responderam a um questionário sociodemográfico e a uma escala de gerenciamento do tempo e procrastinação acadêmica. Análises descritivas, comparativas e correlacionais foram realizadas utilizando o programa estatístico Statistical Package for the Social Science. Os resultados mostraram níveis moderados de gerenciamento do tempo e de procrastinação acadêmica. Diferenças estatisticamente significativas foram encontradas ao comparar a escala com as variáveis: tipo de escola do Ensino Médio, autopercepção das notas e grau de intenção de continuar o curso. Correlações significativas, negativas e de magnitude alta foram encontradas entre o gerenciamento do tempo e a procrastinação acadêmica. Sugere-se que intervenções sejam desenvolvidas com os grupos que apresentaram escores mais baixo de gerenciamento do tempo.</p> 2025-10-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Gabriela Vieira, Natália Moraes Góes https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15109 Impactos da plataformização na educação básica: desafios e implicações no contexto educacional 2025-10-17T11:26:37-03:00 Cláudia Eliane da Matta claudia.matta@unifei.edu.br Mariana Alves Ribeiro marianaalves.biologa@gmail.com Luciany Sacramento Pamplona lucianypamplona@gmail.com <p>O objetivo deste estudo é analisar como plataformas digitais são inseridas e integradas ao cotidiano da Educação Básica, a partir da perspectiva de docentes de três escolas do sul de Minas Gerais. Fundamentado nos conceitos de <em>plataformização</em>, <em>datificação</em> e <em>performatividade</em> algorítmica, o estudo qualitativo utilizou grupos focais com docentes e identificou quatro categorias principais: plataformas digitais, práticas cotidianas, conectividade e precarização do trabalho docente. Os resultados mostram predominância de tecnologias das “<em>Big Techs</em>”, uso majoritariamente instrumental das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, desigualdade de conectividade, sobretudo em escolas públicas, e intensificação da precarização do trabalho docente. Ao problematizar a crescente dependência de plataformas privadas, o artigo contribui para o debate sobre os impactos estruturais da digitalização na educação e destaca a necessidade de políticas e práticas que ampliem a autonomia pedagógica e a crítica frente às lógicas corporativas. </p> 2025-10-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cláudia Eliane da Matta, Mariana Alves Ribeiro, Luciany Sacramento Pamplona https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13865 Desenvolvimento profissional de professores da Educação Infantil: metapesquisa no campo da formação docente 2025-02-19T11:07:35-03:00 Nayara Macedo de Lima Jardim nayara.jardim@ufv.br Regina Magna Bonifácio de Araújo regina.araujo@ufop.edu.br <p>A pesquisa qualitativa apresentada, identificada como metapesquisa, analisou o desenvolvimento profissional dos professores da Educação Infantil no Brasil, utilizando teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Observou-se uma predominância de estudos qualitativos, com variados métodos de coleta de dados, e uma subexploração da região norte. A pesquisa destacou a influência da formação inicial e continuada, os desafios do início da docência e as condições de trabalho, além de identificar uma lacuna na definição do desenvolvimento profissional docente, sugerindo a necessidade de maior atenção às discussões conceituais. Metapesquisas como esta contribuem para o enriquecimento do debate sobre o desenvolvimento profissional docente, sublinhando a importância da reflexão teórica e dos debates na formulação de novos conceitos e categorias.</p> 2025-02-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Nayara Macedo de Lima Jardim, Regina Magna Bonifácio de Araújo https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15408 A mobilização do conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo: um estudo com professores de matemática do ensino fundamental 2025-10-13T16:47:03-03:00 Gicia Cavalcanti de Brito giciacavalcanti@hotmail.com Ernani Martins de Santos ernani.santos@upe.br <p>A docência enfrenta constantemente desafios impulsionados pelo crescente acesso às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, que, inclusive, irromperam com importantes elementos da organização dos currículos desde a homologação da Base Nacional Comum Curricular. Sob esse viés, buscou-se, por meio do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo, uma melhor compreensão dos conhecimentos necessários para os professores incorporarem as tecnologias às práticas de ensino. Este estudo tem como objetivo analisar como professores de Matemática do Ensino Fundamental mobilizam o Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo no planejamento de aulas com tecnologias digitais. Os dados reunidos de forma triangulada, por meio de questionário, plano de aula e entrevista semiestruturada, tratados à luz da análise de conteúdo de Bardin (2011), evidenciaram que os docentes não integravam simultaneamente os conhecimentos-base do referido modelo teórico, sendo as limitações atribuídas, principalmente, à falta de formação continuada.</p> 2025-12-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Gicia Cavalcanti de Brito, Ernani Martins de Santos https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14203 Desvelando as relações raciais nas práticas pedagógicas: uma leitura decolonial do cotidiano escolar 2025-08-18T16:54:48-03:00 Lécia Nájla dos Santos Melo leciamelo31@gmail.com Edmacy Quirina de Souza macy.souza@hotmail.com <p>Este artigo traz um recorte da dissertação de mestrado defendida em 2023 e buscou compreender o lugar da educação antirracista e da perspectiva decolonial nas práticas pedagógicas dos/as professores/as da área de Ciências Humanas (Geografia, História e Filosofia). A pesquisa, de natureza qualitativa, visou evidenciar a reflexão da diversidade étnico-racial em espaço público de educação, através de encontros com os/as professores/as e produção de cartas pedagógicas. Utilizou-se o “fazer decolonial” (Ocaña; López, 2019) como outra maneira para pensar a metodologia baseada em princípios decoloniais. A análise revelou que os espaços utilizados pelos/as professores/as para incluir as questões étnico-raciais nas práticas pedagógicas, na maioria das vezes, envolve situações espontâneas no relacionamento entre os estudantes no cotidiano das aulas, mas precisam ser incluídas intencionalmente no currículo conforme orienta a Lei nº 10.639/2003, o que faz questionar a urgência de formação docente crítica, antirracista e decolonial, promovendo a desnaturalização e o enfrentamento do racismo.</p> 2025-05-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Lécia Nájla dos Santos Melo, Edmacy Quirina de Souza https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15987 Pandemia e desigualdade social: impactos no processo educativo em uma escola do campo 2025-11-03T07:53:55-03:00 Júlio Ribeiro Soares julioribeirosoares@yahoo.com.br Maria Socorro Silva mariasocorro.ep360@gmail.com Allan Solano Souza allansouza@uern.br <p>O artigo discute os impactos da pandemia da Covid-19 e da desigualdade social na escolarização de estudantes do ensino fundamental de uma escola do campo, situada em um município do estado do Ceará, tendo por base os dados de uma pesquisa com professores, realizada com apoio metodológico em sessões de conversação sobre experiências docentes na pandemia. Suas falas foram analisadas com base no procedimento dos núcleos de significação, o que resultou em um núcleo denominado Educação do campo: desigualdade social e seus impactos na pandemia, constituído de três indicadores, a saber: desigualdade social e impactos na realidade escolar; desafios educacionais: carências, suporte e necessidades de formação na educação do campo; e a escola como espaço de enfrentamento a desigualdade social vivida pelos alunos.