Contribuições da indissociabilidade ensino-extensão-pesquisa com grupos ECOSOL para a formação dos estudantes do ETIM
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510412Palavras-chave:
Ensino Técnico Integrado ao Médio, Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, Economia Solidária, Formação ProfissionalResumo
Os Institutos Federais (IFs) oferecem o chamado Ensino Técnico Integrado ao Médio – ETIM, como educação profissional ampla, integral, para a formação cidadã (MACHADO, 2008). A construção e organização desta modalidade de ensino perpassa pela práxis do conjunto ensino-extensão-pesquisa, sendo a extensão capaz de romper os muros da instituição e atingir a comunidade, como por exemplo, os trabalhadores da Economia Solidária – ES. Grupos produtivos das classes populares que encontram na ES uma forma de produzir com base em princípios específicos. Os projetos desenvolvidos com eles constituem-se como espaços de construção do saber também para os discentes envolvidos. Buscou-se, a partir do olhar dos egressos dos cursos ETIM e ex participantes de um núcleo de extensão em ES, dialogar sobre essa experiência para a formação profissional deles. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e foi possível perceber a importância da efetiva práxis da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão para a formação profissional de caráter emancipatório.
Downloads
Referências
ANDRADE, M. M. de. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
CAIRES, V. G.; OLIVEIRA, M. A. M. Educação Profissional Brasileira: da colônia ao PNE 2014-2024. São Paulo: Ed. Vozes, 2016.
FORPROEXT. XIII FORPROEXT: Contribuições. Fórum De Pró-reitores De Extensão Ou Cargos Equivalentes Das Instituições Da Rede Federal De Educação Profissional, Científica E Tecnológica. 2015 Disponível em: https://portal1.iff.edu.br/extensao-e-cultura/arquivo/2016/xiii-forproext-contribuicoes-para-a-politica-de-extensao-da-rede-federal-de-educacao-profissional-cientifica-e-tecnologica-2015.pdf . Acesso em: 17 set. 2022.
FRIGOTTO, G. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 168-194, 2009. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782009000100014. Acesso em: 02 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000100014
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
GASPAROTTO, L. P. R.; BONTORIN, C. M. dos S.; ALVES, T.; FOSS, J. A. Impacto da iniciativa extensionista na comunidade local e na formação do estudante do curso técnico em massoterapia: projeto “Mãos Itinerantes – Massoterapia em eventos”. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 14, 2018. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7025. Acesso em: 24 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2018.7025
GUIMARÃES, G, T, D. Resignificando os labirintos da pesquisa qualitativa: exercícios práticos de análise de discurso. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015.
LORENZET, D; ANDREOLLA, F. Formação de educadores para a educação profissional: a articulação ensino-pesquisa-extensão. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. V.1, n. 18, 2020. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/6136/pdf Acesso em: 13 jun. 2021 DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.6136
MOURA, D. H. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v. 01, n. 01, p. 23-38, 2008. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2863/1004. Acesso em: 02 jan. 2022.
PACHECO, E. Institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. In: PACHECO, E. (Org) Institutos Federais uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Editora Moderna Ltda, 2016. Disponível em: https://www.fundacaosantillana.org.br/wp-content/uploads/2019/12/67_Institutosfederais.pdf Acesso em: 08 jan. 2022.
PÊCHEUX, M. O Discurso: estrutura ou acontecimento. 3. Ed. Campinas (SP): Pontes, 2002.
PORTELA, J. L. Do modelo fordista às teorias da restruturação produtiva: os impactos sobre a cidadania e a formação humana. In: SOUZA, Antônio de Abreu; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de (ORG). Educação Profissional: análise contextualizada. Fortaleza: Edições UFC, p. 43-67, 2014.
PRODANOV, C. C, FREITAS, E. C de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RAMOS, M.N. A educação da classe trabalhadora e o PNE (2014 – 2024). Revista Holos, v.6, pp 03-21, 2016. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4982/1565 Acesso em: 08 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2016.4982
SANTOS, S. C. M. de. Saberes e espaços educativos de formação para a juventude: relatando uma experiência de extensão universitária. In: SÁ, V. C. de; SANTOS, S. C. M. dos (Org). Extensão universitária, juventude e formação: Experiência e prática educativa em espaços não escolares. Mossoró: Edições UERN, p. 57-71, 2010.
SAVIANI, D. O choque teórico da politecnia. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro: EPSJV; FIOCRUZ, v. 1, p. 131-152, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462003000100010
SINGER, P. Introdução à Economia Solidária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2002.
VIEIRA, S. Como escrever uma tese. 6 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Tatiana Losano de Abreu, Wiliane Viriato Rolim (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.