Representações sociais de docentes da educação profissional

estado de conhecimento na pós-graduação brasileira em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10618

Palavras-chave:

Representações sociais, Educação profissional, Docência, Professores

Resumo

O presente artigo é fruto de uma investigação de estado de conhecimento que teve como escopo mapear pesquisas de mestrado e de doutorado, no campo da educação, acerca de representações sociais de professores da modalidade de educação profissional. Para tanto, nos amparamos no percurso metodológico do estado do conhecimento (MOROSINI; FERNANDES, 2014; MOROSINI, 2015). A pesquisa elegeu como base de dados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e tomou como corpus de análise teses e dissertações, de programas pós-graduação em educação no Brasil. Após aplicação de critérios de inclusão e de exclusão, foram selecionados cinco trabalhos para serem analisados com maior profundidade. Os resultados revelam que há poucos trabalhos de teses e dissertações na área de estudos da educação profissional que adotam como aporte teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais (TRS) proposta por Serge Moscovici (1961), sobretudo no que se refere à docência na modalidade.

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Biografia do Autor

Luciane Soares Almeida, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Avançado Natal Zona Leste. Licenciada em Pedagogia (UFPA). Mestra em Educação (PPGED/UFRN). Especialista em Educação Profissional (IFRN). Doutoranda em Educação (PPGED/UFRN).

Erika dos Reis Gusmão Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Titular do Departamento de Fundamentos e Políticas Educacionais do Centro de Educação. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN, na Linha de Pesquisa Educação, Práticas Pedagógicas e Currículo.

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Publicado

2023-11-17

Como Citar

ALMEIDA, L. S.; ANDRADE, E. dos R. G. Representações sociais de docentes da educação profissional: estado de conhecimento na pós-graduação brasileira em educação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e10618, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e10618. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10618. Acesso em: 26 dez. 2024.