Educ. Form. https://revistas.uece.br/index.php/redufor <p><span style="vertical-align: inherit;">A revista </span><strong><span style="vertical-align: inherit;">Educação &amp; Formação </span></strong><span style="vertical-align: inherit;"> é vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará e foi criada em janeiro de 2016, para publicar artigos originais e inéditos oriundos de resultados de pesquisa acadêmica na área de Educação. Possui a missão de promover o intercâmbio e os debates no campo educacional nacional e internacional na área da <strong>Educação</strong>, com foco no campo de formação de alunos e professores em contextos de educação formal. O público-alvo a que se destina a Revista Educação &amp; Formação são pesquisadores da área da educação, professores da educação básica e superior, pós-graduandos e demais profissionais interessados nos referidos temas. </span></p> <p><span style="vertical-align: inherit;">Qualis Capes 2017-2020: A3 Educação<br />Prefixo DOI: 10.25053<br />e-ISSN: 2448-3583</span></p> pt-BR <p>Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:</p> <p>A revista Educação &amp; Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.</p> <p>Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.</p> lia.fialho@uece.br (Lia Machado Fiuza Fialho) redufor@gmail.com (Karla Angélica Silva do Nascimento) Sun, 01 Jan 2023 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 A formação das normalistas na escola estadual de Campina Grande (1960-1971) https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11503 <p>Este estudo tem como objetivo identificar o currículo formulado para a Escola Normal Estadual de Campina Grande, na Paraíba, criada em 1960, sendo a primeira instituição pública dessa cidade para formação de professoras normalistas, dentro de um contexto histórico de consolidação das escolas normais ainda no século XX. A pesquisa de cunho documental tem como suporte metodológico o Paradigma Indiciário, por meio do qual selecionamos as fontes – Fichas Individuais de Matrícula – e identificamos uma quantidade significativa de vestígios que nos aproximam da história do currículo de formação das normalistas. A pesquisa se limitou ao período de criação da escola em 1960 até 1971 quando o ensino normal é desconfigurado a partir da Lei 5.692/71. Ao examinar o corpo de fichas desse período, constatou-se que a educação feminina na Escola Norma Estadual de Campina Grande teve como foco a naturalização da mulher, e ao seu aperfeiçoamento com alguns traços de uma cientificidade para educação com crianças.</p> Pâmella Tamires Avelino de Sousa, Fabiana Sena Copyright (c) 2023 Pâmella Tamires Avelino de Sousa, Fabiana Sena http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11503 Tue, 28 Nov 2023 00:00:00 -0300 A formação pela experiência: o caso da primeira ialorixá do Terreiro da Nação Xambá (PE) https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11423 <p>Este artigo é fruto da análise da trajetória formativa de Maria das Dores da Silva (1900-1939), fundadora e primeira ialorixá do Terreiro de Santa Bárbara – Nação Xambá, terreiro de Candomblé localizado em Pernambuco. A pesquisa teve como objetivo analisar como o estudo sobre a formação dessa ialorixá contribui para o campo da História da Educação. Valendo-se metodologicamente da pesquisa bibliográfica, da pesquisa documental, da metodologia da História Oral e teoricamente da noção de educação não formal a partir de Gohn (2006) a pesquisa desvelou os processos formativos que compuseram a liderança religiosa de Maria Oyá, como ficou conhecida Maria das Dores da Silva, assim como revelou problemas de ser mulher, negra e praticante de religião de matriz afro-brasileira no período do Estado Novo (1937-1945) governado pelo então presidente Getúlio Vargas (1882-1954) que impediu as práticas religiosas que veneravam os orixás</p> Tayanne Adrian Santana Morais da Silva, Raylane Andreza Dias Navarro Barreto Copyright (c) 2023 Tayanne Adrian Santana Morais da Silva, Raylane Andreza Dias Navarro Barreto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11423 Sat, 25 Nov 2023 00:00:00 -0300 Um processo educativo sui generis: a pedagogia para o amor em um idílio abrasileirado https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11262 <p>O presente artigo busca compreender o sentido e a natureza do rótulo “idílio”, empregado propositalmente por Mário de Andrade no romance <em>Amar, verbo intransitivo</em>, como importante elemento para leitura da obra, enfatizando as representações de professoras que atuavam nas casas de algumas famílias ricas paulistanas no início do século XX. A pedagogia do amor como contingência de um tipo de necessidade social contrasta com o sentido clássico de idílio, pois nessa obra denota peculiar pureza que é implacável para uma demandada educação amorosa que visava a proteção patrimonial. Utilizamos para a elaboração dessa pesquisa a metodologia pertinente à noção de operação historiográfica, por meio da qual pudemos verificar que o texto literário, através da verossimilhança, também possui aptidão para iluminar o passado educativo.