A Educação Profissional no início do século XX e a influência americana no ensino industrial brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10878

Palavras-chave:

Educação Profissional, Industrialização, Ensino Industrial, Americanismo

Resumo

Este artigo tem por base uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de discutir acerca da influência do americanismo na constituição do Ensino Industrial no Brasil, ao passo que o país avançava rumo à industrialização. Dessa forma, evidenciamos alguns aspectos que remetem à conjuntura da Educação Profissional no início do século XX, bem como às relações que se estabeleciam com a industrialização e as mudanças no âmbito internacional, dentre elas, a política externa dos Estados Unidos na América Latina e no Brasil, como forma de ampliar e difundir a ideologia do American Way of life e o contexto pós-guerra que resultou no programa de cooperação educacional entre Brasil e Estados Unidos, na década de 1940. A partir da revisão da literatura, compreendemos que a Comissão Brasileiro- Americana (CBAI) atuou como principal mecanismo ideológico do americanismo, através da difusão de métodos e de práticas no que concerne à formação para o trabalho no âmbito do Ensino Industrial no Brasil.

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Biografia do Autor

Cléia Maria Alves Alves, Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte

Tem Graduação em História (Licenciatura e Bacharelado), pela UFRN e Licenciatura em Pedagogia (Anhanguera). Mestra em Educação Profissional (ProfEPT). Professora de História pela Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Norte.

Luiz Antonio da Silva dos Santos, Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte

Pedagogo pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP); Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (IFRN/UFERSA/UERN). Especialista em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância Programa de Pós Graduação (IFRN).

 

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutora e Pós-doutora em Educação. Pedagoga e Jornalista. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Coordenadora Institucional do Programa Pibid/IFRN. Professora do PPGEP/IFRN.

Fábio Alexandre Araújo dos Santos , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutor e Mestre em Educação. Pedagogo. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional - Profept/IFRN.

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Publicado

2023-10-25

Como Citar

ALVES, C. M. A.; SANTOS, L. A. da S. dos; TAVARES, A. M. B. do N.; SANTOS , F. A. A. dos. A Educação Profissional no início do século XX e a influência americana no ensino industrial brasileiro. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e10878, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e10878. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10878. Acesso em: 16 maio. 2024.