Espaços de memória e pessoas com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11417

Palavras-chave:

Memória, Pessoas com deficiência, Espaços culturais, Acessibilidade

Resumo

Na cidade de São Paulo existem muitos equipamentos culturais e atualmente um dos desafios é torná-los espaços compatíveis às pessoas com deficiência. Ademais, a captação deste público depende de vários fatores, tais como a organização da instituição, acessibilidade, entre outros. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi apresentar uma reflexão sobre museus e espaços de memória que, por natureza, guardam construções de importância cultural e social na cidade de São Paulo e que contemplam pessoas com deficiência. Foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica. Por meio do estudo verificamos que São Paulo possui poucos espaços que compreendem narrativas de pessoas com deficiência em seu material expositivo e salvaguarda de suas memórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Madjarof Sertorio, Universidade de São Paulo

Mestranda da Universidade de São Paulo Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação

Cassia Geciauskas Sofiato, Universidade de São Paulo

Docente da Faculdade de Educação e do programa de Pós-graduação da Universidade de São Paulo.

Referências

ABREU, Elza Maria de Araújo Carvalho, SANTOS, Fernanda Christina, FELIPPE, Maria Cristina Godoy Cruz e OLIVEIRA, Regina Fátima Caldeira. Braille!? O que é isso? São Paulo, Fundação Dorina Nowill para Cegos, 2018. 2ª edição.

AIDAR, Gabriela. Acessibilidade em museus: ideias e práticas em construção. ReDoc. Rio de Janeiro, 2019. v. 3, no.2. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2019.39810

AIDAR, Gabriela. Museus e inclusão social. In: Patrimônio e Educação. Ciências & Letras. Porto Alegre: Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras, n. 31, 2002

BRASIL. Presidência da República. Lei n.º 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com deficiência (Estatuto da pessoa com deficiência). Disponível em:http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm Acesso em: 22 ago. 2023.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro, Editora Bertrand Brasil, 1989.

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE DIREITOS HUMANOS (1948) disponível em: Declaração Universal dos Direitos Humanos (unicef.org) Acesso em: 28/08/2023

DUARTE, Alice. Nova Museologia: os pontapés de saída de uma abordagem ainda inovadora. p. 99-117. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, v. 6, n. 1, 2013.

FISCHER, Ernst. A Necessidade da Arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1987. 9ª edição.

FUNDAÇÃO DORINA NOWILL PARA CEGOS. Disponível em: Centro de Memória - Fundação Dorina Nowill para Cegos (fundacaodorina.org.br) Acesso em: 22 ago. 2023.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2023.

INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS (IBRAM). Rede Nacional de Identificação de Museus. disponível em: Cadastro Nacional de Museus – Instrumento para conhecer e mapear os museus brasileiros. Acesso em: 28 ago. 2023.

GOMES, Irene. Pessoas com deficiência têm menor acesso à educação, ao trabalho e à renda. Agência Brasil, 2023. Disponível em:Pessoas com deficiência têm menor acesso à educação, ao trabalho e à renda | Agência de Notícias (ibge.gov.br) Acesso em: 23 ago. 2023.

MACHADO, Maria Iloni Seibel. O papel do setor educativo nos museus: análise da literatura (1987-2006) e a experiência do Museu da Vida. UNICAMP: Campinas, 2009 (Tese de Doutorado).

MARTINS, Patricia Roque. Os museus e as histórias não ditas da deficiência. Revista Museu Cultura levado a sério. Disponível em: Os museus e as histórias não ditas da deficiência (revistamuseu.com.br) Acesso em: 18 maio 2023.

NOWIIL, Dorina de Gouvêa. E Eu venci mesmo assim... Editora Totalidade. São Paulo, 1996.

REGISTRO DE MUSEUS IBERO-AMERICANOS. Disponível em: rmiberoamericanos.org Acesso em: 28 ago. 2023.

RUSSIO, Waldisa. Conceito de cultura e sua interrelação com património cultural e a preservação. In: Cadernos Museológicos, 3. São Paulo: USP disponível em: Cat WALDISA vol 1 miolo marco 2018.indd (sisemsp.org.br) Acesso em: 28 ago.2023

SISTEMA ESTADUAL DE MUSEUS DE SÃO PAULO (SISEM-SP) Disponível em: Cadastro Estadual de Museus de São Paulo (CEM-SP) (sisemsp.org.br). Acesso em: 22 ago. 2023.

SARRAF, Vivane Panelli. Acessibilidade cultural para pessoas com deficiência – Benefício para todos. REVISTA DO CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO do SESC / Nº 6, junho 2018. Disponível em: 183d6c085449.pdf (sescsp.org.br) Acesso em: 27 ago. 2023.

TOLENTINO, A. B. Educação Patrimonial e construção de identidades: diálogos, dilemas e interfaces. Revista CPC-USP, São Paulo, n. 27, especial, 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v14i27espp133-148

VEIGA-NETO,Alfredo; LOPES, Maura Corcini. Inclusão, exclusão, in/exclusão. 2011. Disponível em:https://revistas.pucsp.br/index.php/verve/article/view/14886/11118 Acesso em: 31 ago. 2023.

Publicado

2023-10-11

Como Citar

SERTORIO, S. M.; SOFIATO, C. G. Espaços de memória e pessoas com deficiência. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e11417, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e11417. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11417. Acesso em: 26 dez. 2024.