Cinema Negro na escola: enquadramentos e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10854

Palavras-chave:

Lei 10.639/2003, Educação, Projeto Político-Pedagógico, Antirracismo

Resumo

Esta pesquisa investiga o potencial pedagógico do Cinema Negro (Prudente, 2014, 2016, 2018a, 2018b, 2019a, 2019b, 2019c, 2019d, 2019e, 2019f, 2020, 2021) para o enriquecimento do debate sobre História da África e culturas africanas e afro-brasileiras. Buscamos analisar como a elaboração de um Catálogo Colaborativo do Cinema Negro, a implantação do Laboratório de Estudos do Cinema Negro e Práticas Antirracistas e sua inclusão no Projeto Político-Pedagógico de uma escola de Referência em Ensino Fundamental no estado de Pernambuco podem contribuir na implementação da Lei 10.639/2003, para uma educação das relações étnico-raciais. Realizamos uma pesquisa-ação (Thiollent, 2018), pela qual foi possível sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar para a promoção do Cinema Negro na escola. Deste modo, os resultados dessa pesquisa podem ser relevantes para instituições escolares que tenham interesse em transformar suas práticas através do Cinema Negro, na promoção de uma escola antirracista e na efetivação da lei 10.639/2003.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Correia de Amorim Júnior, Universidade de Pernambuco

Mestre em Educação pela Universidade de Pernambuco. Graduado em História pela UFRPE. Professor de História da rede estadual de ensino de Pernambuco e da rede municipal de ensino de Limoeiro-PE.

Doriele Andrade Duvernoy, Universidade de Pernambuco

Doutora e Mestre em Educação pela Universitè Lumière Lyon 2, França. Pedagoga pela UFPE. Professora Associada da Universidade de Pernambuco, atua no Programa de Pós-graduação em Educação e lidera grupo de pesquisa em Políticas Educacionais, sujeitos, docência e Currículo.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Senado Federal, Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 15 janeiro 2022.

BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”. Diário Oficial da União, Brasília, 11 de março de 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm Acesso em: 25 maio 2021.

BRASIL. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: Ministério da Educação. SECAD; SEPPIR, jun. 2009

BRASIL. Lei nº 13.006, de 26 de junho de 2014. A exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, 2 (duas) horas mensais.” Diário Oficial da União, Brasília, 26 de junho de 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13006.htm Acesso em: 23 junho 2021.

CARVALHO, Noel dos Santos; DOMINGUES, Petrônio. Dogma feijoada: A invenção do cinema negro brasileiro. Revista Brasileira de Ciências Sociais, [s. l.], v. 33, ed. 96, 2018. DOI https://doi.org/10.17666/339612/2018. Acesso em: 10 dez. 2022.

FRESQUET, Adriana. Cinema e educação: Reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e "fora" da escola. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

NAPOLITANO, Marcos. Cinema : experiência cultural e escolar. In : SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Caderno de cinema do professor: dois / Secretaria da Educação, Fundação para o Desenvolvimento da Educação; organização, Devanil Tozzi [e outros]. - São Paulo: FDE, 2009.

PEREIRA, Edimilson de Almeida. Malungos na escola: questões sobre culturas afrodescendentes e educação. 1. ed. São Paulo: Paulinas, 2007.

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO. Limoeiro, Pernambuco, 2019. 27p.

PRUDENTE, Celso Luiz; PASSOS, L. A. ; CASTILHO, S. D. . Griot do Morro: Reflexões para para o discernimento da construção da imagem positiva do negro. Cinema Negro - Algumas contribuições reflexivas para compreensão da questão do afrodescendente na dinâmica sociocultural da imagem. 1 ªed.São Paulo: Ed. Fiuza, 2011.

PRUDENTE, Celso Luiz. A dimensão pedagógica da alegoria carnavalesca no cinema negro enquanto arte de afirmação ontológica da africanidade: pontos para um diálogo com MerleauPonty. Cuiabá: Revista Educação Pública, da Universidade Federal de Mato Grosso. V.23 p. 403- 424, 2014.

