Sequência didática sobre mutações: proposta para o estudo de genética no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510425

Palavras-chave:

Mutação, Genética, Sequencia didática

Resumo

A genética é um dos temas centrais da Biologia e a compreensão dos seus conceitos são essenciais para a análise crítica de situações do cotidiano. Dentro dessa grande área de conhecimento, o entendimento sobre o que são mutações, é de significativa importância, quando, se aborda esse conteúdo no Ensino Médio. Compreender como as mutações ocorrem, bem como as implicações destas é fundamental para a compreensão dos processos evolutivos. Neste sentido, o presente estudo objetivou trabalhar o conteúdo de mutações através de sequências didáticas com a participação ativa dos alunos da primeira série do Ensino Médio. A sequência didática foi desenvolvida em cinco aulas de cinquenta minutos com a participação de 38 alunos. Observou-se que as estratégias utilizadas facilitaram à compreensão dos conceitos do tema abordado, bem como estimulou a participação e o engajamento dos alunos nas atividades propostas.

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Biografia do Autor

Francisca Érica da Silva Maia, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Discente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia –PROFBIO, na Universidade do Estado Rio Grande do Norte – UERN.

Andreza Gama de Menezes Cardoso, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Discente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia –PROFBIO, na Universidade do Estado Rio Grande do Norte – UERN.

 

Maria da Conceição Vieira de Almeida Menezes, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e professora do Curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN.

 

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Publicado

2023-05-27

Como Citar

MAIA, F. Érica da S.; CARDOSO, A. G. de M.; MENEZES, M. da C. V. de A. Sequência didática sobre mutações: proposta para o estudo de genética no Ensino Médio. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e510425, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e510425. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10425. Acesso em: 16 maio. 2024.