Informações para Leitores

Foco e Escopo
A revista Educação & Formação, vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, publica artigos originais resultantes de pesquisas acadêmicas e revisões sistemáticas da literatura. Possui a missão de promover o intercâmbio e os debates no campo educacional nacional e internacional, prioritariamente, no tema “Formação de professores” e assuntos correlatos que colaborem com a epistemologia da prática docente, considerando que o público-alvo a que se destina a Revista Educação & Formação são pesquisadores da área da educação, professores da educação básica e superior, pós-graduandos e demais profissionais interessados nos referidos temas.

A revista Educação & Formação é editada bilingue, em versão online, e recebe submissões em fluxo contínuo, nos idiomas português, inglês, espanhol e francês. A revista exige o grau mínimo de doutor para autores interessados na submissão de artigos. No caso de autoria coletiva, pelo menos um dos autores deve possuir tal titulação.

OBS: a revista Educação & Formação não publica artigo de um(a) mesmo(a) autor(a) com intervalo menor que um ano, ou seja, os autores só poderão submeter artigos após um ano da última publicação. Para autores vinculados à UECE, esse intervalo é maior, ou seja, só poderão submeter artigos após três anos da última publicação.
Periodicidade
A Educação & Formação até 2021 tinha periodicidade quadrimestral. A partir de 2022, adota a modalidade Anual e de Publicação Contínua.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que a disponibilização gratuita do conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Política de Privacidade
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de republicação dos artigos após três anos da sua veiculação. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. A revista utiliza-se da Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Política de Preservação Digital
Os arquivos dos artigos da Revista Educação & Formação são preservados mediante armazenamento no LOCKSS, no servidor da Universidade Estadual do Ceará e em HD externo no Programa de Pós-Graduação em Educação. Ademais, os arquivos integrais são preservados por depósito em alguns indexadores e os metadados são preservados no Crossref mediante DOI.
Protocolo de interoperabilidade
A Revista Educação & Formação está hospedada na plataforma OJS/PKP e utiliza o protocolo de interoperabilidade Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting - OAI-PMH, disponível no link: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/oai?verb=Identify
Histórico do periódico
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE) completou 10 anos de funcionamento em 2014, logrando nesse período sua constituição como programa completo – com curso de Mestrado e de Doutorado (conceito CAPES 4). O contínuo crescimento e a visibilidade do Programa tem acumulado demandas por um veículo de divulgação de estudos e pesquisas na área, elemento evidenciador também da sua capacidade de articulação com diferentes IES e pesquisadores do campo. Com este propósito o Colegiado do PPGE/UECE autorizou a criação, em 2015, da revista Educação & Formação, em parceria com o Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino da FAFIDAM/FECLESC - UECE. A proposta da revista e de seu regimento foram aprovados em reunião de colegiado. Sua primeira edição foi publicada em janeiro de 2016, representada pelo v. 1, n. 1 do mesmo ano e publicada a cada quatro meses.

A partir de maio de 2020 adota a divulgação bilíngue e em fluxo contínuo, publicando artigos originais nacionais e internacionais na área de Educação. Ainda no mesmo ano, visando sua internacionalização, a Revista passou a adotar a sequência 1, 2 e 3 em seus números, a contar pelo v. 5, n. 3 de 2020.
Fomento
A Revista Educação & Formação é financiada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, que preza pela disseminação gratuita do conhecimento, oferecendo acesso livre aos leitores e nenhum custo aos autores, destinando orçamento anual para o fomento da disseminação científica em acesso aberto. Todos os artigos passam por avaliação, normalização, diagramação, revisão do português e linguagem XML sem custo para os autores. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará
APCs (Taxa de processamento de artigos) e Taxa de submissão
A Revista Educação & Formação não cobra aos autores qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação. No entanto, solicita-se aos autores a tradução ao inglês dos artigos aprovados, por profissionais competentes da área, condição para publicação.
Conflito de interesses
A Revista Educação & Formação exige que todos os autores, avaliadores e editores divulguem quaisquer fontes potenciais de conflito de interesses, sejam eles de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesse podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesse que possam influenciar a elaboração ou avaliação dos artigos.

