Interesse, conhecimento e autoconfiança de futuros professores e professores em serviço no uso de robótica educacional em atividades de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.3345Palavras-chave:
Formação Inicial de Professores, Programação, Pensamento Computacional, Rob´ótica Educacional, didática da informáticaResumo
Este artigo reporta os resultados de um estudo que procurou analisar os níveis de interesse, conhecimento, resolução de problemas e autoeficácia, dos professores em formação inicial e professores em exercício, na utilização de robótica educativa para ensinar programação e pensamento computacional na educação básica e secundária. Em Portugal, para ser professor é necessário a frequência de um mestrado em ensino. Este curso de formação inicial organiza-se em várias dimensões de formação, como sejam, didáticas específicas, educação geral, formação na área de docência e iniciação à prática profissional. As temáticas ligadas ao Pensamento Computacional, à programação e à robótica vêm sendo integradas nos currículos escolares em vários países. Assim, é importante analisar a preparação dos professores para ensinar estas temáticas. A investigação assumiu uma abordagem quantitativa de carácter descritivo e exploratório e envolveu 49 participantes, professores em formação inicial e professores em serviço. Os resultados evidenciaram níveis positivos de interesse, conhecimento, resolução de problemas e autoeficácia em ambos os grupos.
Downloads
Referências
ATMATZIDOU, S.; DEMETRIADIS, S. Advancing students’ computational thinking skills through educational robotics: A study on age and gender relevant differences. Robotics and Autonomous Systems, v. 75, p. 661-670, 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.robot.2015.10.008
ATMATZIDOU, S.; DEMETRIADIS, S.; NIKA, P. How Does the Degree of Guidance Support Students’ Metacognitive and Problem-Solving Skills in Educational Robotics?. Journal of Science Education and Technology, v. 27, p. 70-85, 2018. DOI: https://doi.org/10.1007/s10956-017-9709-x
BANDURA, A. Self-efficacy: The exercise of control. New York: Freeman, 1997.
BELL, T.; TYMANN, P.; YEHUDAI, A. The Big Ideas in Computer Science for K-12 Curricula. European Association for Theoretical Computer Science, v. 124, p. 2-12, 2018.
BERLAND, M.; WILENSKY, U. Comparing Virtual and Physical Robotics Environments for Supporting Complex Systems and Computational Thinking. Journal of Science Education and Technology, v. 24, p. 628-647, 2015. DOI: http://doi.org/10.1007/s10956-015-9552-x
BERS, M. U. et al. Computational thinking and tinkering: Exploration of an early childhood robotics curriculum. Computers & Education, v. 72, n. 1, p. 145-157, 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2013.10.020
CARDOSO, A. C. Pro-tecnologia: uma abordagem de formação inicial de professores para o uso das tecnologias digitais. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, p. 50-70, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.25053/edufor.v1i3.1890
CHALMERS, C. Robotics and computational thinking in primary school. International Journal of Child-Computer Interaction, v. 17, n. 1, p. 93-100, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijcci.2018.06.005
CRESWELL, J. W. A Concise Introduction to Mixed Methods Research. London: Sage, 2014.
DGE. Aprendizagens essenciais para da disciplina de TIC. Lisboa: Ministério da Educação de Portugal, 2017.
FIELD, A. Discovering Statistics Using SPSS. 3. ed. London: Sage, 2009.
FONSECA, M. G. R. As tecnologias de informação e comunicação na formação inicial de professores do 1º ciclo do ensino básico – Fatores constrangedores invocados pelos formadores para o uso das tecnologias. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 11, p. 3-33, 2019. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11.254
FRANKLIN, D. et al. Using upper-elementary student performance to understand conceptual sequencing in a blocks-based curriculum. In ACM SIGCSE Technical Symposium Computer Science Education, 03, 2011. Anais… New York: ACM, 2017. p. 231-236. DOI: http://doi.org/10.1145/3017680.3017760
GARCÍA-PENÃLVO, F. J.; MENDES, A. J. Exploring the computational thinking effects in pre-university education. Computers in Human Behavior, v. 80, p. 407-411, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2017.12.005
GÜNBATAR, M. S. Computational thinking within the context of professional life: Change in CT skill from the viewpoint of teachers. Education and Information Technologies, v. 24, p. 2629-2652, 2019. DOI: http://doi.org/10.1007/s10639-019-09919-x
HSIAO, H.-S. et al. Using robot-based practices to develop an activity that incorporated the 6E model to improve elementary school students’ learning performances. Interactive Learning Environments, p. 1-15, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/10494820.2019.1636090
