Prática pedagógica: concepções de integrantes de um grupo de estudo
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11410Palavras-chave:
Prática pedagógica, GEPESAD, AprendizagemResumo
Por intermédio de reflexões sobre práticas pedagógicas e educação, surgiu o seguinte problema de pesquisa: Que compreensões são constituídas por integrantes do Grupo de Estudos de Pesquisas em Educação, Saberes e Aprendizagens da Docência (GEPESAD) sobre a prática pedagógica? O estudo tem como principal objetivo: Analisar que compreensões são constituídas por integrantes do Grupo de Estudos de Pesquisas em Educação, Saberes e Aprendizagens da Docência (GEPESAD) sobre a prática pedagógica. A metodologia utilizada desenvolveu-se por meio de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, realizada em 2023, onde foi realizada uma produção de dados em um grupo de estudos na Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI). Com isso, é perceptível por meio das respostas dos sujeitos as características da prática pedagógica, onde tem destaque no diálogo em ações intencionais e participativas e que geram e tem sua finalidade/objetivo em obtenção de conhecimento para os estudantes que nela participam
Downloads
Referências
CARNEIRO, Arlys Jerônimo de Oliveira Lima Lino; SOUZA, Alcione Santos de; ROCHA, Regiane da Silva; FILHO, José Gomes da Silva; VALLE, Paulo Roberto Dalla; VIEIRA, Diogo dos Santos; MATOS, Abraão Danziger de; SILVA, Juliana Ferro da; PEREIRA, Ailton Leal; SILVA, Fábio José Antônio da. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 13, p. e87111334789, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i13.34789. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/34789. Acesso em: 11 jul. 2023.
FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Práticas educativas e Práticas pedagógicas: questões epistemológicas. Laconexão UFPB. N. 9, agosto – 2020, p. 1-8. Disponível em: http://www.ccae.ufpb.br/laconexao/contents/documentos/experiencias-e-reflexoes-pedagogicas/reflexao-09-praticas-educativas-e-praticas-pedagogicas-questoes-epistemologicas.pdf Acesso em: 11 jul. 2023.
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Práticas pedagógicas e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/m6qBLvmHnCdR7RQjJVsPzTq/abstract/?lang=pt# Acesso em: 23 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.97i247.3392
FREIRE, Paulo. Ensinar é uma especificidade humana. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 70 ed. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 2021. cap. 3, p. 89-143.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo [Orgs]. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo [Orgs]. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Cap. 2, p. 31-42.
GIL, Antonio Carlos. Como delinear uma pesquisa participante. In: GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. Cap. 14, p. 149-154.
GOMES, Cláudia Suely Ferreira; GUERRA, Maria das Graças Gonçalves Vieira. Educação dialógica: a perspectiva de Paulo Freire para o mundo da educação. Rev. Ed. Popular, Uberlândia, v. 19, n. 3, p. 4-15, set.-dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/REP-2020-52847. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/52847 Acesso em: 11 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/REP-2020-52847
GOMIDE, Fabiana de Oliveira; GIMENDES, Olíria Mendes. Práticas pedagógicas: repensando a atuação do professor em sala de aula. Diversa Prática, v.6, n. 1, p. 128-148 - 1° semestre 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/DP-v6n1-2019-58981. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/diversapratica/article/view/58981 Acesso em: 12 jul. 2023.
OLIVEIRA, Renan Anderson de. Educação: resistência, emancipação e formação crítica. Opinião Filosófica, V. 12, n. 1, 2021. DOI: https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v12.1035. Disponível em: https://opiniaofilosofica.org/index.php/opiniaofilosofica/article/view/1035 Acesso em: 13 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v12.1035
PRIGOL, Edna Liz; BEHRENS, Marilda Aparecida. Educação Transformadora: As interconexões das teorias de Freire e Morin. Revista Portuguesa de Educação, v. 33, n. 2, p.5-25, 2020. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/18566 Acesso em: 12 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.18566
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Graciane Rocha Sousa, Edson Carneiro de Sousa, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.