Educ. Form. https://revistas.uece.br/index.php/redufor <p><span style="vertical-align: inherit;">A revista </span><strong><span style="vertical-align: inherit;">Educação &amp; Formação </span></strong><span style="vertical-align: inherit;"> é vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará e foi criada em janeiro de 2016, para publicar artigos originais oriundos de resultados de pesquisa acadêmica na área de Educação. Possui a missão de promover o intercâmbio e os debates no campo educacional nacional e internacional na área da <strong>Educação</strong>, com foco no campo de formação de alunos e professores em contextos de educação formal. O público-alvo a que se destina a Revista Educação &amp; Formação são pesquisadores da área da educação, professores da educação básica e superior, pós-graduandos e demais profissionais interessados nos referidos temas. </span></p> <p><span style="vertical-align: inherit;">Qualis Capes 2017-2020: A3 Educação<br />Prefixo DOI: 10.25053<br />e-ISSN: 2448-3583</span></p> pt-BR <p>Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:</p> <p>A revista Educação &amp; Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.</p> <p>Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.</p> lia.fialho@uece.br (Lia Machado Fiuza Fialho) revista.redufor@uece.br (Karla Angélica Silva do Nascimento) Sun, 05 Jan 2025 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Tecnologias Digitais e Educação: desafios no processo de ensino e aprendizagem https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14557 <p>Objetiva-se compreender os desafios encontrados no processo de ensino e aprendizagem e sua relação com o acesso e utilização das tecnologias digitais. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo, do tipo exploratória na forma de pesquisa de campo, realizada com 142 professores que atuam na educação básica. As informações foram coletadas com um questionário e analisadas pela Análise Textual Discursiva, emergindo três categorias finais. Neste estudo, discutiu-se a categoria: acesso às tecnologias digitais, sustentada pelas seguintes categorias intermediárias: acesso à internet e aos recursos tecnológicos físicos; acesso às tecnologias devido a condições sociais; e espaço físico apropriado para o uso das tecnologias. A análise evidenciou a essencialidade de investimentos em recursos tecnológicos e na formação continuada dos professores, já que, a partir da disponibilidade de tais recursos e do conhecimento dos professores, tem-se um ambiente que contribuirá para qualificar as ações educativas e para facilitar a aprendizagem dos estudantes.</p> Robson Kleemann, Celiane Costa Machado, Elaine Corrêa Pereira Copyright (c) 2025 Robson Kleemann, Celiane Costa Machado, Elaine Corrêa Pereira http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14557 Wed, 02 Jul 2025 00:00:00 -0300 A história da coordenação escolar na rede pública estadual de ensino do Ceará (1984 – 2023) https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14909 <p>Este estudo qualitativo, desenvolvido através de um estudo documental, objetiva apresentar uma síntese histórico-legal da função da coordenação escolar na rede pública estadual de ensino básico do Ceará a partir do Estatuto do Magistério Oficial do Estado (1984 – 2023). Estudar esta temática se faz importante em razão da possibilidade de compreender como a legislação educacional relacionada a função em questão evoluiu ao longo do tempo na rede da Secretaria da Educação do Estado do Ceará – Seduc-Ce. O texto encontra-se estruturado em quatro seções, sendo elas: introdução, metodologia, resultados e discussões, considerações finais e por fim as referências. Percebe-se que este estudo não apenas contribui para a compreensão da história da coordenação escolar na rede Seduc-Ce, mas também possibilita reflexões sobre o papel da função na contemporaneidade, visando a efetividade das práticas pedagógicas e o sucesso da educação pública no estado.