Educ. Form. https://revistas.uece.br/index.php/redufor <p><span style="vertical-align: inherit;">A revista </span><strong><span style="vertical-align: inherit;">Educação &amp; Formação </span></strong><span style="vertical-align: inherit;"> é vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará e foi criada em janeiro de 2016, para publicar artigos originais oriundos de resultados de pesquisa acadêmica na área de Educação. Possui a missão de promover o intercâmbio e os debates no campo educacional nacional e internacional na área da <strong>Educação</strong>, com foco no campo de formação de alunos e professores em contextos de educação formal. O público-alvo a que se destina a Revista Educação &amp; Formação são pesquisadores da área da educação, professores da educação básica e superior, pós-graduandos e demais profissionais interessados nos referidos temas. </span></p> <p><span style="vertical-align: inherit;">Qualis Capes 2017-2020: A3 Educação<br />Prefixo DOI: 10.25053<br />e-ISSN: 2448-3583</span></p> pt-BR <p>Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:</p> <p>A revista Educação &amp; Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.</p> <p>Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.</p> lia.fialho@uece.br (Lia Machado Fiuza Fialho) revista.redufor@uece.br (Karla Angélica Silva do Nascimento) Sun, 05 Jan 2025 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Desafios da Educação Integral na Amazônia Paraense: o papel da formação de gestores https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14187 <p>O presente artigo explora a educação em tempo integral, com foco nos aspectos imateriais e na atuação dos gestores na Região Metropolitana de Santarém (RMS/PA). O objetivo central é analisar a educação em tempo integral, considerando aspectos relacionados ao trabalho dos gestores, a circulação de informações estratégicas e o desenvolvimento de práticas pedagógicas que valorizem o conhecimento e a comunicação como elementos essenciais para garantir essa modalidade de ensino. A partir de uma análise bibliográfica e documental, o estudo aborda a importância estratégica de elementos voltados as condições imateriais de trabalho da gestão da escola para consolidar um projeto de educação para a transformação estrutural da sociedade. Conclui-se que a educação em tempo integral evidencia a necessidade de uma gestão educacional que promova e desenvolva ações coletivas nas escolas, fundamentadas em políticas públicas e legislação específica.</p> Eriane Oliveira Sousa, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Leandro Sartori Copyright (c) 2024 Eriane Oliveira Sousa, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Leandro Sartori http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14187 Sun, 05 Jan 2025 00:00:00 -0300 Desenvolvimento profissional de professores da Educação Infantil: metapesquisa no campo da formação docente https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13865 <p>A pesquisa qualitativa apresentada, identificada como metapesquisa, analisou o desenvolvimento profissional dos professores da Educação Infantil no Brasil, utilizando teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Observou-se uma predominância de estudos qualitativos, com variados métodos de coleta de dados, e uma subexploração da região norte. A pesquisa destacou a influência da formação inicial e continuada, os desafios do início da docência e as condições de trabalho, além de identificar uma lacuna na definição do desenvolvimento profissional docente, sugerindo a necessidade de maior atenção às discussões conceituais. Metapesquisas como esta contribuem para o enriquecimento do debate sobre o desenvolvimento profissional docente, sublinhando a importância da reflexão teórica e dos debates na formulação de novos conceitos e categorias.</p> Nayara Macedo de Lima Jardim, Regina Magna Bonifácio de Araújo Copyright (c) 2025 Nayara Macedo de Lima Jardim, Regina Magna Bonifácio de Araújo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13865 Mon, 10 Feb 2025 00:00:00 -0300 A temática História e Cultura Indígena em programas de ensino dos campi do IFTO, conforme a Lei nº 11.645/2008 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14005 <p>A História e Cultura Indígena, com seus aspectos caracterizantes de modos de vida e tradições culturais, constituem uma temática que precisa ser inclusa e estar em evidência nos estudos nos currículos escolares. Tem-se como objetivo analisar a inclusão e menção da temática História e Cultura Indígena em programas de ensino de unidades curriculares dos <em>campi</em> do Instituto Federal de Tocantins, conforme a Lei nº 11.645/2008. A pesquisa se caracterizou pela abordagem qualitativa, do tipo aplicada e natureza documental. Projetos pedagógicos de curso, planos de ensino e diários de classe do Instituto Federal de Tocantins foram analisados. Dentre alguns resultados, os dados revelaram que, nos Planos de Ensino, em menos da metade das unidades curriculares nas turmas dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do <em>campus</em> Gurupi e na maioria das unidades curriculares nas turmas dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do <em>campus </em>Avançado Formoso do Araguaia, não foram identificadas menções a essa temática em nenhum desses documentos; dentre os quais também não há evidências da realização de estudos acerca de conteúdos que abordassem a cultura de povos indígenas do Tocantins.</p> Francisco Welton Silva Rios, Gustavo Cunha de Araújo Copyright (c) 2025 Francisco Welton Silva Rios, Gustavo Cunha de Araújo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14005 Tue, 22 Apr 2025 00:00:00 -0300 A urgência de modernizar e inovar no ensino técnico profissional em Moçambique: contributos para a reflexão https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13783 <p>Uma das grandes preocupações atuais do governo moçambicano está relacionada com a qualidade do ensino técnico profissional mensurável na qualidade dos seus graduados. Dentro desta perspetiva, foi elaborado este estudo de caso qualitativo que objetiva discutir a urgência de modernizar e inovar no ensino técnico profissional em Moçambique. Os dados foram obtidos, através da entrevista estruturada e do inquérito por questionário aplicados a 32 sujeitos (gestores, professores e estudantes) e foram analisados com auxílio da técnica de análise categorial de conteúdo. Os resultados indicam a necessidade urgente de modernização e inovação do ensino técnico profissional em Moçambique, caraterizada por uso intensivo de recursos digitais no processo de ensino aprendizagem e formação permanente dos envolvidos, de modo a garantir o melhor uso e manutenção desses recursos. Assim, apesar de existirem algumas tecnologias nessas instituições, ainda vários aspetos se consubstanciam em desafios a ultrapassar para que a integração seja efetiva e relevante</p> Paulo Jorge Henriques, Bruno Ferreira Gonçalves Copyright (c) 2025 Paulo Jorge Henriques, Bruno Ferreira Gonçalves http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13783 Mon, 14 Apr 2025 00:00:00 -0300