</p> 2025-10-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Júlio Ribeiro Soares, Maria Socorro Silva, Allan Solano Souza https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14563 O esvaziamento do social nas finalidades da Educação e a Pedagogia Social como alternativa de formação no Brasil 2025-05-21T16:23:00-03:00 Lucas Salgueiro Lopes salgueirollucas@gmail.com Raquel Ribeiro Costa da Cunha Ferreira raquelribeironit@gmail.com <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">Este artigo discute a importância da Pedagogia Social como alternativa crítica ao esvaziamento das finalidades sociais na educação brasileira, influenciada pelo avanço neoliberal nas últimas décadas. Assim, se analisa as concepções acerca das finalidades educativas em nosso país, especialmente, entre os anos de 1990 e 2020. Para além disso, tem-se como objetivo apresentar a Pedagogia Social como campo que se contrapõe ao esvaziamento do sentido social e crítico da educação, promovendo uma visão de emancipação social. Com base em autores como Roberto Leher, Luiz Carlos de Freitas e José Carlos Libâneo, para tratar das mudanças nas finalidades da educação contemporânea, e de Geraldo Caliman e Roberto da Silva, no campo da Pedagogia Social, a metodologia deste artigo envolve revisão bibliográfica e análise teórica do cenário educacional brasileiro. Conclui destacando a disputa teórica entre visões neoliberais e socio-críticas, apresentando a Pedagogia Social como alternativa para promover uma educação crítica e emancipatória.</span></p> 2025-04-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Lucas Salgueiro Lopes, Raquel Ribeiro Costa da Cunha Ferreira, Arthur Vianna Ferreira https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14879 A colaboração na perspectiva freireana nas tessituras do trabalho e grupo colaborativos na formação matemática 2025-08-18T16:54:38-03:00 Sandra Alves de Oliveira saoliveira@uneb.br Reginaldo Fernando Carneiro reginaldo.carneiro@ufjf.br <p>O mapeamento e a análise das produções científicas publicadas nos Anais da ANPEd, no período de 2000 a 2023, integram parte da pesquisa de Doutorado. Busca-se compreender, por meio da Revisão Sistemática de Literatura, os sentidos da colaboração na perspectiva freiriana nas tessituras do trabalho e de grupo colaborativos em espaços de formação de professores(as) que ensinam matemática, compartilhados no Grupo de Trabalho 19 “Educação Matemática” da ANPEd. Essa ação no âmbito da investigação qualitativa proporcionou compreender o objeto de estudo, a partir de um olhar interpretativo e crítico sobre o referencial teórico-metodológico e a análise dos dados produzidos na pesquisa. A RSL possibilitou organizar os dados e interpretá-los através dos fundamentos da colaboração na perspectiva freiriana, que envolvem ação dialógica na interação com o outro, “aprender <em>de</em> e <em>com</em> vocês”, comunicação problematizadora, sujeitos dialógicos, trabalho em equipe, dentre outros pressupostos no contexto do trabalho e de grupo colaborativos.</p> <p>&nbsp;</p> 2025-07-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Sandra Alves de Oliveira, Reginaldo Fernando Carneiro https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15029 A abordagem das questões étnico-raciais nos currículos das licenciaturas em Ciências da Natureza do IFRN 2025-12-03T15:33:23-03:00 Rusiane da Silva Torres rusianehistoria@gmail.com Izabel Cristina Leite de Lima izabel.leite@ifrn.edu.br Sandra Maria Campos Alves sandra.campos@ifrn.edu.br <p>A valorização dos conhecimentos europeus promoveu um silenciamento da História e da cultura africana e afro-brasileira nos currículos escolares. O presente artigo analisa a inclusão das questões étnico-raciais nos currículos dos cursos de licenciaturas das áreas de Ciências da Natureza ofertadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A pesquisa parte da necessidade de atender às políticas públicas pautadas na diversidade cultural como a Lei nº 10.639, do ano de 2003, e estabelece a obrigatoriedade da inclusão da história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos escolares. Por meio de uma análise documental e bibliográfica, o estudo examina como essas temáticas estão inseridas nas matrizes curriculares das licenciaturas em Biologia, Física e Química, discutindo os desafios e as potencialidades de promover uma educação antirracista e inclusiva. A análise de Conteúdo de Bardin foi utilizada na análise dos dados. Os resultados apontam avanços e lacunas na efetivação dessas políticas, destacando a importância de formar professores críticos e comprometidos com a valorização da diversidade étnico-racial.</p> <p>&nbsp;</p> 2025-12-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Rusiane da Silva Torres, Izabel Cristina Leite de Lima, Sandra Maria Campos Alves https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15390 A formação política do professor da Educação Básica mobilizada pela formação dialética: aspectos da Alfabetização Didático-Científica 2025-08-18T16:54:32-03:00 Luiz Carlos Marinho de Araújo marinhoaluiz@hotmail.com <p>Ataques à democracia, contexto antidialógico e desvalorização do professor marcam o cenário brasileiro nos últimos anos. Em vista disso, enxerga-se na expressão Alfabetização Didático-Científica uma possibilidade para mobilizar a formação política do professor da Educação Básica. Ante o exposto, trazem-se neste trabalho reflexões sobre a Alfabetização Didático-Científica de professores a partir da pesquisa realizada em municípios baianos, estando instigados pelo questionamento: de que forma o professor desenvolve a consciência política do estudante se ele próprio não tiver a sua formação política desenvolvida? Objetiva-se ampliar as discussões sobre a formação política do professor, tendo como base epistemológica o desenvolvimento da Alfabetização Didático-Científica no contexto da formação dialética. O <em>corpus</em> da pesquisa foi constituído com o questionário e analisado sob a Análise do Discurso <em>freireano</em>, que apontou a ausência do saber político no fazer pedagógico dos professores, evidenciando a necessidade de formações permanentes que instiguem a formação política articulada à Alfabetização Didático-Científica.