Teoria da objetivação e a gestão democrática: contribuições para a formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510426

Palavras-chave:

Teoria da Objetivação, Formação, Gestores Escolares

Resumo

Esta pesquisa almeja analisar os contributos da Teoria da Objetivação para a formação de gestores escolares na perspectiva da gestão democrática, e com base histórico-cultural. É uma pesquisa de ordem qualitativa, envolvendo aspectos exploratórios e descritivos, com método de investigação bibliográfica, pois se fundamenta em referências pertinentes à formação de gestores escolares e nos elementos teóricos oriundos da Teoria da Objetivação. A leitura de análise e avaliação das informações aconteceu de forma crítica ou reflexiva, com aporte teórico fundamentado nos estudos de Radford (2011, 2015, 2020a, 2020b), Lück (2009), Lück et al (2010), Bizol e Dutra (2018). Evidencia-se, diante do aprofundamento no arcabouço da investigação bibliográfica, que a Teoria da Objetivação potencializa o processo formativo de gestores escolares, possibilitando a criação dialética de indivíduos críticos, reflexivos e éticos, considerando novas estruturas de ação e pensamento, frente a uma série de aspectos relativos à cultura e às práticas sociais.

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Biografia do Autor

Edney Araújo Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da UFRN. Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (UFRN). Professor de Matemática da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Ceará (SEDUC).

Claudianny Amorim Noronha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED).

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Publicado

2023-04-25

Como Citar

LIMA, E. A.; NORONHA, C. A. Teoria da objetivação e a gestão democrática: contribuições para a formação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e510426, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e510426. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10426. Acesso em: 16 maio. 2024.