Trajetórias de coordenadoras pedagógicas em face da formação continuada de professores na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11236

Palavras-chave:

Trajetória de atuação., CCoordenador pedagógico., Formação continuada.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões acerca da formação continuada de professores a partir da narrativa da trajetória de atuação de coordenadoras pedagógicas cearenses. A análise objetiva discutir como a trajetória formativa de duas coordenadoras pedagógicas reverberou nas suas atuações na formação continuada de professores na escola. Sustenta-se teoricamente nos estudos de Placco e Souza (2017), García (2013), Imbernón (2010), Alarcão (2011) e Vieira (2011); e, do ponto de vista metodológico, encontra suporte na abordagem qualitativa de pesquisa na perspectiva postulada por Lüdke e André (1986), na observância dos aspectos dialéticos e das subjetividades dos sujeitos tal como proposto por Ghedin e Franco (2011), bem como na entrevista narrativa com duas coordenadoras cearenses que vivenciaram a função em períodos distintos, referenciadas em Passeggi (2011), Delory-Momberger (2012) e Falcão e Farias (2020). A partir da análise das narrativas conclui-se que as coordenadoras pedagógicas desempenham importante papel na formação dos seus pares no contexto escolar, ainda que esta seja uma atuação perpassada por inúmeras dificuldades. A práxis dessas coordenadoras, conforme evidenciam as narrativas examinadas, tem tecido caminhos de enfrentamento dos desafios encontrados para dar conta dos seus fazeres pedagógicos.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Alves da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Integrante do Grupo de Estudos Práticas Educativas Memórias e Oralidades. 

Francinalda Machado Stascxak, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Licenciada em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Integrante do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO/UECE). Professora efetiva da Rede Municipal de Fortaleza.

Iris Martins de Souza Castro, Secretaria Estadual de Educação do Ceará

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Graduada em Letras pela mesma instituição. Professora efetiva da Rede Estadual de ensino (Ceará), atuando no ensino médio.

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Publicado

2023-09-20

Como Citar

COSTA, M. A. A. da; STASCXAK, F. M.; CASTRO, I. M. de S. Trajetórias de coordenadoras pedagógicas em face da formação continuada de professores na escola. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e11236, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e11236. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11236. Acesso em: 16 maio. 2024.