</p> 2025-08-06T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Luiz Carlos Marinho de Araújo https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15625 Práticas pedagógicas, formação e Educomunicação no ensino médio profissionalizante 2025-12-03T15:38:56-03:00 Thaís Pereira de Souza thaispereiradesouza@uniplaclages.edu.br Madalena Pereira da Silva prof.madalena@uniplaclages.edu.br <p>O artigo explora a compreensão de educadores e educadoras do Centro de Educação Profissional Renato Ramos da Silva, em Lages, Santa Catarina, sobre Educomunicação, ecossistemas educomunicativos e práticas pedagógicas envolvendo tecnologias digitais. O estudo foi realizado com 15 educadores e educadoras desse contexto escolar, selecionados com base no critério de tempo de experiência na instituição. Utilizou-se questionário com questões abertas, analisadas por meio da Análise de Conteúdo (Bardin, 2020). As falas revelam consonância entre os princípios da Educomunicação e necessidades contemporâneas da docência, especialmente no que se refere à integração das tecnologias e promoção de ambientes educacionais dialógicos e interativos. Persiste, entretanto, ausência de práticas efetivas nas escolas, o que evidencia a distância entre discurso teórico e aplicação pedagógica. Assim, torna-se viável a promoção de formações práticas e colaborativas neste contexto escolar, em que educadores e educadoras possam elaborar projetos educomunicativos, envolvendo educandos e educandas em atividades que articulem mídias, diálogo, produção e reflexão crítica.</p> 2025-12-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Thaís Pereira de Souza, Madalena Pereira da Silva https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14432 Educação ambiental no contexto do novo ensino médio: uma revisão integrativa 2025-08-18T16:54:41-03:00 Carla Graciani carlagraciani9@gmail.com Junir Lutinski junir@unochapeco.edu.br Renan de Souza Rezende renanrezende30@gmail.com <p>O Novo Ensino Médio busca uma educação alinhada à sociedade contemporânea, mas requer planejamento adequado. Objetivou-se contextualizar a Educação Ambiental no âmbito do Novo Ensino Médio a partir da literatura científica por meio de uma revisão integrativa (2018 e 2023). Os artigos foram produzidos principalmente no estado de São Paulo (14,54%), seguido por Santa Catarina (12,72%), Pernambuco e Rio Grande do Sul (9,09%). Dentre as pesquisas, aproximadamente 60% tratam de formação contínua dos alunos do Novo Ensino Médio. No que se refere à integração com os currículos do Novo Ensino Médio, 85,45% dos temas estavam alinhados. No âmbito dos referenciais teóricos e metodológicos, a Educação Ambiental Crítica foi a mais explorada, representando 50,91% dos casos. Ao examinarmos as monografias (39,58%), dissertações (52,08%) e teses (6,25%), verificou-se que 33,33% provêm da região Nordeste, enquanto 22,92% do Sudeste. Além disso, 70,83% estão integradas ao currículo do Novo Ensino Médio, enquanto 29,16% não se alinham. O método investigativo foi amplamente adotado (31,25%), seguido pela análise documental/teórica (25%). Em relação aos marcos teóricos/metodológicos, a Educação Ambiental Crítica se destacou (47,91%).</p> 2025-07-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Carla Graciani, Junir Lutinski, Renan de Souza Rezende https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14699 Entre uma educação libertadora e práticas neoliberais educativas: revisão sobre a categoria Projeto de Vida 2025-08-18T17:05:43-03:00 Patrick Dutra patrickdutra.his@unesc.net Beatris Pizzoni de Freitas beatris@unesc.net Alex Sander da Silva alexsanders@unesc.net <p>O presente artigo analisa a inclusão da categoria "projeto de vida" na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sob a perspectiva do avanço das práticas neoliberais na educação brasileira. Nesse sentido busca-se, a partir de uma concepção de educação libertadora, analisar o modo como a educação pode ser compreendida dentro de seus limites teóricos e subversivos ao sistema. A pesquisa utiliza análise bibliográfica e documental, centrando-se na BNCC e na Lei nº 13.415/2017, além de compreender esse corpus em seus respectivos contextos sócio-políticos, tendo na categoria projeto de vida seu principal objeto de estudo. Esta análise utiliza os conceitos Neoliberalismo e Práticas Neoliberais de Dardot e Laval (2016) e da educação libertadora de Freire (1996), como principais ferramentas analíticas, possibilitando a compreensão da realidade fenomenologicamente constituída. Em sequência, busca-se traçar caminhos viáveis para construção das aulas de projeto de vida com vistas à tentativa de subversão ao sistema neoliberal.</p> 2025-05-06T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Patrick Dutra, Beatris Pizzoni de Freitas, Alex Sander da Silva https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14968 Satisfação acadêmica de estudantes de graduação da Universidade Save, em Inhambane, Moçambique 2025-08-18T16:54:31-03:00 Gildo Aliante aliantegildo@unisave.ac.mz Armando Venâncio Laita alaita@unisave.ac.mz Edson Pensamento Govene epensamento@unisave.ac.mz Coutinho Maurício José josenlepa@gmail.com <p>Neste estudo, avaliou-se a satisfação acadêmica de estudantes de graduação da Universidade Save, localizada na região sul de Moçambique, através da Escala de Satisfação com a Experiência Acadêmica, questionário sociodemográfico e uma pergunta de livre expressão. Os 285 participantes frequentavam oito cursos e tinham idades entre 19 e 43 anos. As análises descritivas e análise de variância foram realizadas com auxílio do <em>software</em> Statistical Package for the Social Sciences. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes estava satisfeita com os elementos da dimensão do curso. Os discentes mais satisfeitos foram do sexo masculino, com companheiros, dos cursos de Gestão de Recursos Humanos, Psicologia Educacional, História, Agropecuária, Química e Psicologia, do turno pós-laboral e com idades superiores a 35 anos. Os participantes sugerem a melhoria das condições de ensino existentes, gestão do curso, relacionamento interpessoal entre professores/estudantes, atendimento público institucional, qualidade de professores, políticas de assistência estudantil e taxas de mensalidades.</p> 2025-08-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Gildo Aliante, Armando Venâncio Laita, Edson Pensamento Govene, Coutinho Maurício José https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15253 Percurso formativo e as práticas educativas nas (auto)biografias de professores que ensinam Matemática 2025-10-17T11:26:35-03:00 Rodrigo Gomes rodrig.gms@gmail.com Valdir Lamim-Guedes lamimguedes@gmail.com Lucia Ceccato de Lima prof.lucia@uniplaclages.edu.br <p>Este artigo investiga o percurso formativo e as práticas pedagógicas de professores que ensinam Matemática na Educação Básica, considerando suas experiências e reflexões a partir de (auto)biografias. Fundamentado em uma abordagem qualitativa, o estudo adota a Análise Textual Discursiva como metodologia de análise, apoiando-se em referenciais como Freire (2021), Nacarato (2010) e Skovsmose (2022), que destacam a importância da formação reflexiva, crítica e contextualizada. A partir das narrativas de 12 professores, foi possível evidenciar as lacunas na formação inicial, a relevância de práticas pedagógicas contextualizadas e a necessidade de uma formação continuada que dialogue com os desafios contemporâneos do ensino da Matemática. O estudo ressalta a relevância da formação continuada como elemento fundamental para a promoção de práticas pedagógicas eficazes e transformadoras, contribuindo para uma educação mais crítica e significativa.