HUBWIESER, P.; ARMONI, M.; GIANNAKOS, M. How to implement rigorous computer science education in K-12 Schools? Some Answers and Many Questions. ACM Transactions on Computing Education, v. 15, n. 2, p. 1-12, 2015. DOI: http://doi.org/10.1145/2729983
JAIPAL-JAMANI, K.; ANGELI, C. Effect of Robotics on Elementary Preservice Teachers’ Self-Efficacy, Science Learning, and Computational Thinking. Journal of Science Education and Technology, v. 26, n. 2, p. 175-192, 2017. DOI: http://doi.org/10.1007/s10956-016-9663-z
JUŠKEVICIENE, A.; DAGIENE, V. Computational thinking relationship with digital competence. Informatics in Education, v. 17, n. 2, p. 265-284, 2018. DOI: http://doi.org/10.15388/infedu.2018.14
KAGIMA, L. K.; HAUSAFUS, C. Integration of electronic communication in higher education: Contributions of faculty computer self-efficacy. The Internet and Higher Education, v. 2, n. 2, p. 221-235, 2000. DOI: https://doi.org/10.1016/S1096-7516(00)00027-0
LEONARD, J. et al. Preparing teachers to engage rural students in computational thinking through robotics, game design, and culturally responsive teaching. Journal of Teacher Education, v. 69, n. 4, p. 386-407, 2018. DOI: https://doi.org/10.1177/0022487117732317
LEONARD, J. et al. Using robotics and game design to enhance children’s self-efficacy, stem attitudes, and computational thinking skills. Journal of Science Education and Technology, v. 25, p. 860-876, 2016. DOI: http://doi.org/10.1007/s10956-016-9628-2
LUDI, S.; REICHLMAYR, T. The use of robotics to promote computing to pre-college students with visual impairments. ACM Transactions on Computing Education, v. 11, n. 3, p. 1-20, 2011. DOI: https://doi.org/10.1145/2037276.2037284
MÂROCO, J. Análise estatística com SPSS Statistics. 7. ed. Venda do Pinheiro: ReporNumber, 2018.
NOH, J.; LEE, J. Effects of robotics programming on the computational thinking and creativity of elementary school students. Education Tech Research Dev, v. 68, p. 463-484, 2020. DOI: http://doi.org/10.1007/s11423-019-09708-w
PEDRO, N.; PIEDADE, J. Efeitos da formação na autoeficácia e na utilização educativa das TIC pelos professores: estudo das diferenças entre regimes formais e informais de formação. Revista e-curriculum, São Paulo, v. 11, n. 3, p. 766-793, 2013.
PIEDADE, J. et al. A Cross-analysis of block-based and visual programming apps with computer science student-teachers. Education Sciences, v. 9, n. 181, p. 1-19, 2019. DOI: http://doi.org/10.3390/educsci9030181.
PIEDADE, J.; PEDRO; N. Tecnologias digitais na gestão escolar: práticas, proficiência e necessidades de formação dos diretores escolares em Portugal. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 27, n. 2, p. 109-133, 2014. DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.6254
SÁEZ-LÓPEZ, J.-M.; ROMÁN-GONZÁLEZ, M.; VÁZQUEZ-CANO, E. Visual programming languages integrated across the curriculum in elementary school: A two-year study using “Scratch” in five schools. Computers & Education, v.97, p.129–141, 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2016.03.003
SMYLIE, M. A. The enhancement function of staff development: organizational and psychological antecedents to individual teacher change. American Educational Research Journal, v. 25, n. 1, p. 1-30, 1998.
SCHWARZER, R.; SCHMITZ, G. S. Perceived self-efficacy as a resource factor in teachers. In: SALANOVA, M. et al. (Ed.). Nuevos horizontes en la investigacíon sobre la autoeficacia. Castelló de la Plana: Universitat Jaume I, 2004. p. 229-236.
TAYLOR, K.; BAEK, Y. Grouping matters in computational robotic activities. Computers in Human Behavior, v. 93, p. 99-105, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2018.12.010
TRAN, Y. Computational Thinking equity in elementary classrooms: what third-grade students know and can do. Journal of Educational Computing Research, v. 57, n. 1, p. 3-31, 2019. DOI: http://doi.org/10.1177/0735633117743918
TSCHANNEN-MORAN, M.; WOOLFOLK HOY, A.; HOY, W. K. Teacher efficacy: it's meaning and measure. Review of Educational Research, v. 68, n. 2, p. 202-248, 1998. DOI: https://doi.org/10.3102/00346543068002202
TSCHANNEN-MORAN, M.; WOOLFOLK HOY, A. The differential antecedents of self-efficacy beliefs of novice and experienced teachers. Teaching and Teacher Education, v. 23, p. 944-956, 2007. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tate.2006.05.003
TUCKMAN, B. W. Manual de Investigação em Educação. 4. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012.
WILSON, A.; MOFFAT, D. C. Evaluating Scratch to introduce younger schoolchildren to programming. PPIG, v. 1, n. 1, p. 1-12,2010.
WITHERSPOON, E. B. et al. Developing Computational Thinking through a Virtual Robotics Programming Curriculum. ACM Transactions on Computing Education, v. 18, n. 1, p. 1-20, 2017. DOI: http://doi.org/10.1145/3104982
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 João Manuel Nunes Piedade
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.