Concepções de infância sob o olhar docente da educação infantil: uma aproximação ao estado do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510427Palavras-chave:
Estado do conhecimento, Concepção de infância, Educação InfantilResumo
O estudo analisa sete pesquisas sobre concepções de infância na Educação Infantil. Como fundamento teórico, apresentamos Ferreira (2002) e Romanowski e Ens (2006) a partir da possibilidade de o pesquisador apropriar-se de discussões acerca do tema. A metodologia de pesquisa deu-se pelo mapeamento de produções da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Essa delimitação justifica-se pelo grande aporte de produções sobre a temática da infância. Quanto às concepções estudadas, foram parâmetros de inclusão: a) estudos relevantes sobre concepções de infância; b) produções feitas entre 2008 e 2020, devido à homologação, nesse período, da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e da Base Nacional Comum e Curricular (BNCC). Os resultados apontam para sujeitos entendidos como: a) dependentes e passivos; b) protagonistas e ativos; c) produtores de cultura e criatividade; d) necessitados de escolarização ou alfabetização (PINHEIRO, 2008; RUIZ, 2015; CALDERAN, 20017; MOTA, 2017; BIDINOTTO, 2019; MATOS, 2020; BARBOSA, 2020).
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Referências
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