Gestão escolar: práticas e repercussões no sucesso escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11418

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Práticas de Gestão, Modelos de gestão, Sucesso Escolar

Resumo

Esta discussão reporta-se ao trabalho de gestores escolares e à repercussão de suas ações pedagógicas nos resultados de instituições escolares de Fortaleza-CE, a partir de relatórios de pesquisa desenvolvidos por discentes do componente curricular Fundamentos da Gestão, do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Ceará. De natureza qualitativa, o estudo apoia-se em referenciais da pesquisa bibliográfica e documental, abordando a formação de professores para o desenvolvimento das práticas de gestão escolar. Os resultados apontam que as definições fundamentais para o sucesso escolar em seu contexto geral precisam dialogar com as principais demandas e necessidades do público-alvo de sua atuação – professores, estudantes e familiares. E ainda que diante da recorrente pressão e da busca pela eficiência, o trabalho do gestor é maximizado para o alcance dos resultados, omitindo-se, muitas vezes, os condicionantes histórico-sociais, políticos e pedagógicos da situação escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evanila Abreu de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Graduada em Pedagogia (UECE). Professora efetiva da rede municipal de Educação de Eusébio-CE.

Tania Maria Rodrigues Lopes, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Pedagogia (URCA) Doutora em Educação Brasileira (UFC). Pós-Doutorado em Educação (UFPB). Professora Adjunta UECE.

Silvina Pimentel Silva, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Pedagogia (UECE) Doutora em Educação Brasileira – Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutorado em Educação na Universidade de Brasília (UNB). Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UECE).

Referências

BANDEIRA, Glaucio Martins da Silva. Diálogo entre família e escola: necessidade ou entrave?. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 2, 2021.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Estabelece as Diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 20 de ago. 2023.

BRASIL. Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).Brasília, 2019. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN22019.pdf Acesso em: 30 de ago. 2023.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Maio de 2006b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf Acesso em 30 de ago. 2023.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial, em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF, 2015b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file Acesso em 30 de ago. 2023.

CABRAL NETO, Antônio. Gerencialismo e gestão educacional: cenários, princípios e estratégias. In: FRANÇA, Magna; BEZERRA, Maura Costa (Org.). Política educacional: gestão e qualidade do ensino. Brasília, DF: Liber livro, 2009.

CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves. A pesquisa-ação como instrumento da coordenação pedagógica: reflexões sobre o planejamento escolar. In: FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro; CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves (orgs.). A coordenação do trabalho pedagógico na escola – processos e práticas. Editora Universitária Leopoldianum, 2016, p. 77-92. E-book.

DOMINGUES, Isaneide; BELLETATI, Valéria Cordeiro Fernandes. A formação contínua em terreno colonizado: desafio para a coordenação pedagógica. In: FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro; CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves (orgs.). A coordenação do trabalho pedagógico na escola – processos e práticas. Editora Universitária Leopoldianum, 2016, p. 61-75. E-book.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Coordenação pedagógica: uma práxis em busca de sua identidade. Revista Múltiplas Leituras, v. 1, n. 1, p. 117-131, 2008. Disponível em: https://www5.unioeste.br/portalunioeste. Acesso em: 13 de ago.2023. DOI: https://doi.org/10.15603/1982-8993/ml.v1n1p117-131

http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 27 de ago.2023.

LIMA, E. A.; NORONHA, C. A. Teoria da objetivação e a gestão democrática: contribuições para a formação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e510426, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e510426. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10426. Acesso em: 5 de ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510426

LÜCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. 2. ed. Curitiba: Editora Positivo, 2009.

OLIVEIRA, Ivana Campos; VASQUES-MENEZES, Ione. Revisão de literatura: o conceito de gestão escolar. Cad. Pesquisa., São Paulo, v. 48, n. 169, p. 876-900, jul. 2018. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010015742018000300876&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 05 de ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/198053145341

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (orgs). O coordenador pedagógico no espaço escolar: articulador, formador e transformador. São Paulo: Edições Loyola, 2015.

SARMENTO, Maristela Lobão de Moraes. O coordenador pedagógico e o desafio das novas tecnologias. In: BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; CHRISTOV, Luiza Helena da Silva (orgs.). O coordenador pedagógico e a formação docente. 13. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2015, p. 55-71.

SOUZA, Ângelo Ricardo de. Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática. Educação em revista, v. 25, p. 123-140, 2009. Disponível em https://doi.org/10.1590/S0102-46982009000300007 Acesso em: 23 de ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982009000300007

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 16. ed. rev. e ampl. – São Paulo: Cortez, 2019.

Publicado

2023-10-11

Como Citar

OLIVEIRA, E. A. de; LOPES, T. M. R.; SILVA, S. P. Gestão escolar: práticas e repercussões no sucesso escolar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e11418, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e11418. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11418. Acesso em: 26 dez. 2024.