Políticas públicas na formação do professor: análises de pesquisas sobre identidades de gênero na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10805

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Letramento do Professor, Políticas Públicas

Resumo

Esse artigo tem como objetivo analisar questões de identidades de gênero em pesquisas acadêmicas que discutem Políticas Públicas sobre sexualidade inserção de pessoas homoafetivas no contexto educacional brasileiro. A Fundamentação Teórica está alojada no campo dos estudos aplicados da linguagem, com interface entre o letramento do professor e dos direitos humanos. A Metodologia é do tipo documental com abordagem qualitativa, considerando o teor subjetivo no tratamento dos dados. Os resultados revelam a representação da figura da pessoa homoafetiva como um ator social resistente a uma cultura de opressão e preconceito, diferenciando a ideia de acesso da percepção de permanência no âmbito educacional.

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Biografia do Autor

Bruno Gomes Pereira, Universidade Anhanguera de São Paulo

Doutor em Ensino de Língua e Literatura (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN), do Centro Universitário Anhanguera de Santo André (UniA) e da Faculdade Ana Carolina Puga (FAPUGA).

Thiago Luiz Sartori, Universidade Anhanguera de São Paulo

Doutorando em Mudança Social e Participação Política pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação: Política e Gestão da Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Docente da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN).

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Publicado

2023-09-25

Como Citar

PEREIRA, B. G.; SARTORI, T. L. Políticas públicas na formação do professor: análises de pesquisas sobre identidades de gênero na educação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e10805, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e10805. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10805. Acesso em: 23 nov. 2024.