Processo formativo de uma artista-docente: diálogos com uma vida em dança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11461

Palavras-chave:

(Auto) biografia, Corpo, Dança, Arte

Resumo

A pesquisa trata do processo formativo de uma artista-docente pontuando a (auto)biografia como um processo constituinte no percurso da(o) artista-educadora(o)-pesquisadora(o) em Arte. Neste estudo o objetivo é analisar a formação de uma artista-docente, da área de dança atravessada por marcas de sua história de vida inscritas no seu corpo. Diante disso, caracteriza-se por uma discussão no campo da Arte e Educação atravessada pelos elementos das experiências de vida e formação. Como aspectos conclusivos da narração/reflexão destacamos como conclusão, que a arte deflagra dispositivos/conhecimentos que são operacionalizados em gestos, passos e palavras que em nossa experiencia resultaram numa composição (auto) biográfica capaz de compor e recompor concepções teóricas e metodológicas na formação em Arte e Educação, que embora reportem experiencias pessoas traduzem modos do formar-se que podem ser apropriado coletivamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline Rodrigues Peixoto, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutora e Mestra pelo PPGE/UECE com sanduíche na FMH (PT). Artes Cênicas (IFCE), Pedagogia (UECE), Técnica em Dança (SENAC). Pesquisadora grupo de pesquisa- IARTEH (PPGE/UECE). É Professora do IFCE/Campus Crateús e do Programa PPGARTEs- IFCE.

José Albio Moreira de Sales

Graduado em Arquitetura e Urbanismo (UFC), licenciatura em Arte e Educação UniGrande Fortaleza (2013), mestrado em Desenvolvimento Urbano (UFP - 1996) e doutorado em História (UFP - 2001). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade do Porto em Portugal (2008/2009).

Referências

HISSA, Cássio E. Viana; Tavares, Gonçalo M. De Arte e de Ciência: O golpe decisivo com a mão esquerda. In: Hissa, Cássio E. Viana. (Org.). Conversações: de artes e de ciências. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011, p.125-150.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

LEITE, Janaína Fontes. Autoescrituras performativas: do diário à cena. São Paulo: Perspectiva: Fapesp, 2017

MACEDO, Roberto. S. Pesquisar a experiência: compreender/mediar saberes experienciais. Curitiba: CRV,2015. DOI: https://doi.org/10.24824/978854440447.8

NÓVOA, Antônio. Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote Instituto de Inovação Educacional, 1995.

____________; Finger, M. (Org.). O Método (auto) biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus,2010.

SPINOZA, Benedictus. Ética. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

TAVARES, Gonçalo. M. Breves notas sobre ciência; breves notas sobre o medo;

breves notas sobre as ligações. Lisboa: Relógio D' Água Editores, 2012.

____________. Atlas do corpo e da imaginação. Lisboa: Editora Caminho, 2013.

VELARDI, Marília. Pensando sobre pesquisa em Artes da cena. In: CESAROLI JR, Umberto;.Resumos do 5º Seminário de Pesquisa em Andamento. São Paulo: PPGAC – ECA/USP, 2015. v. 3. n.1

Publicado

2023-10-11

Como Citar

PEIXOTO, J. R.; SALES, J. A. M. de. Processo formativo de uma artista-docente: diálogos com uma vida em dança. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e11461, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e11461. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11461. Acesso em: 16 maio. 2024.