O deslocamento da concepção de Ensino Médio Integrado: caso do estado do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510439

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Escolas Estaduais de Educação Profissional, Ceará

Resumo

O ensino médio, como a última etapa da educação básica, compreende uma fase fundamental para a formação dos discentes, por isso, nesta etapa há a integração com a Educação Profissional. Essa integração passa a ser pauta de disputas entre dois projetos societários distintos: um projeto hegemônico e um contra-hegemônico. O escopo deste artigo é refletir e problematizar o deslocamento de sentido, fruto de um campo de disputas, existente em torno da concepção de ensino médio integrado utilizada no estado do Ceará, com a criação das Escolas Estaduais de Educação Profissional, em 2008. Este artigo resulta de pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e documental. A conclusão é de que o Ensino Médio Integrado presente no estado do Ceará se configura em um deslocamento da concepção de integração defendida por um projeto contra-hegemônico, que foi apropriada pelo projeto hegemônico como sinônimo de qualificação para a empregabilidade.

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Biografia do Autor

Joice Mara Cesar Bizerro, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN.

Dante Henrique Moura, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Professor do IFRN. Integra o corpo docente do PPGEP/IFRN e do PPGEd/UFRN. É pesquisador em educação, atuando principalmente em Políticas Educacionais e Trabalho e Educação, com ênfase na educação profissional e em sua integração com a educação básica e com a educação de jovens e adultos. 

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Publicado

2023-05-30

Como Citar

BIZERRO, J. M. C.; MOURA, D. H. O deslocamento da concepção de Ensino Médio Integrado: caso do estado do Ceará. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e510439, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e510439. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10439. Acesso em: 16 maio. 2024.