Aspectos subjetivos relacionados ao processo ensino-aprendizagem de enfermagem na perspectiva de docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510223

Palavras-chave:

Docentes, Enfermagem, Atividades de Ensino-Aprendizagem

Resumo

O presente estudo tem por objetivo identificar aspectos subjetivos relacionados ao processo ensino-aprendizagem de enfermagem na perspectiva de docentes. Utilizou-se a abordagem qualitativa, sendo tal trabalho realizado em uma universidade privada do município de Fortaleza-CE. Participaram do estudo 57 professores do curso de Enfermagem dessa instituição e que responderam ao questionário, que é do tipo Teste de Associação Livre de Palavras – TALP. Os resultados indicaram que a ideia central da representação da palavra professor foi facilitador/mestre/orientador e responsabilidade/dedicação observando-se que os professores percebem-se como facilitadores do processo de aprendizagem. Nessa perspectiva docente, observar o aluno, ensinar e entender o que é aprendizagem, o professor traz a questão de ser humano como algo forte, assim como a dedicação, a dúvida em relação ao que representa o aluno. Traz essas palavras com a mesma raiz, que são: aprendiz, aprendizagem e aprendizado, mas não tem uma imagem que se concretize.

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Biografia do Autor

Rita Neuma Dantas Cavalcante de Abreu Abreu, Universidade de Fortaleza

Enfermeira do Instituto Dr. José Frota (IJF); Docente da Graduação e do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem (UECE) e Doutorado em Biotecnologia (UFC).

Samira Valentim Gama Lira de Alencar, Universidade de Fortaleza

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Forense. Mestre em Saúde Coletiva pela UNIFOR. Doutora em Saúde Coletiva pela Associação Ampla UFC/UECE/UNIFOR. Pós-doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Fortaleza.

Francisca Nimara Inacio da Cruz, Instituto Federal de Educação

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Canindé. Mestra em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Fisiologia do Exercício Físico pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

José Airton de Freitas Pontes Junior, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente da Universidade Estadual do Ceará, vinculado ao curso de Educação Física, ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Karla Corrêa Lima Miranda, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Saúde Comunitária (UFC), Mestre em Saúde Pública (UFC), Enfermeira (UECE) e Psicóloga (UNIFOR), Psicanalista. Docente de graduação e pós-graduação da UECE. Preceptora de Núcleo de Psicologia da Residência Integrada de Saúde no Hospital São José de doenças Infecciosas.

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Publicado

2023-01-20

Como Citar

PROBO, D. R. G.; ABREU, R. N. D. C. de A.; ALENCAR, S. V. G. L. de; CRUZ, F. N. I. da; PONTES JUNIOR, J. A. de F.; MIRANDA, K. C. L. Aspectos subjetivos relacionados ao processo ensino-aprendizagem de enfermagem na perspectiva de docentes. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e510223, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e510223. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10223. Acesso em: 26 dez. 2024.