</p> Daniel Martins Braga, Francione Charapa Alves, Elcimar Simão Martins Copyright (c) 2025 Daniel Martins Braga, Francione Charapa Alves, Elcimar Simão Martins http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14909 Wed, 04 Jun 2025 00:00:00 -0300 Trilhas de uma pesquisa sobre formação docente e a escola campesina https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13942 <p>O presente artigo compreende uma apresentação de nossa pesquisa – seus espaços e metodologias, e uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, que intersecciona a formação docente a realidade das escolas campesinas, no caso, em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, com recorte para a Emec Antônio Camargo Correa. Assim, esta teve como objeto de estudo a formação de professores que atuam na Educação do Campo no município de Três Lagoas-MS. A pesquisa concluiu que a formação de professores e profissionais da educação, interligada ao poder público, na realidade das Escolas do Campo, ainda se encontra em defasagem.</p> Angela Olaria Dauzacher, Mariana Esteves de Oliveira Copyright (c) 2025 Angela Olaria Dauzacher, Mariana Esteves de Oliveira http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13942 Tue, 29 Apr 2025 00:00:00 -0300 O conceito de espécie em pauta: reflexões e percepções de estudantes da licenciatura em ciências biológicas https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14239 <p>O objetivo principal foi discutir sobre a percepção que discentes do curso de formação inicial em licenciatura em Ciências Biológicas têm a respeito do conceito de espécie. A pesquisa é do tipo pesquisa-ação, com caráter qualitativo, e contou com a participação de 25 discentes do primeiro semestre do referido curso da Universidade Federal do Pará, <em>campus</em> Marajó-Soure, que cursavam a disciplina Ecologia no período de maio a junho de 2024. Verificou-se que, embora a maioria dos participantes tenha afirmado conhecer o conceito de espécie, apenas 12% conseguiram expressar respostas coerentes a respeito deste. Isso explicita o distanciamento existente entre o que os discentes entendem por “conhecer” e a capacidade de escrita e explicação do conceito. Além disso, os discentes percebem que o uso de recursos didáticos é lúdico e estimulador e reduz a distância entre a teoria e a prática. Acredita-se, portanto, que o contato com recursos didáticos diversificados pode contribuir para a diversificação da prática docente e para o processo de ensino e aprendizagem.</p> Cássia Cristine Costa Pereira, Flávio Albuquerque, Natanael Charles da Silva Copyright (c) 2025 Cássia Cristine Costa Pereira, Flávio Roberto de Albuquerque Almeida, Natanael Charles da Silva http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14239 Tue, 27 May 2025 00:00:00 -0300 Entre uma educação libertadora e práticas neoliberais educativas: revisão sobre a categoria Projeto de Vida https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14699 <p>O presente artigo analisa a inclusão da categoria "projeto de vida" na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sob a perspectiva do avanço das práticas neoliberais na educação brasileira. Nesse sentido busca-se, a partir de uma concepção de educação libertadora, analisar o modo como a educação pode ser compreendida dentro de seus limites teóricos e subversivos ao sistema. A pesquisa utiliza análise bibliográfica e documental, centrando-se na BNCC e na Lei nº 13.415/2017, além de compreender esse corpus em seus respectivos contextos sócio-políticos, tendo na categoria projeto de vida seu principal objeto de estudo. Esta análise utiliza os conceitos Neoliberalismo e Práticas Neoliberais de Dardot e Laval (2016) e da educação libertadora de Freire (1996), como principais ferramentas analíticas, possibilitando a compreensão da realidade fenomenologicamente constituída. Em sequência, busca-se traçar caminhos viáveis para construção das aulas de projeto de vida com vistas à tentativa de subversão ao sistema neoliberal.</p> Patrick Dutra, Beatris Pizzoni de Freitas, Alex Sander da Silva Copyright (c) 2025 Patrick Dutra, Beatris Pizzoni de Freitas, Alex Sander da Silva http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14699 Tue, 06 May 2025 00:00:00 -0300 Formação de professores: as concepções epistemológicas e a perspectiva internacional em uma política pública brasileira https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15456 <p>O objetivo desta pesquisa foi compreender as concepções epistemológicas de formação de professores expressas no Plano Estadual de Educação de Santa Catarina (PEE/SC) e refletir sobre as respectivas metas e estratégias no contexto de sua implementação e sob a perspectiva das organizações internacionais. Quanto aos aspectos metodológicos, utilizou-se a abordagem qualitativa e as técnicas de análise de conteúdo de Bardin (2016) para categorizar as concepções epistemológicas de formação docente adotadas no PEE/SC. Quanto aos resultados, identificou-se que: a) o PEE/SC adota a epistemologia da prática como concepção teórica que fundamenta a formação de professores; b) a formação de professores é influenciada pela política nacional e pelas recomendações internacionais, em especial a Agenda 2030; c) não foram identificadas estratégias significativas para o financiamento da formação docente, e o alcance das metas mostra-se distante dos objetivos inicialmente estabelecidos para o decênio 2015-2024.