Estado da Arte: didática de Paulo Freire nos cursos de licenciatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11409

Palavras-chave:

Paulo Freire, Cursos de licenciatura, Formação de professores, Pedagogia, Impacto da educação

Resumo

Este estudo analisa o estado da arte da aplicação da didática de Paulo Freire nos cursos de licenciatura, explorando sua relevância, desafios, tendências e impactos. Através de uma abordagem de revisão bibliográfica, examinou-se uma variedade de estudos que abordam a interseção entre os princípios freireanos e a formação de professores. A análise destaca a diversidade de práticas pedagógicas que incorporam a abordagem de Freire, enfatizando o diálogo, a conscientização crítica e a transformação social. Ao mesmo tempo, identificou-se desafios como resistência institucional e falta de capacitação docente na implementação da pedagogia freireana. Os resultados ressaltam os impactos positivos na formação de professores e práticas docentes, bem como a aplicação internacional dos princípios freireanos. O estudo conclui que a pedagogia de Paulo Freire permanece relevante e adaptável, capacitando educadores a construir um ambiente educacional reflexivo, participativo e socialmente consciente.

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Biografia do Autor

Nikaelly Aline Maia, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Bolsista de Iniciação Científica UECE.

Ranielly Miranda do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Maria Marina Dias Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará

Professora associada da Universidade Estadual do Ceará pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) Líder do Grupo de Pesquisas Docência no Ensino Superior e na Educação Básica - GDESB.

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Publicado

2023-10-11

Como Citar

MAIA, N. A.; NASCIMENTO, R. M. do; CAVALCANTE, M. M. D. Estado da Arte: didática de Paulo Freire nos cursos de licenciatura. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e11409, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e11409. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11409. Acesso em: 16 maio. 2024.