Prática pedagógica: concepções de integrantes de um grupo de estudo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11410

Palavras-chave:

Prática pedagógica, GEPESAD, Aprendizagem

Resumo

Por intermédio de reflexões sobre práticas pedagógicas e educação, surgiu o seguinte problema de pesquisa: Que compreensões são constituídas por integrantes do Grupo de Estudos de Pesquisas em Educação, Saberes e Aprendizagens da Docência (GEPESAD) sobre a prática pedagógica? O estudo tem como principal objetivo: Analisar que compreensões são constituídas por integrantes do Grupo de Estudos de Pesquisas em Educação, Saberes e Aprendizagens da Docência (GEPESAD) sobre a prática pedagógica. A metodologia utilizada desenvolveu-se por meio de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, realizada em 2023, onde foi realizada uma produção de dados em um grupo de estudos na Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI). Com isso, é perceptível por meio das respostas dos sujeitos as características da prática pedagógica, onde tem destaque no diálogo em ações intencionais e participativas e que geram e tem sua finalidade/objetivo em obtenção de conhecimento para os estudantes que nela participam

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Graciane Rocha Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Discente de Licenciatura em Pedagogia na Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atua como bolsista de Iniciação Artística no Projeto NAALDE, ano de 2023.

Edson Carneiro de Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Estudante de Graduação no curso de Licenciatura em Pedagogia na Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI) campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro, Universidade Estadual do Ceará

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor de Pedagogia da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE.

Referências

CARNEIRO, Arlys Jerônimo de Oliveira Lima Lino; SOUZA, Alcione Santos de; ROCHA, Regiane da Silva; FILHO, José Gomes da Silva; VALLE, Paulo Roberto Dalla; VIEIRA, Diogo dos Santos; MATOS, Abraão Danziger de; SILVA, Juliana Ferro da; PEREIRA, Ailton Leal; SILVA, Fábio José Antônio da. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 13, p. e87111334789, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i13.34789. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/34789. Acesso em: 11 jul. 2023.

FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Práticas educativas e Práticas pedagógicas: questões epistemológicas. Laconexão UFPB. N. 9, agosto – 2020, p. 1-8. Disponível em: http://www.ccae.ufpb.br/laconexao/contents/documentos/experiencias-e-reflexoes-pedagogicas/reflexao-09-praticas-educativas-e-praticas-pedagogicas-questoes-epistemologicas.pdf Acesso em: 11 jul. 2023.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Práticas pedagógicas e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/m6qBLvmHnCdR7RQjJVsPzTq/abstract/?lang=pt# Acesso em: 23 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.97i247.3392

FREIRE, Paulo. Ensinar é uma especificidade humana. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 70 ed. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 2021. cap. 3, p. 89-143.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo [Orgs]. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo [Orgs]. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Cap. 2, p. 31-42.

GIL, Antonio Carlos. Como delinear uma pesquisa participante. In: GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. Cap. 14, p. 149-154.

GOMES, Cláudia Suely Ferreira; GUERRA, Maria das Graças Gonçalves Vieira. Educação dialógica: a perspectiva de Paulo Freire para o mundo da educação. Rev. Ed. Popular, Uberlândia, v. 19, n. 3, p. 4-15, set.-dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/REP-2020-52847. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/52847 Acesso em: 11 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/REP-2020-52847

GOMIDE, Fabiana de Oliveira; GIMENDES, Olíria Mendes. Práticas pedagógicas: repensando a atuação do professor em sala de aula. Diversa Prática, v.6, n. 1, p. 128-148 - 1° semestre 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/DP-v6n1-2019-58981. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/diversapratica/article/view/58981 Acesso em: 12 jul. 2023.

OLIVEIRA, Renan Anderson de. Educação: resistência, emancipação e formação crítica. Opinião Filosófica, V. 12, n. 1, 2021. DOI: https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v12.1035. Disponível em: https://opiniaofilosofica.org/index.php/opiniaofilosofica/article/view/1035 Acesso em: 13 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v12.1035

PRIGOL, Edna Liz; BEHRENS, Marilda Aparecida. Educação Transformadora: As interconexões das teorias de Freire e Morin. Revista Portuguesa de Educação, v. 33, n. 2, p.5-25, 2020. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/18566 Acesso em: 12 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.18566

Publicado

2023-10-11

Como Citar

SOUSA, M. G. R.; SOUSA, E. C. de; CASTRO, F. M. F. M. Prática pedagógica: concepções de integrantes de um grupo de estudo. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e11410, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e11410. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11410. Acesso em: 16 maio. 2024.