</p> Morgana Bada Caldas, Naiara Gracia Tibola Copyright (c) 2025 Morgana Bada Caldas, Naiara Gracia Tibola http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15456 Tue, 08 Jul 2025 00:00:00 -0300 A urgência de modernizar e inovar no ensino técnico profissional em Moçambique: contributos para a reflexão https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13783 <p>Uma das grandes preocupações atuais do governo moçambicano está relacionada com a qualidade do ensino técnico profissional mensurável na qualidade dos seus graduados. Dentro desta perspetiva, foi elaborado este estudo de caso qualitativo que objetiva discutir a urgência de modernizar e inovar no ensino técnico profissional em Moçambique. Os dados foram obtidos, através da entrevista estruturada e do inquérito por questionário aplicados a 32 sujeitos (gestores, professores e estudantes) e foram analisados com auxílio da técnica de análise categorial de conteúdo. Os resultados indicam a necessidade urgente de modernização e inovação do ensino técnico profissional em Moçambique, caraterizada por uso intensivo de recursos digitais no processo de ensino aprendizagem e formação permanente dos envolvidos, de modo a garantir o melhor uso e manutenção desses recursos. Assim, apesar de existirem algumas tecnologias nessas instituições, ainda vários aspetos se consubstanciam em desafios a ultrapassar para que a integração seja efetiva e relevante</p> Paulo Jorge Henriques, Bruno Ferreira Gonçalves Copyright (c) 2025 Paulo Jorge Henriques, Bruno Ferreira Gonçalves http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13783 Mon, 14 Apr 2025 00:00:00 -0300 Desafios da Educação Integral na Amazônia Paraense: o papel da formação de gestores https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14187 <p>O presente artigo explora a educação em tempo integral, com foco nos aspectos imateriais e na atuação dos gestores na Região Metropolitana de Santarém (RMS/PA). O objetivo central é analisar a educação em tempo integral, considerando aspectos relacionados ao trabalho dos gestores, a circulação de informações estratégicas e o desenvolvimento de práticas pedagógicas que valorizem o conhecimento e a comunicação como elementos essenciais para garantir essa modalidade de ensino. A partir de uma análise bibliográfica e documental, o estudo aborda a importância estratégica de elementos voltados as condições imateriais de trabalho da gestão da escola para consolidar um projeto de educação para a transformação estrutural da sociedade. Conclui-se que a educação em tempo integral evidencia a necessidade de uma gestão educacional que promova e desenvolva ações coletivas nas escolas, fundamentadas em políticas públicas e legislação específica.</p> Eriane Oliveira Sousa, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Leandro Sartori Copyright (c) 2024 Eriane Oliveira Sousa, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Leandro Sartori http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14187 Sun, 05 Jan 2025 00:00:00 -0300 O esvaziamento do social nas finalidades da Educação e a Pedagogia Social como alternativa de formação no Brasil https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14563 <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">Este artigo discute a importância da Pedagogia Social como alternativa crítica ao esvaziamento das finalidades sociais na educação brasileira, influenciada pelo avanço neoliberal nas últimas décadas. Assim, se analisa as concepções acerca das finalidades educativas em nosso país, especialmente, entre os anos de 1990 e 2020. Para além disso, tem-se como objetivo apresentar a Pedagogia Social como campo que se contrapõe ao esvaziamento do sentido social e crítico da educação, promovendo uma visão de emancipação social. Com base em autores como Roberto Leher, Luiz Carlos de Freitas e José Carlos Libâneo, para tratar das mudanças nas finalidades da educação contemporânea, e de Geraldo Caliman e Roberto da Silva, no campo da Pedagogia Social, a metodologia deste artigo envolve revisão bibliográfica e análise teórica do cenário educacional brasileiro. Conclui destacando a disputa teórica entre visões neoliberais e socio-críticas, apresentando a Pedagogia Social como alternativa para promover uma educação crítica e emancipatória.