&nbsp;</p> Marco Antonio de Santana Copyright (c) 2023 Marco Antonio de Santana http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11262 Wed, 18 Oct 2023 00:00:00 -0300 Saberes de professores alfabetizadores: princípios e domínios para autoavaliação docente https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10415 <p>O artigo aborda a relação entre os saberes docentes e os processos de autoavaliação de forma compartilhada. Parte-se do estudo qualitativo, desenvolvido a partir de entrevistas narrativas e encontros dialógicos (Bakhtin, 2010; Bolzan, 2019; Freitas, 2009; Vigotsky, 2021), os quais permitiram identificar as práticas pedagógicas de referência de professoras atuantes no ciclo de alfabetização, bem como reconhecer os princípios e os domínios pedagógicos priorizados pelas professoras ao dinamizarem seu trabalho. Considera-se que os saberes advindos da experiência docente possibilitam a construção de um repertório eficaz de soluções adquiridas durante uma longa prática do ofício (Gauthier et al., 2006; Tardif, 2007), caracterizando práticas de referências das docentes, nas quais se podem evidenciar princípios pedagógicos e domínios de abrangência. Tais dimensões, ao serem discutidas e compartilhadas, revelam-se impulsionadoras da autoavaliação docente (Fernandes, 2008; Morales, 2014), fomentando a reflexão das práticas pedagógicas em curso, favorecendo a transformação e a reelaboração docente.</p> Ana Paula Barbosa Colvero, Ana Carla Hollweg Powaczuk Copyright (c) 2023 Ana Paula, Ana Carla Hollweg Powaczuk http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10415 Sun, 01 Oct 2023 00:00:00 -0300 Alianças público-privadas na educação pública: um estudo em dois estados nordestinos https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11024 <p>Os processos de privatização da educação pública ocorrem de diferentes maneiras, principalmente por meio de acordos, contratos ou parcerias entre institutos e secretarias de educação. Este trabalho tem como objetivo discutir esse fenômeno em dois estados nordestinos do Brasil: Ceará e Rio Grande do Norte, demonstrando como ele interfere no desenvolvimento de ferramentas gerenciais no contexto educacional. O método de pesquisa adotado foi a abordagem dialética, e os procedimentos consistiram em revisão de literatura e análise documental. Os resultados indicam que os gestores acabam redefinindo suas funções para atender aos interesses das instituições parceiras, enfatizando o cumprimento de metas e resultados.</p> Allan Solano Souza, Hilcélia Aparecida Gomes Moreira, Maria Margarett da Silva, Daniela Cunha Terto Copyright (c) 2023 Allan Solano Souza, Hilcélia Aparecida Gomes Moreira, Maria Margarett da Silva, Daniela Cunha Terto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11024 Wed, 22 Nov 2023 00:00:00 -0300 A escola como lugar privilegiado de aprendizagem docente https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10905 <p>Este estudo teve por objetivo explicitar o que as pesquisas do período de 2017 a 2021 evidenciam em relação à escola enquanto lugar de aprendizagem docente. Para tal, utilizou-se como método, a Revisão Sistemática de Literatura (RSL), em suas três fases: planejamento, condução e relato (KITCHENHAM, 2004). Para análise dos dados, empregou-se a Espiral de Análise proposta por Creswell (2014). Os resultados evidenciaram uma categoria central, seguida de quatro subcategorias, que confirmam a escola como lugar privilegiado de aprendizagem docente, em quatro aspectos: na formação inicial, no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão em cooperação com a escola; na formação continuada, quando reconhecidas as necessidades formativas dos professores; na realidade vivenciada na escola, onde as práticas são reconstruídas; e nos saberes experienciais compartilhados no meio escolar.