Contribuições da indissociabilidade ensino-extensão-pesquisa com grupos ECOSOL para a formação dos estudantes do ETIM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510412

Palavras-chave:

Ensino Técnico Integrado ao Médio, Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, Economia Solidária, Formação Profissional

Resumo

Os Institutos Federais (IFs) oferecem o chamado Ensino Técnico Integrado ao Médio – ETIM, como educação profissional ampla, integral, para a formação cidadã (MACHADO, 2008). A construção e organização desta modalidade de ensino perpassa pela práxis do conjunto ensino-extensão-pesquisa, sendo a extensão capaz de romper os muros da instituição e atingir a comunidade, como por exemplo, os trabalhadores da Economia Solidária – ES. Grupos produtivos das classes populares que encontram na ES uma forma de produzir com base em princípios específicos. Os projetos desenvolvidos com eles constituem-se como espaços de construção do saber também para os discentes envolvidos. Buscou-se, a partir do olhar dos egressos dos cursos ETIM e ex participantes de um núcleo de extensão em ES, dialogar sobre essa experiência para a formação profissional deles. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e foi possível perceber a importância da efetiva práxis da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão para a formação profissional de caráter emancipatório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Losano de Abreu, Instituto Federal da Paraíba

Graduação e Mestrado em Economia (UFPB) e Educação Profissional (ProfEPT – IFPB), doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP – IFRN). Professora no Instituto Federal da Paraíba – IFPB/campus Guarabira, integra a coordenação do NUCAES.

Wiliane Viriato Rolim, Instituto Federal de Minas Gerais

Graduação em Filosofia (UFMG); Graduação em Letras (UFMG); Mestrado e Doutorado em Estudos Linguísticos (UFMG). Pós doutorado em Estudos da Linguagem (CEFETMG) Professora do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) integrante do NUCAES, do Narra-se e do NAD.

Referências

ANDRADE, M. M. de. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

CAIRES, V. G.; OLIVEIRA, M. A. M. Educação Profissional Brasileira: da colônia ao PNE 2014-2024. São Paulo: Ed. Vozes, 2016.

FORPROEXT. XIII FORPROEXT: Contribuições. Fórum De Pró-reitores De Extensão Ou Cargos Equivalentes Das Instituições Da Rede Federal De Educação Profissional, Científica E Tecnológica. 2015 Disponível em: https://portal1.iff.edu.br/extensao-e-cultura/arquivo/2016/xiii-forproext-contribuicoes-para-a-politica-de-extensao-da-rede-federal-de-educacao-profissional-cientifica-e-tecnologica-2015.pdf . Acesso em: 17 set. 2022.

FRIGOTTO, G. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 168-194, 2009. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782009000100014. Acesso em: 02 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000100014

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

GASPAROTTO, L. P. R.; BONTORIN, C. M. dos S.; ALVES, T.; FOSS, J. A. Impacto da iniciativa extensionista na comunidade local e na formação do estudante do curso técnico em massoterapia: projeto “Mãos Itinerantes – Massoterapia em eventos”. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 14, 2018. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7025. Acesso em: 24 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2018.7025

GUIMARÃES, G, T, D. Resignificando os labirintos da pesquisa qualitativa: exercícios práticos de análise de discurso. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015.

LORENZET, D; ANDREOLLA, F. Formação de educadores para a educação profissional: a articulação ensino-pesquisa-extensão. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. V.1, n. 18, 2020. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/6136/pdf Acesso em: 13 jun. 2021 DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.6136

MOURA, D. H. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v. 01, n. 01, p. 23-38, 2008. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2863/1004. Acesso em: 02 jan. 2022.

PACHECO, E. Institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. In: PACHECO, E. (Org) Institutos Federais uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Editora Moderna Ltda, 2016. Disponível em: https://www.fundacaosantillana.org.br/wp-content/uploads/2019/12/67_Institutosfederais.pdf Acesso em: 08 jan. 2022.

PÊCHEUX, M. O Discurso: estrutura ou acontecimento. 3. Ed. Campinas (SP): Pontes, 2002.

PORTELA, J. L. Do modelo fordista às teorias da restruturação produtiva: os impactos sobre a cidadania e a formação humana. In: SOUZA, Antônio de Abreu; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de (ORG). Educação Profissional: análise contextualizada. Fortaleza: Edições UFC, p. 43-67, 2014.

PRODANOV, C. C, FREITAS, E. C de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RAMOS, M.N. A educação da classe trabalhadora e o PNE (2014 – 2024). Revista Holos, v.6, pp 03-21, 2016. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4982/1565 Acesso em: 08 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2016.4982

SANTOS, S. C. M. de. Saberes e espaços educativos de formação para a juventude: relatando uma experiência de extensão universitária. In: SÁ, V. C. de; SANTOS, S. C. M. dos (Org). Extensão universitária, juventude e formação: Experiência e prática educativa em espaços não escolares. Mossoró: Edições UERN, p. 57-71, 2010.

SAVIANI, D. O choque teórico da politecnia. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro: EPSJV; FIOCRUZ, v. 1, p. 131-152, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462003000100010

SINGER, P. Introdução à Economia Solidária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2002.

VIEIRA, S. Como escrever uma tese. 6 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.

Publicado

2023-04-25

Como Citar

ABREU, T. L. de; ROLIM, W. V. Contribuições da indissociabilidade ensino-extensão-pesquisa com grupos ECOSOL para a formação dos estudantes do ETIM. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e510412, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e510412. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10412. Acesso em: 26 dez. 2024.