</span></p> Lucas Salgueiro Lopes, Raquel Ribeiro Costa da Cunha Ferreira Copyright (c) 2025 Lucas Salgueiro Lopes, Raquel Ribeiro Costa da Cunha Ferreira, Arthur Vianna Ferreira http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14563 Wed, 30 Apr 2025 00:00:00 -0300 A formação de educadores sociais fluminenses: entre as representações sociais e a Pedagogia Social https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15004 <p>Esta investigação buscou averiguar a presença de representações sociais entre educadores sociais em um curso de extensão em uma universidade pública no Rio de Janeiro. A pesquisa de pós-doutorado em Ciências da Educação objetivou entender como essas representações sociais interferem nos processos formativos, articulando os resultados com o conceito de hospitalidade de Baptista (2005) na Pedagogia Social. Utilizando a abordagem psicossocial de Doise (2001) e Moscovici (2003), a pesquisa foi realizada no paradigma fenomenológico-interpretativo (Marques; Amendoeira, 2020) com 26 educadores sociais participantes do curso de formação continuada em Pedagogia Social. Seus portfólios e formulários foram analisados a partir da análise retórico-filosófica do discurso. Os resultados indicam a presença de representações sociais com núcleo figurativo sobre “Escola”, abrangendo temas como educação escolar, formação docente ampliada, práticas educativas não escolares, função do educador social e sujeitos empobrecidos de suas práticas.</p> Arthur Vianna Ferreira, Isabel Baptista Copyright (c) 2025 Arthur Vianna Ferreira, Isabel Baptista http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15004 Sun, 25 May 2025 00:00:00 -0300 A temática História e Cultura Indígena em programas de ensino dos campi do IFTO, conforme a Lei nº 11.645/2008 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14005 <p>A História e Cultura Indígena, com seus aspectos caracterizantes de modos de vida e tradições culturais, constituem uma temática que precisa ser inclusa e estar em evidência nos estudos nos currículos escolares. Tem-se como objetivo analisar a inclusão e menção da temática História e Cultura Indígena em programas de ensino de unidades curriculares dos <em>campi</em> do Instituto Federal de Tocantins, conforme a Lei nº 11.645/2008. A pesquisa se caracterizou pela abordagem qualitativa, do tipo aplicada e natureza documental. Projetos pedagógicos de curso, planos de ensino e diários de classe do Instituto Federal de Tocantins foram analisados. Dentre alguns resultados, os dados revelaram que, nos Planos de Ensino, em menos da metade das unidades curriculares nas turmas dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do <em>campus</em> Gurupi e na maioria das unidades curriculares nas turmas dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do <em>campus </em>Avançado Formoso do Araguaia, não foram identificadas menções a essa temática em nenhum desses documentos; dentre os quais também não há evidências da realização de estudos acerca de conteúdos que abordassem a cultura de povos indígenas do Tocantins.</p> Francisco Welton Silva Rios, Gustavo Cunha de Araújo Copyright (c) 2025 Francisco Welton Silva Rios, Gustavo Cunha de Araújo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14005 Tue, 22 Apr 2025 00:00:00 -0300 Liderança pelo cuidado como geradora de confiança em professores chilenos https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14355 <p>Liderança atenciosa refere-se a um conjunto de práticas que promovem o bem-estar integral (emocional, social e acadêmico) na comunidade escolar. Nesse contexto, este artigo busca reconhecer até que ponto os professores percebem y valorizam práticas (ou ações) de cuidado e confiança por parte de seus dirigentes. Foi utilizada uma abordagem quantitativa, aplicando um questionário a 333 professores da Região Metropolitana do Chile. Os resultados indicam que os professores valorizam positivamente a competência e a integridade dos seus diretores escolares, no entanto as dimensões de estima e respeito, embora valorizadas positivamente, apresentam pontuações mais baixas.