Gestão escolar: práticas e repercussões no sucesso escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11418

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Práticas de Gestão, Modelos de gestão, Sucesso Escolar

Resumo

Esta discussão reporta-se ao trabalho de gestores escolares e à repercussão de suas ações pedagógicas nos resultados de instituições escolares de Fortaleza-CE, a partir de relatórios de pesquisa desenvolvidos por discentes do componente curricular Fundamentos da Gestão, do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Ceará. De natureza qualitativa, o estudo apoia-se em referenciais da pesquisa bibliográfica e documental, abordando a formação de professores para o desenvolvimento das práticas de gestão escolar. Os resultados apontam que as definições fundamentais para o sucesso escolar em seu contexto geral precisam dialogar com as principais demandas e necessidades do público-alvo de sua atuação – professores, estudantes e familiares. E ainda que diante da recorrente pressão e da busca pela eficiência, o trabalho do gestor é maximizado para o alcance dos resultados, omitindo-se, muitas vezes, os condicionantes histórico-sociais, políticos e pedagógicos da situação escolar.

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Biografia do Autor

Evanila Abreu de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Graduada em Pedagogia (UECE). Professora efetiva da rede municipal de Educação de Eusébio-CE.

Tania Maria Rodrigues Lopes, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Pedagogia (URCA) Doutora em Educação Brasileira (UFC). Pós-Doutorado em Educação (UFPB). Professora Adjunta UECE.

Silvina Pimentel Silva, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Pedagogia (UECE) Doutora em Educação Brasileira – Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutorado em Educação na Universidade de Brasília (UNB). Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UECE).

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Publicado

2023-10-11

Como Citar

OLIVEIRA, E. A. de; LOPES, T. M. R.; SILVA, S. P. Gestão escolar: práticas e repercussões no sucesso escolar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e11418, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e11418. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11418. Acesso em: 16 maio. 2024.