A masculinização pelo ensino: educação escolar para adolescentes no estado Paraná em meio a ditadura (1977-1984)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11416

Palavras-chave:

Gênero, História da Educação, Orientação Educacional

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as reverberações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº. 5.692, de 11 de agosto de 1971 (LDB nº.  5.692/1971) nas atividades desenvolvidas pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE), na Escola Tiradentes, localizada em Curitiba, entre os anos de 1977-1984). A partir da LDB nº.  5.692/1971 a formação para o trabalho tornou o ensino técnico como compulsório. A “sondagem de aptidão” foi a forma encontrada para supostamente orientar os/as estudantes para a escolha profissional, mas também serviu com forte reforço das distinções de gênero construídas historicamente junto de um discurso moral na formação dos/as estudantes. Por meio dos estudos da interseccionalidade levantados por Creshaw (2004) e de pânico moral desenvolvidos por Giddens e Sitton (2016) investigo os documentos da referida instituição. Acredito que junto dessas observações podem serem compreendidas a proposta de ensino da época e os reflexos na história da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Luiz Zaluski, Universidade Federal de Sergipe

Professor Adjunto do departamento de história da Universidade Federal de Sergipe, campus São Cristóvão. Doutor em História pelo programa de Pós-Graduação em História da Universidade do estado de Santa Catarina, Udesc. Integrante do Grupo de Trabalho de História da Infância e da Juventude – Anpuh/BR.

Referências

AKOTIRENE, Carla. O que é interseccionalidade? Belo Horizonte (MG): Letramento: Justificando, 2018

AREND, Silvia Maria Fávero. Meninas. Trabalho, escola e lazer. In: PINSKY, Carla Bassanezi; PEDRO, Joana Maria (org.). Nova história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2013.

AREND, Silvia Maria Fávero. Convenção sobre os Direitos da Criança: em debate o labor infantojuvenil (1978–1989). Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v.7, n.14, p.29 ‐ 47. jan./abr. 2015. Doi: http://dx.doi.org/10.5965/2175180307142015029

CHAVES JUNIOR, Sérgio Roberto. A educação física do Ginásio Paranaense ao Colégio Estadual do Paraná: contribuições para a construção de uma história de uma disciplina escolar (1931-1951). Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Paraná - UFPR, 2004.

COWAN, Benjamin. Securing Sex: Morality and Repression in the Making of Cold War Brazil. Chapel Hill: University of North Carolina Press, 2016.

CRENSHAW, Kimberlé. A intersecionalidade na discriminação de raça e gênero. VV. AA. Cruzamento: raça e gênero. Brasília: Unifem, 2004.

BOEIRA, Daniel Alves. Uma “solução” para a menoridade na Primeira República: o caso do Patronato Agrícola de Anitápolis/SC (1918-1930). Dissertação de Mestrado em História. Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

DOSSE, François. História do Tempo Presente e Historiografia. Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 4, n. 1 p. 05-22, jan/jun. 2012. DOI: 10.5965/2175180304012012005

GIDDENS, Anthony; SUTTON, Philip W. Conceitos essenciais da Sociologia. São Paulo: Editora Unesp, 2016

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil (1930-1973). Petropólis: Vozes, 20 ed., 1998.

ROUSSO, Henry. A última catástrofe: a história, o presente, o contemporâneo. Trad. Fernando Coelho e Fabrício Coelho. Rio de Janeiro: FGV, 2016.

SILVA, Alicia Mariani. Orientar, Cooperar ou Cooptar? O Serviço de Orientação no Colégio Estadual do Paraná (1971-1975). In: GONÇALVES, Nadia G., RANZI, Serlei M. Educação na Ditadura civil-militar: políticas, ideários e práticas (Paraná, 1964-1985). Curitiba, Ed, UFPR, 2012. p. 37-50.

ZALUSKI, Jorge Luiz. Desenvolvimento urbano e ensino: novas configurações para as infâncias (Paraná 1960-1970). Humana Res, v.5, n.7, p.172–186, 2023. DOI 10.29327/2151838.5.7. Disponível em: https://revistahumanares.uespi.br/index.php/HumanaRes/article/view/142/109

ZALUSKI, Jorge Luiz. Currículo, gênero e ensino: as demarcações de gênero por meio da educação escolar em Guarapuava-PR (1971-1983). Revista Inter Ação, 43(3), 2019. 755–769. https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.48975

Publicado

2023-10-11

Como Citar

ZALUSKI, J. L. A masculinização pelo ensino: educação escolar para adolescentes no estado Paraná em meio a ditadura (1977-1984). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e11416, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e11416. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11416. Acesso em: 16 maio. 2024.