</p> 2025-10-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Rodrigo Gomes, Valdir Lamim-Guedes, Lucia Ceccato de Lima https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13942 Trilhas de uma pesquisa sobre formação docente e a escola campesina 2025-05-06T09:24:21-03:00 Angela Olaria Dauzacher angeladauzacker@gmail.com Mariana Esteves de Oliveira mariana.esteves@ufms.br <p>O presente artigo compreende uma apresentação de nossa pesquisa – seus espaços e metodologias, e uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, que intersecciona a formação docente a realidade das escolas campesinas, no caso, em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, com recorte para a Emec Antônio Camargo Correa. Assim, esta teve como objeto de estudo a formação de professores que atuam na Educação do Campo no município de Três Lagoas-MS. A pesquisa concluiu que a formação de professores e profissionais da educação, interligada ao poder público, na realidade das Escolas do Campo, ainda se encontra em defasagem.</p> 2025-04-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Angela Olaria Dauzacher, Mariana Esteves de Oliveira https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15456 Formação de professores: as concepções epistemológicas e a perspectiva internacional em uma política pública brasileira 2025-08-18T16:54:37-03:00 Morgana Bada Caldas morgana.bada@unesc.net Naiara Gracia Tibola profa.naiara@uniplaclages.edu.br <p>O objetivo desta pesquisa foi compreender as concepções epistemológicas de formação de professores expressas no Plano Estadual de Educação de Santa Catarina (PEE/SC) e refletir sobre as respectivas metas e estratégias no contexto de sua implementação e sob a perspectiva das organizações internacionais. Quanto aos aspectos metodológicos, utilizou-se a abordagem qualitativa e as técnicas de análise de conteúdo de Bardin (2016) para categorizar as concepções epistemológicas de formação docente adotadas no PEE/SC. Quanto aos resultados, identificou-se que: a) o PEE/SC adota a epistemologia da prática como concepção teórica que fundamenta a formação de professores; b) a formação de professores é influenciada pela política nacional e pelas recomendações internacionais, em especial a Agenda 2030; c) não foram identificadas estratégias significativas para o financiamento da formação docente, e o alcance das metas mostra-se distante dos objetivos inicialmente estabelecidos para o decênio 2015-2024.</p> 2025-07-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Morgana Bada Caldas, Naiara Gracia Tibola https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14239 O conceito de espécie em pauta: reflexões e percepções de estudantes da licenciatura em ciências biológicas 2025-08-18T16:54:46-03:00 Cássia Cristine Costa Pereira cassiacpereira@ufpa.br Flávio Albuquerque flavioalbuquerque@ufpa.br Natanael Charles da Silva natanaelcharles@gmail.com <p>O objetivo principal foi discutir sobre a percepção que discentes do curso de formação inicial em licenciatura em Ciências Biológicas têm a respeito do conceito de espécie. A pesquisa é do tipo pesquisa-ação, com caráter qualitativo, e contou com a participação de 25 discentes do primeiro semestre do referido curso da Universidade Federal do Pará, <em>campus</em> Marajó-Soure, que cursavam a disciplina Ecologia no período de maio a junho de 2024. Verificou-se que, embora a maioria dos participantes tenha afirmado conhecer o conceito de espécie, apenas 12% conseguiram expressar respostas coerentes a respeito deste. Isso explicita o distanciamento existente entre o que os discentes entendem por “conhecer” e a capacidade de escrita e explicação do conceito. Além disso, os discentes percebem que o uso de recursos didáticos é lúdico e estimulador e reduz a distância entre a teoria e a prática. Acredita-se, portanto, que o contato com recursos didáticos diversificados pode contribuir para a diversificação da prática docente e para o processo de ensino e aprendizagem.</p> 2025-05-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cássia Cristine Costa Pereira, Flávio Roberto de Albuquerque Almeida, Natanael Charles da Silva https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/16033 Formação da subjetividade neoliberal: o empreendedor de si no Novo Ensino Médio 2025-10-30T08:24:50-03:00 Miryan Cruz Debiasi miryandebiasi@gmail.com Rafael Rodrigo Mueller rrmueller@unesc.net <p>Este trabalho analisa a formação escolar do empreendedor de si como generalização da subjetividade neoliberal no Novo Ensino Médio. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamenta-se na perspectiva marxista e nos estudos de Dardot e Laval (2016) sobre o sujeito empresarial e na análise de documentos do Novo Ensino Médio, como a Base Nacional Comum Curricular (2018) e o Currículo Base do Território Catarinense (2021). A proposta formativa prioriza a constituição de sujeitos autogerenciáveis e empreendedores, preparados para negociar individualmente sua inserção no mercado de trabalho. A análise destaca os aspectos político-administrativos do currículo e sua implementação em Santa Catarina, com ênfase no projeto de vida, nas competências socioemocionais e no empreendedorismo. Conclui-se que essa racionalidade neoliberal molda o perfil do futuro trabalhador, exigindo um indivíduo gestor de si, capaz de se adaptar às crises do capitalismo contemporâneo. Nesse cenário, consolida-se uma tendência pedagógica neoliberal como base teórica e prática dessa orientação formativa. </p> 2025-10-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Miryan Cruz Debiasi, Rafael Rodrigo Mueller https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14657 Políticas públicas e a formação continuada de professores/as da Educação Infantil no município de Santa Maria/RS: conquistas e impasses 2025-08-18T16:54:43-03:00 Bruna Moreira Lara Zottis bruna.zottis@prof.santamaria.rs.gov.br Débora Teixeira de Mello deboramellors@yahoo.com.br <p>Este estudo investiga como o município de Santa Maria, Rio Grande do Sul, vem articulando as políticas públicas de formação continuada dos/as professores/as da Educação Infantil. Neste artigo, delimitou-se o recorte da pesquisa, o ano de 2019. Identificaram-se conquistas e impasses na implementação da política pública municipal Conexões de Saberes (2019), que surgiu a partir de altos índices de distorção idade-ano e evasão escolar no município. A partir dessa política, surgiu o Projeto Municipal de Letramento e Alfabetização para os/as professores/as da pré-escola e anos iniciais, para a qualificação dos/as professores/as em suas práticas alfabetizadoras, algo que despertou interesse pela inclusão da etapa da Educação Infantil no programa. O estudo teve como referencial teórico: Araújo (2011), Bardin (1977), Corsino e Nunes (2011) e Kramer (2006), realizado a partir de um estudo de caso com análise documental e questionário para docentes e entrevista com a secretária municipal de educação. Identificou-se a necessidade de formação continuada de professores/as da Educação Infantil a partir das especificidades das infâncias.