Sequência didática sobre mutações: proposta para o estudo de genética no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510425Palavras-chave:
Mutação, Genética, Sequencia didáticaResumo
A genética é um dos temas centrais da Biologia e a compreensão dos seus conceitos são essenciais para a análise crítica de situações do cotidiano. Dentro dessa grande área de conhecimento, o entendimento sobre o que são mutações, é de significativa importância, quando, se aborda esse conteúdo no Ensino Médio. Compreender como as mutações ocorrem, bem como as implicações destas é fundamental para a compreensão dos processos evolutivos. Neste sentido, o presente estudo objetivou trabalhar o conteúdo de mutações através de sequências didáticas com a participação ativa dos alunos da primeira série do Ensino Médio. A sequência didática foi desenvolvida em cinco aulas de cinquenta minutos com a participação de 38 alunos. Observou-se que as estratégias utilizadas facilitaram à compreensão dos conceitos do tema abordado, bem como estimulou a participação e o engajamento dos alunos nas atividades propostas.
Downloads
Referências
AUSUBEL, D. P. Psicologia cognitiva: um ponto de vista cognitivo. México: Ediciones Asas, 1989.
BOROCHOVICIUS, E.; TORTELLA J. C. B. Aprendizagem Baseada em Problemas: um método de ensino-aprendizagem e suas práticas. Educativas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.22, n. 83, p. 263-294, abr./jun. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/QQXPb5SbP54VJtpmvThLBTc/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 30 Set 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362014000200002
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CACHAPUZ, A. et al. (orgs.). A Necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
CAMPOS, M. C. C.; NIGRO, R. G. Didática de ciências: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD, 1999.
DUARTE, R. Cinema & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
LÓPEZ, D.; PIERA, V.; KLAINER, R. Diálogos com crianças e jovens: construindo projetos educativos em e para os direitos humanos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
NOVAK, J. D. Aprendiendo a aprender. Barcelona: Marínez Roca, 1988.
POZO, J. I. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.
SOUZA, S. C. de; DOURADO, L. Aprendizagem baseada em problemas (abp): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Holos, [s. l.], v. 5, p. 182– 200, 2015. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2880. Acesso em: 30 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2015.2880
VIDRIK, E. C. F., ALMEIDA W. N. C., MALHEIRO, J. M. da S. As contribuições de uma sequência didática com enfoque investigativo para o ensino de química. Experiências em Ensino de Ciências. v.15, n.1, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Francisca Érica da Silva Maia, Andreza Gama de Menezes Cardoso, Maria da Conceição Vieira de Almeida Menezes (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.