Impacto do capitalismo financeiro na formação docente: o gerencialismo e seus efeitos na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11429

Palavras-chave:

Capital, Capital financeiro, Formação docente, gerencialismo

Resumo

A presente reflexão tem o propósito de discutir o capitalismo financeiro, o processo de formação docente e os efeitos do gerencialismo no processo educacional. Este trabalho possui como metodologia a pesquisa de caráter qualitativo de abordagem bibliográfica, na qual as reflexões e a análise apresentadas ao longo deste estudo foram baseadas nos princípios do Materialismo Histórico-Dialético, bem como em autores que se apoiaram nesta perspectiva, tais como: Silva (1999); Hooks (2020); Primo e Fernandes (2020) e outros. Concluirmos por fim, que a função social da educação é a reprodução social através da consciência de classe. Nesse sentido, a luta por uma educação que almeje a formação humana é a luta pela emancipação humana, é a luta pela superação da sociedade de classes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fatima Oliveira Santos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Formada em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Especializanda em Educação Física Escolar pelo Instituto Facuminas, mestranda em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intemcampi – MAIE/UECE e membra do Grupo de Pesquisa, Educação Física, Esporte e Lazer (GPEEL/URCA/CNPq). Atua nos seguintes temas: trabalho e educação, mundo do trabalho em educação física, precarização docente com ênfase para as novas formas de trabalho.

José Pereira de Sousa Sobrinho, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Departamento de Educação Física. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (GPEEL). Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará. Pesquisa na área de Educação, com ênfase nos temas relacionados ao Trabalho e Educação, Formação de Professores, sociologia do trabalho docente e teoria das classes sociais.

Antônia Solange Pinheiro Xerez, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação pela Universidade Nove de Julho. Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual do Ceará, professora do mestrado acadêmico (MAIE) da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e trabalho, política educacional, políticas públicas, formação de professores e currículo.

Referências

AKKARI, Abdeljalil. Internacionalização das políticas educacionais: transformações e desafios. Editora Vozes; 1 edição, 2011.

ANTUNES, Ricardo L. O Privilégio da Servidão: o novo proletariado de serviços na era digital, Ed. Boitempo, 2018.

APPLE, M. W. Educating the "right" way: Markets, standards, God, and inequality. Routledge. 2006.

BALL, S. J. The teacher's soul and the terrors of performativity. Journal of Education Policy, 18(2), 215-228, 2003. DOI: https://doi.org/10.1080/0268093022000043065

BONETI, Lindomar Wessler. Sociologia da educação no Brasil: do debate clássico ao contemporâneo. Curitiba: PUCPRESS, 2018.

BRITO. Lúcia Helena de; LIMA, Lydyane Maria Pinheiro de; SILVA, Sirneto Vicente da. Formação de professores e prática docente: uma reflexão à luz do pensamento crítico marxista. Revista Dialectus. Vol. 4, n° 10, p. 150-168, 2017. DOI: https://doi.org/10.30611/2017n10id19925

DARLING-HAMMOND, L. Teacher quality and student achievement: A review of state policy evidence. Education Policy Analysis Archives, 8(1), 1-44, 2000. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.v8n1.2000

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

FONSECA, Edenil Ferreira Dias; FRANÇA, Maria Veralúcia de; SOUZA, Wilza Carla Andrade Moreira. A gestão educacional e os impactos da ideologia gerencialista para a educação pública. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, nº 18, 2022.

FRERES, Helena de Araújo; JIMENEZ, Maria Susana Vasconcelos; MENDES SEGUNDO, Maria das Dores. Da teoria do capital humano à teoria do capital social: rebatimentos das políticas neoliberais sobre a educação no atual momento histórico. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 6., 16 a 19 maio 2011, Vitória (ES). Anais... Vitória (ES), 2011.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Os delírios da razão: crise do capital e metamorfose conceitual no campo educacional. In: GENTILI, Pablo (org.). Pedagogia da exclusão: o neoliberalismo e a crise da escola pública. Petrópolis: Vozes, 1995.

FRANÇA, Radyfran Nascimento de; MOURA, Dante Henrique. A formação profissional e as condições de trabalho docente sob a lógica do capital. In: III Colóquio Nacional e Políticas em Educação Profissional, 2015, Natal (RN). Anais...Natal (RN), 2015. Disponível em: < https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1217 >. Acesso em: 14 de setembro de 2023.

GALVÃO, A. M. A crise da ética: o neoliberalismo como causa da exclusão social. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

GIROUX, H. A. Education and the crisis of public values. Peter Lang, 2009.

¬¬¬¬__________. Guerra do neoliberalismo no ensino superior. 2014.

HOOKS, Bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. Tradução Bhuvi Libanio, São Paulo: Elefante, 2020.

HARGREAVES, A. Teaching in the knowledge society: Education in the age of insecurity. Teachers College Press. 2003.

LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público, Londrina: Planta, 2004.

LOPES, Ediane Carolina Peixoto Marques; CAPRIO, Marina. As influências do modelo neoliberal na educação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, n. 5, p. 1-16, 2008.

MARX, K; ENGELS, F. A ideologia alemã. Trad. Conceição Jardim et al. Lisboa: Editorial Presença, 1980.

MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa, SILVA, Tomás Tadeu da. Currículo, cultura e sociedade. 2 ed. revista – São Paulo: Cortez, 1995.

NOZAKI, Hajime Takeuchi. Educação Física e Reordenamento no Mundo do Trabalho: mediações da regulamentação da profissão. Niterói, 2004. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal Fluminense, 2004.

PRIMO, Polyane; FERNANDES, Tania da Costa. A gestão da educação na sociedade capitalista: influências do gerencialismo no processo de humanização. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 31, p.295-309, 2020. DOI: https://doi.org/10.32930/nuances.v31i0.8328

SAVIANI, Dermeval. Demerval. O lunar de Sepé: paixão, dilemas e perspectivas na educação. Campinas, SP: autores Associados, 2014.

SHIROMA, Eneida Oto. Política de Reprofissionalização, Aprimoramento, ou Desintelectualização do Professor? Intermeio: Revista do Mestrado em Educação, v. 9, p.64-83, Campo Grande, 2003.

_________. Gerencialismo e formação de professores nas agendas das Organizações Multilaterais. Momento: diálogos em educação, v. 27, n. 2, p. 88-106, 2018. DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8093

SNYDERS, George. Escola, classe e luta de classes. São Paulo: Centauro, 2005.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

SILVA, Edilaine Cristina da; LENARDÃO, Edmilson. Teoria do capital humano e a relação educação e capitalismo. Anais do VIII Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas SEPECH–Universidade Estadual de Londrina. Londrina/PR, 2010.

TONET, Ivo. Educação, cidadania e emancipação humana. Ijuí: Unijuí, 2005.

VEIGA-NETO, A. (2004). Currículo, cultura e sociedade. Educação Unisinos, 8(15), 157- 171. Disponível em: http://www.revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/6496. Acesso em: 07 de Setembro de 2018.

WOOD, E. M. O que é (anti)capitalismo. Revista Crítica Marxista. Editora Revan, n. 17., p. 37-50, 2003.

Publicado

2023-10-11

Como Citar

SANTOS, M. de F. O.; SOBRINHO, J. P. de S.; XEREZ, A. S. P. Impacto do capitalismo financeiro na formação docente: o gerencialismo e seus efeitos na educação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e11429, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e11429. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11429. Acesso em: 16 maio. 2024.