</p> Jordane Lima Dias Oliveira, Augusto José Savedra Lima , Rosa Oliveira Marins Azevedo Copyright (c) 2023 Jordane Lima Dias Oliveira, Augusto José Savedra Lima , Rosa Oliveira Marins Azevedo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10905 Sat, 30 Sep 2023 00:00:00 -0300 Educa[n]ção Intercultural: Canções baseadas em histórias para uma educação intercultural https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10617 <p style="font-weight: 400;">O canto é uma das principais atividades desenvolvidas no âmbito da educação musical nas escolas. Por meio dele, as relações sociais são fomentadas e a integração é favorecida. A música é a principal protagonista desta atividade e a sua utilização como meio de promoção da educação para os valores, em geral, e a interculturalidade, em particular, é cada vez mais comum. O seu tema, o seu texto e os contextos que evocam facilitam o tratamento da educação para a paz, o acolhimento e o respeito pelos outros, a coeducação e a diversidade cultural e permitem aos alunos conhecer, valorizar e tomar consciência da cultura. da paz. Na educação infantil e no ensino fundamental, podemos constatar que algumas dessas canções são baseadas em histórias e obras literárias, o que multiplica suas possibilidades de trabalho em sala de aula. Neste artigo, trata-se de expor diferentes orientações para o uso dessas músicas em sala de aula, tomando algumas delas como exemplos.</p> Juan Rafael Muñoz Muñoz, Javier González-Martín Copyright (c) 2023 Juan Rafael Muñoz Muñoz, Javier González-Martín http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10617 Wed, 27 Sep 2023 00:00:00 -0300 Aprendizagem da docência na pandemia: o Programa de Mentoria Online da UESB https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10046 <p>Este artigo tem por objetivo apresentar o Programa de Mentoria <em>On-line</em> da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, <em>campus</em> de Itapetinga, e as contribuições para a formação inicial e continuada de bolsistas da ação de extensão. A pesquisa qualitativa e exploratória abarcou os relatórios finais de três bolsistas do programa como objeto de análise. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo a partir de duas categorias, sendo: perspectivas formativas e construção de saberes. As narrativas revelaram as contribuições desta ação no processo de compreensão da entrada na docência, ainda que as aprendizagens da docência destas bolsistas incluem partilha de saberes sobre o ensinar e como ensinar, empatia com o outro, conhecimento sobre apoio e assessoramento profissional e um novo olhar sobre o processo ensino-aprendizagem, construídas pelas futuras profissionais. Portanto, pensar a profissão docente, seus desafios e dificuldades se configura como indicativos relevantes para esse Programa.</p> Lúcia Gracia Ferreira, Idêivia Silva Santos, Mariza Santos da Silva, Beatriz de Carvalho Farias Lima da Silva, Roselane Duarte Ferraz, Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz Copyright (c) 2023 Lúcia Gracia Ferreira, Idêivia Silva Santos, Mariza Santos da Silva, Beatriz de Carvalho Farias Lima da Silva, Roselane Duarte Ferraz, Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10046 Wed, 09 Aug 2023 00:00:00 -0300 Conectando-se pelo coração: experiências narradas sobre leitura e escrita em tempos de pandemia https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10382 <p>Este artigo tem por objetivo tecer considerações sobre práticas de leitura e escrita com base no que narram dez professoras da Educação Infantil sobre suas experiências com as crianças em tempos de pandemia. O trabalho adota a perspectiva epistemológica de pesquisa (auto)biográfica em educação, no diálogo com autores que contribuem para problematizar essas narrativas da experiência vivida nos processos de coformação e auto(trans)formação docente. Articulam-se aqui competência técnica e compromisso político, considerados incontornáveis para acompanhar crianças de 4 a 5 anos de idade no processo de apropriação da leitura e da escrita como condição fundante para o exercício da cidadania. Finaliza-se com a defesa de que a reflexão conjunta entre professoras e formadoras sobre experiências, dúvidas, fazeres e deveres inerentes às práticas pedagógicas tem muito a contribuir para a produção do conhecimento científico na pesquisa educacional com base em um saber encarnado.</p> Gabriela Loech, Maria da Conceição Passeggi Copyright (c) 2023 Gabriela Loech, Maria da Conceição Passeggi http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10382 Thu, 06 Jul 2023 00:00:00 -0300 Formação continuada de professores em educação intercultural: um estudo de caso em antropologia educacional https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10357 <p class="p1">O multiculturalismo está presente como tema transversal a ser desenvolvido nas escolas do ensino fundamental, conforme disposição da Base Nacional Comum Curricular, seus fundamentos encontrando-se em cartilha sobre Pluralidade Cultural dos Parâmetros Nacionais Curriculares, que orienta que interculturalidade também deve ser praticada no cotidiano escolar, como forma de educação intercultural, promovendo ambiente de tolerância nas escolas. O presente artigo é um estudo de caso em antropologia educacional, pesquisando formação continuada em educação intercultural e conhecimentos antropológicos que dão suporte a esta, de grupo de educadores do 4º ano do ensino fundamental, de escola da rede privada de ensino, do interior do estado de São Paulo. Seu principal procedimento metodológico é a observação participante de grupo de docentes em formação continuada em educação intercultural, constatando seus avanços significativos ao final do processo, principalmente na prática desta modalidade educacional e, secundariamente, no grau de conhecimentos antropológicos.