Formação de professores para a promoção da saúde no Ensino Básico por meio de manual didático
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510083Palavras-chave:
Manual didático, Promoção da saúde, Formação de professoresResumo
O estudo tem como objetivo analisar as contribuições de um manual didático acerca das ações de prevenção e cuidado com a saúde na formação inicial de professores. A pesquisa foi conduzida em três fases: i) levantamento: aplicação do questionário online com os alunos do curso de Pedagogia e elaboração do manual; ii) implementação do manual mediante minicurso híbrido; iii) descrição, organização dos dados e análise sobre a validação do manual pelos acadêmicos de Pedagogia. O conhecimento dos participantes acerca da saúde na escola era mínimo antes de conhecerem o manual e vivenciarem as atividades no minicurso. Após o minicurso, os alunos reconheceram a importância do estudo sobre saúde – higiene corporal, bucal, mental e práticas corporais. Apesar disso, a maioria pensava que o tema saúde deveria ser tratado somente por especialistas, mas entendeu que os professores e as escolas desempenham um papel importante na promoção da saúde. Os resultados revelam que o manual utilizado ampliou o conhecimento e as habilidades dos alunos a respeito da saúde para sua promoção na escola. Portanto, a preocupação com o tema saúde deve superar a forma reducionista como é vista e ser incorporada no currículo dos estudantes de graduação para que, dessa forma, o tema Saúde na Educação possa ser desenvolvido de forma clara e com propriedade.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2011. 229p.
BATISTELLA C. Abordagens contemporâneas do conceito de saúde. In. Fonseca AF, Corbo AMD. O território e o processo saúde-doença. Rio de Janeiro: EPSJV; Fiocruz; 2007. p. 51-86.
BRANDENBURG, C.; SILVA M., J. C. da; BARON, M. V.; COSTA, B. E. P. da; FIALHO, L. M. F.; SILVA, J. C. da. Cartilha educação e saúde no combate a pandemia da (covid-19). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–35, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3670. Acesso em: 27 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3670
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. MEC, 2017. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 21 maio. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos e Transversais na BNCC. Proposta de Práticas de Implementação. Brasília, DF, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf Acesso em: 21 mar. 2018.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Painel de Adesões. Programa Saúde na Escola Ciclo 2021-2022. 2021b. Disponível em: https://sisaps.saude.gov.br/pse/relatorio. Acesso em: 05 maio 2021.
BRITO, Antonia Janieiry Ribeiro da Silva; BRAYNER, Monica Nogueira; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do. Educação em saúde e suas tecnologias no currículo dos cursos de Pedagogia do Brasil. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 19, n. 59, p. 97-113, 2022. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/10414 Acesso em: 25 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.6968
CARTER, G. Integrating coordinated school health and the whole child initiative. In: Symposium conducted at the Society for Public Health Education Annual Conference, Baltimore, MD. 2014.
CASEMIRO, J. P.; FONSECA A. B. C.; SECCO F. V. M. Promover saúde na escola: reflexões a partir de uma revisão sobre saúde escolar na América Latina. Ciênc Saúde Colet. v. 19, n. 3, p. 829-40, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n3/1413-8123-csc-19-03-00829.pdf Acesso em: 20 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232014193.00442013
DANTAS, Vera Lúcia de Azevedo; REZENDE, Regiane; PEDROSA, José Ivo dos Santos. Integração das Políticas de Saúde e Educação. In: Saúde e Educação: uma relação possível e necessária. Brasília: Ministério da Educação (Salto para o Futuro), 2009.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.
MENEZES, Karla Mendonça, RODRIGUES, C. B. C., CANDITO, V., SOARES, F. A. A. Educação em saúde no contexto escolar: construção de uma proposta interdisciplinar de ensino-aprendizagem baseada em projetos. Revista de Educação Popular, n. Especial, p. 48-66, 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/REP-2020-53255
MINAYO, M. C.; ASSIS, S. G. de; SOUZA, E. R. de. Avaliação por triangulação de métodos: Abordagem de programas sociais. Fiocruz, 2008. Disponível em http://dspace.unm.edu/handle/1928/6905. Acesso em: 20 dez. 2022.
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Integração das Tecnologias Móveis em Aulas de Cursos Superiores da Área da Saúde. EAD em Foco, v. 10, n. 1, 2020. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/989 Acesso em: 20 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.989
OMS, Organização Mundial da Saúde. 1 in 3 people globally do not have access to safe drinking water – UNICEF, WHO. 2019. Disponível em: https://www.who.int/news/item/18-06-2019-1-in-3-people-globally-do-not-have-access-to-safe-drinking-water-unicef-who Acesso em: 25 jan. 2023.
PEREIRA, Maria Dayse; MELO, Maria Veronyca Coelho; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do. O docente on line e alteridade no “outro normal”: relato de experiência durante a pandemia. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 62, p. 262-273, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4092 Acesso em: 20 mar. 2023.
QUIROGA, F. L. Produção de sentidos acerca da experiência professor-aluno contexto da classe hospitalar (escola móvel) e suas contribuições para a formação de professores. Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e8573, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7.e8573. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8573. Acesso em: 20 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8573
ROCHA A.; CORREIA C.; PESTANA L.; BENTO M.; PRETO O.; LOBÃO S. Saúde Escolar em construção: que projetos? Rev Mill. v. 41, p. 115-22, 2011. Disponível em: http://revistas.rcaap.pt/millenium/issue/view/502 Acesso em: 26 dez. 2022.
SILVA, Meirele Rodrigues Inácio da, et al. Processo de Acreditação das Escolas Promotoras de Saúde em âmbito mundial: revisão sistemática. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, n. 2, p. 475-486, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232019000200475&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 05 maio. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232018242.23862016
VERAS, K. da C. B. B.; FERREIRA, H. S.; LOURINHO, L. A. Formação de diretores escolares para o programa saúde na escola: uma pesquisa–ação. Educ. Form., [S. l.], v. 5, n. 14, p. 195–215, 2020. DOI: 10.25053/redufor.v5i14.898. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/898. Acesso em: 20 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i14.898
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Antonia Janieiry Ribeiro da Silva Brito, Karla Angélica Silva do Nascimento (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.