v. 5 (2023): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades

					Visualizar v. 5 (2023): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades

Rev. Pemo - Revista interdisciplinar do PEMO

ISSN: 2675-519X 

Publicado: 2023-01-20

Artigos

  • Corporeidade e práticas corporais: (des)encontros na produção científica brasileira

    Letícia Rodrigues Teixeira e Silva, Nargila Mara da Silva Bento, Natália Heringer Mendonça, Ester Geraldo Torres, Dulce Maria Filgueira de Almeida (Autor)
    e510321
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510321
  • A Educação Profissional no início do século XX e a influência americana no ensino industrial brasileiro

    Cléia Maria Alves Alves, Luiz Antonio da Silva dos Santos, Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, Fábio Alexandre Araújo dos Santos (Autor)
    e10878
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10878
  • Sequência didática sobre mutações: proposta para o estudo de genética no Ensino Médio

    Francisca Érica da Silva Maia, Andreza Gama de Menezes Cardoso, Maria da Conceição Vieira de Almeida Menezes (Autor)
    e510425
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510425
  • Trajetórias de coordenadoras pedagógicas em face da formação continuada de professores na escola

    Maria Aparecida Alves da Costa, Francinalda Machado Stascxak, Iris Martins de Souza Castro (Autor)
    e11236
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11236
  • BNCC e atuação docente: uma política em cena

    Eliane Araújo Xavier da Costa, Meyre-Ester Barbosa de Oliveira (Autor)
    e510457
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510457
  • “Disciplinas de expressão” nos programas para as escolas primárias (Distrito Federal, 1929)

    Raquel Lopes Pires (Autor)
    e11408
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11408
  • O incentivo à leitura por meio das TICs: uma análise do vídeo da turma da Mônica

    Naiara Porto da Silva Coqueiro, Erivan Coqueiro Sousa, Handherson Leyltton Costa Damasceno (Autor)
    e10607
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10607
  • Espaços de memória e pessoas com deficiência

    Silvia Madjarof Sertorio, Cassia Geciauskas Sofiato (Autor)
    e11417
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11417
  • Formação inicial e continuada sob as lentes dos professores da educação básica

    Genira Fonseca de Oliveira, Giovana Maria Belém Falcão (Autor)
    e11453
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11453
  • Comparação do nível de satisfação nas aulas de Educação Física de alunos participantes e não participantes do Programa de Residência Pedagógica

    George Almeida Lima, Luan Gonçalves Jucá, Ramon da Silva Ferreira, Carlos Henrique Nascimento de Cristo Júnior, Diego Luz Moura (Autor)
    e510025
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510025
  • Programa de Residência Pedagógica: da revisão de literatura as vivências na escola pública

    Bruno Macedo Souza, Kalinca Pena Gomes, Anderson Gonçalves Costa (Autor)
    e510172
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510172
  • Literatura e argumentação: a escrita da redação do Enem sob um olhar interdisciplinar

    Alex Sander Luiz Campos, Daiane Silva de Andrade, Luana Aparecida Matos Leal Fernandes, Erick Marlon Pereira (Autor)
    e510421
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510421
  • A educação politécnica no Brasil expressa na Educação Profissional

    Ana Paula Lima Azevedo, Fátima Maria Nobre Lopes, Adauto Lopes da Silva Filho (Autor)
    e510428
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510428
  • Barreras que inhiben el empoderamiento de las mujeres en proceso de formación universitária

    Susana Loreto Gavilanes Bravo (Autor)
    e11315
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11315
  • Produções cientificas sobre formação de professores no curso de pedagogia da UNEB, Campus XII (2012-2022)

    Áurea Silva Moura, Claudio Pinto Nunes, José Aparecido Alves Pereira (Autor)
    e10565
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10565
  • Capoeira e terreiros: desmistificando relações entre culturas afro-brasileiras na escola

    José Olímpio Ferreira Neto (Autor)
    e11413
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11413
  • Diários da pandemia: a saúde mental de estudantes universitários em 2021

    Victória Mercya Sousa Guerreiro, Joyce Duarte de Carvalho, Carina Araújo Dias, Igor de Moraes Paim, Tania Vicente Viana Viana (Autor)
    e10619
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10619
  • Reflexões sobre a empatia e a escuta ativa no contexto escolar

    Camila Maria Ferreira dos Santos Monteiro, Luciana Martins Quixadá (Autor)
    e11420
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11420
  • Políticas públicas na formação do professor: análises de pesquisas sobre identidades de gênero na educação

    Bruno Gomes Pereira, Thiago Luiz Sartori (Autor)
    e10805
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10805
  • XIV Marcha do povo Tremembé: ritual de afirmação e reivindicação cultural

    Franderlan Campos Pereira , João Batista de Albuquerque Figueiredo (Autor)
    e11654
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11654
  • Saberes de experiência e ensino de língua materna: relatos de docentes em formação inicial

