Programa de Residência Pedagógica: da revisão de literatura as vivências na escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510172

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Formação de professores, Educação Superior, Revisão de Literatura

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar os aspectos favoráveis e desfavoráveis a respeito do Programa de Residência Pedagógica (PRP), com base na produção científica e na experiência dos autores como residentes do programa em escolas públicas. De natureza qualitativa, a pesquisa caracteriza-se como uma revisão de literatura. Na perspectiva dos aspectos favoráveis, observou-se que o PRP proporcionou a formação e o aperfeiçoamento dos novos professores, bem como o estreitamento dos laços entre universidade e escola pública. Em contraponto, as críticas sugerem que o PRP tem uma visão pragmática da formação de professores; falta-lhe compreensão da formação docente em sua totalidade e maior articulação com as demandas da comunidade. Diante das análises críticas dos estudos, nota-se que as propostas trazidas no PRP são relevantes para uma formação inicial, entretanto, alguns pontos no programa devem ser revistos para possibilitar a formação de professores críticos em sua totalidade.

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Biografia do Autor

Bruno Macedo Souza, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Professor efetivo na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Pós-graduado em Práticas Pedagógicas pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG. Graduado em licenciatura em Educação Física, pela Universidade Federal de Viçosa, tendo experiência na área de ensino com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID e no Programa Residência Pedagógica. Fez parte do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora - GEDAM/UFMG.

Kalinca Pena Gomes, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Graduada em licenciatura em Educação Física, pela Universidade Federal de Viçosa campus Florestal, tendo experiência na área de ensino com o Programa Residência Pedagógica. Atualmente é docente efetiva na rede estadual de Minas Gerais.

Anderson Gonçalves Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Professor da área de Fundamentos, Política e Gestão da Educação do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Publicado

2023-08-29

Como Citar

SOUZA, B. M.; GOMES, K. P.; COSTA, A. G. Programa de Residência Pedagógica: da revisão de literatura as vivências na escola pública. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e510172, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e510172. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10172. Acesso em: 16 maio. 2024.