</p> Cristina Misturini Sato, Eloy Gómez-Pellón Copyright (c) 2023 Cristina Misturini Sato, Eloy Gómez Pellón http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10357 Wed, 05 Jul 2023 00:00:00 -0300 Altas capacidades e as lives do YouTube® no período da pandemia: uma revisão sistemática https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10014 <p>As <em>lives</em> tornaram-se muito populares no período pandêmico, com numerosos convites para transmissões sobre os mais diversos temas, inclusive, sobre as altas capacidades, fazendo com que o interesse acadêmico se voltasse para esse novo formato de evento. Desse modo, este artigo se propõe a apresentar o que foi transmitido em <em>lives</em> sobre as altas capacidades durante o período da pandemia (2020-2022), no YouTube®, por meio de pesquisa sistemática. Os resultados encontrados foram 22 vídeos relacionados a temas mais introdutórios às altas capacidades e outras abordagens, como a parentalidade; a aceleração; a matemática; as altas capacidades e o autismo; e a sobre--excitabilidade. Conclui-se que, apesar de temas mais introdutórios às altas capacidades terem sido mais incidentes, as <em>lives</em> cumpriram importante papel de informação para docentes e profissionais conhecerem a temática, mesmo que previamente.</p> Amanda Rodrigues de Souza, Ana Paula Santos de Oliveira, Rosemeire de Araújo Rangni Copyright (c) 2023 Ana Paula Santos de Oliveira, Amanda Rodrigues de Souza, Rosemeire de Araújo Rangni http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10014 Wed, 05 Jul 2023 00:00:00 -0300 O Modelo de Professora Primária na Trajetória Docente de Maria Salete van der Poel https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10244 <p>Este artigo trata de um estudo sobre o processo de feminização do magistério primário no Brasil, que incorporou na formação docente oriunda da Escola Normal a docência como característica e atribuição do gênero feminino. Dessa forma, esta investigação buscou analisar o modelo de professora idealizado pela Escola Normal nas décadas de 1940 e 1950 por meio da trajetória docente da professora Maria Salete van der Poel, que atuou no Ensino Primário na década de 1950. Metodologicamente, é uma pesquisa documental realizada a partir da legislação educacional e de produções biográficas e (auto)biográficas da professora que foram analisadas e interpretadas à luz do referencial teórico deste estudo. O estudo constatou que Maria Salete van der Poel tinha em sua<br />trajetória docente no Ensino Primário marcas do modelo de docente idealizado na década de 1950 pela Escola Normal, visto que a professora era mulher, solteira e atuava com os métodos da Escola Nova.</p> Luziel Augusto da Silva, Jean Carlo de Carvalho Costa, Ana Paula Romão de Souza Ferreira Copyright (c) 2023 Luziel Augusto da Silva, Jean Carlo de Carvalho Costa, Ana Paula Romão de Souza Ferreira http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10244 Mon, 26 Jun 2023 00:00:00 -0300 A vida numa encruzilhada: jovens do ensino médio entre o desejo e a necessidade de projetar o futuro https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10059 <p>Este artigo elege como cenário de análise a implementação de um projeto de reorganização curricular no ensino médio na rede pública estadual de Minas Gerais que exige dos jovens para quem é endereçada essa política uma reconfiguração dos planos e um novo cálculo para prospectar o futuro, ancorado entre o desejo e a necessidade. Na análise, evidencia-se o quanto o ensino médio voltado aos grupos menos favorecidos tem sido instrumentalizado, a partir de uma semântica ancorada na ideia de “modernização” e “eficiência” da escola, aplicação de lógicas econômicas à pedagogia, o que sugere a transferência da razão do mercado para a escola. A metodologia empreendida combinou as abordagens “qualiquanti”, presentes tanto nos questionários aplicados quanto na realização de grupos focais com os jovens. Para analisar esta realidade factual, utilizou-se um referencial teórico que tem se debruçado sobre os tensionamentos do jovem e o mundo do trabalho.