Trajetórias de coordenadoras pedagógicas em face da formação continuada de professores na escola
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11236Palavras-chave:
Trajetória de atuação., CCoordenador pedagógico., Formação continuada.Resumo
Este artigo apresenta reflexões acerca da formação continuada de professores a partir da narrativa da trajetória de atuação de coordenadoras pedagógicas cearenses. A análise objetiva discutir como a trajetória formativa de duas coordenadoras pedagógicas reverberou nas suas atuações na formação continuada de professores na escola. Sustenta-se teoricamente nos estudos de Placco e Souza (2017), García (2013), Imbernón (2010), Alarcão (2011) e Vieira (2011); e, do ponto de vista metodológico, encontra suporte na abordagem qualitativa de pesquisa na perspectiva postulada por Lüdke e André (1986), na observância dos aspectos dialéticos e das subjetividades dos sujeitos tal como proposto por Ghedin e Franco (2011), bem como na entrevista narrativa com duas coordenadoras cearenses que vivenciaram a função em períodos distintos, referenciadas em Passeggi (2011), Delory-Momberger (2012) e Falcão e Farias (2020). A partir da análise das narrativas conclui-se que as coordenadoras pedagógicas desempenham importante papel na formação dos seus pares no contexto escolar, ainda que esta seja uma atuação perpassada por inúmeras dificuldades. A práxis dessas coordenadoras, conforme evidenciam as narrativas examinadas, tem tecido caminhos de enfrentamento dos desafios encontrados para dar conta dos seus fazeres pedagógicos.
Downloads
Referências
ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011. (Coleção questões da nossa época; v. 8).
ANDRÉ, M. E. D. A. de. Professores do PED criam Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores. Psicologia da Educação. São Paulo, 35, 2012. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/8459 Acesso em: dez. 2020.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: dez. 2020.
BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: dez. 2020.
CHRISTOV, L. H. da S.; LARA, R. de S. B. Especialização em coordenação pedagógica: uma experiência de formação de coordenadores. In: ALMEIDA, L. R. de; PLACCO, V. M. N. de S. (Orgs.). O coordenador pedagógico e a legitimidade de sua atuação. São Paulo: Edições Loyola, 2017.
DELORY-MOMBERGER, C. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 17, n. 51, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782012000300002 & script= sci_arttext & tlng=pt. Acesso em: dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782012000300002
FALCÃO, G. M. B.; FARIAS, I. M. S. de. Identidade e formação docente: metamorfose de uma guerreira. Revista FAEEBA - Ed. e Contemp., Salvador, v. 29, n. 57, p. 175-189, jan./mar. 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8278. Acesso em: dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p175-189
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GARCÍA, C. M. Formação de professores. Para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2011.
IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Artmed editora, 2010.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
PASSOS, L. F.; ANDRÉ, M. E. D. A. de. O trabalho colaborativo, um campo de estudo. In: ALMEIDA, L. R. de; PLACCO, V. M. N. de S. (Orgs.). O coordenador pedagógico e o trabalho colaborativo na escola. São Paulo: Edições Loyola, 2016.
PASSEGGI, M. da C. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, v. 41, n. 1, 2016. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9267. Acesso em: dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9267
PASSEGGI, M. da C.; SOUZA, E. C. de; VICENTINI, P. P. Entre a vida e a formação: Pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, v. 27, n. 01, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-46982011000100017. Acesso em: dez. de 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982011000100017
PIERINI, A. S.; ARAGÃO, A. M. F. de. In: ALMEIDA, L. R. de; PLACCO, V. M. N. de S. (Orgs.). O coordenador pedagógico no espaço escolar: articulador, formador e transformador. São Paulo: Edições Loyola, 2015.
PLACCO, V. M. N. de S.; SOUZA, V. L. T. de. A constituição identitária de professores em contexto. In: ALMEIDA, L. R. de; PLACCO, V. M. N. de S. (Orgs.). O coordenador pedagógico e o trabalho colaborativo na escola. São Paulo: Edições Loyola, 2016.
PLACCO, V. M. N. de S.; SOUZA, V. L. T. de. Um, nenhum e cem mil: a identidade do coordenador pedagógico e as relações de poder na escola. In: ALMEIDA, L. R. de; PLACCO, V. M. N. de S. (Orgs.). O coordenador pedagógico e a legitimidade de sua atuação. São Paulo: Edições Loyola, 2017.
PLACCO, V. M. N. de S.; ALMEIDA, L. R. de. SOUZA, V. L. T. de. O coordenador pedagógico e a formação de professores: intenções, tensões e contradições. Relatório de pesquisa desenvolvido pela Fundação Carlos Chagas por encomenda da Fundação Victor Civita. São Paulo: FVC, 2011. Disponível em:
http://www.cefaprocuiaba.com.br/up/Pesquisa_FVC.pdf. Acesso em: nov. 2020.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. - Campinas, SP: Autores Associados, 2013 - (Coleção memória da educação).
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.17i2.0010
VIEIRA, A. P. G. F. Formação dos gestores escolares no contexto das políticas de avaliação da aprendizagem. 2011. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2011.
VIEIRA, H. P.; THERRIEN, J.; CASTRO, F. M. F. M. Saberes da docência universitária na percepção de professores da educação básica. Revista Educação em perspectiva, v. 8, n. 2, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6966. Acesso em: dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i2.881
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Aparecida Alves da Costa, Francinalda Machado Stascxak, Iris Martins de Souza Castro (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.