A masculinização pelo ensino: educação escolar para adolescentes no estado Paraná em meio a ditadura (1977-1984)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11416

Palavras-chave:

Gênero, História da Educação, Orientação Educacional

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as reverberações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº. 5.692, de 11 de agosto de 1971 (LDB nº.  5.692/1971) nas atividades desenvolvidas pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE), na Escola Tiradentes, localizada em Curitiba, entre os anos de 1977-1984). A partir da LDB nº.  5.692/1971 a formação para o trabalho tornou o ensino técnico como compulsório. A “sondagem de aptidão” foi a forma encontrada para supostamente orientar os/as estudantes para a escolha profissional, mas também serviu com forte reforço das distinções de gênero construídas historicamente junto de um discurso moral na formação dos/as estudantes. Por meio dos estudos da interseccionalidade levantados por Creshaw (2004) e de pânico moral desenvolvidos por Giddens e Sitton (2016) investigo os documentos da referida instituição. Acredito que junto dessas observações podem serem compreendidas a proposta de ensino da época e os reflexos na história da educação.

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Biografia do Autor

Jorge Luiz Zaluski, Universidade Federal de Sergipe

Professor Adjunto do departamento de história da Universidade Federal de Sergipe, campus São Cristóvão. Doutor em História pelo programa de Pós-Graduação em História da Universidade do estado de Santa Catarina, Udesc. Integrante do Grupo de Trabalho de História da Infância e da Juventude – Anpuh/BR.

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Publicado

2023-10-11

Como Citar

ZALUSKI, J. L. A masculinização pelo ensino: educação escolar para adolescentes no estado Paraná em meio a ditadura (1977-1984). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e11416, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e11416. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11416. Acesso em: 26 dez. 2024.