https://revistas.uece.br/index.php/redufor/issue/feedEduc. Form.2024-02-05T14:07:08-03:00Lia Machado Fiuza Fialholia.fialho@uece.brOpen Journal Systems<p><span style="vertical-align: inherit;">A revista </span><strong><span style="vertical-align: inherit;">Educação & Formação </span></strong><span style="vertical-align: inherit;"> é vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará e foi criada em janeiro de 2016, para publicar artigos originais e inéditos oriundos de resultados de pesquisa acadêmica na área de Educação. Possui a missão de promover o intercâmbio e os debates no campo educacional nacional e internacional na área da <strong>Educação</strong>, com foco no campo de formação de alunos e professores em contextos de educação formal. O público-alvo a que se destina a Revista Educação & Formação são pesquisadores da área da educação, professores da educação básica e superior, pós-graduandos e demais profissionais interessados nos referidos temas. </span></p> <p><span style="vertical-align: inherit;">Qualis Capes 2017-2020: A3 Educação<br />Prefixo DOI: 10.25053<br />e-ISSN: 2448-3583</span></p>https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12096As práticas pedagógicas para o ensino de ciências na educação do campo: uma revisão de literatura2024-02-05T14:07:08-03:00Maricleide Pereira de Lima Mendesmaricleide.mendes@ufrb.edu.brIago Lima Cerqueiraiagolimabio@gmail.com<p>Este estudo aborda a concepção de práticas educativas para o Ensino de Ciências na Educação do Campo. O objetivo central foi realizar uma revisão de literatura em periódicos nacionais sobre a concepção de práticas pedagógicas voltadas para o ensino de Ciências na Educação do Campo. Fundamentado em autores como: Arroyo (2006), Caldart (2012), Freire (1997, 2011), Souza (2012), Augusto e Mendes (2022), a pesquisa qualitativa exploratória baseou-se na análise de seis artigos (2 na Scielo e 4 na Revista Brasileira de Educação do Campo) publicados entre 2018 e 2023. A Educação do Campo, com suas especificidades e desafios, destaca-se pela necessidade de contextualização e interdisciplinaridade no ensino de Ciências. A conclusão aponta para existência de desafios a serem superados e a importância incontestável da continuidade de pesquisas na área, ressaltando a complexidade da modalidade educacional e a necessidade de abordagens específicas para promover uma educação de qualidade no campo.</p> <p> </p>2024-01-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Maricleide Pereira de Lima Mendes, Iago Lima Cerqueira