Processo formativo de uma artista-docente: diálogos com uma vida em dança
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11461Palavras-chave:
(Auto) biografia, Corpo, Dança, ArteResumo
A pesquisa trata do processo formativo de uma artista-docente pontuando a (auto)biografia como um processo constituinte no percurso da(o) artista-educadora(o)-pesquisadora(o) em Arte. Neste estudo o objetivo é analisar a formação de uma artista-docente, da área de dança atravessada por marcas de sua história de vida inscritas no seu corpo. Diante disso, caracteriza-se por uma discussão no campo da Arte e Educação atravessada pelos elementos das experiências de vida e formação. Como aspectos conclusivos da narração/reflexão destacamos como conclusão, que a arte deflagra dispositivos/conhecimentos que são operacionalizados em gestos, passos e palavras que em nossa experiencia resultaram numa composição (auto) biográfica capaz de compor e recompor concepções teóricas e metodológicas na formação em Arte e Educação, que embora reportem experiencias pessoas traduzem modos do formar-se que podem ser apropriado coletivamente.
Downloads
Referências
HISSA, Cássio E. Viana; Tavares, Gonçalo M. De Arte e de Ciência: O golpe decisivo com a mão esquerda. In: Hissa, Cássio E. Viana. (Org.). Conversações: de artes e de ciências. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011, p.125-150.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
LEITE, Janaína Fontes. Autoescrituras performativas: do diário à cena. São Paulo: Perspectiva: Fapesp, 2017
MACEDO, Roberto. S. Pesquisar a experiência: compreender/mediar saberes experienciais. Curitiba: CRV,2015. DOI: https://doi.org/10.24824/978854440447.8
NÓVOA, Antônio. Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote Instituto de Inovação Educacional, 1995.
____________; Finger, M. (Org.). O Método (auto) biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus,2010.
SPINOZA, Benedictus. Ética. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
TAVARES, Gonçalo. M. Breves notas sobre ciência; breves notas sobre o medo;
breves notas sobre as ligações. Lisboa: Relógio D' Água Editores, 2012.
____________. Atlas do corpo e da imaginação. Lisboa: Editora Caminho, 2013.
VELARDI, Marília. Pensando sobre pesquisa em Artes da cena. In: CESAROLI JR, Umberto;.Resumos do 5º Seminário de Pesquisa em Andamento. São Paulo: PPGAC – ECA/USP, 2015. v. 3. n.1
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jacqueline Rodrigues Peixoto, José Albio Moreira de Sales (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.