</p> 2025-06-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Bruna Lara Zottis, Débora Teixeira de Mello https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14909 A história da coordenação escolar na rede pública estadual de ensino do Ceará (1984 – 2023) 2025-08-18T16:54:44-03:00 Daniel Martins Braga daniel.braga@prof.ce.gov.br Francione Charapa Alves francione.alves@ufca.edu.br Elcimar Simão Martins elcimar@unilab.edu.br <p>Este estudo qualitativo, desenvolvido através de um estudo documental, objetiva apresentar uma síntese histórico-legal da função da coordenação escolar na rede pública estadual de ensino básico do Ceará a partir do Estatuto do Magistério Oficial do Estado (1984 – 2023). Estudar esta temática se faz importante em razão da possibilidade de compreender como a legislação educacional relacionada a função em questão evoluiu ao longo do tempo na rede da Secretaria da Educação do Estado do Ceará – Seduc-Ce. O texto encontra-se estruturado em quatro seções, sendo elas: introdução, metodologia, resultados e discussões, considerações finais e por fim as referências. Percebe-se que este estudo não apenas contribui para a compreensão da história da coordenação escolar na rede Seduc-Ce, mas também possibilita reflexões sobre o papel da função na contemporaneidade, visando a efetividade das práticas pedagógicas e o sucesso da educação pública no estado.</p> 2025-06-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Daniel Martins Braga, Francione Charapa Alves, Elcimar Simão Martins https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15074 A importância dos seminários interdisciplinares de psicologia e pedagogia na formação de professores do ensino fundamental 2025-10-22T07:23:23-03:00 Tatyana Valentieva valentynatyurina@gmail.com Liubov Kramarenko lubov_56@ukr.net Liudmyla Semencha Semencha_L_21@ukr.net Olena Zhadko olena_zhadko9@ukr.net Yevhen Khrinyk alex_khrinyk29@gmail.com <p>A relevância do estudo é determinada pela necessidade de garantir o aprimoramento da competência profissional dos futuros professores do ensino fundamental por meio de uma abordagem interdisciplinar. O objetivo do estudo foi desenvolver e implementar um seminário interdisciplinar de psicologia e pedagogia para o desenvolvimento profissional no treinamento de professores do ensino fundamental e avaliar sua eficácia. A pesquisa empregou os seguintes métodos: experimento pedagógico, pesquisas por questionário, comparação de indicadores do grupo de controle (GC) e do grupo experimental (GE), processamento de dados estatísticos, bem como observação dos participantes. A implementação de seminários interdisciplinares de psicologia e pedagogia teve um efeito positivo sobre a competência profissional dos bacharéis em pedagogia no GE. O aumento significativo resultante no nível alto (até 50%) e uma diminuição no nível baixo (até 6%) confirmam a eficácia das medidas acima, o que demonstra uma melhoria na qualidade do treinamento dos alunos em comparação com o GC. A novidade acadêmica do estudo é o desenvolvimento e a implementação de um seminário inovador interdisciplinar de psicologia e pedagogia para aprimorar a competência profissional de futuros professores do ensino fundamental. A metodologia que combina várias disciplinas e abordagens para desenvolver habilidades profissionais complexas dos professores foi aplicada pela primeira vez no contexto do treinamento pedagógico de professores do ensino fundamental. As perspectivas de pesquisa incluem a adaptação do seminário a outros níveis de ensino e o estudo de seu impacto de longo prazo no desenvolvimento profissional dos professores.</p> 2025-09-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Tatyana Valentieva, Liubov Kramarenko, Liudmyla Semencha, Olena Zhadko, Yevhen Khrinyk https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15317 Os impactos do Pibid na formação de estudantes dos cursos de licenciatura: estado do conhecimento 2025-08-18T16:54:34-03:00 Natalia Neves Macedo Deimling natanema@gmail.com Maria Eduarda da Silva Cruz silvacruzeduarda2015@gmail.com Geovanna Bezerra Favarin geovannafavarin@alunos.utfpr.edu.br <p>Objetiva-se neste artigo apresentar e discutir os principais resultados alcançados por relevantes pesquisas que analisam os impactos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na formação dos licenciandos. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática do tipo estado do conhecimento, tendo como referencial teórico para a discussão dos dados importantes estudos nacionais e internacionais que abordam a formação de professores. Entre outros aspectos, os artigos analisados evidenciam que o Programa fortalece a práxis, enriquece a aprendizagem profissional da docência e contribui para o trabalho colaborativo entre os envolvidos nos subprojetos. Todavia, os trabalhos indicam também algumas limitações e desafios do Programa, especialmente no que diz respeito à relação universidade-escola, à identificação das condições de trabalho docente nas instituições públicas e à falta de formação dos supervisores para atuarem no Programa.</p> <p> </p> 2025-07-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Natalia Neves Macedo Deimling, Maria Eduarda da Silva Cruz, Geovanna Bezerra Favarin https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13783 A urgência de modernizar e inovar no ensino técnico profissional em Moçambique: contributos para a reflexão 2025-04-22T11:24:38-03:00 Paulo Jorge Henriques epccon@gmail.com Bruno Ferreira Gonçalves bruno.goncalves@ipb.pt <p>Uma das grandes preocupações atuais do governo moçambicano está relacionada com a qualidade do ensino técnico profissional mensurável na qualidade dos seus graduados. Dentro desta perspetiva, foi elaborado este estudo de caso qualitativo que objetiva discutir a urgência de modernizar e inovar no ensino técnico profissional em Moçambique. Os dados foram obtidos, através da entrevista estruturada e do inquérito por questionário aplicados a 32 sujeitos (gestores, professores e estudantes) e foram analisados com auxílio da técnica de análise categorial de conteúdo. Os resultados indicam a necessidade urgente de modernização e inovação do ensino técnico profissional em Moçambique, caraterizada por uso intensivo de recursos digitais no processo de ensino aprendizagem e formação permanente dos envolvidos, de modo a garantir o melhor uso e manutenção desses recursos. Assim, apesar de existirem algumas tecnologias nessas instituições, ainda vários aspetos se consubstanciam em desafios a ultrapassar para que a integração seja efetiva e relevante</p> 2025-04-14T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Paulo Jorge Henriques, Bruno Ferreira Gonçalves https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15405 A Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos de 1947: do entusiasmo à desidratação 2025-08-18T16:54:36-03:00 Marco Antonio de Santana bh.santana@yahoo.com.br Vitor Hugo de Oliveira vitorhugo@ufu.br <p>Este artigo analisa a Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos de 1947 como a primeira iniciativa oficial de educação popular para todo o país por meio do rádio para a ampliação de matrículas e o combate ao analfabetismo adulto. Elencam-se as características, pontos positivos e vícios que determinaram a extinção da campanha em 1963. A pesquisa revelou que a Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos foi medida inovadora ao utilizar o rádio como veículo de longo alcance de analfabetos, porém desidratada em razão da falta de investimento, considerando a extensão territorial que demandava maiores investimentos em aparato técnico de radiodifusão. Quanto ao método, utilizou-se a noção de operação historiográfica de Certeau (2020), que consiste na rearticulação de vestígios do passado no tempo presente para a compreensão dos fatos. As fontes utilizadas neste estudo são bibliográficas e documentais, sendo primárias os anais e notas taquigráficas do colegiado Constituinte de São Paulo de 1947.