Contribuições da indissociabilidade ensino-extensão-pesquisa com grupos ECOSOL para a formação dos estudantes do ETIM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510412

Palavras-chave:

Ensino Técnico Integrado ao Médio, Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, Economia Solidária, Formação Profissional

Resumo

Os Institutos Federais (IFs) oferecem o chamado Ensino Técnico Integrado ao Médio – ETIM, como educação profissional ampla, integral, para a formação cidadã (MACHADO, 2008). A construção e organização desta modalidade de ensino perpassa pela práxis do conjunto ensino-extensão-pesquisa, sendo a extensão capaz de romper os muros da instituição e atingir a comunidade, como por exemplo, os trabalhadores da Economia Solidária – ES. Grupos produtivos das classes populares que encontram na ES uma forma de produzir com base em princípios específicos. Os projetos desenvolvidos com eles constituem-se como espaços de construção do saber também para os discentes envolvidos. Buscou-se, a partir do olhar dos egressos dos cursos ETIM e ex participantes de um núcleo de extensão em ES, dialogar sobre essa experiência para a formação profissional deles. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e foi possível perceber a importância da efetiva práxis da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão para a formação profissional de caráter emancipatório.

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Biografia do Autor

Tatiana Losano de Abreu, Instituto Federal da Paraíba

Graduação e Mestrado em Economia (UFPB) e Educação Profissional (ProfEPT – IFPB), doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP – IFRN). Professora no Instituto Federal da Paraíba – IFPB/campus Guarabira, integra a coordenação do NUCAES.

Wiliane Viriato Rolim, Instituto Federal de Minas Gerais

Graduação em Filosofia (UFMG); Graduação em Letras (UFMG); Mestrado e Doutorado em Estudos Linguísticos (UFMG). Pós doutorado em Estudos da Linguagem (CEFETMG) Professora do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) integrante do NUCAES, do Narra-se e do NAD.

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Publicado

2023-04-25

Como Citar

ABREU, T. L. de; ROLIM, W. V. Contribuições da indissociabilidade ensino-extensão-pesquisa com grupos ECOSOL para a formação dos estudantes do ETIM. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e510412, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e510412. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10412. Acesso em: 16 maio. 2024.