Paradigma da educação sexual: diálogos com a psicanálise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11419

Palavras-chave:

Educação Sexual, Gênero, Queer, Psicanálise, Falo

Resumo

A educação sexual tem sido atravessada por diferentes modelos que compõem perspectivas acerca de gênero. Desses, destaca-se o modelo biológico e higienista, que naturaliza as diferenças sociais entre os gêneros, e o modelo queer, que busca questionar essencialismos tomando como base uma não-normatividade. A distinção entre pênis e falo proposta pela psicanálise pode auxiliar essa última percepção, no sentido em que há um foco em uma questão imaginária, distanciando-se de uma primazia dos órgãos genitais. Dessa forma, esse trabalho de delineamento qualitativo, exploratório-descritivo, busca explorar quais têm sido as abordagens acerca de gênero na educação sexual formal escolar através de uma revisão de literatura e a categorização de sintagmas identificados nos artigos selecionados, em função dos modelos propostos por Furlani. Assim, percebeu-se que ainda há uma hegemonia do modelo biológico e higienista, enquanto o modelo queer ainda não aparece nas práticas educativas escolares.

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Biografia do Autor

Leonardo Silveira Rodrigues, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduando em psicologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, bolsista de iniciação científica com financiamento CNPq. Membro do grupo de estudos e pesquisa em sexualidade, educação e cultura (GEPESEC).

Gabriel Câmara Branco, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduando em psicologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, bolsista de iniciação científica com financiamento PIBIC-Reitoria. Membro do grupo de estudos e pesquisa em sexualidade, educação e cultura (GEPESEC).

Andre Gellis, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP (1994-2000).  Professor Assistente junto ao Departamento de Psicologia da FC, Unesp, campus de Bauru. Atua na Pós-Graduação de Educação Sexual FCLAr da Unesp. Membro do GEPESEC.

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Publicado

2023-10-11

Como Citar

RODRIGUES, L. S.; BRANCO, G. C.; GELLIS, A. Paradigma da educação sexual: diálogos com a psicanálise. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e11419, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e11419. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11419. Acesso em: 16 maio. 2024.