Construção e validação preliminar de um teste de conhecimento sobre os efeitos da atividade física na qualidade de vida para alunos do 9º ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10741Palavras-chave:
Atividade Física, Saúde, Conhecimento, Ensino FundamentalResumo
A pesquisa teve como objetivo construir e validar de forma preliminar um teste de conhecimento sobre os efeitos da atividade física na qualidade de vida para alunos do 9° ano do ensino fundamental. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório. Foi construído um teste de conhecimento com 12 itens de múltipla escolha. Professores de Educação Física da Educação Básica e Superior realizaram a avaliação de conteúdo dos itens a partir de um protocolo de avaliação de conteúdo. Foi realizado um pré-teste com 10 alunos do mesmo nível de ensino para fins de avaliação qualitativa dos itens. Inicialmente o teste conteve 12 itens dos quais quatro foram descartados por não atingirem o índice de discriminação. O teste se mostrou eficaz para ser utilizado pelos professores como ferramenta de planejamento pedagógico. A validação desse instrumento precisa ser realizada em amostras maiores, para validade de construto, e assim colaborar cientificamente em outras pesquisas.
Downloads
Referências
ALEXANDRE, Neusa Maria Costa; COLUCI, Marina Zambon Orpinelli. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 7, p. 3061-3068, jul. 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232011000800006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006
BARROS, Fábio; SILVA, Marcelo. Conhecimento sobre atividade física e fatores associados em adolescentes estudantes do ensino médio da zona rural. Revista Brasileira de Atividade Físic, Pelotas (Rs), v. 18, n. 5, p. 594-603, 30 set. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.12820/rbafs.v.18n5p594. DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.v.18n5p594
BRASIL, Ministério da Educação. Base Comum Curricular: Educação Física, 2018.
BRASIL. Ministério da Saúde. Dia mundial da obesidade. Disponível em: https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/noticias/operadoras/dia-mundial-da-obesidade. Acesso em: 07 set. 2022.
COLUCI, Marina Zambon Orpinelli; ALEXANDRE, Neusa Maria Costa; MILANI, Daniela. Construção de instrumentos de medida na área da saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Online, v. 20, n. 3, p. 925-936, mar. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015203.04332013. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232015203.04332013
DEVIDE, Fabiano Pries. Educação física, qualidade de vida e saúde: campos de intersecção e reflexões sobre a intervenção. Movimento, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 77-84, 5 set. 2002. DOI: http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.2644. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2644
FERREIRA, José Iron; SEDORKO, Clóvis Marcelo. Nível de atividade física entre os estudantes do ensino médio de colégios públicos da cidade de Ponta Grossa. Temas em Educação Física Escolar, v. 7, n. 1, p. 1-13, 2022. DOI: https://doi.org/10.33025/tefe.v7i1.3257 DOI: https://doi.org/10.33025/tefe.v7i1.3257
FERREIRA, Marcos Santos. Aptidão física e saúde na educação física escolar: ampliando o enfoque. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 22, n. 2, p. 41-54, jan. 2001. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/411. Acesso em: 30 abr. 2023.
FONSECA, Otávio Miguel Pires et al. Nível de atividade física em adolescentes. Caderno Científico UNIFAGOC de Graduação e Pós-Graduação, v. 6, n. 2, 2020. Disponível em: https://revista.unifagoc.edu.br/index.php/caderno/article/view/774. Acesso em: 06 set. 2022.
HALLAL, Pedro Curi et al. Prática de atividade física em adolescentes brasileiros. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, n. 2, p. 3035-3042, out. 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232010000800008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232010000800008
KNUTH, Alan Goularte et al. Conhecimento de adultos sobre o papel da atividade física na prevenção e tratamento de diabetes e hipertensão: estudo de base populacional no sul do brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 25, n. 3, p. 513-520, mar. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2009000300006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2009000300006
KNUTH, Alan Goularte et al. Prática de atividade física e sedentarismo em brasileiros: resultados da pesquisa nacional por amostra de domicílios (pnad) 2008. Ciência & Saúde Coletiva, v. 9, n. 16, p. 3697-3705, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232011001000007 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232011001000007
LEITE, Sarah de Sá et al. Construção e validação de Instrumentos de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, n. 4, p. 1635-1641, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0648. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0648
LIMA, Ramon de Brito Costa Pinheiro et al. Padrão de atividade física em crianças e jovens: um breve resumo do estado de conhecimento. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, p. 69-76, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-0037.2010v12n1p68
NAHAS, Markus Vinicius. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 7. ed. Florianópolis: Ed. do Autor, 2017. 362 p.