</p> 2025-07-14T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Marco Antonio de Santana, Vitor Hugo de Oliveira https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14187 Desafios da Educação Integral na Amazônia Paraense: o papel da formação de gestores 2025-10-01T12:27:22-03:00 Eriane Oliveira Sousa erianeoliver@gmail.com Maria Lília Imbiriba Sousa Colares liliacolaress@gmail.com Leandro Sartori leandrosartorigoncalves@yahoo.com.br <p>O presente artigo explora a educação em tempo integral, com foco nos aspectos imateriais e na atuação dos gestores na Região Metropolitana de Santarém (RMS/PA). O objetivo central é analisar a educação em tempo integral, considerando aspectos relacionados ao trabalho dos gestores, a circulação de informações estratégicas e o desenvolvimento de práticas pedagógicas que valorizem o conhecimento e a comunicação como elementos essenciais para garantir essa modalidade de ensino. A partir de uma análise bibliográfica e documental, o estudo aborda a importância estratégica de elementos voltados as condições imateriais de trabalho da gestão da escola para consolidar um projeto de educação para a transformação estrutural da sociedade. Conclui-se que a educação em tempo integral evidencia a necessidade de uma gestão educacional que promova e desenvolva ações coletivas nas escolas, fundamentadas em políticas públicas e legislação específica.</p> 2025-01-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Eriane Oliveira Sousa, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Leandro Sartori https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15711 A lei de cotas aplicada a concursos docentes em instituições do Rio Grande do Sul 2025-10-16T10:23:18-03:00 Elina Rodrigues de Oliveira elinarodriguesdeoliveira@hotmail.com Cassiane de Freitas Paixão cassianepaixao77@gmail.com <p>A Lei de Cotas para o ingresso no serviço público federal é um importante instrumento legal que viabiliza a representatividade negra. No entanto, cabe problematizar os concursos para docentes no que diz respeito à aplicação e resultados obtidos através da lei. Com a finalidade de verificar esses resultados, através da realização de uma pesquisa bibliográfica e documental, analisaram-se os editais publicados entre 2020 e 2024 e as nomeações em três universidades do Rio Grande do Sul: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Pelotas e Universidade Federal do Rio Grande, buscando traçar um panorama da implementação da lei e dos resultados obtidos. Como resultado das análises, pôde-se verificar que apenas uma das Instituições Federais de Ensino Superior analisadas tem obtido resultados próximos ao esperado, o que torna necessário que se repensem os moldes dos editais dos concursos para que se alcancem melhores resultados. </p> 2025-09-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Elina Rodrigues de Oliveira, Cassiane de Freitas Paixão https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14557 Tecnologias Digitais e Educação: desafios no processo de ensino e aprendizagem 2025-08-18T16:54:40-03:00 Robson Kleemann robson.kleemann@hotmail.com Celiane Costa Machado celianemachado@furg.br Elaine Corrêa Pereira elainecorrea@furg.br <p>Objetiva-se compreender os desafios encontrados no processo de ensino e aprendizagem e sua relação com o acesso e utilização das tecnologias digitais. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo, do tipo exploratória na forma de pesquisa de campo, realizada com 142 professores que atuam na educação básica. As informações foram coletadas com um questionário e analisadas pela Análise Textual Discursiva, emergindo três categorias finais. Neste estudo, discutiu-se a categoria: acesso às tecnologias digitais, sustentada pelas seguintes categorias intermediárias: acesso à internet e aos recursos tecnológicos físicos; acesso às tecnologias devido a condições sociais; e espaço físico apropriado para o uso das tecnologias. A análise evidenciou a essencialidade de investimentos em recursos tecnológicos e na formação continuada dos professores, já que, a partir da disponibilidade de tais recursos e do conhecimento dos professores, tem-se um ambiente que contribuirá para qualificar as ações educativas e para facilitar a aprendizagem dos estudantes.</p> 2025-07-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Robson Kleemann, Celiane Costa Machado, Elaine Corrêa Pereira https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14831 Formação Continuada de Professores e Educação Especial: a elaboração do Estado da Questão 2025-08-18T16:54:35-03:00 Kaciana Nascimento da Silveira Rosa kaciana.rosa@ufma.br Cassandra Cristine Cutrim Silva cutrim.cassandra@discente.ufma.br Fernanda Monteles de Oliveira Azevedo fernanda.monteles@discente.ufma.br <p>Este artigo apresenta a construção do Estado da Questão sobre a temática formação continuada de professores para a Educação Especial Inclusiva à luz da teoria histórico- -cultural. O objetivo é compreender como essa temática está sendo tratada na produção científica brasileira atual, explorando suas principais abordagens e contribuições. Para isso, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa e tipo bibliográfica, a partir do mapeamento de artigos científicos, teses e dissertações brasileiras no Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto, no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, com recorte temporal de 2014 a 2024. Os resultados apontam que, apesar de haver um consenso geral entre os trabalhos sobre a importância de uma formação reflexiva e colaborativa, permanecem evidentes lacunas na implementação efetiva dessas práticas, bem como na avaliação de seus impactos reais.</p> 2025-07-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Kaciana Nascimento da Silveira Rosa, Cassandra Cristine Cutrim Silva, Fernanda Monteles de Oliveira Azevedo https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15004 A formação de educadores sociais fluminenses: entre as representações sociais e a Pedagogia Social 2025-08-18T16:54:47-03:00 Arthur Vianna Ferreira arthuruerjffp@gmail.com Isabel Baptista ibaptista@ucp.pt <p>Esta investigação buscou averiguar a presença de representações sociais entre educadores sociais em um curso de extensão em uma universidade pública no Rio de Janeiro. A pesquisa de pós-doutorado em Ciências da Educação objetivou entender como essas representações sociais interferem nos processos formativos, articulando os resultados com o conceito de hospitalidade de Baptista (2005) na Pedagogia Social. Utilizando a abordagem psicossocial de Doise (2001) e Moscovici (2003), a pesquisa foi realizada no paradigma fenomenológico-interpretativo (Marques; Amendoeira, 2020) com 26 educadores sociais participantes do curso de formação continuada em Pedagogia Social. Seus portfólios e formulários foram analisados a partir da análise retórico-filosófica do discurso. Os resultados indicam a presença de representações sociais com núcleo figurativo sobre “Escola”, abrangendo temas como educação escolar, formação docente ampliada, práticas educativas não escolares, função do educador social e sujeitos empobrecidos de suas práticas.