</p> Licinia Maria Correa, Maria Amália de Almeida Cunha Copyright (c) 2023 Maria Amália de Almeida Cunha, Licinia Maria Correa http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10059 Thu, 15 Jun 2023 00:00:00 -0300 Precarização do ensino na pandemia da Covid-19: impactos na inclusão do universitário com deficiência visual https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8658 <p>Este artigo objetiva explicitar os desafios e as barreiras imbricadas na prática docente no tocante à inclusão de universitários com deficiência visual em tempos de pandemia da Covid-19. Seguem os fundamentos da Psicologia Sócio-Histórica e do Materialismo Histórico Dialético. Participaram da pesquisa seis universitários com deficiência visual de cursos de graduação de uma universidade pública do Nordeste do país. Os dados foram produzidos por meio de entrevista semiestruturada, que foi realizada individualmente pelo Google Meet. Para a análise dos dados, utilizaram-se os núcleos de significação. Os resultados apontaram que a falta de conhecimento acerca da inclusão da pessoa com deficiência visual, aliada à falta de apropriação das ferramentas digitais e às múltiplas demandas, contribuiu para a prática pedagógica excludente que se pauta num viés ideológico corponormativo. Contudo, considera-se que o ensino remoto potencializou a precarização da prática docente, consequentemente agudizou a exclusão dos universitários com deficiência visual.</p> Maria Quitéria da Silva, Neiza de Lourdes Frederico Fumes Copyright (c) 2023 Maria Quitéria da Silva http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8658 Mon, 24 Apr 2023 00:00:00 -0300 Fundamentos epistemológicos do Movimento Santa Catarina pela Educação: desvelando os pressupostos da formação para o século XXI https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/9153 <p>O estudo, de natureza documental e bibliográfica, vincula-se à discussão entre Políticas Educacionais e Formação Docente. Busca conhecer os fundamentos epistemológicos do Movimento Santa Catarina pela Educação, que congrega um conjunto de ações sob a liderança das principais associações empresariais catarinenses. Aborda o alicerce filosófico-científico que dá sustentação ao movimento. Para captar sua base epistemológica, utiliza como metodologia a seleção e análise (ancorada no método dialético) dos principais materiais disponibilizados no <em>site</em> do movimento até o ano de 2021. As categorias que emergem da pesquisa são: Sociedade da Informação e do Conhecimento, Teoria do Capital Humano, Competência e Neurociência. Conclui-se que a formação educativa no âmbito do movimento é emblemática para adequar a sociedade aos novos parâmetros civilizatórios. Nesse contexto, a educação submetida ao mercado adquire centralidade no que se refere à escolarização no século XXI, especialmente para a adaptação de indivíduos ajustados ao mundo do trabalho flexível.</p> Fabrício Spricigo, Lourival José Martins Filho Copyright (c) 2023 Fabrício Spricigo, Lourival José Martins Filho http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/9153 Tue, 28 Mar 2023 00:00:00 -0300 O processo de formação de professores/as de Educação Física e a Política de Assistência Estudantil: estado do conhecimento https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/9522 <p>Esta investigação visa analisar o estado do conhecimento das Políticas de Assistência Estudantil brasileiras durante o processo de formação de professores/as de Educação Física sob a perspectiva da produção em Programas de Pós-Graduação stricto sensu. Por meio da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, procedeu-se à busca de teses e dissertações defendidas em Programas de Pós-Graduação vinculados às áreas de Educação, Educação Física e Serviço Social publicadas entre 2011 e 2021. Os materiais selecionados foram problematizados à luz do materialismo histórico-dialético. Os resultados revelaram a ausência de teses e/ou dissertações na área da Educação Física que contemplem a Política de Assistência Estudantil no processo de formação de professores/as. Por outro lado, as investigações reforçam a Assistência Estudantil como um mecanismo garantidor da permanência de estudantes economicamente menos<br />favorecidos/as, além de figurar como elemento protagonista na valorização da profissão docente.</p> Gabriela da Silva Viana, Marcos Vinicius Francisco Copyright (c) 2023 Gabriela da Silva Viana, Marcos Vinicius Francisco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/9522 Mon, 24 Apr 2023 00:00:00 -0300 A formação inicial e a inserção profissional dos egressos do curso de Pedagogia https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/9799 <p>Este artigo vincula-se à pesquisa intitulada <em>A inserção profissional das egressas do curso de Pedagogia frente às demandas do mundo do trabalho</em>, a qual buscou desvelar como vem ocorrendo a inserção profissional de egressas do curso de Pedagogia de uma Universidade Pública diante da lógica instituída no mercado de trabalho. Adota a pesquisa bibliográfica e de campo com abordagem qualitativa e quantitativa e utiliza a análise documental das regulamentações do curso e da legislação da carreira docente. Os dados empíricos foram coletados via questionários direcionados aos egressos do curso de Pedagogia e as análises foram sustentadas por referenciais crítico-dialéticos. Participaram da pesquisa 275 pessoas que concluíram o curso no período de 2011 a 2019, das quais 77,5% trabalham nos espaços educacionais. Esse dado indica que, apesar dos desafios impostos pelo mundo do trabalho, os egressos do curso de Pedagogia insistem na profissão docente.