    Sahmaroni Rodrigues de Olinda (Autor)
    e510109
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510109
  • Reflexões sobre a história do ensino de Psicologia nos cursos de licenciatura

    Nadiane Maria da Silva Tibúrcio, Cynara Teixeira Ribeiro (Autor)
    e510352
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510352
  • Teoria da objetivação e a gestão democrática: contribuições para a formação

    Edney Araújo Lima, Claudianny Amorim Noronha (Autor)
    e510426
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510426
  • Representação de famílias e educação dos filhos em amar, verbo intransitivo, de Mário de Andrade (1944)

    Marco Antonio de Santana (Autor)
    e11261
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11261
  • Perspectiva didática para auxiliar no fortalecimento da identidade indígena do povo Mendonça Potiguara

    Aleson da Silva Fonseca, Paulo Brilhante da Silva (Autor)
    e510464
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510464
  • Estado da Arte: didática de Paulo Freire nos cursos de licenciatura

    Nikaelly Aline Maia, Ranielly Miranda do Nascimento, Maria Marina Dias Cavalcante (Autor)
    e11409
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11409
  • Poesia para Nossa Senhora da Conceição: a escrita e a vivida

    Alan Jose Alcantara de Figueiredo, Célia Tanajura Machado (Autor)
    e10609
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10609
  • Gestão escolar: práticas e repercussões no sucesso escolar

    Evanila Abreu de Oliveira, Tania Maria Rodrigues Lopes, Silvina Pimentel Silva (Autor)
    e11418
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11418
  • Construção e validação preliminar de um teste de conhecimento sobre os efeitos da atividade física na qualidade de vida para alunos do 9º ano do ensino fundamental

    Bruna Sousa Araújo, Daiane Araujo de Sousa, Leandro Araujo de Sousa (Autor)
    e10741
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10741
  • Processo formativo de uma artista-docente: diálogos com uma vida em dança

    Jacqueline Rodrigues Peixoto, José Albio Moreira de Sales (Autor)
    e11461
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11461
  • Narrativas de um professor pesquisador na prevenção ao uso de drogas por estudantes

    Walk Loureiro, Paulo Pires de Queiroz (Autor)
    e510039
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510039
  • Aspectos subjetivos relacionados ao processo ensino-aprendizagem de enfermagem na perspectiva de docentes

    Débora Rodrigues Guerra Probo, Rita Neuma Dantas Cavalcante de Abreu Abreu, Samira Valentim Gama Lira de Alencar, Francisca Nimara Inacio da Cruz, José Airton de Freitas Pontes Junior, Karla Corrêa Lima Miranda (Autor)
    e510223
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510223
  • Semelhanças e diferenças de duplicidade em inglês e vietnamita

    Phuong Vo (Autor)
    e10875
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10875
  • Matemática e astronomia: uma proposta interdisciplinar voltada para a alfabetização científica

    Sabrina Loiola de Morais, Débora Dantas Silva, Marcelo Bezerra de Morais, Rafaela Correia Rodrigues (Autor)
    e510422
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510422
  • Ainda é Preciso Enegrecer o Feminismo: Contra o Genocídio da População Negra

    Luciana Garcia de Mello (Autor)
    e10970
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10970
  • O deslocamento da concepção de Ensino Médio Integrado: caso do estado do Ceará

    Joice Mara Cesar Bizerro, Dante Henrique Moura (Autor)
    e510439
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510439
  • Colégio Santa Clara: contribuições para a educação no município de Santarém - PA

    Eli Conceição de Vasconcelos Tapajós Sousa, Anselmo Alencar Colares (Autor)
    e11407
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11407
  • Contextos formativos nos cursos de ensino de ciências: mapeamento de teses de 2014 a 2022

    Grasiany Sousa de Almeida, Paula Trajano de Araújo Alves, Natália Parente de Lima Valente, Solonildo Almeida da Silva, Sandro César Silveira Jucá (Autor)
    e10577
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10577
  • A masculinização pelo ensino: educação escolar para adolescentes no estado Paraná em meio a ditadura (1977-1984)

    Jorge Luiz Zaluski (Autor)
    e11416
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11416
  • Autorregulação Emocional e Estados Afetivos de alunos de pós-graduação Stricto Sensu

    Jamille Gabriela da Silva Torquato , Maria Roberta Miranda Furtado, Emmanuelle Pantoja Silva Silva, Edson Marcos Leal Soares Ramos, Maély Ferreira Holanda Ramos (Autor)
    e10621
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10621
  • Impacto do capitalismo financeiro na formação docente: o gerencialismo e seus efeitos na educação

    Maria de Fatima Oliveira Santos, José Pereira de Sousa Sobrinho, Antônia Solange Pinheiro Xerez (Autor)
    e11429
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11429
  • Efeito da curcumina na cicatrização de feridas: implicações para a educação em saúde no SUS

    Miriam Viviane Baron, Bruna Moretto Kliemann, Diego Uuritz Cerentini, Isadora Henrich, Mariana Cárdenas Grippa (Autor); Gabriel Lorentz Trein
    e11954
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11954
  • Os Biomas Brasileiros à luz da Base Nacional Comum Curricular