</p> 2025-05-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Arthur Vianna Ferreira, Isabel Baptista https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14005 A temática História e Cultura Indígena em programas de ensino dos campi do IFTO, conforme a Lei nº 11.645/2008 2025-04-22T11:24:36-03:00 Francisco Welton Silva Rios francisco.rios@mail.uft.edu.br Gustavo Cunha de Araújo gustavocaraujo@yahoo.com.br <p>A História e Cultura Indígena, com seus aspectos caracterizantes de modos de vida e tradições culturais, constituem uma temática que precisa ser inclusa e estar em evidência nos estudos nos currículos escolares. Tem-se como objetivo analisar a inclusão e menção da temática História e Cultura Indígena em programas de ensino de unidades curriculares dos <em>campi</em> do Instituto Federal de Tocantins, conforme a Lei nº 11.645/2008. A pesquisa se caracterizou pela abordagem qualitativa, do tipo aplicada e natureza documental. Projetos pedagógicos de curso, planos de ensino e diários de classe do Instituto Federal de Tocantins foram analisados. Dentre alguns resultados, os dados revelaram que, nos Planos de Ensino, em menos da metade das unidades curriculares nas turmas dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do <em>campus</em> Gurupi e na maioria das unidades curriculares nas turmas dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do <em>campus </em>Avançado Formoso do Araguaia, não foram identificadas menções a essa temática em nenhum desses documentos; dentre os quais também não há evidências da realização de estudos acerca de conteúdos que abordassem a cultura de povos indígenas do Tocantins.</p> 2025-04-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Francisco Welton Silva Rios, Gustavo Cunha de Araújo https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15476 O segundo professor e a aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista 2025-08-28T14:40:52-03:00 Daniel de Moura danielmoura@sed.sc.gov.br Flávia Wagner flavia.wagner@animaeducacao.com.br Éllen da Silva Rufino dos Reis ellen_rufino@yahoo.com.br <p>Este estudo parte da premissa de que o segundo professor contribui significativamente para a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista. O presente artigo procura responder: como é a atuação do segundo professor na promoção da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista? Tem como objetivo compreender essa atuação a partir de uma revisão sistemática de literatura fundamentada em estudos que investigam as práticas pedagógicas e a contribuição desse profissional no ensino regular. Foram analisados dissertações e artigos publicados entre 2016 e 2023 nas bases Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Scientific Electronic Library Online e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os resultados apontam que o segundo professor desempenha papel relevante na mediação da aprendizagem, mas enfrenta desafios como formação inadequada e infraestrutura precária. Conclui-se que é necessário fortalecer a formação docente e as estratégias pedagógicas. As reflexões apoiam-se em Mantoan, Prieto e Arantes (2006), que destacam o apoio pedagógico como essencial à superação de barreiras à participação.</p> 2025-08-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Daniel de Moura, Flávia, Éllen https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14355 Liderança pelo cuidado como geradora de confiança em professores chilenos 2025-05-21T16:22:58-03:00 Andrea Carrasco ancarrasco@uchile.cl Claudio Montoya claudio.montoya@uchile.cl Gonzalo Ruz gonzalo.ruz.w@usach.cl <p>Liderança atenciosa refere-se a um conjunto de práticas que promovem o bem-estar integral (emocional, social e acadêmico) na comunidade escolar. Nesse contexto, este artigo busca reconhecer até que ponto os professores percebem y valorizam práticas (ou ações) de cuidado e confiança por parte de seus dirigentes. Foi utilizada uma abordagem quantitativa, aplicando um questionário a 333 professores da Região Metropolitana do Chile. Os resultados indicam que os professores valorizam positivamente a competência e a integridade dos seus diretores escolares, no entanto as dimensões de estima e respeito, embora valorizadas positivamente, apresentam pontuações mais baixas.</p> 2025-05-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Andrea Carrasco, Gonzalo Ruz, Claudio Montoya https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/16134 Conservadorismo de Direita na BNCC: “ideologia de gênero” a partir de Theodor Adorno 2025-11-03T10:41:36-03:00 Elane Cristina Pinheiro Monteiro elanepinheiro17@hotmail.com Marcio Antonio Raiol dos Santos mars@ufpa.br <p>Este trabalho discute variáveis da produção ideológica da extrema direita e seus efeitos no campo da política educacional brasileira. Em termos de objetivo, buscou-se analisar as estratégias da extrema direita em torno da ideologia de gênero e seus efeitos concretos na Base Nacional Comum Curricular aprovada em 2018. Sobre a metodologia, tratou-se de um estudo documental, guiado pelo horizonte teórico de Theodor Adorno. Em resultado, a pesquisa revelou a atuação político-ideológica premeditada de um conjunto de grupos neoliberais e de extrema direita na produção da Base Nacional Comum Curricular, já que, dado o cenário de crise política e institucional instaurada no Brasil no ano de 2010 e o consequente quadro de regressão no âmbito das políticas sociais, criou-se um cenário fecundo para a aprovação da última versão do documento de orientação curricular nacional, que, em seu conteúdo, extirpou a questão de gênero e pautas de diversidade.</p> <p> </p> 2025-10-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Elane Cristina Pinheiro Monteiro, Marcio Antonio Raiol dos Santos https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15319 Transgeneridade e intersexualidade no ensino de genética: limites e possibilidades para uma biologia pós-crítica 2025-10-16T10:30:49-03:00 Tailson dos Santos Silva tailson.santos@aluno.ufca.edu.br Elaine de Jesus Souza elaine.souza@ufca.edu.br <p class="western"><span style="font-family: Calibri, serif;"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: small;">Este trabalho objetiva analisar limites e possibilidades para uma Biologia pós-crítica, por meio de uma Educação Sexual </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: small;"><em>Queer</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: small;">, visando problematizar discursos essencialistas no Ensino de Genética, para favorecer o reconhecimento de identidades/diferenças, como transgêneros e intersexuais. Embora distintas, ambas são, socioculturalmente, deslegitimadas e/ou patologizadas por discursos essencialistas que (re)produzem visões opressoras e de desinformação diante desses corpos e gêneros destoantes da cisheteronormatividade. Portanto, desenvolvemos um plano de aula referente ao Ensino de Genética em uma abordagem </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: small;"><em>Queer</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: small;">, possibilitando extrapolar os limites dos aspectos meramente biológicos e assumir questões socioculturais sobre corpos, gêneros e sexualidades. Enquanto biólogos/as-educadores/as problematizamos discursos essencialistas, buscando desconstruir saberes e práticas sobre tais temáticas, por meio de artefatos culturais, como filmes e músicas. Assim, apontamos problematizações para questionar discursos essencialistas alicerçados no determinismo biológico, reiterando, por exemplo, que corpos “masculinos” seriam compostos pelos cromossomos XY e corpos “femininos” por XX, ampliando conhecimentos sobre a diversidade de corpos.