BNCC e atuação docente: uma política em cena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510457

Palavras-chave:

Políticas de currículo, BNCC, Ciclo de Políticas

Resumo

O presente artigo compreende parte de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento, a qual investiga a atuação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Mossoró/RN. Busca entender como essa política é interpretada e traduzida pelos docentes problematizando a possibilidade de homogeneização do currículo, dada a imprevisibilidade do “chão da escola”, considerando que outros sentidos e demandas vão sendo reconfiguradas nos múltiplos cenários. A pesquisa se caracteriza como de natureza qualitativa e assume o Ciclo de Políticas articulado a teoria da atuação, para análise e interpretação dos dados. Os resultados iniciais possibilitam inferir que as políticas são interpretadas de forma única em diferentes instituições escolares e, que resultam em novas significações no contexto da prática, onde outras disputas por hegemonia, entram em cena.

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Biografia do Autor

Eliane Araújo Xavier da Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mestranda em Educação pela mesma Universidade. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade do Vale do Acaraú. Professora da Rede Municipal de Ensino de Mossoró/RN.

Meyre-Ester Barbosa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Pedagogia e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente ambos pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) . Professora Adjunta da UERN vinculada ao curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Mossoró/RN

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Publicado

2023-06-12

Como Citar

COSTA, E. A. X. da; OLIVEIRA, M.-E. B. de. BNCC e atuação docente: uma política em cena. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e510457, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e510457. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10457. Acesso em: 22 dez. 2024.