PRUDENTE, Celso Luiz. A dimensão pedagógica do cinema negro e a construção da imagem de afirmação positiva do ibero-ásio-afro-ameríndio: pontos à compreensão da identidade de pessoa em condição de rua. In: FÁVERO, Altair Alberto; TAUCHEN, Gionara. (Org.). Políticas de educação superior e docência universitária: diálogos sul-sul, Curitiba, 1ed., p. 429-445, 2016.

PRUDENTE, Celso Luiz. Dimensão pedagógica do cinema negro. AVANCA Cinema 2018 Conferência Internacional de Cinema, arte, tecnologia e comunicação. Capítulo II Cinema. 1ª Ed. AVANCA Portugal: Cineclube Avanca, p. 2-794, 2018a.

PRUDENTE, Celso Luiz. A dimensão pedagógica do cinema negro, como arte de afirmação da imagem positiva do ibero-ásio-afro-ameríndio na construção da lusofonia de horizontalidade democrática. Patrimônio histórico do espaço lusófono: ciência, arte e cultura. In: ANAIS do XXVIII Encontro da AULP, Lubango, Angola. Universidade Mandume Ya Ndemufayo. Lubango Angola. Patrimônio histórico do espaço lusófono: ciência, arte e cultura. Lisboa Portugal: Europress, p. 499-512, 2018b.

PRUDENTE, Celso Luiz; SILVA, Dacirlene Célia (org.). A Dimensão Pedagógica do Cinema Negro. 2. ed. São Paulo: Anita Garibaldi, 2019.

PRUDENTE, Celso Luiz; OLIVEIRA, Flávio Ribeiro de. A lusofonia de horizontalidade do ibero-ásio-afro-ameríndio versus a verticalidade hegemônica imagética euro-hétero-macho-autoritário: a dimensão pedagógica do cinema negro posta em questão. In: PRUDENTE, Celso Luiz; SILVA, Dacirlene Célia (org.). A Dimensão Pedagógica do Cinema Negro. 2. ed. rev. São Paulo: Anita Garibaldi, 2019.

PRUDENTE, Celso Luiz. A dimensão pedagógica do Cinema Negro: a imagem de afirmação positiva do íbero-ásio-afro-ameríndio. Revista Extraprensa , v. 13, p. 5-305, 2019a. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/extraprensa/article/view/163871

PRUDENTE, Celso Luiz. Étnico Léxico: para compreensão do autor. In: A dimensão pedagógica do cinema negro: aspectos de uma arte para a afirmação ontológica do negro brasileiro: o olhar de Celso Prudente. Dacirlene Célia Silva. (Org.). 2ª ed. São Paulo: Anita Garibaldi, p. 171-177, 2019b.

PRUDENTE, Celso Luiz. A dimensão pedagógica do Cinema Negro: a imagem de afirmação positiva do ibero-ásio-afro-ameríndio. Revista Extraprensa, 13(1), 6-25, 2019c. DOI : https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.163871> Acesso em 25 abr. 2020.

PRUDENTE, Celso Luiz. O tropicalismo como possível unidade estética da lusofonia de horizontalidade democrática: a dimensão pedagógica do cinema negro posta em questão. (In:) Celso Luiz Prudente (Org) 15ª Mostra Internacional do Cinema Negro.1ª ed. São Paulo: Sesc, p. 08-19, 2019d.

PRUDENTE, Celso Luiz. As lutas de imagens das minorias versus a política da educação monocultural: as relações étnico-raciais postas em questão. In: Gionara Tauchen e Alfredo Gabriel Buza. (Org.). Políticas e gestão da educação superior. 1 ªed. Curitiba: CRV, p. 333-349, 2019e.