Qualquer interesse ou relacionamento, financeiro ou não, que possa ser percebido influenciando a objetividade de um autor, avaliador ou editor é considerado uma fonte potencial de conflito de interesses. Estes devem ser divulgados quando relevantes ou diretamente relacionados ao trabalho que os autores/pareceristas/editores exercem na produção ou avaliação dos artigos. As fontes potenciais de conflito de interesses incluem, entre outras, o emprego ou financiamento de uma entidade comercial, propriedade de patentes ou ações, participação em um conselho de administração de uma empresa, participação em um conselho ou comitê consultivo, consultoria para ou recebimento de honorários que envolva os integrantes do processo editorial, favorecimento ou coleguismo acadêmico, etc.

A existência de um conflito de interesses não necessariamente exclui a publicação, apenas no caso de esta interferir na qualidade do processo editorial. Se os autores/pareceristas/avaliadores não tiverem conflito de interesses a declarar, basta clicar no link dessa declaração ao enviar o artigo ou aceitar a atribuição de avaliador. A descoberta da falha em divulgar adequadamente um conflito de interesse na submissão ou durante o processo de revisão pode resultar na rejeição do artigo ou de outras sanções aos autores, pareceristas ou editores.
Política contra plágio, declaração de ética e más-condutas
A revista Educação & Formação procede em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos. Logo, todos os textos são inspecionados em programa antiplágio.

Por critérios de ética em pesquisa, todos os artigos serão submetidos ao programa antiplágio Similarity Check: https://www.crossref.org/services/similarity-check/

Adequação à Ciência Aberta
A Revista Educação & Formação é um periódico científico de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. Esta declaração está de acordo com a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI) de acesso aberto.
Consoante à Ciência Aberta e aos princípios FAIR, a Revista busca atualização constante no que concerne à abertura e transparência de todos os processos de gestão do conhecimento realizado pela revista. Desse modo, com o objetivo de tornar os dados localizáveis (findable), efetivamos a atribuição de um identificador único persistente aos metadados denominado DOI (Digital Object Identifier); adotamos a descrição dos dados com metadados pormenorizados; o registo e indexação dos metadados no Metadata Manager e a inclusão do identificador nos metadados.
Com o escopo de tornar os dados Acessíveis (Accessible), asseguramos que os (meta)dados são recuperáveis por intermédio do seu identificador, mediante um protocolo de comunicações normalizado; o protocolo de comunicações é aberto e gratuito, permitindo autenticação e autorização quando necessário; bem como o incentivo à publicação de pré-print no Emeri e dos dados da pesquisa em repositório específico para tal. No intuito de prover dados Interoperáveis (Interoperable) informamos que os metadados usam uma linguagem formal, acessível, partilhada e de ampla aplicabilidade para a representação do conhecimento, com vocabulário que segue os princípios FAIR e referências qualificadas a outros metadados. Na perspectiva de garantir dados Reutilizáveis (Reusable), os metadados registrados têm uma pluralidade de atributos precisos e relevantes, são associados à sua proveniência e são disponibilizados com uma licença clara e acessível de uso dos dados, a CC-BY, cumprindo normas da comunidade científica. Ademais, a Educação & Formação incentiva a comunidade acadêmica à aceitação e adoção da Ciência Aberta, inclusive, buscando implementar a avaliação por pares aberta. Inicialmente, adota-se a divulgação do nome dos avaliadores e editores responsáveis pelos artigos aprovados, bem como a publicização da relação anual dos avaliadores. Destaca-se que iniciamos uma pesquisa para mapear possíveis pareceristas que autorizem a quebra de sigilo durante a avaliação e a divulgação de seus pareceres de maneira aberta.