Aspectos subjetivos relacionados ao processo ensino-aprendizagem de enfermagem na perspectiva de docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510223

Palavras-chave:

Docentes, Enfermagem, Atividades de Ensino-Aprendizagem

Resumo

O presente estudo tem por objetivo identificar aspectos subjetivos relacionados ao processo ensino-aprendizagem de enfermagem na perspectiva de docentes. Utilizou-se a abordagem qualitativa, sendo tal trabalho realizado em uma universidade privada do município de Fortaleza-CE. Participaram do estudo 57 professores do curso de Enfermagem dessa instituição e que responderam ao questionário, que é do tipo Teste de Associação Livre de Palavras – TALP. Os resultados indicaram que a ideia central da representação da palavra professor foi facilitador/mestre/orientador e responsabilidade/dedicação observando-se que os professores percebem-se como facilitadores do processo de aprendizagem. Nessa perspectiva docente, observar o aluno, ensinar e entender o que é aprendizagem, o professor traz a questão de ser humano como algo forte, assim como a dedicação, a dúvida em relação ao que representa o aluno. Traz essas palavras com a mesma raiz, que são: aprendiz, aprendizagem e aprendizado, mas não tem uma imagem que se concretize.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Neuma Dantas Cavalcante de Abreu Abreu, Universidade de Fortaleza

Enfermeira do Instituto Dr. José Frota (IJF); Docente da Graduação e do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem (UECE) e Doutorado em Biotecnologia (UFC).

Samira Valentim Gama Lira de Alencar, Universidade de Fortaleza

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Forense. Mestre em Saúde Coletiva pela UNIFOR. Doutora em Saúde Coletiva pela Associação Ampla UFC/UECE/UNIFOR. Pós-doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Fortaleza.

Francisca Nimara Inacio da Cruz, Instituto Federal de Educação

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Canindé. Mestra em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Fisiologia do Exercício Físico pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

José Airton de Freitas Pontes Junior, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente da Universidade Estadual do Ceará, vinculado ao curso de Educação Física, ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Karla Corrêa Lima Miranda, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Saúde Comunitária (UFC), Mestre em Saúde Pública (UFC), Enfermeira (UECE) e Psicóloga (UNIFOR), Psicanalista. Docente de graduação e pós-graduação da UECE. Preceptora de Núcleo de Psicologia da Residência Integrada de Saúde no Hospital São José de doenças Infecciosas.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70 Persona, 2011.

BLASZKO, Caroline Elizabel; CLARO, Ana Lúcia de Araújo; UJIIE, Nájela Tavares. A contribuição das metodologias ativas para a prática pedagógica dos professores universitários. Educ. Form., Fortaleza, v. 6, n. 2, e3908, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3908

Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES 3/2001. Brasília: CNE, 2001.

Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466/12. Dispõe sobre diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília (DF): Conselho Nacional de Saúde, 2012.

CAMARGO, Bruno Viseu; JUSTO, Ana Maria. Tutorial para o uso do software de análise textual IRAMUTEQ. Disponível em: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-en-portugais. Acesso em: 04 abr 2018.

COSTA, Jaqueline Mendes; ROLIM, Carmem Lucia Artioli. Classe hospitalar: atendimento educacional à criança em tratamento de saúde. Educ. Form., Fortaleza, v. 5, n. 3, p. 1-16, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2098.

DAMKE, Ilda Righi, O processo do conhecimento na Pedagogia da Libertação. As ideias de Freire, Fiori e Dussel. Petrópolis: Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

FERNANDES, Carla Natalina da Silva; SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e. Docência no ensino superior em enfermagem e constituição identitária: ingresso, trajetória e permanência. Revista Gaúcha de Enfermagem, Rio Grande do Sul, v. 38, n. 1, 2017.

FERNANDES, Josicelia Dumêt; REBOUCAS, Lyra Calhau. Uma década de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Enfermagem: avanços e desafios. RevBrasEnferm. Brasília, v.66, n. esp, p. 95-101. 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos avançados, São Paulo, v. 15, n. 42, p. 259-268, Ago. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142001000200013&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 04 Abr. 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2013.