PITANGA, Francisco José Gondim; BECK, Carmem Cristina; PITANGA, Cristiano Penas Seara. Inatividade física, obesidade e COVID-19: perspectivas entre múltiplas pandemias. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 25, p. 1–4, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.12820/rbafs.25e0114 DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.25e0114
RONCADA, Cristian et al. Instrumentos específicos para avaliação do conhecimento em asma: revisão sitemática. Medicina: (Ribeirão Preto), v. 6, n. 48, p. 619-627, 2015 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i6p619-627 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i6p619-627
SABA, Fabiano. Mexa-se: atividade física, saúde e bem-estar. 3. ed. revisada. São Paulo: Phorte, 2011. 328 p.
SANTOS, Ana Lúcia Padrão dos; SIMÕES, Antonio Carlos. Educação Física e qualidade de vida: reflexões e perspectivas. Saúde e Sociedade, v. 21, n. 1, p. 181-192, mar. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902012000100018 DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902012000100018
SANTOS, Elane da Silva et al. Instrumento de avaliação do conhecimento cognitivo sobre os jogos e brincadeiras populares. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 4, p. e44825, 2022. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.4825 DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.4825
SANTOS, Fábio; MARTINS, João; MARQUES, Adilson. Conhecimento dos alunos acerca das recomendações para a prática de atividade física. Revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, v. 3, n. 1, p. 15-19, 2014. Disponível em: http://www.ipg.pt/scpd/files/revista_scpd_n3.pdf. Acesso em: 29 abr. 2021.
SILVA, Vitor Tavares da et al. Nível de atividade física de estudantes de educação física no Brasil: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 26, p. 1–8, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.12820/rbafs.26e0197 DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.26e0197
SILVA, Adiel Oliveira da et. Validação de itens para avaliação do conhecimento de atividade física para Educação Física no Ensino Fundamental. Research, Society And Development, [S.L.], v. 8, n. 7, p. 1-15, 29 maio 2019. Research, Society and Development. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i7.1142. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v8i7.1142
SILVA, Gilvan Souza. A educação física escolar como alternativa no combate ao sedentarismo em alunos do ensino médio: uma proposta de intervenção com a utilização do pedômetro. 2022. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas para Professores) Instituto Federal do Espírito Santo, Colatina, 2022. Disponível em: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1933 Acesso em: 20 mai. 2023.
SILVEIRA, Eder Fontoura; SILVA, Marcelo Cozzensa da. Conhecimento sobre atividade física dos estudantes de uma cidade do sul do Brasil. Motriz: Revista de Educação Física, v. 17, n. 3, p. 456-467, set. 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1980-65742011000300009 DOI: https://doi.org/10.1590/S1980-65742011000300009
SPOHR, Carla et al. Atividade física e saúde na Educação Física escolar: efetividade de um ano do projeto educação física +. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 19, n. 3, p. 300-313, 31 maio 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.12820/rbafs.v.19n3p300 DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.v.19n3p300
VAN WIDENFELT, Brigit M. et al. Translation and Cross-Cultural Adaptation of Assessment Instruments Used in Psychological Research With Children and Families. Clinical Child And Family Psychology Review, v. 8, n. 2, p. 135-147, jun. 2005. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/s10567-005-4752-1 DOI: https://doi.org/10.1007/s10567-005-4752-1
VILARINHO, Ana Paula Lima. Uma Proposta de Análise de Desempenho dos Estudantes e de Valorização da Primeira Fase da OBMEP. 2015. 98 f. Tese (Doutorado) - Curso de Matemática, Departamento de Matemática, Universidade de Brasília, Brasília-Df, 2015. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/33552126.pdf. Acesso em: 29 abr. 2021.
ZANCHA, Daniel; MAGALHÃES, Gabriela Bongiorno Sica; MARTINS, Jéssica; SILVA, Thais Argentini da; ABRAHÃO, Thais Borges. Conhecimento dos professores de Educação Física Escolar sobre a abordagem saúde renovada e a temática saúde. Conexões, Campinas, v. 11, n. 1, p. 204-217, 27 mar. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.20396/conex.v11i1.8637638 DOI: https://doi.org/10.20396/conex.v11i1.8637638
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Bruna Sousa Araújo, Daiane Araujo de Sousa, Leandro Araujo de Sousa (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.