PRUDENTE, Celso Luiz. A dimensão pedagógica do cinema negro: uma arte ontológica de afirmação positiva do ibero-ásio-afro-ameríndio. In: A dimensão pedagógica do cinema negro: aspectos de uma arte para a afirmação ontológica do negro brasileiro: o olhar de Celso Prudente. Celso Luiz Prudente e Dacirlene Célia Silva. (Org.). 2ª ed. São Paulo: Anita Garibaldi, 2019f.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Senado Federal, Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 15 jan. 2022.

BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”. Diário Oficial da União, Brasília, 11 de março de 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm> Acesso em: 25 mai. 2021.

BRASIL. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: Ministério da Educação. SECAD; SEPPIR, jun. 2009.

BRASIL. Lei nº 13.006, de 26 de junho de 2014. A exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, 2 (duas) horas mensais.” Diário Oficial da União, Brasília, 26 de junho de 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13006.htm> Acesso em: 23 jun. 2021.

CARVALHO, N. S.; DOMINGUES, P. Dogma feijoada: A invenção do cinema negro brasileiro. Revista Brasileira de Ciências Sociais, [s. l.], v. 33, n. 96, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.17666/339612/2018>. Acesso em: 10 dez. 2022.

FRESQUET, A. Cinema e educação: reflexões e experiências com professores e estudantes de Educação Básica, dentro e "fora" da escola. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

NAPOLITANO, M. Cinema: experiência cultural e escolar. In: SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Caderno de cinema do profesor. São Paulo: FDE, 2009.

PEREIRA, E. A. Malungos na escola: questões sobre culturas afrodescendentes e educação. 1. ed. São Paulo: Paulinas, 2007.

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO. Limoeiro, Pernambuco, 2019. 27p.

PRUDENTE, C. L.; PASSOS, L. A.; CASTILHO, S. D. Griot do Morro: reflexões para para o discernimento da construção da imagem positiva do negro. Cinema Negro - Algumas contribuições reflexivas para compreensão da questão do afrodescendente na dinâmica sociocultural da imagem. 1. ed. São Paulo: Ed. Fiuza, 2011.

PRUDENTE, C. L. A dimensão pedagógica da alegoria carnavalesca no cinema negro enquanto arte de afirmação ontológica da africanidade: pontos para um diálogo com Merleau Ponty. Revista Educação Pública, Cuiabá, v. 23 p. 403- 424, 2014.

PRUDENTE, C. L. A dimensão pedagógica do cinema negro e a construção da imagem de afirmação positiva do ibero-ásio-afro-ameríndio: pontos à compreensão da identidade de pessoa em condição de rua. In: FÁVERO, A. A.; TAUCHEN, G. (Orgs.). Políticas de educação superior e docência universitária: diálogos sul-sul. 1. ed. Curitiba: CRV, p. 429-445, 2016.

PRUDENTE, C. L. Dimensão pedagógica do cinema negro. In: AVANCA Cinema 2018 - Conferência Internacional de Cinema, arte, tecnologia e comunicação. 1. ed. Portugal: Cineclube Avanca, 2018a, p. 2-794. (Capítulo II - Cinema).

PRUDENTE, C. L. A dimensão pedagógica do cinema negro, como arte de afirmação da imagem positiva do ibero-ásio-afro-ameríndio na construção da lusofonia de horizontalidade democrática. Patrimônio histórico do espaço lusófono: ciência, arte e cultura. In: ANAIS do XXVIII Encontro da AULP, Lubango, Angola. Universidade Mandume Ya Ndemufayo. Lubango Angola. Patrimônio histórico do espaço lusófono: ciência, arte e cultura. Lisboa Portugal: Europress, 2018b, p. 499-512.

PRUDENTE, C. L.; SILVA, D. C. (Orgs.). A dimensão pedagógica do cinema negro. 2. ed. São Paulo: Anita Garibaldi, 2019.

PRUDENTE, C. L.; OLIVEIRA, F. R. A lusofonia de horizontalidade do ibero-ásio-afro-ameríndio versus a verticalidade hegemônica imagética euro-hétero-macho-autoritário: a dimensão pedagógica do cinema negro posta em questão. In: PRUDENTE, C. L.; SILVA, D. C. (Orgs.). A dimensão pedagógica do cinema negro. 2. ed. rev. São Paulo: Anita Garibaldi, 2018.

