Concepções de infância sob o olhar docente da educação infantil: uma aproximação ao estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510427

Palavras-chave:

Estado do conhecimento, Concepção de infância, Educação Infantil

Resumo

O estudo analisa sete pesquisas sobre concepções de infância na Educação Infantil. Como fundamento teórico, apresentamos Ferreira (2002) e Romanowski e Ens (2006) a partir da possibilidade de o pesquisador apropriar-se de discussões acerca do tema. A metodologia de pesquisa deu-se pelo mapeamento de produções da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Essa delimitação justifica-se pelo grande aporte de produções sobre a temática da infância. Quanto às concepções estudadas, foram parâmetros de inclusão: a) estudos relevantes sobre concepções de infância; b) produções feitas entre 2008 e 2020, devido à homologação, nesse período, da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e da Base Nacional Comum e Curricular (BNCC). Os resultados apontam para sujeitos entendidos como: a) dependentes e passivos; b) protagonistas e ativos; c) produtores de cultura e criatividade; d) necessitados de escolarização ou alfabetização (PINHEIRO, 2008; RUIZ, 2015; CALDERAN, 20017; MOTA, 2017; BIDINOTTO, 2019; MATOS, 2020; BARBOSA, 2020).

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Biografia do Autor

Rita Neirijane dos Reis Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Professora pedagoga na rede pública Municipal do estado do Rio Grande do Norte; Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (POS-ENSINO – UERN/UFERSA/IFRN).

Maria Margarita Villegas, Universidade Federal Rural do Semiárido

Doutora em educação. Professora Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), atuando no Programa de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO – UERN, UFERSA e IFRN).

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Publicado

2023-06-01

Como Citar

SILVA, R. N. dos R.; VILLEGAS, M. M. Concepções de infância sob o olhar docente da educação infantil: uma aproximação ao estado do conhecimento. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e510427, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e510427. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10427. Acesso em: 26 dez. 2024.