Metáfora Cognitiva no Trabalho de L. S. Petrushevskаya
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v5i15.3378Palavras-chave:
Metáfora cognitiva, Textos literários, Estilo individual do autor, Conceitualização, L.S. PetrushevskayaResumo
O artigo trata do funcionamento da metáfora cognitiva nos textos literários. A metáfora no texto literário é o mecanismo criativo ativo. Muitas pesquisas se concentraram na análise do desenvolvimento de relações metafóricas, imagens, conceitos que evoluem do mito para o símbolo. A metáfora no texto literário não é apenas um meio de expressão, mas uma maneira de pensar e conhecer o mundo. A novidade acadêmica do artigo consiste no estudo da percepção da realidade do autor por meio de imagens conceituais que expandem as fronteiras do espaço metafórico do texto. O estudo revela como as metáforas cognitivas funcionam nos contos de Lyudmila Petrushevskaya, descrevendo também o estilo individual do autor, a maneira de entender a realidade, a peculiaridade do pensamento do autor, sua contribuição para o desenvolvimento da metaforização e a expansão do espaço metafórico do texto. A interpretação do autor de símbolos, imagens e conceitos já conhecidos é de grande importância. Uma base substantiva que forma uma metáfora no trabalho de Petrushevskaya também é relevante, juntamente com os fatores que influenciam o desenvolvimento de relações metafóricas, os eventos ou fenômenos que são um incentivo para o desenvolvimento de uma metáfora no trabalho do escritor. O artigo identifica algoritmos de transformações metafóricas, bem como a estrutura metafórica da metáfora cognitiva, típica da maneira de pensar do autor e do estilo artístico individual.
Downloads
Referências
BRADBURY, R. And shook the thunder. Retrieved from: http://raybradbury.ru/library/story/52/8/1/
BUTTERFLY EFFECT. Retrieved from: https://vikent.ru/author/2059/
BUTTERFLY. Retrieved from: http://www.newacropol.ru/alexandria/symbols/buterfly
CONCHETTO, S. D. Problem of Interpretation of Literary Images in Fine Art. Institute painting, sculpture and architecture, 1989.
CORTS, D. P.; MEYERS, K. Conceptual clusters in figurative language production. Journal of Psycholinguistic Research, v. 31, n. 4, p. 391-408, 2002.
GUBAILOVSKII, V.; LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metaphors, we live by. Novyi Mir, v. 10, p. 188-189, 2008.
KIMMEL, M. Why we mix metaphors (and mix them well): Discourse coherence, conceptual metaphor, and beyond. Journal of Pragmatics, v. 42, n. 1, p. 97-115, 2010.
KÖVECSES, Z. Metaphor in media language and cognition: a perspective from conceptual metaphor theory. Lege artis-language yesterday today tomorrow, v. 3, n. 1, p. 124-141, 2018.
MAMARDASHVILI, M. K. Consciousness as a philosophical problem. Questions of Philosophy, v. 10, p. 3-18, 1990.
MARTIN, P. C. The exploratory and reflective domain of metaphor in the comparison of religions. Zygon, v. 48, p. 936-965, 2013.
NOVITSKAYA, I. V. The conceptual metaphor theory and the development of alternative theories within the cognitive approach to metaphor (a review of European and American metaphor studies). Yazyk i kultura-language and culture, v. 46, p. 76-101, 2019.
PETRUSHEVSKAYA, L. S. Black Butterfly. SPb: Amphora, 2008.
PETRUSHEVSKAYA, L. S. Lecture about genres, v. 9. Moscow, 2003.
PETRUSHEVSKAYA, L. S. Snob. Retrieved from: http://www.snob.ru/profile/5286
PROKHOROVA, T. G. Prose by L. Petrushevskaya as a system of discourse: abstract thesis dr.s philological sciences. Kazan, 2008.
RUBTSOVA, G. V. Brief Literary Encyclopedia, Soviet encyclopedia, 1962-1968. Moscow, 1968. v. 3.
SHAITANOV, I. O. Equation with two unknown. Literature Issues, v. 6, p. 19-29, 1998.
SNEGIRYOV, I. A. Metaphysical style in poetry of Joseph Brodsky, abstract thesis cand. philological sciences. Vladimir, 2012.
SVANLUND, J. Metaphor and convention. Cognitive Linguistics, v. 18, n. 1, p. 47-89, 2007.
VINOGRADOV, V. V. Style of Lermontov prose. Moscow: Russian Academy of Sciences of the USSR, 1941. v. 1.
WISCHMANN, A. Research in Conceptual-integration as a stimulus for self-reflection in comparative literary studies?. Lili-Zeitschrift fur Literaturwissenschaft und Linguistik, v. 49, n. 3, p. 517-537, 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Viktoria Vyacheslavovna Radchenko, Oksana Vasilievna Sizykh, Anastasiya Egorovna Alekseeva, Anna Sofronovna Starostina
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.