Narrativas de um professor pesquisador na prevenção ao uso de drogas por estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510039

Palavras-chave:

Drogas na escola, Memorial de formação, Narrativa autobiográfica, Formação de professores, Prevenção

Resumo

Os objetivos deste texto são apresentar, discutir e aprofundar algumas questões trazidas por um memorial acadêmico de uma tese de doutorado que buscou contribuir com a prevenção ao uso de drogas entre escolares. Por meio da narrativa autobiográfica, apresenta como o tema das drogas integrou, indiretamente, a vida pessoal e acadêmica do autor principal do texto e discute de que maneira essa temática atravessou sua atuação profissional, levando-o a realizar um estudo de doutorado que o ajudasse a compreender melhor esse fenômeno. Propõe que os cursos de formação inicial incorporem, em seus currículos, conteúdos e disciplinas que tratem da questão do uso de drogas precocemente entre os escolares. Conclui com a proposta de encaminhamentos que professores, responsáveis pelos alunos e sistemas de ensino podem seguir para (re)pensar a prevenção realizada nas escolas.

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Biografia do Autor

Walk Loureiro, Instituto de Ensino Superior e Formação Avançada de Vitória

Doutor em Ciências pela FIOCRUZ/RJ; coordenador e professor do curso de Bacharelado em Educação Física da IESFAVI; Professor de Educação Básica III – Educação Física da PMV; Membro do Núcleo de Estudos em Saúde, Educação e Diversidade (NESED/UFF).

Paulo Pires de Queiroz, Fundação Oswaldo Cruz

Professor e Pesquisador Associado da Faculdade de Educação na UFF; Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde da FIOCRUZ, do Programa de Pós-Graduação em Diversidade e Inclusão - CMPDI/UFF e do Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão – PGCTIn/UFF; Coordenador do Núcleo de Estudos em Saúde, Educação e Diversidade (NESED/UFF).

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Publicado

2023-07-20

Como Citar

LOUREIRO, W.; QUEIROZ, P. P. de. Narrativas de um professor pesquisador na prevenção ao uso de drogas por estudantes. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e510039, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e510039. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10039. Acesso em: 22 dez. 2024.