As contribuições do professor universitário para o engagement acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v6i3.4609Palavras-chave:
Educação Superior, Engagement Acadêmico, Aprendizagem, Professor universitárioResumo
A pesquisa objetivou compreender como o professor universitário contribui para o engagement acadêmico no Curso de Pedagogia da UFFS, campus Erechim/RS, na perspectiva de estudantes do curso. Para tal, foram entregues 139 questionários a estudantes de diferentes semestres do curso contendo perguntas relacionadas à identificação do perfil dos professores e de aulas que atraem e envolvem os estudantes. Os resultados foram divididos em duas categorias: (i) Características e práticas docentes valorizadas pelos estudantes e (ii) Projeções dos estudantes para seus futuros profissionais, e analisados pela perspectiva da Análise de Conteúdo, de Bardin (2016). Conclui-se que as contribuições dos professores para o engagement estudantil se dão por meio de propostas de aprendizagem ativa, vivências significativas e uma relação de confiança e segurança entre professor e alunos. Por fim, considerando a ausência de instrumentos brasileiros para avaliar o engagement acadêmico, são apresentados possíveis indicadores de como instrumentalizar esta avaliação.
Downloads
Referências
ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. (org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 9. ed. Joinville: Univille, 2010. p. 73-107.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Almedina, 2016.
BLASZKO C. E.; CLARO, A. L. A.; UJIIE, N. T. A contribuição das metodologias ativas para a prática pedagógica dos professores universitários. Educação & Formação, Fortaleza, v. 6, n. 2, p. e3908, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i2.3908. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3908. Acesso em: 26 maio 2021.
BRAUER, M. Ensinar na universidade: conselhos práticos, dicas, métodos pedagógicos. São Paulo: Parábola, 2012.
CAMBRIDGE DICTIONARY. Engagement. Cambridge Dictionary. Disponível em: https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/engagement. Acesso em: 26 maio 2021.
COSTA, P. T.; VITÓRIA, M. I. C. Engajamento acadêmico: aportes para os processos de avaliação da educação superior. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 8., 2017, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: PUC-PR, 2017.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GENÚ, M. S. A abordagem da ação crítica e a epistemologia da práxis pedagógica. Educação & Formação, Fortaleza, v.3, n. 9, p. 55-70, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/856/758. Acesso em: 26 maio 2021.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Katálysis, Florianópolis, v. 10, n. esp., p. 37-45, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s1414-49802007000300004. Acesso em: 25 mar. 2019.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo: EPU, 2017.
MCEWAN, E. K. Ten traits of highly effective teachers: how to hire, coach, and mentor successful teachers. Thousand Oaks: Corwin, 2002.
MOYSÉS, L. M. O desafio de saber ensinar. 16. ed. Campinas: Papirus, 2012.
PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício do professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.
RIGO, R. M.; VITÓRIA, M. I. C.; MOREIRA, J. A. Engagement acadêmico: retrospectiva histórica (diferentes níveis, distintas consequências e responsabilidades). In: RIGO, R. M.; MOREIRA, J. A.; VITÓRIA, M. I. C. (org.). Promovendo o engagement estudantil na educação superior: reflexões rumo a experiências significativas e integradoras na universidade. Porto Alegre: PUC-RS, 2018. p. 15-35.
SILVA, K. F. M.; CORRÊA, C. P. Q. Atratividade docente entre os ingressantes no curso de Pedagogia. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, p. 59-78, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1468/1902. Acesso em: 26 maio 2021.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
TERRIBILI FILHO, A.; RAPHAEL, H. S. Ensino Superior noturno: problemas, perspectivas e propostas. Marília: Fundepe, 2009.
VITÓRIA, M. I. C. et al. Engajamento acadêmico: desafios para a permanência do estudante na Educação Superior. Educação, Porto Alegre, v. 41, n. 2, p. 262-269, 2018. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/27960. Acesso em: 29 jun. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Emili Rossi, Zoraia Aguiar Bittencourt, Fernanda Figueira Marquezan
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.