Contextos formativos nos cursos de ensino de ciências: mapeamento de teses de 2014 a 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10577

Palavras-chave:

Ensino, Formação de professores, Ensino de ciências, Contexto formativo

Resumo

Considerando que a constituição de saberes necessários à formação docente relaciona-se diretamente ao contexto de formação dos professores, este trabalho constitui-se como um panorama atual do contexto de formação inicial de professores no âmbito dos cursos relacionados ao ensino de ciências. Assim, objetivou-se identificar os diferentes contextos dos cursos de formação docente inicial da referida área de ensino, partindo do seguinte questionamento: quais contextos formativos constituem a formação inicial de professores nos cursos de ensino de ciências? Em relação a metodologia, estamos diante de um estudo com abordagem qualitativa do tipo revisão narrativa da literatura. Os resultados observados estão relacionados especificamente com o currículo, estágios supervisionados, programas de formação inicial à docência e contexto de inserção do futuro profissional, as práticas pedagógicas dos docentes-formadores que potencializam a interdisciplinaridade e os conhecimentos epistemológicos que influenciam de modo indireto.   

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Biografia do Autor

Grasiany Sousa de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Graduada em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE, Campus -Canindé e em Pedagogia pela Faculdade de Paraíso do Norte. Membro do Grupo de Pesquisa em Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (IMPA/UECE/CNPq) e Núcleo de Investigação em Avaliação em Avaliação Educacional (NiAVE/IFCE/CNPq).

Paula Trajano de Araújo Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutoranda em Ensino, pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Mestre em Ensino e Formação Docente pela UNILAB/IFCE.

Natália Parente de Lima Valente, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Maracanaú.

Solonildo Almeida da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor em Educação e Professor do Instituto Federal do Ceará.

Sandro César Silveira Jucá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor em Engenharia Elétrica, professor titular e pesquisador do IFCE.

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Publicado

2023-09-21

Como Citar

ALMEIDA, G. S. de; ALVES, P. T. de A.; VALENTE, N. P. de L.; SILVA, S. A. da; SILVEIRA JUCÁ, S. C. Contextos formativos nos cursos de ensino de ciências: mapeamento de teses de 2014 a 2022. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e10577, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e10577. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10577. Acesso em: 16 maio. 2024.