As contribuições do professor universitário para o engagement acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v6i3.4609

Palavras-chave:

Educação Superior, Engagement Acadêmico, Aprendizagem, Professor universitário

Resumo

A pesquisa objetivou compreender como o professor universitário contribui para o engagement acadêmico no Curso de Pedagogia da UFFS, campus Erechim/RS, na perspectiva de estudantes do curso. Para tal, foram entregues 139 questionários a estudantes de diferentes semestres do curso contendo perguntas relacionadas à identificação do perfil dos professores e de aulas que atraem e envolvem os estudantes. Os resultados foram divididos em duas categorias: (i) Características e práticas docentes valorizadas pelos estudantes e (ii) Projeções dos estudantes para seus futuros profissionais, e analisados pela perspectiva da Análise de Conteúdo, de Bardin (2016). Conclui-se que as contribuições dos professores para o engagement estudantil se dão por meio de propostas de aprendizagem ativa, vivências significativas e uma relação de confiança e segurança entre professor e alunos. Por fim, considerando a ausência de instrumentos brasileiros para avaliar o engagement acadêmico, são apresentados possíveis indicadores de como instrumentalizar esta avaliação.

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Biografia do Autor

Emili Rossi, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Professora dos Anos Iniciais no Colégio Marista Medianeira.

Zoraia Aguiar Bittencourt, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação, Mestre em Educação, Especialista em Alfabetização, Licenciada em Letras. Professora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE), do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) e do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim/RS. 

Fernanda Figueira Marquezan, Universidade Franciscana

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Franciscana (UFN) no Curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens e no Curso de Pedagogia.

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Publicado

2021-07-07

Como Citar

ROSSI, E.; BITTENCOURT, Z. A.; MARQUEZAN, F. F. As contribuições do professor universitário para o engagement acadêmico. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 3, p. e4609, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i3.4609. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4609. Acesso em: 13 nov. 2024.