    Luis Roberval Bortoluzzi Castro, Fernando Icaro Jorge Cunha, Camila Pereira Burchard, Andrielli Vilanova de Carvalho, Ailton Jesus Dinardi, Edward Frederico Castro Pessano (Autor)
    e510167
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510167
  • Contribuições da indissociabilidade ensino-extensão-pesquisa com grupos ECOSOL para a formação dos estudantes do ETIM

    Tatiana Losano de Abreu, Wiliane Viriato Rolim (Autor)
    e510412
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510412
  • Concepções de infância sob o olhar docente da educação infantil: uma aproximação ao estado do conhecimento

    Rita Neirijane dos Reis Silva, Maria Margarita Villegas (Autor)
    e510427
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510427
  • Efeitos clínicos e viabilidade de protocolo de ultrassom e drenagem linfática em pós-operatório de lipedema

    Curro Millan Martinez, Ledda Alejandra Pérez Zapata, Felice Picariello, Roman Rodriguez Cid, Patricia Froes Meyer (Autor)
    e11297
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11297
  • Protagonismo juvenil na política do Novo Ensino Médio

    Fernanda Sheila Medeiros da Silva, Jean Mac Cole Tavares Santos, Maria Kelia da Silva (Autor)
    e510535
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510535
  • Prática pedagógica: concepções de integrantes de um grupo de estudo

    Maria Graciane Rocha Sousa, Edson Carneiro de Sousa, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro (Autor)
    e11410
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11410
  • Representações sociais de docentes da educação profissional estado de conhecimento na pós-graduação brasileira em educação

    Luciane Soares Almeida, Erika dos Reis Gusmão Andrade (Autor)
    e10618
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10618
  • Paradigma da educação sexual: diálogos com a psicanálise

    Leonardo Silveira Rodrigues, Gabriel Câmara Branco, Andre Gellis (Autor)
    e11419
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11419
  • Cartografando o meu lugar: relato de experiência sobre uma viagem formativa pelo rio Riacho, Aracruz/ES

    João Alberto Miranda de Souza, Israel David de Oliveira Frois (Autor)
    e10794
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10794
  • Ensino remoto emergencial em Fortaleza (CE):desempenho e ambiente de estudos de alunos do nível médio

    Felipe dos Reis Barroso, Lucas Souza Silva, Tatiana Maria Ribeiro Silva, José Airton de Freitas Pontes Júnior (Autor)
    e11566
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11566
  • Formação de professores para a promoção da saúde no Ensino Básico por meio de manual didático

    Antonia Janieiry Ribeiro da Silva Brito, Karla Angélica Silva do Nascimento (Autor)
    e510083
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510083

Dossiê - Cinema Negro

  • Café com canela pela perspectiva do cinema negro e da história da cultura

    Sheila Cristina Silva Aragão Caetano, Rosana Maria Barbato Schwartz, João Clemente de Souza Neto (Autor)
    e510637
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510637
  • Cinema africano e educação estética: estudo mitohermenêutico do filme Chikwembo estudio mitohermenéutico de la película Chikwembo

    Rogério de Almeida, Júlio César Boaro (Autor)
    e10851
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10851
  • Os cuidados ético e moral sobre o cinema e a televisão no Brasil

    Ana Cláudia da Cruz Melo, Carmen Lucia Souza da Silva (Autor)
    e10864
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10864
  • Experimentar o Cinema Negro: um intercessor para outras trajetividades éticas?

    Ana Vitória Luiz e Silva Prudente, Alexandre Filordi de Carvalho (Autor)
    e510914
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510914
  • Os ingredientes do Cinema Negro

    Benedito Dielcio Moreira, Maristela Carneiro (Autor)
    e10857
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10857
  • Possibilidades pedagógicas para uma educação antirracista a partir do filme Medida Provisória

    Beatriz Moraes de Abreu, Orivaldo Rocha da Silva (Autor)
    e10883
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10883
  • Pedro Costa e o Cinema Negro

    Paulo Morais-Alexandre (Autor)
    e10852
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10852
  • Aleluia: canto infinito do Tincoã filme que conta o canto ético em tempo de distopia

    Celso Luiz Prudente, Anderson Fabrício Andrade Brasil (Autor)
    e10843
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10843
  • Cinema negro e educação antirracista

    Emanuele de Souza Pacheco, Âni Medeiros Alves de Queiroz, Luis Antônio da Silva Soares, Renato Ponzetto Aymberé, Hugo César Bueno Nunes (Autor)
    e10862
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10862
  • Waldir Onofre, ator e diretor negro do cinema brasileiro

    Afrânio Mendes Catani, Nielson Rosa Bezerra (Autor)
    e10890
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10890
  • Cinema Negro na escola: enquadramentos e possibilidades

    José Correia de Amorim Júnior, Doriele Andrade Duvernoy (Autor)
    e10854
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10854