</p> Andrea Carrasco, Claudio Montoya, Gonzalo Ruz Copyright (c) 2025 Andrea Carrasco, Gonzalo Ruz, Claudio Montoya http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14355 Tue, 13 May 2025 00:00:00 -0300 A colaboração na perspectiva freireana nas tessituras do trabalho e grupo colaborativos na formação matemática https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14879 <p>O mapeamento e a análise das produções científicas publicadas nos Anais da ANPEd, no período de 2000 a 2023, integram parte da pesquisa de Doutorado. Busca-se compreender, por meio da Revisão Sistemática de Literatura, os sentidos da colaboração na perspectiva freiriana nas tessituras do trabalho e de grupo colaborativos em espaços de formação de professores(as) que ensinam matemática, compartilhados no Grupo de Trabalho 19 “Educação Matemática” da ANPEd. Essa ação no âmbito da investigação qualitativa proporcionou compreender o objeto de estudo, a partir de um olhar interpretativo e crítico sobre o referencial teórico-metodológico e a análise dos dados produzidos na pesquisa. A RSL possibilitou organizar os dados e interpretá-los através dos fundamentos da colaboração na perspectiva freiriana, que envolvem ação dialógica na interação com o outro, “aprender <em>de</em> e <em>com</em> vocês”, comunicação problematizadora, sujeitos dialógicos, trabalho em equipe, dentre outros pressupostos no contexto do trabalho e de grupo colaborativos.</p> <p>&nbsp;</p> Sandra Alves de Oliveira, Reginaldo Fernando Carneiro Copyright (c) 2025 Sandra Alves de Oliveira, Reginaldo Fernando Carneiro http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14879 Tue, 08 Jul 2025 00:00:00 -0300 Desenvolvimento profissional de professores da Educação Infantil: metapesquisa no campo da formação docente https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13865 <p>A pesquisa qualitativa apresentada, identificada como metapesquisa, analisou o desenvolvimento profissional dos professores da Educação Infantil no Brasil, utilizando teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Observou-se uma predominância de estudos qualitativos, com variados métodos de coleta de dados, e uma subexploração da região norte. A pesquisa destacou a influência da formação inicial e continuada, os desafios do início da docência e as condições de trabalho, além de identificar uma lacuna na definição do desenvolvimento profissional docente, sugerindo a necessidade de maior atenção às discussões conceituais. Metapesquisas como esta contribuem para o enriquecimento do debate sobre o desenvolvimento profissional docente, sublinhando a importância da reflexão teórica e dos debates na formulação de novos conceitos e categorias.</p> Nayara Macedo de Lima Jardim, Regina Magna Bonifácio de Araújo Copyright (c) 2025 Nayara Macedo de Lima Jardim, Regina Magna Bonifácio de Araújo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13865 Mon, 10 Feb 2025 00:00:00 -0300 Desvelando as relações raciais nas práticas pedagógicas: uma leitura decolonial do cotidiano escolar https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14203 <p>Este artigo traz um recorte da dissertação de mestrado defendida em 2023 e buscou compreender o lugar da educação antirracista e da perspectiva decolonial nas práticas pedagógicas dos/as professores/as da área de Ciências Humanas (Geografia, História e Filosofia). A pesquisa, de natureza qualitativa, visou evidenciar a reflexão da diversidade étnico-racial em espaço público de educação, através de encontros com os/as professores/as e produção de cartas pedagógicas. Utilizou-se o “fazer decolonial” (Ocaña; López, 2019) como outra maneira para pensar a metodologia baseada em princípios decoloniais. A análise revelou que os espaços utilizados pelos/as professores/as para incluir as questões étnico-raciais nas práticas pedagógicas, na maioria das vezes, envolve situações espontâneas no relacionamento entre os estudantes no cotidiano das aulas, mas precisam ser incluídas intencionalmente no currículo conforme orienta a Lei nº 10.639/2003, o que faz questionar a urgência de formação docente crítica, antirracista e decolonial, promovendo a desnaturalização e o enfrentamento do racismo.