FREITAS, Ana Lúcia Souza de; FORSTER, Mari Margarete dos Santos. Paulo Freire na formação de educadores: contribuições para o desenvolvimento de práticas crítico-reflexivas. Educar em Revista, v. 32, n. 61, p. 55-69, 2016.

GONÇALVES, Mariana Fiuza; GONÇALVES, Alberto Magno; GONÇALVES, Ilda Machado Fiuza. Aprendizagem baseada em problemas: uma abordagem no ensino superior na área da saúde. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/367

LEMOS, Maithê de Carvalho; PASSOS, Joanir Pereira. Satisfação e frustração no desempenho do trabalho docente em enfermagem. Revista Mineira de Enfermagem, v. 16, n. 1, p. 48-55, 2012.

MARQUES, Fátima Mendes; PINHEIRO, Maria José; ALVES, Patrícia Vinheiras. O julgamento clínico e a tomada de decisão nos estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Ciência & Saúde Coletiva, 27(5):1731-1740, 2022.

MERIGHI, Miriam Aparecida Barbosa, JESUS, Maria Cristina Pinto de; DOMINGOS, Selisvane Ribeiro da Fonseca; OLIVEIRA, Deíse Moura de; BAPTISTA, Patrícia Campos Pavan. Ser docente de enfermagem, mulher e mãe: desvelando a vivência sob a luz da fenomenologia social. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 19, n. 1, p. 164-170, 2011.

MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; SILVEIRA, Stelacelly Coelho Toscano de Brito; BACKES, Vânia Marli Schubert; VENDRUSCOLO, Carine. Consensos de professores especialistas de subáreas de conhecimento de Enfermagem: objetivos, conteúdos e métodos. Esc Anna Nery 2022;26:e20210310. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2021-0310

NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; ALMEIDA, Maria Irismar de; SILVA, Marcelo Gurgel Carlos da. Enfermagem no Ceará: fatos, reflexões e propostas para preservação da história e memória da profissão. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 61, n. 2, p. 258-261, 2008.

OLIVEIRA, Bruno Luciano Carneiro Alves de; SOARES, Fabiana Alves; SILVA, Aida Patrícia da Fonseca Dias; CUNHA, Carlos Leonardo Figueiredo; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; SILVA, Kênia Lara da. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e a qualidade do ensino superior em saúde brasileiro. Rev. Latino-Am. Enfermagem 2022;30:e3585 DOI: 10.1590/1518-8345.5714.3585

RODRIGUES, Juliana; MANTOVANI, Maria de Fátima. O docente de enfermagem e sua representação sobre a formação profissional. Esc Anna Nery RevEnferm, Rio de Janeiro, v. 11, n. 3, p. 494-99, 2007.

RONCAGLIO, Sônia Maria. A relação professor-aluno na educação superior: a influência da gestão educacional. Psicol. cienc. prof., Brasília, v.24, n. 2, p. 100-111, jun. 2004.

SANTOS, Francisca Mayane Benvindo dos; GIASSON, Fernanda da Fonseca. Docência no Ensino Superior: formação, iniciação e desenvolvimento profissional docente. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 1-12, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3543

SOARES, Maria Perpétua do Socorro Beserra. Formação permanente de professores: um estudo inspirado em Paulo Freire com docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, p. 151-171, jan./abr. 2020 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i13.1271

VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski; SCHNEIKER, Daniel. O perfil docente no ensino superior privado e o desempenho no Enade. Educ. Form., Fortaleza, v. 6, n. 2, e4194, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4194

Publicado

2023-01-20

Como Citar

PROBO, D. R. G.; ABREU, R. N. D. C. de A.; ALENCAR, S. V. G. L. de; CRUZ, F. N. I. da; PONTES JUNIOR, J. A. de F.; MIRANDA, K. C. L. Aspectos subjetivos relacionados ao processo ensino-aprendizagem de enfermagem na perspectiva de docentes. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e510223, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e510223. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10223. Acesso em: 21 nov. 2024.