“Disciplinas de expressão” nos programas para as escolas primárias (Distrito Federal, 1929)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11408

Palavras-chave:

Reforma da Instrução Pública, Fernando de Azevedo, Escola Nova, História da Educação Brasileira

Resumo

Analisar as propostas para as “disciplinas de expressão” presentes nos Programmas para os Jardins de Infância e para as Escolas Primárias é o objetivo deste estudo. O documento publicado em 1929 e assinado pela comissão composta por Fernando de Azevedo e outros seis educadores organizou as temáticas que deveriam ser trabalhadas no ensino público da capital brasileira. Dentre elas, interessa investigar o conteúdo programático do ensino de linguagem, desenho e trabalhos manuais que tinha por finalidade cultivar, nas crianças, meios de expressarem seus pensamentos e sentimentos. Para tanto, a discussão fundamenta-se teórica e metodologicamente na literatura que elege o impresso em questão como fonte de estudo (VIDAL, 1996; CAMARA, 2004; PAULILO, 2015). Destarte, perscrutar esse manuscrito possibilita o aprofundamento das iniciativas implementadas pela Reforma da Instrução Pública do Distrito Federal.

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Biografia do Autor

Raquel Lopes Pires , Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ). Professora substituta na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEBF/UERJ).

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Publicado

2023-10-11

Como Citar

PIRES , R. L. “Disciplinas de expressão” nos programas para as escolas primárias (Distrito Federal, 1929). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e11408, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e11408. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11408. Acesso em: 26 dez. 2024.