</p> Lécia Nájla dos Santos Melo, Edmacy Quirina de Souza Copyright (c) 2025 Lécia Nájla dos Santos Melo, Edmacy Quirina de Souza http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14203 Wed, 21 May 2025 00:00:00 -0300 Políticas públicas e a formação continuada de professores/as da Educação Infantil no município de Santa Maria/RS: conquistas e impasses https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14657 <p>Este estudo investiga como o município de Santa Maria, Rio Grande do Sul, vem articulando as políticas públicas de formação continuada dos/as professores/as da Educação Infantil. Neste artigo, delimitou-se o recorte da pesquisa, o ano de 2019. Identificaram-se conquistas e impasses na implementação da política pública municipal Conexões de Saberes (2019), que surgiu a partir de altos índices de distorção idade-ano e evasão escolar no município. A partir dessa política, surgiu o Projeto Municipal de Letramento e Alfabetização para os/as professores/as da pré-escola e anos iniciais, para a qualificação dos/as professores/as em suas práticas alfabetizadoras, algo que despertou interesse pela inclusão da etapa da Educação Infantil no programa. O estudo teve como referencial teórico: Araújo (2011), Bardin (1977), Corsino e Nunes (2011) e Kramer (2006), realizado a partir de um estudo de caso com análise documental e questionário para docentes e entrevista com a secretária municipal de educação. Identificou-se a necessidade de formação continuada de professores/as da Educação Infantil a partir das especificidades das infâncias.</p> Bruna Lara Zottis, Débora Teixeira de Mello Copyright (c) 2025 Bruna Lara Zottis, Débora Teixeira de Mello http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14657 Wed, 18 Jun 2025 00:00:00 -0300 A Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos de 1947: do entusiasmo à desidratação https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15405 <p>Este artigo analisa a Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos de 1947 como a primeira iniciativa oficial de educação popular para todo o país por meio do rádio para a ampliação de matrículas e o combate ao analfabetismo adulto. Elencam-se as características, pontos positivos e vícios que determinaram a extinção da campanha em 1963. A pesquisa revelou que a Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos foi medida inovadora ao utilizar o rádio como veículo de longo alcance de analfabetos, porém desidratada em razão da falta de investimento, considerando a extensão territorial que demandava maiores investimentos em aparato técnico de radiodifusão. Quanto ao método, utilizou-se a noção de operação historiográfica de Certeau (2020), que consiste na rearticulação de vestígios do passado no tempo presente para a compreensão dos fatos. As fontes utilizadas neste estudo são bibliográficas e documentais, sendo primárias os anais e notas taquigráficas do colegiado Constituinte de São Paulo de 1947.</p> Marco Antonio de Santana, Vitor Hugo de Oliveira Copyright (c) 2025 Marco Antonio de Santana, Vitor Hugo de Oliveira http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15405 Mon, 14 Jul 2025 00:00:00 -0300 "Resistir para existir": conservadorismo, gênero e sexualidade no contexto educacional https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14015 <p>Em um contexto de recrudescimento dos discursos conservadores e de significativos retrocessos nas políticas públicas educacionais, a discussão sobre a educação sexual no espaço escolar precisa ser ampliada. Isso é fundamental para que a temática assuma centralidade no currículo, afastando os esvaziamentos induzidos pela expansão das forças conservadoras. Este artigo assume a educação sexual como um eixo estruturante de uma pedagogia comprometida com o reconhecimento das identidades de gênero e a valorização das orientações sexuais em sua diversidade. Ancorado nas contribuições teóricas de Vitiello (1995), Heilborn (2006), Silva (2014) e Santos (2018), o estudo analisa o papel da escola como espaço de disputa e transformação social, destacando seu potencial de resistência frente à perpetuação de preconceitos e estigmas. Com base em análise bibliográfica, o estudo aponta para a necessidade de práticas pedagógicas inclusivas, sustentadas por políticas públicas que promovam a equidade, o reconhecimento das diferenças e a consolidação de uma cultura escolar democrática.</p> Kelvi da Silva Oliveira, Pedro Ricardo da Cunha Nóbrega Copyright (c) 2025 Kelvi da Silva Oliveira, Pedro Ricardo da Cunha Nóbrega http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14015 Mon, 02 Jun 2025 00:00:00 -0300