</span></span></span></span></p> 2025-09-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Tailson dos Santos Silva, Elaine de Jesus Souza https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15316 Olhares para a formação e escolarização de mulheres travestis e transexuais 2025-10-02T13:14:29-03:00 Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin herminialaffin@gmail.com Gabriela da Silva geduca@hotmail.com Samira de Moraes Maia Vigano samirammvigano@gmail.com <p>Apresenta-se um estudo sobre gênero e sexualidade, sob a luz das experiências vividas por estudantes travestis e transexuais inseridas no contexto da Educação de Jovens e Adultos registradas nas chamadas cartas-corpo. Tem como objetivo compreender os significados da escolarização para essas estudantes, percebendo os desafios, a evasão escolar e a discriminação que enfrentam, considerando as seguintes bases teóricas: Ballestrin (2020), Benevides (2020), Butler (2021), Collins (2021), Evaristo (2020) e hooks (2019). Nas informações dessas cartas, as estudantes evidenciam estratégias de “sobre-viver” para se perceberem inseridas socialmente frente ao poder normativo de gênero. As experiências vividas das autoras-participantes permitem enunciar que cada história traz saberes e perspectivas singulares de mundo e a possibilidade de reconhecer a educação como prática social, cultural e política, que possibilita às travestis e transexuais ressignificarem suas trajetórias de vivências, corporeidades, existências e resistências. Destaca-se a importância de os/as docentes reconhecerem e valorizarem tais experiências para um processo educativo emancipador. </p> 2025-08-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Gabriela da Silva, Samira de Moraes Maia Vigano https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14015 "Resistir para existir": conservadorismo, gênero e sexualidade no contexto educacional 2025-08-18T16:54:45-03:00 Kelvi da Silva Oliveira kelvi.svaoliveira@gmail.com Pedro Ricardo da Cunha Nóbrega pedro.nobrega@univasf.edu.br <p>Em um contexto de recrudescimento dos discursos conservadores e de significativos retrocessos nas políticas públicas educacionais, a discussão sobre a educação sexual no espaço escolar precisa ser ampliada. Isso é fundamental para que a temática assuma centralidade no currículo, afastando os esvaziamentos induzidos pela expansão das forças conservadoras. Este artigo assume a educação sexual como um eixo estruturante de uma pedagogia comprometida com o reconhecimento das identidades de gênero e a valorização das orientações sexuais em sua diversidade. Ancorado nas contribuições teóricas de Vitiello (1995), Heilborn (2006), Silva (2014) e Santos (2018), o estudo analisa o papel da escola como espaço de disputa e transformação social, destacando seu potencial de resistência frente à perpetuação de preconceitos e estigmas. Com base em análise bibliográfica, o estudo aponta para a necessidade de práticas pedagógicas inclusivas, sustentadas por políticas públicas que promovam a equidade, o reconhecimento das diferenças e a consolidação de uma cultura escolar democrática.</p> 2025-06-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Kelvi da Silva Oliveira, Pedro Ricardo da Cunha Nóbrega https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15323 A arte performática Drag Queen como uma abordagem alternativa para o ensino de Química 2025-10-16T10:25:05-03:00 Vinicius Vessane v.vessane@unesp.br Taís Andrade dos Santos tais.andrade@unesp.br Gustavo Bizarria Gibin gustavo.gibin@unesp.br <p>Este artigo tem como objetivo evidenciar e discutir as potencialidades da utilização da arte <em>performática</em> <em>Drag Queen</em> em uma prática experimental demonstrativa na disciplina de Química. Com tal propósito, a pesquisa utilizou essa abordagem em um curso preparatório para vestibulares no ensino do conceito de densidade. A prática didática objeto desta pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo a primeira dedicada a uma experimentação demonstrativa sobre o conceito abordado por meio da arte <em>performática</em> <em>Drag Queen</em> e a segunda dedicada à sistematização do conhecimento. Os dados foram coletados junto aos estudantes por meio de questionários e analisados através da análise categorial de conteúdo. Os resultados evidenciaram que os aspectos metodológicos utilizados auxiliaram no interesse dos estudantes devido ao dinamismo da aula e no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem, mediando as relações entre professor e aluno de forma não hierárquica e promovendo a cultura <em>Drag Queen</em>. </p> 2025-09-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Vinicius Vessane, Taís Andrade dos Santos, Gustavo Bizarria Gibin https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15295 As contribuições da prática crossdressing para a reflexão da formação de professoras/es de Ciências 2025-08-28T14:39:49-03:00 Gleydson da Paixão Tavares guedo@uesc.br Marcos Lopes de Souza marcos.lopes@uesb.edu.br <p>Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo demonstrar e analisar como a prática <em>crossdressing</em> pode contribuir para reflexões a respeito do ensino de Ciências, na perspectiva de corpo, gênero e sexualidade, do curso de Pedagogia e da/o Pedagoga/o, bem como da formação desta/e para o ensino de Ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental. Este estudo utilizou o método (auto)biográfico para, por meio das narrativas de experiências, realizar reflexões ancoradas nos estudos <em>queer</em> e pautadas em analogias, tendo em vista o ensino de Ciências. Com base nas análises, verificou-se que a prática <em>crossdressing</em> pode contribuir para repensar o ensino de Ciências, na perspectiva de um movimento de (re)criação, (re)constituição, inovação e renovação, na direção de uma constante mudança, (re)inventando-se e transgredindo padrões, por meio da superação do binarismo anatômico dos corpos, das identidades sexuais e de gênero. </p> 2025-08-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Gleydson da Paixão Tavares, Marcos Lopes de Souza https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15342 Relação Professor-Estudante à Luz da Diversidade Sexual e das Práticas Docentes 2025-12-03T15:34:09-03:00 Pedro Paulo Souza Rios peudesouza@yahoo.com.br José Victor Guedes da Silva josevictor2699@gmail.com <p>Esta pesquisa investiga as relações entre os professores universitários e os estudantes da população LGBTTQIAPN+ na Universidade Estadual de Feira de Santana. Esta investigação busca compreender como os professores universitários podem contribuir para a inclusão desses estudantes nesta instituição. A abordagem qualitativa foi utilizada para alcançar esse objetivo; os dados foram coletados por meio de um questionário online, e a análise foi realizada com funções do Excel e análise de conteúdo. Entre os principais achados, destaca-se que as vivências desses estudantes são permeadas por desafios relacionados à permanência estudantil, discussões insuficientes sobre a temática e violências simbólicas. Portanto, defende-se a revisão das práticas pedagógicas dos professores da UEFS, com o intuito de promover uma educação mais inclusiva diante a diversidade sexual.</p> 2025-12-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Pedro Paulo Souza Rios, José Victor Guedes da Silva