A estratégia de inferência na compreensão da leitura

Um estudo exploratório no contexto do ensino do Espanhol como Língua Estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v6i3.4804

Palavras-chave:

Compreensão da leitura, Espanhol como língua estrangeira, Estratégia de Inferência, Sequência didática

Resumo

A compreensão da leitura no ensino de línguas estrangeiras é de interesse crescente, dada sua importância para a interpretação e produção de diferentes tipos de textos. Neste contexto metodológico, é evidente que o uso de atividades inferenciais favorece a capacidade de leitura como um instrumento de comunicação. Desta forma, a estratégia de inferência constitui uma ferramenta essencial dentro do processo de compreensão. O artigo seguinte é o resultado final da tese de mestrado apresentada em opção ao título acadêmico de Mestrado em Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira pela Universidade do Oriente, Cuba. São expostos os fundamentos teóricos e metodológicos que foram levados em consideração para a elaboração de uma sequência didática, com ênfase no desenvolvimento de atividades inferenciais, com o objetivo de contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem da compreensão da leitura em um nível B1 de espanhol como língua estrangeira.

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Biografia do Autor

Lina Hamel Quesada, Universidade de Oriente, Cuba

Mestre em Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (2017) e Bacharel em Língua Inglesa com Segunda Língua Estrangeira (2011) pela Universidad de Oriente, Cuba.

Yessy Villavicencio Simón, Universidade Federal de Tocantins, Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Letras (PPGL) da Universidade Federal do Tocantins-UFT, Campus de Araguaína, Tocantins, Brasil (2020). Mestre em Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (2009) e Bacharel em Artes (2006) pela Universidad de Oriente em Cuba. Professor Auxiliar da disciplina de Espanhol como Língua Estrangeira, Universidad de Oriente, Cuba (2006-2020). Lecionou a disciplina de Ensino de Lexis na terceira e quarta edições do programa de Mestrado em Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira, Universidade de Oriente Cuba (2011-2017).

Mercedes Causse Cathcart, Universidade de Oriente, Cuba

Doutorado em Ciências Linguísticas (2006) pela Universidad de Oriente. Pós-doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais, BH, Brasil, 2011. Professor Associado do Departamento de Letras da Faculdade de Letras da Universidad de Oriente, Cuba. Bacharel em Artes (1983), Mestre em Desenvolvimento Cultural Comunitário (1998). Coordenadora do Mestrado em Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira da Universidad de Oriente, Cuba (2007-2018).

 

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Publicado

2021-06-28

Como Citar

HAMEL QUESADA, L.; VILLAVICENCIO SIMÓN, Y.; CAUSSE CATHCART, M. A estratégia de inferência na compreensão da leitura: Um estudo exploratório no contexto do ensino do Espanhol como Língua Estrangeira. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 3, p. e4804, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i3.4804. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4804. Acesso em: 19 dez. 2024.