PRUDENTE, C. L. A dimensão pedagógica do Cinema Negro: a imagem de afirmação positiva do íbero-ásio-afro-ameríndio. Revista Extraprensa, v. 13, p. 5-305, 2019a. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/extraprensa/article/view/163871> Acesso em: 10 dez. 2022.

PRUDENTE, C. L. Étnico Léxico: para compreensão do autor. In: A dimensão pedagógica do cinema negro: aspectos de uma arte para a afirmação ontológica do negro brasileiro: o olhar de Celso Prudente. SILVA, D. C. (Org.). 2. ed. São Paulo: Anita Garibaldi, 2019b, p. 171-177.

PRUDENTE, C. L. A dimensão pedagógica do Cinema Negro: a imagem de afirmação positiva do ibero-ásio-afro-ameríndio. Revista Extraprensa, v. 13, n. 1, p. 6-25, 2019c. Disponível em: https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.163871> Acesso em: 25 abr. 2020.

PRUDENTE, C. L. O tropicalismo como possível unidade estética da lusofonia de horizontalidade democrática: a dimensão pedagógica do cinema negro posta em questão. In: PRUDENTE, C. L. (Org). 15ª Mostra Internacional do Cinema Negro.1ª ed. São Paulo: Sesc, 2019d, p. 08-19.

PRUDENTE, C. L. As lutas de imagens das minorias versus a política da educação monocultural: as relações étnico-raciais postas em questão. In: TAUCHEN, G.; BUZA, A. G. (Orgs.). Políticas e gestão da educação superior. 1. ed. Curitiba: CRV, 2019e, p. 333-349.

PRUDENTE, C. L. A dimensão pedagógica do cinema negro: uma arte ontológica de afirmação positiva do ibero-ásio-afro-ameríndio. In: PRUDENTE, C. L.; SILVA, D. C. (Orgs.). A dimensão pedagógica do cinema negro: aspectos de uma arte para a afirmação ontológica do negro brasileiro: o olhar de Celso Prudente. 2. ed. São Paulo: Anita Garibaldi, 2019f.

PRUDENTE, C. L. A fragmentação do mito da democracia racial e a dimensão pedagógica do cinema negro. Revista Internacional de Língua Portuguesa, Mato Grosso, v. 1, n. 38, p. 157-171, 19 abr. 2020. Disponível em: <https://www.rilp-aulp.org/index.php/rilp/article/view/118> Acesso em: 17 jan. 2022.

PRUDENTE, C. L. A imagem de afirmação positiva do ibero-ásio-afro-ameríndio na dimensão pedagógica do Cinema Negro. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 47, p. 1-19, 2021. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/193616> Acesso em: 17 jan. 2022.

SANTOS, A. N.; SÁ, I. D. M. S.; NIEDERAUER, V. Z.; DO VAL, V. L.; CARDOSO, E.; SANTIAGO, T. R. F. de O. Onde mora a Educação Antirracista no Projeto Político-Pedagógico das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de São Paulo? Concilium, [S. l.], v. 23, 2023. Disponível em: Acesso em: 12 fev. 2023.

SILVA, T. T. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

SILVA, P. B. G. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil étnico-raciais no Brasil. Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 3, p. 489-506, 01 dez. 2007. Disponível em: <https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2745/2092> Acesso em: 05 jan. 2022.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2018.

VEIGA, I. P. A. Educacã̧o básica: projeto político-pedagógico; Educação superior: projeto político pedagógico. Papirus Editora, 2004.

Publicado

2023-10-11

Como Citar

AMORIM JÚNIOR, J. C. de; DUVERNOY, D. A. Cinema Negro na escola: enquadramentos e possibilidades . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e10854, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e10854. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10854. Acesso em: 16 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Cinema Negro