Processo formativo de uma artista-docente: diálogos com uma vida em dança
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11461Palavras-chave:
(Auto) biografia, Corpo, Dança, ArteResumo
A pesquisa trata do processo formativo de uma artista-docente pontuando a (auto)biografia como um processo constituinte no percurso da(o) artista-educadora(o)-pesquisadora(o) em Arte. Neste estudo o objetivo é analisar a formação de uma artista-docente, da área de dança atravessada por marcas de sua história de vida inscritas no seu corpo. Diante disso, caracteriza-se por uma discussão no campo da Arte e Educação atravessada pelos elementos das experiências de vida e formação. Como aspectos conclusivos da narração/reflexão destacamos como conclusão, que a arte deflagra dispositivos/conhecimentos que são operacionalizados em gestos, passos e palavras que em nossa experiencia resultaram numa composição (auto) biográfica capaz de compor e recompor concepções teóricas e metodológicas na formação em Arte e Educação, que embora reportem experiencias pessoas traduzem modos do formar-se que podem ser apropriado coletivamente.
Downloads
Referências
HISSA, Cássio E. Viana; Tavares, Gonçalo M. De Arte e de Ciência: O golpe decisivo com a mão esquerda. In: Hissa, Cássio E. Viana. (Org.). Conversações: de artes e de ciências. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011, p.125-150.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
LEITE, Janaína Fontes. Autoescrituras performativas: do diário à cena. São Paulo: Perspectiva: Fapesp, 2017
MACEDO, Roberto. S. Pesquisar a experiência: compreender/mediar saberes experienciais. Curitiba: CRV,2015. DOI: https://doi.org/10.24824/978854440447.8
NÓVOA, Antônio. Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote Instituto de Inovação Educacional, 1995.
____________; Finger, M. (Org.). O Método (auto) biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus,2010.
SPINOZA, Benedictus. Ética. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
TAVARES, Gonçalo. M. Breves notas sobre ciência; breves notas sobre o medo;
breves notas sobre as ligações. Lisboa: Relógio D' Água Editores, 2012.
____________. Atlas do corpo e da imaginação. Lisboa: Editora Caminho, 2013.
VELARDI, Marília. Pensando sobre pesquisa em Artes da cena. In: CESAROLI JR, Umberto;.Resumos do 5º Seminário de Pesquisa em Andamento. São Paulo: PPGAC – ECA/USP, 2015. v. 3. n.1
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jacqueline Rodrigues Peixoto, José Albio Moreira de Sales (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.