Interesse, conhecimento e autoconfiança de futuros professores e professores em serviço no uso de robótica educacional em atividades de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.3345

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores, Programação, Pensamento Computacional, Rob´ótica Educacional, didática da informática

Resumo

Este artigo reporta os resultados de um estudo que procurou analisar os níveis de interesse, conhecimento, resolução de problemas e autoeficácia, dos professores em formação inicial e professores em exercício, na utilização de robótica educativa para ensinar programação e pensamento computacional na educação básica e secundária. Em Portugal, para ser professor é necessário a frequência de um mestrado em ensino. Este curso de formação inicial organiza-se em várias dimensões de formação, como sejam, didáticas específicas, educação geral, formação na área de docência e iniciação à prática profissional. As temáticas ligadas ao Pensamento Computacional, à programação e à robótica vêm sendo integradas nos currículos escolares em vários países. Assim, é importante analisar a preparação dos professores para ensinar estas temáticas. A investigação assumiu uma abordagem quantitativa de carácter descritivo e exploratório e envolveu 49 participantes, professores em formação inicial e professores em serviço. Os resultados evidenciaram níveis positivos de interesse, conhecimento, resolução de problemas e autoeficácia em ambos os grupos.

 

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Biografia do Autor

João Manuel Nunes Piedade, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Professor Auxiliar Convidado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Doutorado em Educação na especialidade de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e mestre em Tecnologias e Metodologias em E-learning pela Universidade de Lisboa. Professor nos cursos de pós-graduação, em particular, nos cursos de formação inicial de professores de informática. Coordenador científico do curso de especialização em tecnologias e robótica no ensino básico. Principais interesses de investigação: aprendizagem enriquecida com tecnologias digitais, formação inicial de professores, programação de objetos tangíveis, pensamento computacional, inteligência artificial na educação, e-learning e formação a distância.

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

PIEDADE, J. M. N. Interesse, conhecimento e autoconfiança de futuros professores e professores em serviço no uso de robótica educacional em atividades de aprendizagem. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 1, p. e3345, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.3345. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3345. Acesso em: 22 dez. 2024.