Protagonismo juvenil na política do Novo Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510535

Palavras-chave:

Protagonismo juvenil, Novo Ensino Médio, Ciclo de políticas

Resumo

O artigo tem como objetivo identificar de que forma o protagonismo juvenil vem sendo referenciado nos textos oficiais da política do Novo Ensino Médio, como também, perceber a contribuição desse protagonismo para o ensino médio. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo e, para construção dos dados, utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental, além de um questionário estruturado. No referencial teórico empregamos Lopes (2013) para tratar o pós-estruturalismo e Lopes e Macedo (2011) para embasar o currículo. Com Ball (1992) e Mainardes (2006) apresentamos o ciclo de políticas. As considerações finais apontam que a referência ao protagonismo juvenil nos textos oficiais é voltada para o entendimento de jovem como sujeito de direitos, capaz de tomar decisões e atuar em esferas como a do trabalho.

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Biografia do Autor

Fernanda Sheila Medeiros da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestranda em Ensino no Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Contexto e Educação - CONTEXTO (UERN/CNPq). Integrante da equipe editorial da Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI). Bolsista de Apoio Técnico em Extensão no País (ATP-A/CNPq).

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Pós-doutorado em educação (UERJ). Doutor em Educação (UFPB). Professor na Faculdade de Educação na UERN e no Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO (associação ampla entre UERN/UFERSA/IFRN). Lider do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação (UERN/CNPq).

Maria Kelia da Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC. Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO - UERN/UFERSA/IFRN. Graduada em pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Bolsista FUNCAP.

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Publicado

2023-04-20

Como Citar

SILVA, F. S. M. da; SANTOS, J. M. C. T.; SILVA, M. K. da. Protagonismo juvenil na política do Novo Ensino Médio. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e510535, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e510535. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10535. Acesso em: 27 abr. 2024.