Impacto do capitalismo financeiro na formação docente: o gerencialismo e seus efeitos na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11429

Palavras-chave:

Capital, Capital financeiro, Formação docente, gerencialismo

Resumo

A presente reflexão tem o propósito de discutir o capitalismo financeiro, o processo de formação docente e os efeitos do gerencialismo no processo educacional. Este trabalho possui como metodologia a pesquisa de caráter qualitativo de abordagem bibliográfica, na qual as reflexões e a análise apresentadas ao longo deste estudo foram baseadas nos princípios do Materialismo Histórico-Dialético, bem como em autores que se apoiaram nesta perspectiva, tais como: Silva (1999); Hooks (2020); Primo e Fernandes (2020) e outros. Concluirmos por fim, que a função social da educação é a reprodução social através da consciência de classe. Nesse sentido, a luta por uma educação que almeje a formação humana é a luta pela emancipação humana, é a luta pela superação da sociedade de classes.

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Biografia do Autor

Maria de Fatima Oliveira Santos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Formada em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Especializanda em Educação Física Escolar pelo Instituto Facuminas, mestranda em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intemcampi – MAIE/UECE e membra do Grupo de Pesquisa, Educação Física, Esporte e Lazer (GPEEL/URCA/CNPq). Atua nos seguintes temas: trabalho e educação, mundo do trabalho em educação física, precarização docente com ênfase para as novas formas de trabalho.

José Pereira de Sousa Sobrinho, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Departamento de Educação Física. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (GPEEL). Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará. Pesquisa na área de Educação, com ênfase nos temas relacionados ao Trabalho e Educação, Formação de Professores, sociologia do trabalho docente e teoria das classes sociais.

Antônia Solange Pinheiro Xerez, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação pela Universidade Nove de Julho. Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual do Ceará, professora do mestrado acadêmico (MAIE) da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e trabalho, política educacional, políticas públicas, formação de professores e currículo.

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Publicado

2023-10-11

Como Citar

SANTOS, M. de F. O.; SOBRINHO, J. P. de S.; XEREZ, A. S. P. Impacto do capitalismo financeiro na formação docente: o gerencialismo e seus efeitos na educação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e11429, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e11429. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11429. Acesso em: 26 dez. 2024.