Saberes de experiência e ensino de língua materna: relatos de docentes em formação inicial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510109

Palavras-chave:

Ensino de língua escrita, Formação docente, Saberes docentes, Saberes de experiência

Resumo

O objetivo do artigo é apreender saberes, representações e pressupostos sobre ensino de língua materna, aprendizagem do sistema de escrita alfabética em relatos biográficos de estudantes de Pedagogia matriculados na disciplina de Ensino de Língua Portuguesa. A metodologia utilizada foi amparada na Pesquisa Biográfica em Educação: A partir dos relatos (auto)biográficos, que compreendemos como uma encenação de si, buscamos localizar pistas que apontam para saberes sobre aprender e ensinar língua materna para que, partindo destes saberes, pudéssemos ampliá-los e/ou problematiza-los. O material aqui analisado é constituído de 30 relatos coletados em 2021.1. Concluímos que os estudantes, de modo geral, trazem noções bastante tradicionais sobre ensino de língua, ainda compreendendo que ensinar língua é ensinar gramática normativa, e aprender a escrever é quase sempre tido como um ato mecânico, ainda que haja a percepção de que a maneira cuja aprendizagem se deu não foi prazerosa.

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Biografia do Autor

Sahmaroni Rodrigues de Olinda, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC)/ Université Paris 13 Sorbonne/Nord. Pesquisador integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática e Formação Docente (GEPED-UFC),  Grupo de Estudo Leitura e Escrita na Sala de Aula - GELES (UFC) e do grupo Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas (Auto)biográficas (DIAFHNA -UFC). 

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Publicado

2023-04-28

Como Citar

OLINDA, S. R. de. Saberes de experiência e ensino de língua materna: relatos de docentes em formação inicial. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e510109, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e510109. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10109. Acesso em: 26 dez. 2024.