Interesse, conhecimento e autoconfiança de futuros professores e professores em serviço no uso de robótica educacional em atividades de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.3345Palavras-chave:
Formação Inicial de Professores, Programação, Pensamento Computacional, Rob´ótica Educacional, didática da informáticaResumo
Este artigo reporta os resultados de um estudo que procurou analisar os níveis de interesse, conhecimento, resolução de problemas e autoeficácia, dos professores em formação inicial e professores em exercício, na utilização de robótica educativa para ensinar programação e pensamento computacional na educação básica e secundária. Em Portugal, para ser professor é necessário a frequência de um mestrado em ensino. Este curso de formação inicial organiza-se em várias dimensões de formação, como sejam, didáticas específicas, educação geral, formação na área de docência e iniciação à prática profissional. As temáticas ligadas ao Pensamento Computacional, à programação e à robótica vêm sendo integradas nos currículos escolares em vários países. Assim, é importante analisar a preparação dos professores para ensinar estas temáticas. A investigação assumiu uma abordagem quantitativa de carácter descritivo e exploratório e envolveu 49 participantes, professores em formação inicial e professores em serviço. Os resultados evidenciaram níveis positivos de interesse, conhecimento, resolução de problemas e autoeficácia em ambos os grupos.
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