Metáfora Cognitiva no Trabalho de L. S. Petrushevskаya

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v5i15.3378

Palavras-chave:

Metáfora cognitiva, Textos literários, Estilo individual do autor, Conceitualização, L.S. Petrushevskaya

Resumo

O artigo trata do funcionamento da metáfora cognitiva nos textos literários. A metáfora no texto literário é o mecanismo criativo ativo. Muitas pesquisas se concentraram na análise do desenvolvimento de relações metafóricas, imagens, conceitos que evoluem do mito para o símbolo. A metáfora no texto literário não é apenas um meio de expressão, mas uma maneira de pensar e conhecer o mundo. A novidade acadêmica do artigo consiste no estudo da percepção da realidade do autor por meio de imagens conceituais que expandem as fronteiras do espaço metafórico do texto. O estudo revela como as metáforas cognitivas funcionam nos contos de Lyudmila Petrushevskaya, descrevendo também o estilo individual do autor, a maneira de entender a realidade, a peculiaridade do pensamento do autor, sua contribuição para o desenvolvimento da metaforização e a expansão do espaço metafórico do texto. A interpretação do autor de símbolos, imagens e conceitos já conhecidos é de grande importância. Uma base substantiva que forma uma metáfora no trabalho de Petrushevskaya também é relevante, juntamente com os fatores que influenciam o desenvolvimento de relações metafóricas, os eventos ou fenômenos que são um incentivo para o desenvolvimento de uma metáfora no trabalho do escritor. O artigo identifica algoritmos de transformações metafóricas, bem como a estrutura metafórica da metáfora cognitiva, típica da maneira de pensar do autor e do estilo artístico individual.

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Biografia do Autor

Viktoria Vyacheslavovna Radchenko, M.K. Ammosov North-Eastern Federal University

Universidade Federal do Nordeste M. K. Ammosov (NEFU), Departamento de Língua Russa

Oksana Vasilievna Sizykh, M.K. Ammosov North-Eastern Federal University (NEFU)

Universidade Federal do Nordeste M. K. Ammosov (NEFU), Departamento de Literatura Russa e Estrangeira.

Anastasiya Egorovna Alekseeva, M.K. Ammosov North-Eastern Federal University (NEFU)

Universidade Federal do Nordeste M. K. Ammosov (NEFU), Departamento de Língua Russa.

Anna Sofronovna Starostina, M.K. Ammosov North-Eastern Federal University (NEFU)

Universidade Federal do Nordeste M. K. Ammosov (NEFU), Departamento de Língua Russa.

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

RADCHENKO, V. V.; SIZYKH, O. V.; ALEKSEEVA, A. E.; STAROSTINA, A. S. Metáfora Cognitiva no Trabalho de L. S. Petrushevskаya. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 1, p. e3378, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v5i15.3378. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3378. Acesso em: 18 maio. 2022.