Literatura e argumentação: a escrita da redação do Enem sob um olhar interdisciplinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510421

Palavras-chave:

Escrita, Ensino médio, Exame Nacional do Ensino Médio, Letramento

Resumo

A elaboração da escrita envolve habilidades que perpassam a formação escolar, da aquisição da linguagem à materialização da palavra escrita pelos diferentes gêneros textuais. Ao final do Ensino Médio, o estudante é demandado à escrita de um texto dissertativo-argumentativo em prosa, na modalidade culta do português, a partir de uma temática de relevância social (essa é uma das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem). Os professores se deparam, assim, com a necessidade de aperfeiçoar a capacidade argumentativa dos discentes por meio de uma enunciação escrita que envolva uma seleção adequada do repertório sociocultural. Este trabalho apresenta a experiência de um projeto que visa saber de que maneira o letramento literário pode auxiliar na escrita da redação do Enem. Por meio da participação em um clube de leitura e em oficinas de redação, os estudantes vivenciam o processo de escrita mediado pela leitura literária.

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Biografia do Autor

Alex Sander Luiz Campos, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Doutor e mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Daiane Silva de Andrade, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Mestra em Letras/Estudos Literários pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Luana Aparecida Matos Leal Fernandes, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestra em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Erick Marlon Pereira, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Bolsista de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-JR). Aluno do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio.

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Publicado

2023-05-25

Como Citar

CAMPOS, A. S. L.; ANDRADE, D. S. de; FERNANDES, L. A. M. L.; PEREIRA, E. M. Literatura e argumentação: a escrita da redação do Enem sob um olhar interdisciplinar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e510421, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e510421. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10421. Acesso em: 16 maio. 2024.