Comparação do nível de satisfação nas aulas de Educação Física de alunos participantes e não participantes do Programa de Residência Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510025

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Satisfação, Educação Física

Resumo

Objetivamos comparar o nível de satisfação nas aulas de Educação Física de alunos participantes e não participantes do Programa de Residência Pedagógica (PRP). Realizamos uma pesquisa quali-quantitativa em duas escolas públicas de ensino fundamental do município de Petrolina/PE. Uma das escolas não contemplava o Programa (escola A), a outra abrangia esse programa (escola B). Foram incluídos 274 alunos de ambos os sexos. Aplicamos um questionário validado do ISEF (Índice de Satisfação em Educação Física), posteriormente analisamos os dados de forma estatística descritiva simples através do Microsoft Excel. Houve diferença significativa entre as escolas em relação ao índice de satisfação nas aulas de Educação Física. Os alunos com acesso ao PRP possuem maior compreensão sobre a importância da Educação Física e participam ativamente das aulas. A efetivação do PRP acarretou impactos positivos no desenvolvimento dessa disciplina no currículo escolar, contribuindo para a ampliação da satisfação dos alunos. 

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Biografia do Autor

George Almeida Lima, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Membro do Grupo de Estudos sobre Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR/UNIVASF)

Luan Gonçalves Jucá, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Membro do Grupo de Estudos sobre Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR/UNIVASF)

Ramon da Silva Ferreira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Carlos Henrique Nascimento de Cristo Júnior, Universidade Federal Fluminense

Mestrando em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Membro colaborador do Núcleo de Estudos de Pessoa com Autismo (NEPA)- UFF e o do Laboratório de Inclusão, Mediação Simbólica, Desenvolvimento e Aprendizagem (LIMDA) - UFRJ.

Diego Luz Moura, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF). Realizou estágio de pós-doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte (UERJ). É Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

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Publicado

2023-04-25

Como Citar

LIMA, G. A.; JUCÁ, L. G.; FERREIRA, R. da S.; CRISTO JÚNIOR, C. H. N. de; MOURA, D. L. Comparação do nível de satisfação nas aulas de Educação Física de alunos participantes e não participantes do Programa de Residência Pedagógica. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e510025, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e510025. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10025. Acesso em: 16 maio. 2024.