</p> Tamara Vanessa Zulcowski, Ângela Maria Silveira Portelinha Copyright (c) 2023 Tamara Vanessa Zulcowski, Ângela Maria Silveira Portelinha http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/9799 Wed, 03 May 2023 00:00:00 -0300 Literatura afro-brasileira na educação infantil: desafios à formação docente https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10060 <p>A partir dos resultados de uma pesquisa que analisou as representações de meninas negras na literatura infantil afro-brasileira trabalhada na Educação Infantil, este artigo discorre sobre os desafios à formação docente na efetivação de um trabalho educativo que rompa com práticas pedagógicas racistas, sexistas e adultocêntricas. A pesquisa, que teve como procedimentos metodológicos o levantamento dos livros de literatura afro-brasileira utilizados por docentes e a análise das representações de meninas negras neles veiculados, dialogou com a epistemologia freireana, estudos sociais da infância e literatura. A análise revelou que a literatura afro-brasileira é pouco trabalhada na Educação Infantil e, dentre os livros mais utilizados, verificam-se resquícios de uma perspectiva eurocêntrica, o que remete à necessidade de discussão dessa temática nos espaços formativos. O artigo conclui com a defesa de uma formação docente marcada pela infância e pelo diálogo intercultural na construção de uma educação intercultural crítica e decolonial.</p> Marta Regina Paulo da Silva Copyright (c) 2023 Marta Regina Paulo da Silva http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10060 Wed, 03 May 2023 00:00:00 -0300 As estratégias de aprendizagem na formação inicial de docentes: uma revisão sistemática da literatura https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10022 <p>As estratégias de aprendizagem são ferramentas utilizadas no processamento das informações. A respeito de como elas podem ser ensinadas, é imprescindível que professores em formação sejam instruídos acerca da temática de forma a beneficiar a si e a seus futuros alunos. Assim, o presente artigo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática das pesquisas sobre as estratégias de aprendizagem utilizadas por estudantes de licenciatura. Foram analisados artigos nacionais e internacionais publicados entre 2017 e 2022 indexados nas bases Educational Resources Information Center, Scientific Electronic Library Online, Science Direct, Scopus, Rede de Revistas Científicas da América Latina e Caribe, Espanha e Portugal e Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Após o exame e a verificação dos critérios de inclusão e exclusão, 14 artigos foram incluídos na revisão. Os resultados revelaram que os futuros professores fazem uso moderado das estratégias de aprendizagem e exibem perfis distintos de uso. Variáveis demográficas, acadêmicas e psicológicas se associaram ao relato de uso dessas estratégias. Ressalta-se a necessidade de ampliar as investigações nacionais sobre esse tema.</p> Daniel Franciscão, Evely Boruchovitch Copyright (c) 2023 Daniel Franciscão, Evely Boruchovitch http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10022 Mon, 24 Apr 2023 00:00:00 -0300 O hospital como espaço de atuação para o pedagogo https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10102 <p>O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar a prática do pedagogo inserido no Atendimento Escolar Hospitalar. O Atendimento Escolar Hospitalar constitui um importante apoio pedagógico, mantendo a criança hospitalizada interligadas às suas atividades escolares e, ao mesmo tempo, torna-se um campo potente de atuação profissional do pedagogo. A metodologia da pesquisa apoiou-se em uma pesquisa de campo realizada em um hospital do estado de Santa Catarina, com diversos instrumentos metodológicos de produção de dados, como observações, entrevistas e registros em diário de campo. Por fim, constatou-se que o pedagogo que atua no contexto hospitalar assume um papel de humanizador em sua prática docente, precisando estar articulado com toda a equipe de atendimento da criança hospitalizada.</p> Juliana Maria Fischer Rabuske, Cláudia Inês Horn Copyright (c) 2023 Juliana Maria Fischer Rabuske, Cláudia Inês Horn http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10102 Fri, 26 May 2023 00:00:00 -0300